terça-feira, 27 de março de 2012

29 de Março, Aniversário da Cidade de Salvador, Bahia, a 1ª Capital do Brasil (1549-1763)


Animai-vos povo bahiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos:  o tempo em que todos seremos iguais”. 
(in: RUY, Afonso. A primeira revolução social do Brasil. p. 68)

Imagem do Elevador Lacerda  construído em 1873,  que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa (abaixo, à direita o Mercado Modelo, na Praça Cayrú, Cidade Baixa, com 72 m de altura).  

Retrato da Bahia Música de Riachão 


Quem chega na praça Cairú  Olha pra cima o que é   que vê?
Vê o elevador Lacerda            Que vive a subir e a descer
É o retrato fiel da Bahia      Baiana vendendo com alegria
Coisinha gostosa de dendê,     Acarajé ! ... 

https://www.youtube.com/watch?v=RXiBUUqv8vE


 Música São Salvador 


São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra de Nosso Senhor
Pedaço de terra que é meu
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do branco mulato
A terra do preto doutor
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do Nosso Senhor
Do Nosso Senhor do Bonfim
Oh Bahia, Bahia cidade de São Salvador
Bahia oh, Bahia, Bahia cidade de São Salvador
 
 (Música de Dorival Caimmy). 
Canta Gal Gosta
https://www.youtube.com/watch?v=hfgSwmDkAkA



Música: “VOCÊ JÁ FOI À BAHIA ? "

Autor e cantor:  DORIVAL CAYMMI
https://www.youtube.com/watch?v=WG8T-ppqY3g

Bahia   (poesia) 

Cidade de dois andares    De sobrados seculares   
Berço de tradição  Onde sob um céu de anil, 
Se engasta colorida, A História do Brasil
E é esta Bahia que canto     
 Com toda ternura e amor.    
 Berço de heróis e poetas,       
 Cidade do Salvador 
Salvador d’ Ávila (autor)


Veja a cidade pela visão de um francês, em um vídeo muito bonito do youtube, patrocinado pela Bahia TURSA.  Propaganda da Bahia na França,  vídeo produzido  pela Rede de TV Francesa, com duração de 9:39 min, intitulado:  Vivre Bahia c'est beaucoup plus  (Viver Bahia é muito mais). 


Salvador, a capital da Bahia, estado do nordeste brasileiro, primeira capital do Brasil, terceira maior cidade do  país  com 2.710.968 milhões de habitantes  (IBGE/2012) completa 463 anos.  Quando incluímos sua Região Metropolitana temos um total de   3.866.004 habitantes. Foi    fundada em  29 de Março de  1549, por Tomé de Souza, com o nome de  São Salvador da Bahia de Todos os Santos.

Como primeira sede da administração colonial portuguesa no Brasil, a cidade é uma das mais antigas da  América.   Por muito  tempo foi  chamada de "Bahia" ou "cidade da Bahia", inclusive por  seus moradores, e aparece sob esse nome ou como " São Salvador da Bahia" a fim de diferenciá-la de outras cidades homônimas, como El Salvador,  país da  América Central. 

Foto: Dique do Tororó na Av. Vasco da Gama. Lagoa de 110 mil m2 de superfície d'água construída no século XVIII e reinaugurada em 1968, depois de passar por um processo de revitalização.  Sua principal atração são as esculturas d artista plástico Tati Moreno, que representam os Orixás, deuses africanos, que parecem flutuar sobre as águas.

Salvador recebeu epítetos como a "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de  negros fora da África.   Salvador guarda a memória do catolicismo dos portugueses em suas belíssimas igrejas barrocas; as tradições negras e escravas nos terreiros de candomblé;  as memórias indígenas traduzidas no culto à imagem da Cabocla.  


Destaca-se no cenário nacional por  sua gastronomia fortemente influenciada pela África, bem como pela música e pela arquitetura colonial portuguesa,  com monumentos históricos do século XVII ao XIX.   A música, a dança, a capoeira, os trajes, a culinária, a irreverência...  , são marcas do seu povo. 

                                   Mapa da Grande  Salvador (Google Earth)

Gentílico: Quem nasce em Salvador é chamado de soteropolitano (gentílico de origem grega. Sotero = salvador; polis = cidade. Soterópolis = “cidade do Salvador”)

A cidade está localizada em uma pequena península, mais ou menos triangular, que separa a Baía de Todos os Santos de águas abertas do Oceano Atlântico

O acidente geográfico (baía) recebe  esse  nome por ter sido descoberto no Dia de Todos-os-Santos - 1º de Novembro de 1501.  Forma um porto natural,  um dos principais de exportação do nordeste,  no coração do Recôncavo Baiano.  

