sábado, 13 de abril de 2013

Comemorações de Abril: 23 de Abril dia internacional do livro e dos direitos de autor. 18 de Abril dia nacional do livro infantil. 19 de Abril dia do índio.Dia do trabalhador doméstico. Aniversário de Brasilia. Dia da Educação. Dia mundial da boa ação. Conscientização do autismo.



No mês de Abril  comemoram-se muitas datas importantes, como você irá constatar aqui. Primeiro vamos falar sobre o dia mundial do livro e dos direitos autorais.   

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fundada em 26 de Novembro de 1945  com o objectivo de contribuir para a paz e a segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações,   instituiu em 1995 o 23 de Abril como o  Dia Mundial do Livro. 

A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial, com acontecimentos históricos  para o mundo da cultura.  
Foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes, escritor espanhol, autor do famoso livro dom Quixote de la Mancha. Também a 23 de Abril nasceu e morreu  o famoso escritor e dramaturgo  inglês
William Shakespeare

Uma data dedicada a essa celebração serve  para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural e para o respeito às tradições dos povos ao redor do mundo. 



Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor. O que é  

É importante destacar na  festa do livro  a questão do direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor  -  denominações  usadas  para  se referir aos direitos de  autores de  criações literárias, científicas ou artísticas, com o objetivo de  proteger  as obras. 

Direitos autorais  ou direitos de autor são um conjunto  de leis criadas para garantir a circulação e veiculação da produção cultural, seja ela por meio de livros, jornais, discos, filmes ou vídeos. São esses direitos que garantem a artistas e divulgadores instrumentos para recuperar o que foi  investido, além de assegurar o respeito à autoria das obras




O que é protegido ao abrigo da lei  dos direitos de autor?

Alguns exemplos dos tipos de conteúdo protegidos por direitos de autor incluem música, obras artísticas, vídeos, jogos de vídeo, livros e filmes. A proteção de direitos de autor significa que um proprietário de direitos de autor pode controlar determinadas utilizações da sua obra. Ainda mais importante é o fato de esta proteção conferir ao proprietário dos direitos de autor o direito de controlar a cópia, adaptação e transmissão dos seus conteúdos”

clique aqui para ler Plágio e Direito do Autor no universo acadêmico - PUC-Rio


O Livro Digital e o Livro Impresso



Você conhece muito bem o livro impresso, feito de papel. Mas no final do século XX surgiu um novo tipo de Livro. É o  livro digital, também conhecido como livro eletrônico ou  E-book. 

É  um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como: computadores, PDAs, Leitor de livros digitais, a exemplo do Kindle, tablets e até celulares que suportem esse recurso. Os formatos mais comuns de Ebooks são o PDF, HTML e o  Epub.  

Para ler um livro no formato PDF  seu computador precisa  ter instalado o conhecido leitor de arquivos Acrobat Reader ou outro programa compatível; o HTML precisa de um navegador de Internet para ser aberto. O Epub é um formato de arquivo digital padrão específico para E-books. 


Veja o vídeo abaixo, onde a boneca Kika conta a historia do papel 

De Onde Vem o Papel ? Tempo: 4:55 . Série da TV Escola composta de 20 programas de animação apresentada por Kika, uma criança muito curiosa, que procura entender a origem das coisas, de forma acessível e bem-humorada. 

http://www.youtube.com/watch?v=jqty_zMgQRM

terça-feira, 9 de abril de 2013

África e Herança Cultural: histórias, contos e lendas africanas. Lendas dos Orixás, deuses da África. Instrumentos musicais de origem africana





As antigas sabedorias dos povos africanos vêm sendo contadas de boca em boca por sucessivas gerações, percorrendo as diferentes paisagens do continente ou cantadas em praça pública, contribuindo para conservar e transmitir a memória oral  ensinadas como lições de vida  às gerações mais novas.  São histórias de caçadores e agricultores, bruxas e feiticeiros, reis e princesas,  heróis que atravessam a mata para cumprir seus destinos. 


É com o propósito de destacar a importância de se transmitir aos mais jovens valores fundamentais de respeito aos antepassados, à natureza, aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, como pregavam os revolucionários da França de 1789 (Revolução Francesa),  que apresentamos algumas lendas africanas e a força dos tambores que cruzaram o Oceano Atlântico e chegaram ao Brasil. 

Cada país, cada povo, cada região tem suas tradições, seus costumes, sua cultura. As histórias, lendas, danças, artes e maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular.  


Cultura popular são as manifestações dos costumes, crenças e atividades artísticas produzidas pelo povo e passadas  livremente   de geração a geração."  A cultura brasileira é muito rica, porque tem a influência  de vários povos que contribuíram para a nossa formação, como os portugueses, os indígenas e os africanos. 

Iremos contar um pouco da  força da mitologia e a riqueza cultural da África e de seus povos,  destacando   contos e lendas sobre instrumentos musicais de origem africana e lendas dos Orixás,   Deuses da África.


