Adaptei esta peça teatral a partir da leitura do texto
Curupira, disponível no site Smart Kids (crianças inteligentes), que enriqueci
com outros textos.
O ambiente escolar é o mais propício para se debater as questões ambientais,
pois ali estão sendo formados os cidadãos e os líderes do futuro.
Poderá ser usada em qualquer nível de escolaridade - do infantil ao
ensino médio, em qualquer época do ano, podendo ser inserida na culminância
de um projeto multidisciplinar.
O texto é curto e as falas
pequenas. Como há muitos personagens, num total de treze, além do narrador,
fica fácil para os alunos memorizarem, além de dar maior dinamismo e
entusiasmo na sua apresentação, em dois atos. Espero que gostem. Bom
trabalho!
Um Pouco da Lenda do Curupira
O Curupira é uma lenda amazônica, que
revela a relação dos índios brasileiros com a natureza, indicando
que não é uma relação de exploração, de
uso indiscriminado dos recursos
naturais, , mas de respeito pela vida. Ele
é o protetor daqueles que sabem
se relacionar com a natureza, utilizando-a apenas para a sua sobrevivência.
Reza a lenda, que o homem que derruba árvores para construir sua casa e seus utensílios, ou ainda, para fazer o seu roçado e caçar apenas para alimentar-se, tem a proteção do Curupira. Mas aqueles que derrubam a mata sem necessidade, os que caçam indiscriminadamente, estes têm no Curupira um terrível inimigo e acabam caindo em suas armadilhas.
Curupira é o guardião das florestas e dos animais. Possui traços de índios, cabelo de fogo e os pés virados para trás. Dizem que possui o dom de ficar invisível. Para se vingar dos predadores o Curupira se transforma em caça.
Lendas do folclore brasileiro |
Pode ser um paca, onça ou qualquer outro bicho que atraia os caçadores para o meio da floresta, fazendo-o perder a noção de seu rumo e ficar dando voltas no mato, retornando sempre ao mesmo lugar.
Outra forma de atingir os maus caçadores é fazendo com que sua arma não funcione ou fique incapaz de acertar qualquer tipo de alvo, principalmente a caça.
Outra forma de atingir os maus caçadores é fazendo com que sua arma não funcione ou fique incapaz de acertar qualquer tipo de alvo, principalmente a caça.
Personagens (13): Índio, Curupira, Macaco, Onça, Passarinho, Borboleta, Abelha, Árvore, Raposa, Sapo, Arara Azul;a Água, o Sol) . O personagem principal é o Curupira
Cenário: uma floresta retratada num painel feito pelos alunos, com desenhos ou figuras que incluem todos treze personagens da peça.
Músicas (trilha sonora):
Depende de Nós Compositor: Ivan Lins
Narrador (professor(a)): Abre a apresentação com o texto abaixo:
Cenário: uma floresta retratada num painel feito pelos alunos, com desenhos ou figuras que incluem todos treze personagens da peça.
Músicas (trilha sonora):
Depende de Nós Compositor: Ivan Lins
Canta: Turma do Balão Mágico; Planeta Azul Chitãozinho & Xororó
Narrador (professor(a)): Abre a apresentação com o texto abaixo:
Defender o meio ambiente é papel
de cada um de nós, pois todos os seres vivos são importantes para o equilíbrio ambiental. Cada planta e animal cumpre seu papel na
natureza. Esta peça quer que as crianças e os jovens se conscientizem disso.
O Curupira será o nosso Mestre Sala, pois ele é um defensor e protetor das florestas. Ele fica de ôlho nos caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas.
Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos, escondido na mata. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os inimigos da mata. Preste muita atenção no que vai falar cada amiguinho do Curupira. Você irá entender o valor de cada ser vivo no equilíbrio da natureza.
O Curupira será o nosso Mestre Sala, pois ele é um defensor e protetor das florestas. Ele fica de ôlho nos caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas.
Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos, escondido na mata. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os inimigos da mata. Preste muita atenção no que vai falar cada amiguinho do Curupira. Você irá entender o valor de cada ser vivo no equilíbrio da natureza.
Ato I
Após a fala do narrador, todos os personagens entram e sentam-se no chão, esperando a sua vez de falar. Primeiro, entram Menino fantasiado de Índio e o Curupira. Índio dirige-se ao curupira:
- Olá! Quem é voce ?
Curupira: (Menino
fantasiado de Curupira – folhas verdes, peruca vermelha):
- Eu sou o Curupira, moro aqui, na Floresta Amazônica, e sou conhecido por defender a mata. Sou
baixinho, tenho cabelo cor de fogo e os pés
com os calcanhares pra frente e os dedos para traz, por isso, quando eu quero
me esconder ninguém me acha.
Macaco se levanta e entra na conversa:
- Puxa, que legal ! Eu também vivo na floresta,
amigo, pulando de galho em galho nas árvores e comendo banana. Como é a sua vida por aqui e o que você
faz ? O que mais lhe dá prazer na floresta?
