sábado, 8 de novembro de 2014

Peça Teatral: O Curupira e Seus Amigos da Floresta Unidos pelo Meio Ambiente. Atividades




Adaptei  esta peça teatral  a partir da leitura do texto Curupira, disponível no site Smart Kids (crianças inteligentes), que enriqueci com outros textos. 

O ambiente escolar é o  mais propício para se debater as questões ambientais, pois ali estão sendo formados os cidadãos e os líderes do futuro.  

Poderá ser usada em qualquer nível de escolaridade - do infantil ao ensino médio, em qualquer época do ano, podendo ser inserida  na culminância de um projeto multidisciplinar.  

 O texto é curto e as falas pequenas. Como há muitos personagens, num total de treze, além do narrador, fica fácil para os alunos memorizarem, além de dar maior dinamismo  e entusiasmo na sua  apresentação, em dois atos.  Espero que gostem. Bom trabalho!

Um Pouco da  Lenda do Curupira

O Curupira  é uma lenda  amazônica, que  revela a relação dos índios brasileiros com a natureza, indicando que  não é uma relação de exploração, de uso indiscriminado dos  recursos naturais, , mas de respeito pela vida. Ele é  o protetor daqueles que sabem se relacionar com a natureza, utilizando-a apenas para a sua sobrevivência. 


Reza a lenda, que o homem que derruba árvores para construir sua casa e seus utensílios, ou ainda, para fazer o seu roçado e caçar apenas para alimentar-se, tem a proteção do Curupira. Mas aqueles que derrubam a mata sem necessidade, os que caçam indiscriminadamente, estes têm no Curupira um terrível inimigo e acabam caindo em suas armadilhas.

Curupira é  o guardião das florestas e dos animais. Possui traços de índios, cabelo de fogo e os pés virados para trás. Dizem que possui o dom de ficar invisível.    Para se vingar dos predadores  o Curupira se transforma em caça.

Lendas do folclore brasileiro
Pode ser um paca, onça ou qualquer outro bicho que atraia os caçadores para o meio da floresta, fazendo-o perder a noção de seu rumo e ficar dando voltas no mato, retornando sempre ao mesmo lugar.  

Outra forma de atingir os maus caçadores é fazendo com que sua arma não funcione ou fique incapaz de acertar qualquer tipo de alvo, principalmente a caça. 
Personagens (13): Índio, Curupira, Macaco, Onça, Passarinho, Borboleta, Abelha, Árvore, Raposa, Sapo, Arara Azul;a  Água, o  Sol) . O personagem principal é o Curupira

Cenário: uma floresta retratada num painel feito pelos alunos, com desenhos ou figuras que incluem todos treze personagens da peça. 

Músicas (trilha sonora)

Depende de Nós    Compositor: Ivan Lins 
Canta: Turma do Balão Mágico;   Planeta Azul  Chitãozinho & Xororó


Narrador (professor(a)): Abre a apresentação com o texto abaixo:  

Defender o meio ambiente é papel de cada um de nós, pois todos os seres vivos são importantes para o equilíbrio ambiental. Cada planta e animal cumpre seu papel na naturezaEsta peça quer que as crianças e os jovens se conscientizem disso. 

O Curupira será  o nosso Mestre Sala, pois ele é um defensor e protetor das florestas. Ele fica de ôlho nos caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas.    

Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos, escondido na mata. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os  inimigos da mata. Preste muita atenção no que vai falar cada amiguinho do Curupira. Você  irá  entender o valor de cada ser vivo no equilíbrio da natureza. 
Ato I 
Após a fala do narrador, todos os personagens entram e  sentam-se  no chão, esperando a sua vez de falar. Primeiro, entram Menino fantasiado de Índio e o  Curupira. Índio  dirige-se  ao curupira:
- Olá! Quem é voce ?