Para melhor compreensão do que iremos estudar, vamos  primeiro tentar  entender os  gêneros textuais: mito, fábula, conto e lenda. Eles fazem parte da literatura popular, a qual  é transmitida oralmente, de geração a geração. Os mitos, histórias, lendas, provérbios e adivinhações  fazem parte da  literatura popular,que é  tão apreciada no mundo inteiro, por diferentes povos. Vamos conhecer  esses gêneros:


1) Mito  não é o mesmo que fábula, conto de fada ou lenda.  Mitos - são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da vida real e  fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles, a exemplo do Mito da Criação do Mundo  (Cosmologia). 

Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses, semi-deuses e heróis para explicar a origem das coisas. Está  relacionado com uma dada cultura e/ou religião e  procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de  criaturas sobrenaturais, como: deuses, semi-deuses e heróis.  

Um dos objetivos do mito, portanto, é  explicar  pela imaginação e pela fantasia, fatos que a ciência não explica. Todos  os povos possuem seus mitos. Alguns assuntos como a criação do mundo, deram origem a  vários  outros, fazendo com que os  vários povos da Terra tenham a  sua própria explicação para a origem do mundo.

Mitologia é o estudo e interpretação do mito e do conjunto de mitos de uma determinada cultura. Exemplos: mitologia grega, mitologia romana, mitologia africana e mitologia egípcia  (do Egito - país situado no Norte da África).

2) Fábula - é uma narrativa  curta que traz uma reflexão sobre os valores humanos,  onde os animais são os personagens principais e os seres humanos podem não estar presentes na história. Na fábula os animais falam, pensam e agem como seres humanos. O objetivo da fábula é transmitir um ensinamento, criticar uma determinada maneira de agir e de se comportar com o outro. Por isso, a fábula sempre  termina  com uma lição de moral. 
Veja no exemplo da fábula a raposa e as uvas, animal que é sempre mostrado como muito esperto. Veja  também o leão e o rato.  
                 
                                                 A Raposa e as Uvas

Uma raposa faminta entrou num terreno onde havia uma parreira cheia de uvas maduras, cujos cachos se penduravam muito alto, bem acima de sua cabeça.  A raposa não resistiu à tentação de chupar aquelas uvas mas,   por mais  que pulasse, não conseguia abocanhá-las.  Cansada de tanto pular, olhou mais uma vez os apetitosos cachos de uvas e disse: ESTÃO VERDES ...
Moral da história: é  fácil desdenhar  daquilo que não se alcança.

O Leão e o Rato

Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo,  quando o Rato suplicou:
- Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua  bondade.
Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo. Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:
- O senhor riu da ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava  receber de mim qualquer favor em troca do seu. Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.
Moral da história: Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados.

                    “Quem conta um conto, aumenta um ponto.”, diz o dito popular.

3) Conto -  é uma narração breve de um acontecimento.   Em geral, não apresenta divisão em capítulos. O conto é curto e direto. Tem estrutura fechada e um número reduzido de personagens. As características a seguir, servem para nos ajudar a identificar esse gênero literário, tão popular.


O conto é uma forma de contar e passar adiante nossas histórias. Narra  um fato inusitado,  ou seja, que não é comum, mas  que pode ocorrer na vida das pessoas. Por isso atrai leitores de todas as idades e níveis intelectuais. Sua linguagem é simples, direta, acessível e dinâmica.  

É uma narrativa linear e curta no  tamanho e no tempo.  As ações se passam em um só espaço,  tem  um único  eixo temático e um conflito. Todas as ações se encaminham direto  para o desfecho final. O primeiro grande contista brasileiro foi Machado de Assis, que se revela no início do Realismo, e seu nome se tornaria consagrado pelo brilhantismo com que dominava as palavras. 


Tipos de contos 

Alguns autores falam de contos alegóricos, os contos fantásticos, os contos satíricos, os contos de fadas, entre outros.
O conto de fada é uma história fictícia, ou seja, não é real,  que traz elementos ou criaturas mágicas (era uma vez...). Os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. É comum o uso de príncipes e princesas. A linguagem é simples e direta possuindo  apenas um clímax. Exs: O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio,  A Lenda do Tambor Africano -  O Sonho    dos Macaquinhos, que  você vai ler  aqui, entre tantos outros que existem.  

4) Lenda-  é uma narrativa  de caráter fantasioso transmitida pela tradição oral de geração a geração, através dos tempos. Na maioria das vezes, as lendas surgem a partir de  acontecimentos  verdadeiros, que procuram explicar pela imaginação fatos  que os seres humanos  não conseguem  explicar pela razão. 

As personagens das lendas nem sempre são seres humanos. Existem elementos da flora (animais), da fauna (plantas) , seres mágicos, monstros, pessoas e seres fantásticos. A principal característica da lenda é ser oral. Não se conhece o  autor dessas narrativas. É cultura popular. Isso explica o porquê de  existir várias versões para uma  mesma história contada em lugares diferentes. 