Onça (interrompe o macaco):
- Ora, ora macaco ! Então você não sabe? Uma das coisas que o Curupira mais gosta é ficar na sombra das árvores, comendo frutas.
Não é fácil vê-lo, pois ele se esconde
bem, e se alguém tentar ele sai correndo e não deixa nem pegada, quer dizer,
deixa pegada, mas quem é que entende um rastro de pés virados pra
dentro? É difícil !
Passarinho (olhando
para o Curupira):
- Eu lhe admiro muito, amigo Curupira, pois você
é o protetor das matas, um
super herói por aqui. Como você, eu também não
gosto de caçadores, pois eles caçam os passarinhos e destroem a floresta, que é a
minha casa e de um montão de bichos, como
você, amigo Macaco (aponta para o macaco).
Borboleta
(menina
vestida de borboleta):
- Amigo macaco, eu também como muitas flores e frutas na floresta.
Quanto ao Curupira, seu prato
predileto é salada de folhas de manga. Seu sonho é ver a Amazônia protegida
de todo perigo, sempre linda e cheia de árvores grandes, rios limpos e muitos passarinhos,
abelhas e borboletas. Eu adoro passarinhos!
Abelha
(menina
vestida de abelha):
- Eu também gosto muito de flores e frutas, amiga borboleta.
Vou contar para vocês que a fruta predileta do amigo Curupira é a manga, que eu também adoro. Ainda bem que
tem bastante manga na mata que eu moro e
bem docinhas. Eu posso trazer algumas
para vocês, amiguinhos !
Árvore
(menino/a vestido/a de árvore - folhas):
- Puxa ! É por isso que
tenho tanto orgulho de mim, pois sou eu quem dá sombra e frutas para vocês, amigos ! Além da comida e sombra, dou madeira para a construção de casas, escolas, hospitais etc.
Sapo:
- Gente, a
árvore tem um amigo muito especial aqui
na floresta, o passarinho, que é um
animal muito importante para ela, pois ele
carrega e espalha as sementes que irão fazer nascer
outras árvores, plantas e frutas. Além disso, os passarinhos comem os
bichos que estragam as folhas das plantas.
Passarinho:
- Amiga Árvore, eu lhe devo a minha vida, pois nas suas galhas faço o meu ninho, pego a minha comida e me escondo dos perigos da floresta.
- Amiga Árvore, eu lhe devo a minha vida, pois nas suas galhas faço o meu ninho, pego a minha comida e me escondo dos perigos da floresta.
Árvore:
- Amigo passarinho, pelas leis da natureza, cada ser
vivo depende e ajuda o outro. Cada um de nós tem seu papel na preservação do
meio ambiente. Eu faço a minha parte.
Arara Azul:
- Gente, é por isso
que o Curupira cuida das árvores, e
quando vê alguém que possa ameaçar a natureza ele joga seu encanto e faz a pessoa ficar perdida na floresta, por muito,
muito tempo.
Índio (dirigindo-se ao sapo):
- Amigo sapo, quero lhe dizer que os sapos têm muita importância
para o equilíbrio ambiental, pois se alimentam de insetos, evitando que eles se multipliquem. Caso o número de sapos diminua, a quantidade de moscas
e mosquitos vai aumentar, causando doenças para as pessoas. Os sapos também comem gafanhotos, que se alimentam de folhas de diversos tipos de árvores e destroem as plantações.
Sapo:
- Obrigado, amigo Índio. Acrescento que as cobras, também conhecidas como serpentes, são importantes para o homem
do campo, pois se alimentam de roedores, animais que destroem a plantação. Mas, cuidado com elas (kkk - sorriso irônico) !
Todos juntos:
- respeitem e protejam os sapos !
Raposa (dirige-se
a todo o grupo e diz):
- Pessoal, o índio sabe o que diz, pois também é um
grande defensor da mata. Sigam seu exemplo e do Curupira: cuidem bem da floresta ! Protejam as águas !
FIM DO PRIMEIRO ATO - Encerrar o primeiro ato com a música Depende de Nós, de Ivan Lins. Fecham-se as cortinas.
FIM DO PRIMEIRO ATO - Encerrar o primeiro ato com a música Depende de Nós, de Ivan Lins. Fecham-se as cortinas.
Música
Depende de Nós Compositor:
Ivan Lins
Canta: Turma do
Balão Mágico
Depende
de nós
Quem já foi ou ainda é criança Que acredita ou tem esperança Quem faz tudo pra um mundo melhor
Depende
de nós
Que o circo esteja armado Que o palhaço esteja engraçado Que o riso esteja no ar Sem que a gente precise sonhar |
Que
os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos Que o sol descortine mais as manhãs Depende de nós Se este mundo ainda tem jeito Apesar do que o homem tem feito Se a vida sobreviverá |
Ato II - Todos retornam ao cenário
Fantasia água 1 |
Curupira dirigindo-se a todos:
-Pessoal, está faltando alguém muito importante
aqui: a água. Será que não teremos a água?