Curupira:  (Menino fantasiado de Curupira – folhas verdes, peruca vermelha):
- Eu sou o Curupira, moro  aqui, na  Floresta Amazônica,  e sou  conhecido por defender a mata.   Sou baixinho, tenho cabelo cor de fogo  e os pés com os calcanhares pra frente e os dedos para traz, por isso, quando eu quero me esconder  ninguém me acha.
Macaco se levanta e entra na conversa:
- Puxa, que legal ! Eu também vivo na floresta, amigo, pulando de galho em galho nas árvores e comendo banana.  Como é a sua vida por aqui e  o que você  faz ? O que mais lhe dá prazer na floresta?
Onça (interrompe o macaco): 

- Ora, ora macaco ! Então você não sabe?  Uma das coisas que o Curupira  mais gosta  é ficar na sombra das árvores, comendo frutas. Não é fácil vê-lo,  pois ele se esconde bem, e se alguém tentar ele  sai  correndo e não deixa nem pegada, quer dizer, deixa pegada, mas quem é que entende um rastro de pés virados pra dentro? É difícil !  
Passarinho (olhando para o Curupira): 
- Eu lhe admiro muito, amigo Curupira, pois você é  o protetor das matas,  um  super herói por aqui.  Como você, eu também não gosto de caçadores, pois eles caçam os passarinhos e  destroem a floresta, que   é a minha casa e de um montão de bichos, como você, amigo Macaco (aponta para o macaco).
Borboleta (menina vestida de borboleta):
- Amigo macaco, eu também como muitas flores e frutas  na floresta.  Quanto ao Curupira, seu  prato predileto é salada de folhas de manga. Seu sonho é ver a Amazônia protegida de todo perigo, sempre linda e cheia de árvores grandes, rios limpos e muitos passarinhos, abelhas e borboletas. Eu adoro passarinhos!

Abelha (menina vestida de abelha): 



- Eu também gosto muito de flores e frutas, amiga borboleta. Vou contar para  vocês que a fruta  predileta do amigo Curupira é  a manga, que eu também adoro. Ainda bem que tem bastante  manga na mata que eu moro e  bem docinhas. Eu  posso trazer algumas para vocês, amiguinhos !

Árvore  (menino/a vestido/a de árvore - folhas):  

- Puxa ! É por isso que  tenho tanto orgulho de mim, pois sou eu quem dá sombra  e frutas para vocês, amigos ! Além da comida e sombra, dou madeira para a construção de casas, escolas, hospitais  etc. 


Sapo:
- Gente,  a árvore  tem um amigo muito especial aqui na floresta, o passarinho, que  é um animal muito importante para  ela, pois ele  carrega  e espalha as sementes que irão fazer nascer outras árvores,   plantas e frutas. Além disso, os passarinhos  comem  os bichos que estragam as folhas das plantas.
Passarinho: 

- Amiga Árvore, eu lhe devo a  minha vida, pois nas suas galhas   faço o meu ninho, pego a minha comida  e me escondo dos perigos  da floresta.

Árvore: 

- Amigo passarinho, pelas leis da natureza, cada ser vivo depende e ajuda o outro. Cada um de nós tem seu papel na preservação do meio ambiente. Eu faço a minha parte.

Arara Azul: 
- Gente, é por isso que o Curupira  cuida das árvores,   e quando vê alguém que possa ameaçar a natureza ele joga seu encanto e faz  a pessoa ficar perdida na floresta, por muito, muito tempo.

Índio (dirigindo-se ao sapo)
- Amigo sapo,  quero  lhe dizer que os  sapos  têm muita importância para o equilíbrio ambiental, pois se alimentam de insetos,  evitando que eles se multipliquem. Caso o número de sapos diminua, a quantidade de   moscas e mosquitos vai aumentar, causando doenças para as pessoas.  Os sapos também comem  gafanhotos, que se alimentam  de folhas de diversos tipos de árvores e destroem as plantações.

Sapo:
- Obrigado, amigo  Índio. Acrescento que as cobras, também conhecidas  como serpentes,  são importantes  para o homem do campo, pois se alimentam de  roedores, animais que  destroem a plantação. Mas, cuidado com elas (kkk - sorriso irônico) ! 

Todos juntos:
- respeitem e protejam os sapos !

Raposa (dirige-se a todo o grupo e diz): 
- Pessoal, o índio sabe o que diz, pois também é um grande defensor da mata.  Sigam seu  exemplo e  do Curupira:  cuidem bem da floresta ! Protejam as águas !  