Devido ao seu relevo acidentado, divide-se em Cidade Alta e Cidade Baixa e sua população é  majoritariamente de origem  africana.   

Em seu centro histórico, na parte alta da cidade, está o bairro do Pelourinho, que tem este nome por  ter sido o local onde os escravos eram castigados. Foi declarado  Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985.


Nos versos da bela canção São Salvador, do baianíssimo Dorival Caymmi, o músico que mais retratou sua cidade natal,   e de todos os artistas,  poetas e cantores célebres e anônimos, homenageamos a bela cidade,  situada  no entorno  da Baía de Todos os Santos e de  todos  encantos, a primeira capital do Brasil,  de 1549 a 1763.

A história da cidade  inicia-se 48 anos antes de sua fundação oficial,  com a descoberta da Baía de Todos os Santos, a qual reunia qualidades portuárias e de localização que a tornou referência para os navegadores, passando a ser um dos pontos mais conhecidos e visitados do Novo Mundo. 

O Brasil foi descoberto no dia 22 de abril de 1500, pelo navegador português Pedro Álvares Cabral. 

Em 1501,  a primeira expedição de reconhecimento da terra por ele descoberta,  avistou  uma  baía, logo  batizada de Baía de Todos os Santos pelo navegador Américo Vespúcio, por ter sido descoberta no dia 1º de novembro, o dia de Todos os Santos. 

O grande golfo tornou-se uma referência para os navegadores e um dos portos mais movimentados do Continente Americano.


No dia  29 de março de 1549 a armada portuguesa aportava na Vila Velha, hoje Porto da Barra, comandada pelo português Diogo Álvares Correia, o Caramuru. 

Nessa data era fundada oficialmente a Cidade de São Salvador da Baía de Todos os Santos, pelo Governador Geral Tomé de Souza nomeado pelo rei de Portugal D. João III. 
Aqui chegou com uma tripulação de cerca de mil homens – entre voluntários, marinheiros, soldados e sacerdotes, que ajudaram na fundação e povoação da cidade que  passou a desempenhar papel estratégico na defesa e expansão do domínio português no Brasil entre os séculos XVI e XVIII.


Salvador tornou-se a partir daí,  Vice-Reino de Portugal na América Portuguesa e a primeira capital do Brasil até 1763, quando a sede administrativa da colônia foi transferida para o Rio de Janeiro.  

Manteve, porém, sua importância política e econômica e, em 1808, recebeu a Família Real Portuguesa.  Na ocasião, o Príncipe Regente D. João VI abriu os portos às nações amigas e fundou no Terreiro de Jesus (Pelourinho), a primeira faculdade de medicina do Brasil.


A rigor, uma colônia  não tem  capital, vez que a ideia de capital está relacionada ao conceito de soberania, mas Salvador é identificada  como a "primeira capital do Brasil" por ter abrigado durante mais de dois séculos a sede da administração colonial portuguesa, ou seja, foi sede do Governo Geral e Vice-Reino. 

Nessa linha de  raciocínio,  o Brasil só teve uma capital de jure a partir da Independência em 1822. O Rio de Janeiro, portanto, continuou sendo a sede do governo até a fundação de Brasilia em 1960, nossa atual sede administrativa.

A Chegava dos Africanos


Em 1550 (primeira metade do século XVI), os primeiros escravos africanos chegam da Nigéria, Angola, Senegal, Congo, Benin, Etiópia e Moçambique acelerando a prosperidade da cidade-fortaleza, principal porto do Atlântico Sul e da rota das especiarias (cravo, canela, pimenta-cominho) com destino ao Oriente. 

Prosperou inicialmente com a exportação do açúcar produzido nos engenhos do Recôncavo Baiano, área geográfica no entorno da Baía de Todos os Santos, e depois do comércio entre a Colônia e Portugal. 

O trabalho forçado dos nativos (os índios) e dos africanos  conduziu a Colônia para o patamar que a transformou na Sede do Império Português em 1808, com a chegada da Família Real, que fugia da Invasão Napoleônica. 

