sexta-feira, 30 de março de 2012

22 de Março Dia Mundial da Água. Declaração Universal dos Direitos da Água. Ciclo da Água. Doenças transmitidas pela água. Sociedades Hidráulicas. Década Internacional para Ação “Água, Fonte de Vida”



O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecendo que  todo  22 de Março de cada ano deve celebrar  esse recurso natural indispensável a todos os seres vivos.


Água limpa é um direito nem sempre ao alcance de todos que vivem na terra, que tem um total de 7 bilhões de habitantes. Cerca de 1  bilhão de pessoas têm acesso a fontes de águas tratadas, enquanto 2,5 bilhões vivem sem saneamento básico, ou seja, não tem água tratada, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas, coleta e tratamento do lixo, que   evitem a contaminação e proliferação de doenças e  garanta  a preservação do meio ambiente. 

Dois terços da área do  nosso Planeta  é formado só de água, o que dá a impressão de haver água sobrando para a população, o que não é verdade. Vejamos:
Rio da Bacia Amazônica /Brasil
97% da água do planeta vem do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada pela indústria; 1,75% é  gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior da terra. Para o consumo de mais de sete  bilhões de pessoas temos apenas  0,007% do total de água potável, ou seja, própria para o consumo. 

Some-se o despejo de lixo e esgoto  nos rios, as indústrias que  jogam  água quente matando  os peixes,  veremos que a  conscientização das pessoas no sentido de  evitar  o   desperdício e a poluição das águas e do meio ambiente é  imperativo.

Essa agressão a um recurso natural indispensável à sobrevivência humana levou  a Organização das Nações Unidas (ONU) a  criar  o  Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992. No Brasil,  em 10 de dezembro de 2002, o Senado  Federal aprovou o Dia Nacional da Água, destacando  que a sociedade brasileira deve   debater os problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.   O Brasil  tem a maior reserva de água doce do mundo,   em torno de 12 %,   disponível 
 em rios,   a  exemplo dos situados na Bacia Amazônica,  que abriga o  maior rio do mundo em extensão e volume d'água, o Rio  Amazonas.


A ONU  elaborou um documento trazendo  informações e  estímulos à  cultura da preservação ambiental e  consciência ecológica em relação à água, que chamou de Declaração Universal dos Direitos da Água, que citamos abaixo.

Na foto ao lado, dois adolescentes  sudaneses bebem água num   pântano com tubos plásticos,  especialmente concebidos para este fim. Funcionam como  filtro  e servem  para filtrar as larvas flutuantes responsáveis pela enfermidade da lombriga de Guiné.  O programa distribuiu milhões de tubos e já  conseguiu reduzir em 70%  esta enfermidade debilitante. 

A Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente,  cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.  

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.  

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.  

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.  
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.  

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.  

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.  

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Estados Físicos da Água 


Na natureza, a água pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. 

Observe as imagens, analise cada um deles e complete as lacunas: a)  a água saindo da torneira  está no estado .........; 
b) a água colocada   nas forminhas vira  gelo, passando para o estado.........;   c)  a água evaporada da roupa que colocamos para secar passa para o estado.....
O estado líquido é o mais comum, pois está mais presente em nosso dia a dia. É a água que bebemos, tomamos banho, lavamos roupa, louças  etc. Na natureza, a água neste estado  está nos mares, rios, lagos, riachos. 

No estado sólido, a água se apresenta na forma de gelo. Neste estado físico, ela é mais comum em regiões frias, com na Antártida  e nos Polo Norte e Sul.

A água é encontrada no estado gasoso após passar pelo processo de evaporação. Quando fervemos a água em casa, ela também muda do estado líquido para o gasoso, através do processo de ebulição.

Num dia de muito calor, por exemplo, a água dos rios, mares e até da roupa que estendemos no varal é transformada em vapor de água.

A água  pode passar do estado físico líquido para o sólido de forma artificial, ou seja, quando colocamos água no congelador de nossas geladeiras.