Entra, solenemente, a água (menina envolvida num lençol azul
claro), ao som da música: Planeta Água
Interrompe-se a música. Curupira dirige-se à água diz:
-Amiga água, diga o que você pensa da relação dos seres humanos com a água. É verdade que se as
pessoas continuarem com o desperdício você poderá desaparecer da face da Terra, em pouco tempo?
Água (olha para todos, pausadamente, com ar de censura, preocupação e reprovação):
fantasia água 2 |
- Obrigada, amigo
Curupira. De fato, as pesoas
lavam carro, a calçada, tomam banhos demorados, deixam as torneiras abertas ou
pingando, vazamentos nos sanitários , pias e chuveiros, jogam lixo nas praias, nos mares, rios, lagos, lagoas, córregos, nascentes...
Tudo isso contribui para o meu desaparecimento em muitos lugares do mundo. Sem mim, todos os seres vivos morrerão: as plantas, os animais, a vida ! Cuidem de mim, amigos ! Eu represento a vida ! Obrigada.
Tudo isso contribui para o meu desaparecimento em muitos lugares do mundo. Sem mim, todos os seres vivos morrerão: as plantas, os animais, a vida ! Cuidem de mim, amigos ! Eu represento a vida ! Obrigada.
(Todos ficam de pé e aplaudem, inclusive a plateia).
Árvore:
Gente, que discurso emocionante da água. Mas acho que está faltando mais alguém por aqui. Quem
será?
Todos respondem juntos:
O sol |
- O Sol !
Entra o Sol e todos se levantam e aplaudem.
Sol:
- Obrigado, amigos ! Eu representa
a vida ! Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para
sobreviver. O Sol é fonte de energia e responsável pela cadeia alimentar. Os vegetais realizam a fotossíntese - que transforma
a energia luminosa do Sol em glicose, ou seja, açúcar, fonte de energia para as plantas e outros seres vivos, incluindo o homem.
Água (olhando para todos):
- Gente, é verdade ! Eu também dependo do Sol. Sua energia é responsável pelo ciclo das águas, que traz a chuva, sem a qual não teremos o precioso líquido na natureza.
Índio (olha para todos):
o sol |
- O Sol tem papel fundamental na nossa saúde. A luz do
sol no corpo humano absorve a vitamina D, responsável por fixar o cálcio nos
nossos ossos.
Onça:
- Para termos ossos e dentes fortes, necessitamos da vitamina D, que o Sol nos dá de graça !
Macaco:
- Sem a vitamina D poderemos ter artrite e o raquitismo,
uma doença que impede a calcificação normal dos ossos, impedindo de crescermos
fortes e saudáveis.
Raposa:
- A luz do sol varia de intensidade dependendo da estação do
ano. No outono e no inverno, os dias são
mais curtos e temos a luz solar por menos tempo.
Borboleta:
- Na primavera e no verão, os dias são mais longos e
temos a luz do Sol por mais tempo.
Abelha:
- Sem a presença do Sol o Planeta Terra irá congelar
e tooodos morreremos !
Todos juntos:
- Sigam
o exemplo do Curupira: cuidem bem da
floresta !
- Todos Unidos pelo Meio Ambiente !
Aplausos!
Todos, incluindo a plateia, cantam:
Música Planeta Azul Chitãozinho & Xororó
A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
Se invertem as estações do ano Faz calor no inverno e frio no verão Os peixes morrendo nos rios Estão se extinguindo espécies animais E tudo que se planta, colhe O tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada O sol abrasador rachando o leito dos rios secos Sem um pingo d'água Quanto ao futuro inseguro Será assim de Norte a Sul A Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul? |
O rio que desse as encostas já quase sem vida
Parece que chora um triste lamento das águas Ao ver devastada , a fauna e a flora É tempo de pensar no verde Regar a semente que ainda não nasceu Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida Estar de bem com Deus |
Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada O sol abrasador rachando o leito dos rios secos Sem um pingo d'água. Quanto ao futuro inseguro Será assim de Norte a Sul A Terra nua semelhante à Lua |
FIM !
Autora: Professora Claudia Martins. Salvador/Bahia, 8 de Novembro de 2014
Atividades
1. Você gostou da peça? Qual o título? Quem é a autora?
2. Você costuma tomar sol regularmente? Já conhecia os benefícios da vitamina D ? Qual a importância do sol para a nossa saúde? Releia o texto, pesquise, depois escreva uma frase sobre a vitamina D.
2. Você costuma tomar sol regularmente? Já conhecia os benefícios da vitamina D ? Qual a importância do sol para a nossa saúde? Releia o texto, pesquise, depois escreva uma frase sobre a vitamina D.
3. Como é a sua relação com o meio ambiente ? Você maltrata os pássaros, os sapos, os animais ? Desperdiça água, joga o lixo no chão... ? Escreva um texto sobre o tema, mas não esqueça de ilustrar.
Referências (sites pesquisados)
Site Smart Kids (crianças inteligentes)
http://www.smartkids.com.br/especiais/folclore-curupira.html
Portal da amazonia
http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php
http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php
Globo Rural
Projeto
Gaia (UFMG)
Site Terra
A
relação dos homens com os animais
Fantasias