quarta-feira, 10 de junho de 2015

Africanidades. BAOBÁ: Árvore Símbolo das Culturas Africanas Tradicionais

Achei muito interessante a matéria publicada pelo site Geledés, sobre a árvore de origem africana chamada baobá, um elo que sobrevive    aos processos de recriação da cultura negra fora da África, e que contribui para solidificar os laços culturais da Diáspora  Africana na América, com suas raízes na África.

A árvore é um dos símbolos fundamentais das culturas africanas tradicionais. Os velhos baobás africanos de troncos enormes suscitam a impressão de serem testemunhas dos tempos imemoriais. Na Cosmogonia Yorubá, cultura da atual Nigéria,  na época em que o homem adorava árvores, baobá surge como o princípio da conexão entre o mundo sobrenatural e o mundo material.  


Os mitos e o pensamento mágico-religioso  das tribos africanas têm na simbologia do baobá  um de seus temas recorrentes. Em países como o Senegal, o baobá é considerado  uma árvore sagrada, inspirando poesias, ritos e lendas. Geralmente, o baobá floresce durante uma única noite, de maio a
agosto.
Baobá no Benin, um país africano. As crianças brincam de roda e dão voltas  ao seu redor
O baobá é uma árvore de grande porte,  originária das estepes africanas e regiões semi-áridas de Madagascar. O seu nome científico é Adansonia digitata. Esta árvore pode atingir até trinta metros de altura e 20 m  de circunferência. 
Possui a capacidade de armazenar, em seu caule gigante, aproximadamente 120.000 litros de água.  Ficou conhecida devido ao  livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupery.  
Uma árvore como essa é bem-vinda a lugares onde chove pouco, como as savanas africanas e o sertão nordestino.  O baobá é encontrado  em Recife, capital do estado nordestino  de Pernambuco


O BAOBÁ NO BRASIL 
Antes do descobrimento do Brasil em 1500, o baobá não existia na floresta brasileira.  Foi trazida para o Brasil junto com os escravos africanos. A árvore adaptou-se muito bem em  Pernambuco. Não se sabe ao certo como o baobá chegou ao Recife. Pode ter sido  pelas mãos de  alguns escravos ou seus traficantes, ou foi trazida pelo Conde Maurício de Nassau, o holandês que governou Pernambuco durante a Invasão Holandesa. 
O Baobá da Praça da República é uma das árvores tombadas pela prefeitura do Recife
Recife é a capital dos baobás, onde  a árvore se tornou  ponto turístico e retrato obrigatório nos álbuns infantis.  O mais famoso dos baobás do Recife está na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no bairro de Santo Antônio. 

Todos os dias, turistas e visitantes locais posam para fotos ao lado da árvore, mas  apesar do status de estrela, sofre  pichações no tronco. Dia 19 de Junho os pernambucanos comemoram o Dia dos baobás.  

Adaptação do do Texto da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV Congresso de Comunicação – Campo Grande/MS – 2001.   Leia a matéria completa  aqui  

Agora acompanhe  outras  imagens  desta árvore extraordinária




O fruto da baobá 


Um banheiro instalado no tronco da árvore
 




Vamos praticar? 1.O que mais lhe chamou a atenção nesta árvore:  a) sua origem ?   b) seus troncos? 2. Escreva um texto de até 5 linhas sobre o baobá. 

Sites consultados