Ciclo da Água Narrado. Assista ao vídeo sobre  o ciclo da água, que  mostra como ela  se recicla. A água que você bebe hoje é a mesma  que os dinossauros beberam há milhões de anos atras. Ela não muda, a não ser  quando a poluição aumenta  o custo do  tratamento  para deixá-la potável e acessível a todos.  Clique na frase Ciclo da Água Narrado 

http://www.youtube.com/watch?v=bR1KCnGRXVU

                                          Ciclo da Água: o que é o ciclo da água ?


A  água circula na natureza e muda de estado físico. Ela passa pelos rios, mares, pelo solo, pela atmosfera e pelo corpo dos seres vivos. Esse movimento  leva o nome de  ciclo da água, também chamado ciclo hidrológico. 

É o calor do Sol que faz a água dos oceanos, rios e lagos evaporar. Portanto, pode-se dizer que o ciclo da água é "movido por energia solar."

O ciclo da água corresponde ao conjunto de mudanças de lugar e de estado físico,  que acontecem com a água ao longo do tempo. As fases do ciclo da água são: evaporação, condensação, solidificação e precipitação.  O ciclo da água é conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico e refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. 

A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a HidrologiaA água apresenta dois ciclos:   Ciclo curto ou pequeno: é aquele que ocorre pela lenta evaporação da água dos mares, rios, lagos e lagos, formando nuvens. Estas se condensam, voltando a superfície na forma de chuva ou neve;  

Ciclo longo: É aquele em que a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de voltar ao ambiente. A água é retirada do solo através das raízes das plantas sendo utilizada para a fotossíntese ou passada para outros animais através da cadeia alimentar. A água volta a atmosfera através da respiração, transpiração, fezes e urina.  

Saiba mais. Acesse os links abaixo. Veja um power point  muito objetivo sobre os Ciclos da Água. Clique no link   http://pt.scribd.com/fullscreen/25309342?access_key=key-16gcel465g9wzs2hl7wj
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5033/open/file/index.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia27.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_hidrol%C3%B3gico

Breve História da Relação do Homem com as Águas –  As Sociedades  Hidráulicas


O homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares,  garantindo seu sustento através da pesca e da agricultura, dando ideia do quanto somos  dependentes  da água desde os primórdios da nossa existência.

As grandes civilizações surgiram de um modo geral, por causa das tribos nômades que se estabeleceram em um determinado local, dando origem ao sedentarismo em oposição ao nomadismo. 

O fator decisivo para que essas tribos pudessem criar raízes num local, foi a presença de dois recursos básicos:  água e terra. Com água em abundância  e  terra fértil para plantar, colher, criar animais e controlar a produção de comida, não  haveria necessidade de se mudar continuamente (nomadismo).

Com exceção  dos  gregos e fenícios, que se desenvolveram à beira mar (Mar Mediterrâneo), as grandes  civilizações humanas nasceram e se desenvolveram às margens de grandes rios –   são as chamadas  Civilizações de Regadio ou Civilizações Hidráulicas ou Sociedades  Hidráulicas.

Dá-se o nome de civilização ao  povo que domina a escrita, tem governo e  sociedade  hierarquizada   dividida  entre dominantes e dominados,  e que  vive em cidades equipadas por  casas, templos, palácios, túmulos etc. 

A maioria das civilizações da Antiguidade desenvolveu-se na Região do Crescente Fértil, que tem esse nome em referência ao arco formado pelas diferentes zonas  da área  que se assemelham à Lua Crescente. Estende-se  das planícies  do rio Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo,  Penínsulas Arábica e da Mesopotâmia,  até o Golfo Pérsico.

A religião era politeísta e o deus Sol, era um dos mais importantes, além dos deuses das águas, como o deus  Oceano, que é tão antigo como o mundo, sendo   representado  sob a forma de um velho, sentado sobre as ondas, com uma lança na mão e um monstro marinho ao seu lado. Esse velho segura uma urna e despeja água, símbolo do mar, dos rios e das fontes. 