A Revolta dos Búzios ou  Revolta dos Alfaiates  ou Conjuração dos Alfaiates ou ainda Conjuração Baiana de 1798
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2013/05/cultura-afro-brasileira-luiz-gama-luiza.html


A consciência libertária da população de Salvador deu origem a vários movimentos de revoltas contra o domínio português no Brasil, como a Conjuração Baiana, que tem vários nomes, a saber:  Revolta dos  Búzios ou ainda Revolta do Alfaiates (seus líderes exerciam esta profissão). 

Foi um movimento emancipacionista ocorrido em 1798 (final do  século XVIII), na então Capitania da Bahia. Ao  contrário  da Conjuração ou Inconfidência Mineira de 1789, teve ampla  participação popular: escravos, soldados, alfaiates, pequenos comerciantes..., que queriam fundar a República Bahiense. Seu principal líder foi o médico e filósofo Cipriano Barata.


Influenciados pelas idéias iluministas, republicanas e emancipacionista (libertária) difundidas pela Revolução Francesa de 1789  e debatidas por uma parte da elite culta da cidade (membros da comunidade maçônica Cavaleiros da Luz), que se espelhava na  independência das  Treze Colônias Inglesas, hoje Estados Unidos da América (EUA), e pelo processo de independência do  Haiti no Continente Americano, os revoltosos pregavam a libertação dos  escravos e a instauração de um governo igualitário.   

O movimento teve fim semelhante à Conjuração Mineira de 1789, com seus líderes punidos com a morte pela Coroa Portuguesa, mas deixou marcas na sociedade soteropolitana, e novamente eclodiu em 1821, culminando com a guerra da Independência da Bahia, concretizada em 2 de julho de 1823.


A Região Metropolitana de Salvador


Mapa da Região Metropolitana de Salvador e Municípios Limítrofes 


A Região Metropolitana de Salvador ( " A Grande Salvador" ) é constituída por 13 municípios: Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila,  Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, as Ilhas de Itaparica e Vera Cruz; Salvador. 


Municípios  que fazem limites com Salvador

Lauro de Freitas ( a nordeste), Simões Filho (ao norte), Candeias (a noroeste) Baía de Todos os Santos - Ilhas de  Itaparica e Vera Cruz  (a oeste) Oceano Atlântico (a leste e sul). 

O estado da Bahia, por sua vez,  tem os seguintes limites:  Piauí e Pernambuco - Norte;  Alagoas e Sergipe - Nordeste;  Goiás e Tocantins - Oeste;  Minas Gerais – Sudoeste;  Espírito Santos – Sul e finalmente o Oceano Atlântico a  Leste.


As 18 zonas ou Regiões Político-Administrativas da  Cidade

Apesar da fundação planejada e iniciada no atual Centro Histórico, o crescimento da capital ao longo do tempo ocorreu espontaneamente. Em 2004, uma nova lei do PDDU delimitou as  atuais 18  Regiões Administrativas (RAs), a saber:



Sites Consultados e acessados em 26/03/12 e 24/03/2013

Os movimentos de libertação colonial. Disponível em: 
http://www.fabriciobreve.com/trabalhos/movimentos_de_libertacao_colonial.pdf





sábado, 3 de março de 2012

8 de Março é o Dia Internacional da Mulher, uma Conquista Histórica do Movimento Feminista

Por que  Celebramos  o  Dia  Internacional  da Mulher
(Woman's Day )

Há controversas  versões e alguns mitos sobre a origem do 8 de Março, mas quando analisamos o histórico de lutas pela igualdade de gêneros ao longo da história da civilização humana, nos envergonhamos das  atrocidades que ainda são  praticadas  contra as mulheres. Uma data para homenageá-las é uma forma de efetivar as lutas e conquistas para pôr fim a tantas práticas abomináveis.

Breve História do 8 de Março


O dia 8 de Março é dedicado a celebrar as conquistas históricas da mulher em todas as esferas da vida social. Desde a descoberta da agricultura pela mulher, na Era do Neolítico até a sua  entrada no mercado de trabalho na Era da Revolução Industrial, a mulher não para de marcar posição, a despeito de todas as barreiras que tem enfrentado ao longo do processo civilizatório humano.  Há muito  a ser feito ainda, particularmente no que diz respeito à violência que não cessa.   No Brasil, a Lei Maria da Penha segue firme  nesse combate, mas ainda há muito a conquistar.

