Essa “transformação” só acontece em momentos especiais como: rituais e cerimônias de iniciação, quando crianças se preparam para se tornarem adultos; nas coroações de chefes e reis; nas festas da colheita ou plantio; nos rituais de curas de doenças; nas expedições de caça ou de guerra.
Povo Dogon com suas mascaras e trajes apropriados para o ritual
As máscaras do povo Dogon são usadas para celebrar a origem da morte, em rituais que ocorrem a cada cinco anos. Mais de 400 pessoas participam usando máscaras de vários estilos, geralmente em formato zoomórfico, ou seja, em forma de animais, principalmente no formato do pássaro chamado kommolo tebu.
A máscara não é apenas um objeto esculpido em madeira ou outro material. Ela inclui a roupa do mascarado e adereços que carrega. Mas ela só se torna uma máscara quando entra em ação, dançando a música dos tambores e outros instrumentos, enquanto a comunidade participa olhando, batendo palmas, cantando e estimulando.
As máscaras, objetos fortes, cheios de simbolismos e com significados específicos, geralmente são feitos em madeira, uma vez que para os africanos a árvore é guardiã de poderes mágicos.
Sacerdotes indígenas usam máscaras para incorporar entidades que curam. O uso das máscaras entre esses povos tradicionais tem funções educativas, religiosas e político-econômicas.
Referências
Westwing Máscaras africanas https://www.westwing.com.br/guiar/mascaras-africanas/
Máscara Pajé Ticuna - Tucum Brasil https://www.tucumbrasil.com/produto/mascara-paje-ticuna-15505
Todas as imagens são do Google