Para os egípcios, por exemplo,  Khnum  era o deus da  criatividade e controlador das águas do rio Nilo. Netuno  era o  deus romano do mar, inspirado no deus grego Poseidon ou Posídon,  deus do mar, originariamente deus das fontes e das correntes de água. Para as religiões de matrizes africanas  Oxum  é a deusa da água doce, do ouro, da fertilidade e do amor, sendo sincretizada com  Nossa Senhora das Candeias. 

    ONU Declara 2005-2015 Como Década Internacional para Ação “Água, Fonte de Vida” 

"Baseado no título do primeiro Relatório Mundial de Desenvolvimento de Recursos “Água para as pessoas; água, fonte de vida”, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu proclamar, por meio da Resolução A/RES/58/217 [PDF - 29 KB], o período de 2005 a 2015 como a Década Internacional para Ação, “Água, fonte de vida”, iniciando-se no Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2005.
 Foto: Logotipo do Ano Internacional da Cooperação da Água (ONU) 

A Resolução afirma que o objetivo principal da Década deve ser um foco maior nas questões relacionadas à água em todos os níveis, bem como na implementação de programas relacionados à água de forma a atingir os objetivos acordados internacionalmente sobre questões ligadas à água contidos na Agenda 21, nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e no Plano de Implementação de Johannesburgo".  


Para sua Reflexão: A água é um recurso finito, ou seja, tem fim.  O que você faz para economizar água no seu dia-adia? Você sabia ?
1) O ser humano pode ficar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem beber água. 

2) O corpo humano tem na sua composição 75% (¾) de água. 

3) Uma  torneira pingando, desperdiça 46 litros de água por dia, isto é, 1.380 de litros de água por mês. 

4) Um  buraco bem pequeno no encanamento pode  desperdiçar  até 3.200 litros de água  por dia, ou seja, mais de 3 caixas d'água.  
Gráfico com o consumo de água por setor no Brasil. Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/agua-9.php

 Doenças transmitidas pela água contaminada: 7 passos para lavar bem as mãos

Veja a letra da música   Lavar As Mãos, de  Arnaldo Antunes.  Assista ao vídeo que mostra a importância desse ato tão importante para a nossa saúde.  Veja como devemos lavar as mãos e evitar doenças. 



A água é indispensável  à saúde humana, mas, quando não é  tratada traz muitas doenças para as pessoas.  
As doenças  são causadas por micro-organismos presentes na água contaminada por fezes humanas e de animais, os chamados coliformes fecais. 

É comum  em regiões onde não há saneamento básico, ou seja, o não tratamento do esgoto. 

A água  usada no banho e  na alimentação fica contaminada. Os sintomas dessas doenças incluem dores musculares, dor de cabeça, diarreia e vômito. Ao menor sintoma, é preciso procurar um médico. 

As principais doenças causadas pela água contaminada e suas principais características são: 

1) Hepatite A - é uma infecção viral,  contraída  por via oral.  A transmissão se dá por meio de alimentos contaminados diretamente com as fezes de pessoas infectadas pela Hepatite A. Também quando não  lavamos as mãos  depois de  evacuar ou usar o vaso sanitário, antes de preparar ou comer os alimentos. Praias, lagos e rios que recebem esgoto não tratado também são focos de transmissão.

Depois que a pessoas é contaminada pela hepatite A apresenta os seguintes sintomas:  diarreia, perda de apetite, náuseas, fraqueza, vomito, dores musculares, de cabeça e febre. Em média, uma semana depois surge a icterícia, que é quando a pele e os olhos ficam amarelados.

2) Cólera -  é causada pela bactéria vibriocholerae. A doença se caracteriza por intenso quadro de diarreia que leva rapidamente à desidratação. É transmitida por via oral, sobretudo por alimentos contaminados.

3) Leptospirose - os principais transmissores são os ratos de esgoto. A doença é contraída pelo consumo ou contato direto com líquidos e alimentos contaminados com a urina de ratos. As enchentes aumentam os riscos de contágio. Entre os sintomas se destacam: febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos e diarreia, além dos olhos vermelhos.