Na consolidação  dessas conquistas, surge  a necessidade de dedicar  um dia à Mulher, germinada  no século XIX,  quando a Revolução Industrial que tem origem na Inglaterra, se estende  para os Estados Unidos, França,  Alemanha, Japão e Rússia (fase da Segunda Revolução Industrial), e globaliza-se na contemporaneidade. Com o surgimento das fábricas de tecidos as mulheres entraram em massa no mercado de trabalho, submetendo-se às piores condições laborativas.

Mulheres que lutam e brilham !
A versão mais divulgada sobre a origem do 8 de Março,  contestada pelos movimentos de mulheres socialistas e comunistas,   está ligada a uma tragédia  ocorrida  em 1857  numa fábrica de tecidos   na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, quando um  grupo de operárias  entrou em  greve,   ocupando a fábrica  para  reivindicar melhores condições de trabalho. Pediam:  redução da carga horária de trabalho de 16 para  dez horas diárias;  equiparação de salários com os homens, pois as mulheres chegavam a receber apenas 30%  do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de serviço; fim do trabalho infantil, comum nas fábricas do período; tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

Os patrões foram desumanos na repressão ao movimento e trancaram as grevistas  dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido da cor lilás, que deu origem à cor do movimento pelos direitos da mulher em todo o mundo. Mas,  em consequência dessa tragédia, foram criados novos conceitos de responsabilidade social e legislação trabalhista, tornando mais dignas as condições de trabalho no mundo.

Em 28 de Fevereiro de 1909 foi celebrado nos Estados Unidos, o primeiro Dia Internacional da Mulher, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória  daquelas  operárias.

Em 1910, durante a 2ª Conferência da Mulher Socialista, a dirigente do Partido Socialdemocrata alemão, Clara Zetkin, em lembrança à data da greve das tecelãs americanas,  propôs o 8 de Março como O Dia Internacional da Mulher, em homenagem àquelas mulheres que morreram na fábrica em 1857. 

Para as feministas de esquerda a homenagem se origina na Rússia, quando as  comemorações do Dia  da Mulher naquele país, foram o estopim da Revolução Comunista de 1917. Naquele   8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano e 8 de março pelo calendário gregoriano, que vigora no mundo ocidental cristão), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome,  contra o Czar Nicolau II,  e contra a participação da Rússia  na Primeira Guerra Mundial, precipitou os acontecimentos que resultaram  na  Revolução Comunista de 1917.  

Entretanto, o 8 de Março  passou a ser comemorado com mais intensidade na década de 1960 com o fortalecimento do movimento feminista, quando passaram a ser discutidos problemas da sexualidade, da liberdade ao corpo, do casamento e dos jovens.

No Brasil,  o movimento feminista ganhou força com  a conquista do  direito ao voto para as mulheres aprovado pela Constituição  de 1932, promulgada pelo presidente  Getúlio Vargas. Em 1982 foi  criado o Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo;  em 1985 foi criada a primeira Delegacia Especializada da Mulher. Em 2006 foi  aprovada a Lei Maria da Penha, para combater a violência doméstica contra  a mulher. Em 2010, o Brasil elegeu a primeira mulher Presidente do país, Dilma Rousseff.  Em seu nome, cumprimentamos  as bravíssimas  mulheres  brasileiras, que hoje chefiam cerca de 30 % dos lares do país.


Por fim,   não se sabe com precisão por que o dia 8 de março foi escolhido, mas ele se consagrou ao longo do século XX, quando os movimentos feministas de todos os matizes ideológicos se fortaleceram e se espalharam pelo mundo, e no Brasil não foi diferente. O apoio internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 1975  instituiu  oficialmente o 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher, consagrou a data.  Mas independente de uma data, o que importa é que as diferenças de gêneros, raças, etnias, orientação sexual, ideológica,  religiosa   e a condição sócio-econômica não se transformem em armas de uns contra os outros. Salve 8 de Março !  Mulheres, à luta !
Referências:
8 de Março: conquistas e controvérsias. Blay,Eva Alterman. Abril de 2004. Disponível em:  
http://www.piratininga.org.br/artigos/2004/01/blay-8demarco.html     
Acessado  em 3 de março, 2012.

Lei  Nº 11.340, de 7 de Agosto de 2006 (conhecida como Lei Maria da Penha). Disponível em:      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm


domingo, 12 de fevereiro de 2012

O Mundo das Artes Celebra os 90 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922.Origem do modernismo brasileiro


"Devemos ver com olhos livres".  