FIM DO PRIMEIRO ATOEncerrar o primeiro ato com a música Depende de Nós, de  Ivan  Lins. Fecham-se as cortinas. 
Música Depende de Nós       Compositor: Ivan Lins  


Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se este mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá

Ato II  -  Todos retornam ao cenário 
Fantasia água 1 

Curupira dirigindo-se a todos: 
-Pessoal, está faltando alguém muito importante aqui: a água. Será que não teremos a água?  
Entra, solenemente,  a água (menina envolvida num lençol azul claro), ao som da música:  Planeta Água
Interrompe-se a música. Curupira dirige-se à água  diz:
-Amiga água, diga o que você pensa da  relação dos seres humanos   com a água. É verdade que  se as pessoas continuarem com  o desperdício você poderá  desaparecer da face da  Terra,  em pouco tempo?  
Água (olha para todos, pausadamente, com ar de censura, preocupação e reprovação): 
fantasia água 2
- Obrigada, amigo  Curupira. De fato, as pesoas lavam carro, a calçada, tomam banhos demorados, deixam as torneiras abertas ou pingando, vazamentos nos sanitários ,  pias e chuveiros, jogam lixo nas praias, nos mares,  rios, lagos, lagoas, córregos, nascentes... 
Tudo isso contribui para o meu desaparecimento em muitos lugares do mundo. Sem mim, todos os seres vivos morrerão: as plantas, os animais, a vida !  Cuidem de mim, amigos ! Eu represento a vida ! Obrigada.
(Todos ficam de pé e  aplaudem, inclusive a plateia).
Árvore:
Gente,  que discurso emocionante da água. Mas acho que está faltando  mais  alguém por aqui. Quem será?
Todos respondem juntos:
O sol
- O Sol  !
Entra o Sol e todos se levantam  e aplaudem.
Sol: 
- Obrigado,  amigos ! Eu  representa a vida ! Todos os  seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver.   O Sol é fonte de energia e  responsável pela cadeia alimentar.  Os vegetais  realizam  a fotossíntese - que transforma a energia luminosa do Sol em glicose, ou seja, açúcar,  fonte de energia para as plantas  e outros seres vivos, incluindo o homem.  
Água (olhando para todos):

- Gente,  é verdade ! Eu também dependo do Sol. Sua energia  é  responsável pelo  ciclo das águas, que traz  a chuva, sem a qual não teremos  o precioso líquido  na natureza.

Índio (olha para todos):
o sol 
- O Sol tem papel fundamental na nossa saúde.  A  luz do sol no corpo humano absorve a vitamina D, responsável por fixar o cálcio nos nossos ossos.  

Onça:
-  Para termos ossos e dentes fortes,  necessitamos da vitamina D,  que o Sol nos dá de graça  ! 

Macaco:
- Sem a vitamina D poderemos ter artrite e o raquitismo, uma doença que impede a calcificação normal dos ossos, impedindo de crescermos fortes e saudáveis.

Raposa:
- A luz  do sol  varia  de intensidade dependendo da  estação do ano.  No outono e no inverno, os dias são mais curtos e temos a luz solar por menos tempo.

Borboleta:  
- Na primavera e no verão, os dias são mais longos e temos a luz do Sol por mais tempo.

Abelha:
- Sem a presença do Sol o Planeta Terra irá  congelar  e tooodos  morreremos !

Todos juntos
- Sigam o exemplo do Curupira:  cuidem bem da floresta !
- Protejam as águas !
- Todos Unidos pelo Meio Ambiente !
              Aplausos! 
Todos, incluindo a plateia,  cantam: 

Música Planeta Azul       Chitãozinho & Xororó


A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno e frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo espécies animais
E tudo que se planta, colhe
O tempo retribui o mal que a gente faz

Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos
Sem um pingo d'água
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de Norte a Sul
A Terra nua semelhante à Lua

O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?


O rio que desse as encostas já quase sem vida
Parece que chora um triste lamento das águas
Ao ver devastada , a fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
Estar de bem com Deus

Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos
Sem um pingo d'água.
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de Norte a Sul
A Terra nua semelhante à Lua
FIM ! 
Autora: Professora Claudia Martins. Salvador/Bahia, 8 de Novembro de 2014 


Atividades 


1. Você gostou da peça? Qual o título? Quem é a autora? 
2. Você costuma tomar sol regularmente? Já conhecia os benefícios da vitamina D ?  Qual a importância do sol para a nossa saúde? Releia o texto, pesquise, depois escreva uma frase sobre a vitamina D. 
3. Como é a sua relação com o meio ambiente ? Você maltrata os pássaros, os sapos, os animais ? Desperdiça água, joga o lixo no chão... ?  Escreva um texto sobre o tema, mas  não esqueça de ilustrar. 

Referências (sites pesquisados) 

Site Smart Kids (crianças inteligentes) 
http://www.smartkids.com.br/especiais/folclore-curupira.html