4) Esquistossomose - é também chamada Xistosa ou xistosoma, ou doença do caramujo. É provocada por um verme chamado esquistossomo. Esse verme fica nas veias do intestino e pode provocar:  diarreia, emagrecimento, dores na barriga, que aumentam muito de volume (barriga-d'água), e problemas em vários órgãos do corpo. Assim como as outras doenças, é contraída principalmente pelo contato e consumo de água contaminada.

Divindades do Mar  e das Águas. Disponível em:

terça-feira, 27 de março de 2012

29 de Março, Aniversário da Cidade de Salvador, Bahia, a 1ª Capital do Brasil (1549-1763)


Animai-vos povo bahiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos:  o tempo em que todos seremos iguais”. 
(in: RUY, Afonso. A primeira revolução social do Brasil. p. 68)

Imagem do Elevador Lacerda  construído em 1873,  que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa (abaixo, à direita o Mercado Modelo, na Praça Cayrú, Cidade Baixa, com 72 m de altura).  

Retrato da Bahia Música de Riachão 


Quem chega na praça Cairú  Olha pra cima o que é   que vê?
Vê o elevador Lacerda            Que vive a subir e a descer
É o retrato fiel da Bahia      Baiana vendendo com alegria
Coisinha gostosa de dendê,     Acarajé ! ... 

https://www.youtube.com/watch?v=RXiBUUqv8vE


 Música São Salvador 


São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra de Nosso Senhor
Pedaço de terra que é meu
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do branco mulato
A terra do preto doutor
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do Nosso Senhor
Do Nosso Senhor do Bonfim
Oh Bahia, Bahia cidade de São Salvador
Bahia oh, Bahia, Bahia cidade de São Salvador
 
 (Música de Dorival Caimmy). 
Canta Gal Gosta
https://www.youtube.com/watch?v=hfgSwmDkAkA



Música: “VOCÊ JÁ FOI À BAHIA ? "

Autor e cantor:  DORIVAL CAYMMI
https://www.youtube.com/watch?v=WG8T-ppqY3g

Bahia   (poesia) 

Cidade de dois andares    De sobrados seculares   
Berço de tradição  Onde sob um céu de anil, 
Se engasta colorida, A História do Brasil
E é esta Bahia que canto     
 Com toda ternura e amor.    
 Berço de heróis e poetas,       
 Cidade do Salvador 
Salvador d’ Ávila (autor)


Veja a cidade pela visão de um francês, em um vídeo muito bonito do youtube, patrocinado pela Bahia TURSA.  Propaganda da Bahia na França,  vídeo produzido  pela Rede de TV Francesa, com duração de 9:39 min, intitulado:  Vivre Bahia c'est beaucoup plus  (Viver Bahia é muito mais). 


Salvador, a capital da Bahia, estado do nordeste brasileiro, primeira capital do Brasil, terceira maior cidade do  país  com 2.710.968 milhões de habitantes  (IBGE/2012) completa 463 anos.  Quando incluímos sua Região Metropolitana temos um total de   3.866.004 habitantes. Foi    fundada em  29 de Março de  1549, por Tomé de Souza, com o nome de  São Salvador da Bahia de Todos os Santos.

Como primeira sede da administração colonial portuguesa no Brasil, a cidade é uma das mais antigas da  América.   Por muito  tempo foi  chamada de "Bahia" ou "cidade da Bahia", inclusive por  seus moradores, e aparece sob esse nome ou como " São Salvador da Bahia" a fim de diferenciá-la de outras cidades homônimas, como El Salvador,  país da  América Central. 

Foto: Dique do Tororó na Av. Vasco da Gama. Lagoa de 110 mil m2 de superfície d'água construída no século XVIII e reinaugurada em 1968, depois de passar por um processo de revitalização.  Sua principal atração são as esculturas d artista plástico Tati Moreno, que representam os Orixás, deuses africanos, que parecem flutuar sobre as águas.

Salvador recebeu epítetos como a "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de  negros fora da África.   Salvador guarda a memória do catolicismo dos portugueses em suas belíssimas igrejas barrocas; as tradições negras e escravas nos terreiros de candomblé;  as memórias indígenas traduzidas no culto à imagem da Cabocla.  