(Oswald de Andrade, poeta brasileiro)

"Tupi or not Tupi, that's the question" ! 

(Oswald de Andrade, parafraseando Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês) 

No Meio do Caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra 


(Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro).

O Universo das Artes celebra os 90 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu na cidade de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, de 1922, apesar do Rio de Janeiro, à época, ser a capital do país. Os artistas brasileiros, entusiasmados com as mudanças tecnológicas que se processavam no país, principalmente com a industrialização em São Paulo, apresentaram o evento como Semana Futurista. Artistas renomados foram acometidos por um fervor nacionalista e clamavam pela valorização da nossa cultura. O  poeta Oswald de Andrade, parafraseando Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês, autor da célebre frase: to be, or not to be, that is the question,  lança junto  com o grupo de artistas modernistas que circulavam em torno dele   a famosa frase do Manifesto Antropófago  "Tupi or not Tupi, that's the question" ! 
Numa alusão ao preconceito contra a  nossa  cultura, naturalmente mesclada por raízes indígenas e africanas, os protagonistas do movimento, pregavam a sua valorização, como podemos ver nas obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Manoel Bandeira, e outros.
Por falar em Tarsila do Amaral, a autora da famosa obra - o Abaporu, não compareceu ao evento, como ela própria fala, de viva voz  no vídeo que mostramos aqui, do programa Documento, da Globo News. 
Veja depoimentos de Di Cavalcanti, Osvaldo de Andrade ...
Ao todo foram exibidas 100 peças pelos artistas convidados  e que compareceram ao evento. Além disso, a Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, tem algumas mitos: a participação de Tarsila do Amaral, o que não é verdade, conforme seu depoimento no vídeo; não se concretizou em sete dias, mas  em três: dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal, da cidade de São Paulo. A idéia da exposição partiu do artista plástico - Di Cavalcanti, que convidou outros artistas. Você pode ouvir seu próprio depoimento no vídeo.
Cada dia da semana foi dedicado a um tema,  respectivamente: pintura e escultura,  poesia e  literatura,   música. Participaram o evento nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti e outros.  Converse com seu professor de artes , navegue na net e saiba mais. Bons estudos !
Referências (sites acessados em 15/02/2012)

Vídeo: Semana de Arte Moderna de 1922 completa 90 anos (Globo News - Documento, 04/01/2012). Ouça Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti. Depoimentos dos baianos Tom Zé e Caetano Veloso, entre outras figuras importantes do mundo das artes. URL do vídeo:
Foto da pintura "Baile Popular"  de Di Cavalcanti (1972). 
Poemas de Carlos Drumond de Andrade, alguns musicados por Chico Buarque de Holanda
Manifesto Antropófago, publicado em 1928, reproduzido aqui, pela Revista Época
O site abaixo traz uma importante aula de gramática, explicando porque o poeta Drumond usou o verbo ter com o sentido de existir no poema No Meio do Caminho, utilizando-se da fala popular, esquivando-se do uso da Gramática padrão.
Letras (e vídeos) de poemas de Drumond musicados por  Chico Buarque de Holanda. Escolha uma música  que seja  originária de um  poema  musicado pelo compositor.
Imagens do Google:

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CARLINHOS BROWN: UM BAIANO CONCORRENDO AO OSCAR DE MELHOR CANÇÃO COM A MÚSICA REAL IN RIO, DA TRILHA SONORA DO FILME RIO

O cantor e compositor baiano, Carlinhos Brown, pode trazer para o Brasil, pela primeira vez, uma estatueta do Oscar. Indicada ao Oscar 2012 de "Melhor Canção Original", a música "Real in Rio", composta por Sérgio Mendes,  Carlinhos Brown e Siedad Garrett,  compõe a trilha sonora do filme animado por computador norte-americano "Rio" (Rio: The Movie), dirigido pelo brasileiro radicado nos EUA, Carlos Saldanha. É um filme muito bonito, muito colorido, dos gêneros musical e comédia, que conta a história de Blu, uma Arara-azul macho, que é levado para uma floresta nos arredores da cidade do Rio de Janeiro, onde o filme é ambientado, a fim de se acasalar com uma fêmea. São mostrados pássaros de várias espécies felizes, cantando e sobrevoando pontos turísticos do Rio, desfiles de escolas de samba, as favelas... "Meu viva vai para a Música Popular Brasileira e sua força arrebatadora!", escreveu o cantor no Twitter, após saber da indicação da música.  "Real in Rio" compete na categoria Melhor Canção Original com "Man or Muppet", de Bret McKenzie, do filme "Os Muppets". A Academia de Hollywood entregará os prêmios da 84ª edição dos prêmios Oscar no próximo dia 26 de fevereiro em Los Angeles. Carlinhos Brown recebeu em 2005 o Prêmio Goya, concedido pela Academia de Cinema da Espanha, pela canção "Zambie Mameto", do documentário "O Milagre do Candeal". Veja trecho do filme Rio e vídeo da música interpretada por Brown.