Destaca-se no cenário nacional por  sua gastronomia fortemente influenciada pela África, bem como pela música e pela arquitetura colonial portuguesa,  com monumentos históricos do século XVII ao XIX.   A música, a dança, a capoeira, os trajes, a culinária, a irreverência...  , são marcas do seu povo. 

                                   Mapa da Grande  Salvador (Google Earth)

Gentílico: Quem nasce em Salvador é chamado de soteropolitano (gentílico de origem grega. Sotero = salvador; polis = cidade. Soterópolis = “cidade do Salvador”)

A cidade está localizada em uma pequena península, mais ou menos triangular, que separa a Baía de Todos os Santos de águas abertas do Oceano Atlântico

O acidente geográfico (baía) recebe  esse  nome por ter sido descoberto no Dia de Todos-os-Santos - 1º de Novembro de 1501.  Forma um porto natural,  um dos principais de exportação do nordeste,  no coração do Recôncavo Baiano.  

Devido ao seu relevo acidentado, divide-se em Cidade Alta e Cidade Baixa e sua população é  majoritariamente de origem  africana.   

Em seu centro histórico, na parte alta da cidade, está o bairro do Pelourinho, que tem este nome por  ter sido o local onde os escravos eram castigados. Foi declarado  Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985.


Nos versos da bela canção São Salvador, do baianíssimo Dorival Caymmi, o músico que mais retratou sua cidade natal,   e de todos os artistas,  poetas e cantores célebres e anônimos, homenageamos a bela cidade,  situada  no entorno  da Baía de Todos os Santos e de  todos  encantos, a primeira capital do Brasil,  de 1549 a 1763.

A história da cidade  inicia-se 48 anos antes de sua fundação oficial,  com a descoberta da Baía de Todos os Santos, a qual reunia qualidades portuárias e de localização que a tornou referência para os navegadores, passando a ser um dos pontos mais conhecidos e visitados do Novo Mundo. 

O Brasil foi descoberto no dia 22 de abril de 1500, pelo navegador português Pedro Álvares Cabral. 

Em 1501,  a primeira expedição de reconhecimento da terra por ele descoberta,  avistou  uma  baía, logo  batizada de Baía de Todos os Santos pelo navegador Américo Vespúcio, por ter sido descoberta no dia 1º de novembro, o dia de Todos os Santos. 

O grande golfo tornou-se uma referência para os navegadores e um dos portos mais movimentados do Continente Americano.


No dia  29 de março de 1549 a armada portuguesa aportava na Vila Velha, hoje Porto da Barra, comandada pelo português Diogo Álvares Correia, o Caramuru. 

Nessa data era fundada oficialmente a Cidade de São Salvador da Baía de Todos os Santos, pelo Governador Geral Tomé de Souza nomeado pelo rei de Portugal D. João III. 
Aqui chegou com uma tripulação de cerca de mil homens – entre voluntários, marinheiros, soldados e sacerdotes, que ajudaram na fundação e povoação da cidade que  passou a desempenhar papel estratégico na defesa e expansão do domínio português no Brasil entre os séculos XVI e XVIII.


Salvador tornou-se a partir daí,  Vice-Reino de Portugal na América Portuguesa e a primeira capital do Brasil até 1763, quando a sede administrativa da colônia foi transferida para o Rio de Janeiro.  

Manteve, porém, sua importância política e econômica e, em 1808, recebeu a Família Real Portuguesa.  Na ocasião, o Príncipe Regente D. João VI abriu os portos às nações amigas e fundou no Terreiro de Jesus (Pelourinho), a primeira faculdade de medicina do Brasil.


A rigor, uma colônia  não tem  capital, vez que a ideia de capital está relacionada ao conceito de soberania, mas Salvador é identificada  como a "primeira capital do Brasil" por ter abrigado durante mais de dois séculos a sede da administração colonial portuguesa, ou seja, foi sede do Governo Geral e Vice-Reino. 

Nessa linha de  raciocínio,  o Brasil só teve uma capital de jure a partir da Independência em 1822. O Rio de Janeiro, portanto, continuou sendo a sede do governo até a fundação de Brasilia em 1960, nossa atual sede administrativa.

A Chegava dos Africanos


Em 1550 (primeira metade do século XVI), os primeiros escravos africanos chegam da Nigéria, Angola, Senegal, Congo, Benin, Etiópia e Moçambique acelerando a prosperidade da cidade-fortaleza, principal porto do Atlântico Sul e da rota das especiarias (cravo, canela, pimenta-cominho) com destino ao Oriente. 

Prosperou inicialmente com a exportação do açúcar produzido nos engenhos do Recôncavo Baiano, área geográfica no entorno da Baía de Todos os Santos, e depois do comércio entre a Colônia e Portugal. 

O trabalho forçado dos nativos (os índios) e dos africanos  conduziu a Colônia para o patamar que a transformou na Sede do Império Português em 1808, com a chegada da Família Real, que fugia da Invasão Napoleônica. 

A Revolta dos Búzios ou  Revolta dos Alfaiates  ou Conjuração dos Alfaiates ou ainda Conjuração Baiana de 1798
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2013/05/cultura-afro-brasileira-luiz-gama-luiza.html


A consciência libertária da população de Salvador deu origem a vários movimentos de revoltas contra o domínio português no Brasil, como a Conjuração Baiana, que tem vários nomes, a saber:  Revolta dos  Búzios ou ainda Revolta do Alfaiates (seus líderes exerciam esta profissão). 

Foi um movimento emancipacionista ocorrido em 1798 (final do  século XVIII), na então Capitania da Bahia. Ao  contrário  da Conjuração ou Inconfidência Mineira de 1789, teve ampla  participação popular: escravos, soldados, alfaiates, pequenos comerciantes..., que queriam fundar a República Bahiense. Seu principal líder foi o médico e filósofo Cipriano Barata.


Influenciados pelas idéias iluministas, republicanas e emancipacionista (libertária) difundidas pela Revolução Francesa de 1789  e debatidas por uma parte da elite culta da cidade (membros da comunidade maçônica Cavaleiros da Luz), que se espelhava na  independência das  Treze Colônias Inglesas, hoje Estados Unidos da América (EUA), e pelo processo de independência do  Haiti no Continente Americano, os revoltosos pregavam a libertação dos  escravos e a instauração de um governo igualitário.   

O movimento teve fim semelhante à Conjuração Mineira de 1789, com seus líderes punidos com a morte pela Coroa Portuguesa, mas deixou marcas na sociedade soteropolitana, e novamente eclodiu em 1821, culminando com a guerra da Independência da Bahia, concretizada em 2 de julho de 1823.


A Região Metropolitana de Salvador


Mapa da Região Metropolitana de Salvador e Municípios Limítrofes 


A Região Metropolitana de Salvador ( " A Grande Salvador" ) é constituída por 13 municípios: Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila,  Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, as Ilhas de Itaparica e Vera Cruz; Salvador. 


Municípios  que fazem limites com Salvador

Lauro de Freitas ( a nordeste), Simões Filho (ao norte), Candeias (a noroeste) Baía de Todos os Santos - Ilhas de  Itaparica e Vera Cruz  (a oeste) Oceano Atlântico (a leste e sul). 

O estado da Bahia, por sua vez,  tem os seguintes limites:  Piauí e Pernambuco - Norte;  Alagoas e Sergipe - Nordeste;  Goiás e Tocantins - Oeste;  Minas Gerais – Sudoeste;  Espírito Santos – Sul e finalmente o Oceano Atlântico a  Leste.


As 18 zonas ou Regiões Político-Administrativas da  Cidade

Apesar da fundação planejada e iniciada no atual Centro Histórico, o crescimento da capital ao longo do tempo ocorreu espontaneamente. Em 2004, uma nova lei do PDDU delimitou as  atuais 18  Regiões Administrativas (RAs), a saber:



Sites Consultados e acessados em 26/03/12 e 24/03/2013

Os movimentos de libertação colonial. Disponível em: 
http://www.fabriciobreve.com/trabalhos/movimentos_de_libertacao_colonial.pdf