http://www.jb.com.br/fotos-e-videos/video/2012/01/24/ouca-real-in-rio-musica-de-carlinhos-brown-que-concorre-ao-oscar/ Letra e tradução da música Real In Rio All the birds have a feather. Do what we love most of all We are the best at rhythm and laughter That's why we love carnaval All birds we can sing to Sun and beaches they call Dance to the music, passion and love Show us the best you can do Everyone here is on fireGet up and join in the fun Dance with a stranger, romance and danger Magic could happen for real, in Rio All by it self (it self) You can't see it coming You can't find it anywhere else (anywhere else) It's real, in RioKnow something else (something else) You can feel it happenYou can feel it all by yourself All the birds have a feather[ Do what we love most of all Moon and the stars, sun and guitars That's why we love carnaval Loving our life in the jungle Everything's wild and free Never alone, 'cause this is our home Magic can happen for real, in Rio All by it self (by it self) You can't see it coming You can't find it anywhere else I'm a kako wero kinga kinga kinga kinga Birds like me, 'cause I'm a hot winga (there's your hota winga) Here everybody loves samba (I like the Samba) Rhythm you feel in you heart (I'm the Samba master) Beauty and love, what more could you want Everything can be for real, in RioHere's something else (something else) You just feel it happeningYou won't find it anywhere else. No Rio Real Todas as aves têm penas Faça o que amamos mais do que tudoNós somos os melhores no ritmo e no sorrisoÉ por isso que amamos o carnaval Todas nós aves podemos cantarSol e praias eles dizemDance com a música, paixão e amorMostre-nos o melhor que vc pode fazer Todo mundo aqui pega fogoVenha e embarque na alegriaDance com um estranho, romance e perigoA magia poder ser real, no RioTudo por si mesmoVocê não pode ver que está chegandoVocê não achará em nenhum outro lugar (nenhum outro lugar)É real, no RioE saiba tambémVocê pode sentir isso acontecerVocê pode sentir tudo isso por si mesmo Todas as aves tem penasFaça o que nós amamos mais que tudoLua e as estrelas,sol e violõesÉ por isso que amamos o carnaval Amamos a vida na mataTudo é livre e selvagemNunca sozinhos, porque aqui é nosso larMagia pode ser real, no RioTudo por si mesmoVocê pode ver chegandoVocê não pode encontrar isso nenhum outro lugar Eu sou como um aero rei rei rei reiPássaros como eu, porque tenho uma asa maneira Aqui todos amam o samba (eu adoro samba)Você sente o ritmo em seu coração(nisso eu sou pampa)Beleza e amor, o que mais você quiserTudo pode ser real, no RioAqui outra coisa aconteceVocê só sente isso acontecerVocê não sentirá isso em nenhum outro lugar. Fonte: http://letras.terra.com.br/the-rio-singers/1853653/traducao.html

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MORRE A CANTORA NORTE-AMERICANA ETTA JAMES, A MUSA DO SOUL MUSIC

A cantora norte-americana Etta james faleceu no último dia 20 de janeiro, aos 73 anos de idade, vítima de leucemia. Sua música At last, de 1960, ganhou grande repercussão nos dias atuais, após ter embaldo o casal Obama, no baile principal da posse do presidente norte-americano, que chorou na cerimônia fúnebre da grande artista. Abaixo a letra e tradução desse clássico romântico.

At Last At last my love has come along My lonely days are over And life is like a song Ohh ! yeah, yeah At last the skies above are blue My heart was wrapped up in clover The night I looked at you I found a dream, that I could speak to A dream that I can call my own I found a thrill to press my cheek to A thrill that I have never known Ohh ! yeah, yeah... You smile, you smile oh And then the spell was cast And here we are in heaven For you are mine at last

Tradução

Até que enfim meu amor chegou Meus dias solitários acabaram E a vida é como uma canção Ohh! sim, sim, Até que enfim O céu está azul Meu coração ficou coberto de tranquilidade Na noite em que eu olhei pra você Eu encontrei um sonho, que eu posso dizer Um sonho que posso chamar de meu Eu achei um prazer apertar minha bochecha um prazer que eu nunca havia conhecido Você sorriu Você sorriu E assim o encanto foi lançado E aqui estamos no céu Porque você é meu, enfim.

Fonte:

http://www.vagalume.com.br/etta-james/at-last-traducao.html

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AFRODESCENDENTES ACUSAM REDE RECORD DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Clique na seta à esquerda e aguarde cerca de 20 segundos para ver e ouvir. O vídeo dura 15 min.Seu tempo original é de 1 h. Para assistir em tela cheia, clique nas quatro setinhas à direita. Para sair, clique ESC.

Este histórico vídeo exibe importante debate acerca da tolerância/intolerância religiosa no Brasil atual. A pertinente discussão com professores, intelectuais e ativistas negros sobre diversidade religiosa traz importante contribuição para aprofundar as questões sobre direitos humanos no Brasil e no mundo. O vídeo foi gravado para ser exibido na TV Record, como direito de resposta das religiões afro-brasileiras contra ataque sofridos na programação da referida rede. A Rede Record está sendo processada por ativistas afrodescendentes pelo ataque constante às religiões de matizes africanas.

Sabemos que respeito à diversidade está na raiz de uma cultura da paz. A boa convivência religiosa, sem fundamentalismos e radicalismos de qualquer origem ou procedência só traz benefícios. Ademais, a Constituição Brasileira no seu artigo 5º, incisos de IV a VIII, diz: IV- É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; VI - É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VIII - Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

Fazendo uma retrospectiva histórica, lembramos que entre 1440 e 1450, os europeus chegaram à África e estabeleceram relações de trocas com o continente. Lá encontraram um sistema político complexo, reinos organizados, arte e cultura. A partir da colonização da América e dificuldades em subjulgar as populações aborígenes no nível por eles desejado, recorreram à escravização de povos africanos, transportando-os em condições subhumanos nos chamados navios negreiros. Tem início a Diáspora Africana na América, estendendo-se de Norte (EUA e Canadá) a Sul do continente. Para concretizar a dominação desses povos os europeus recorreram a todo tipo de estratégia: misturar as áreas de procedências dos jovens africanos que eram arregimentados de culturas, dialetos e línguas diferentes de modo a impedir a comunicação, organização e rebeliões. Humilhar, difamar, desmoralizar, desqualificar e demonizar suas crenças, suas danças, seus rituais e fenótipos compunham o menu dessa bem sucedida estratégia.

Ora, os negros chegaram à América há quase cinco séculos. Suas crenças e cultura sobreviveram a todo tipo de perseguição e restrições. Como aceitar que em pleno século XXI a humulhação ainda persista? Não devemos permitir a globalização de idéias absolutamente ultrapassadas. As noções de tempo e de espaço foram radicalmente modificadas com o encurtamento das distâncias e o acelerado processo de globalização. Querer impor um novo apartheid cultural soa provocação desnecessária. Os negros tiveram importante contribuição no processo civilizatório da América, notadamente no Brasil, onde desde o início superaram os demais grupos humanos: europeus e aborígenes. Cerca de cinco milhões de negros chegaram ao Brasil. A maioria veio do Senegal, Mali, Guiné, Costa do Marfim, Benin, Nigéria, Congo, Angola e Moçambique para o litoral nordestino, por conta do desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar. A imigração portuguesa foi insignificante. Portugal não tinha população suficiente para colonizar suas terras.A influência e a civilização negra no Brasil é fato indiscutível e consumado à luz da história. Vamos viver em paz ! Nós merecemos, pois todos têm o direito de ser feliz do seu jeito. A história das religiões é composta por um interminável relato de perseguições e sofrimentos. Para que ressuscitar essas bobagens agora?

BIBLIOTECA VIRTUAL 2 DE JULHO UM NOVO ESPAÇO PARA A CULTURA E A HISTÓRIA DA BAHIA

A Bahia acrescenta ao seu acervo cultural uma biblioteca temática especializada na história do estado - a Biblioteca Virtual 2 de Julho, que tem como coleção especial o acervo do dia 2 de Julho, data da nossa independência. O acervo é composto por documentos do Arquivo Público do Estado, Centro de Memória da Bahia e das Bibliotecas Públicas, vinculadas à Fundação Pedro Calmon. A biblioteca é híbrida e funciona como uma biblioteca digital (disponibiliza conteúdos na íntegra para download) e biblioteca virtual (serviço de referência eletrônico ao disponibilizar apenas links e referências dos materiais). Acesse pelo link disponibilizado à direita, no item Links Que Recomendamos. Veja outras sugestões de bibliotecas dispinobilizadas. Bons estudos !

sábado, 15 de outubro de 2011

15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR. ORIGEM HISTÓRICA DA CELEBRAÇÃO


A origem histórica das comemorações do Dia do Professor no Brasil, remonta ao século XVIII, quando no dia 15 de Outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila, o Imperador D. Pedro I, baixou o Decreto - Lei Imperial que instituiu a primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar (atual ensino fundamental), que promoveu a descentralização do ensino, a admissão e remuneração de professores, currículo mínimo etc. O decreto dizia que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". 

Em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor, quando na cidade de São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, quando o período letivo do segundo semestre se estendia de 01 de junho a 15 de dezembro, e apenas 10 dias de férias, quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para aliviar o cansaço. 

Um dos professores, Salomão Becker, sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Estava lançada a ideia que se espalhou pelo país. 

A celebração foi nacionalmente oficializada como feriado escolar pelo Decreto Federal Nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, assinado pelo então Presidente da República, João Goulart, o qual define a essência e razão do feriado nos seguintes termos:

 “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Vídeos que sugerimos para celebrar a data, a exemplo do tão tradicional, ao Mestre Com Carinho (To Sir, with love), com Sidney Potier.  Para assistir  o vídeo clique aqui
Versão em português com Elina (letra e vídeo)         Clique aqui 
VÍDEO: Dia dos Professores
http://www.youtube.com/watch?v=_h5YZrfRRc4&feature=fvwrel

Dia do Professor em outros países:

País
Data de comemorarão
1-Unesco: World Teachers’ Day
5 de outubro
2-Estados Unidos (Teacher’s Day)
primeira terça-feira do mês de maio;
3-México
15 de maio
4-Chile
16 de outubro
5-Tailândia
16 de janeiro;
6-Paraguai
30 de abril
7-Argentina
11 de setembro
8-Uruguai
 22 de setembro
9-Índia
 5 de setembro
10-China
10 de setembro
11-Taiwan
28 de setembro


Unesco- É uma das agências das Nações Unidas (ONU) para incentivar a cooperação técnica entre os Estados membros. A sigla  significa: Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Foi  criada em 16 de novembro de 1945,  logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com o objetivo de contribuir para  a paz, os direitos humanos  e a  segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações com base na "solidariedade intelectual e moral da humanidade".   Outro  objetivo da organização é reduzir o analfabetismo no mundo, e contribui para isso financiando a formação de professores, e criando escolas em regiões de refugiados.
A Unesco colabora para a formação de professores e contribui para a construção de escolas e à doação de equipamento necessário para o seu funcionamento, além de promover atividades culturais para as comunidades valorizarem seu patrimônio cultural através da preservação das entidades culturais e tradições.
Leia o decreto na íntegra:
                                                   Presidência da República

DECRETO PRESIDENCIAL No 52.682, DE 14 DE OUTUBRO DE 1963:  Declara feriado escolar o dia do professor

        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, usando das atribuições que lhe confere o item I do artigo 87 da Constituição Federal,
        DECRETA:
        Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar.
        Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.
        Art. 3º Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias.
        Art. 4º Êste Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
        Brasília, 14 de outubro de 1963; 142º da Independência do Brasil; 75º da República.
JOÃO GOULART
Paulo de Tarso

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia do Estudante no Serra Com Festas Para os Alunos

O Colégio Estadual Raphael Serravalle, na Pituba, comemorou o Dia do Estudante com festas nos três turnos para homenagear seus alunos. A festa se estendeu ao turno noturno, com a apresentação da cantora Diana Marinho trazida por sua produtora, a funcionária do turno, Sandra Rosa. Os alunos vibraram com sua apresentação em momentos de grande descontração.
Parabéns a todos os nossos alunos por seu dia !
Parabéns a todos os estudantes do Brasil e do mundo !
Feliz Dia do Estudante !
Abraços de todo o corpo docente, gestores e especialistas do Serra !