No Brasil, de norte a sul, há muitas lendas, cada qual com sua tônica regional. São lendas  de origem africana, indígena e portuguesa.  Assim, os costumes, valores e cultura de um povo, podem ser estudados através da análise de suas lendas. Com base nessas leituras, podemos  conhecer  diferentes  visões de mundo que mantém viva a tradição dos povos. 

Vamos agora conhecer um pouco da cultura oral africana, através de  seus contos e de suas  lendas. Bons estudos !


                       Contos e Instrumentos  Musicais de Origem  Africana 

Os  instrumentos  de  origem  africana   têm  uma  alegria  pulsante  em  sua  batida.  Muitas  são  as  lendas  africanas  sobre a origem dos seus instrumentos musicais, que   quando tocam nos fazem   sentir  seu  som  vibrando  em  todas  as  partes  de  nosso  corpo. Vamos conhecer alguns desses instrumentos, começando pelo tambor. 

O tambor é um instrumento musical de percussão, que é formado por um tipo de caixa arredondada vazia, coberta por uma  espécie  de  pele.  Quando  batemos  sobre  a  pele,  produzimos  um  som  interessante,  por  causa  da  vibração  que  a  pele  faz  ao  receber  a  batida.  O conto abaixo, chamado “a origem do tambor”, vem de um país africano chamado Guiné  Bissau e vai nos contar como esse instrumento surgiu.  
             
A Lenda do Tambor Africano: o  sonho dos macaquinhos. Conto africano que vem da Guiné Bissau


Dizem  na  Guiné  que  a  primeira  viagem  à  lua  foi  feita  pelo  macaquinho  de  nariz  branco. Segundo  contam as pessoas,  certo  dia,  os  macaquinhos  de  nariz  branco  resolveram  fazer  uma  viagem  à  lua  para  trazê-la  até  a  terra.  Tentaram  de  todas  as  formas  subir  até  a  lua,  mas  não   tinham  sucesso,  até  que  um  deles,  o menor de todos, teve  a ideia de subirem uns por cima dos outros para tentar chegar à Lua.

Porém, a pilha de macacos desmoronou e  todos caíram, menos o menor, que ficou pendurado na Lua. Esta lhe deu a mão e o ajudou a subir. A Lua gostou tanto dele que lhe ofereceu, como presente, um tamborinho. 
O macaquinho foi ficando por lá, até que começou a sentir saudades de casa e resolveu pedir à Lua que o deixasse voltar.
A Lua o amarrou ao tamborinho para descê-lo pela corda, pedindo a ele que não tocasse antes de chegar à Terra e, assim que chegasse, tocasse bem forte para que ela cortasse o fio. 

O Macaquinho foi descendo feliz da vida, mas na metade do caminho, não resistiu e tocou o tamborinho. Ao ouvir o som do tambor a Lua pensou que o Macaquinho houvesse chegado à Terra e cortou a corda. 
O Macaquinho caiu e, antes de morrer, ainda pode dizer a uma moça que o encontrou, que aquilo que ele tinha era um tamborinho, que deveria ser entregue aos homens do seu país. A moça foi logo contar a todos sobre o ocorrido.  Vieram pessoas de todo o país e, naquela terra africana, ouviam-se os primeiros sons de tambor.

Conheça outros instrumentos  musicais de origem afro-brasileira


AGOGÔ


Instrumento musical de percussão  de origem africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um cone metálico em cada uma das pontas.

Estes cones são de tamanhos diferentes, portanto produzindo sons diferentes que também são produzidos com o auxílio de um ferrinho que é batido nos cones. Também faz parte da "BATERIA" da roda de capoeira. O termo agogô pertence a língua nagô e vem do vocábulo agogô, que quer dizer sino.






O Bongô Africano Artesanal -  é  um instrumento musical do tipo membra-fone  composto por dois pequenos tambores unidos entre si. Em sua forma moderna,  no final do  século XIX chegou a Cuba, sendo tocado nos bailes de salsa.

                                          
                                          GANZÁ (reco-reco do Brasil)


O  ganzá  é  um  dos  instrumentos  mais  conhecidos  de origem  africana.  geralmente  o  chamamos  de  chocalho.  Ele  é  super  fácil  de  fazer  e  tem  um  som  bem  gostoso. 


O CAXIXI


O caxixi é um  instrumento idiofone (o som é provocado pela  vibração) do tipo  chocalho,   originário da  Região do Congo-Angola, África.  Tem o formato de um pequeno cesto de palha  trançada, em forma de  campânula.  

Pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo ou triplo. A abertura é fechada por uma rodela de cabaça.  Tem uma alça no vértice. Possui pedaços de acrílico, arroz ou   sementes   secas na parte interna   para  emitir os sons.   É usado principalmente como complemento do  berimbau.  
Desafio  dos  instrumentos  musicais: faça você mesmo o seu instrumento musical

 Ganzá:  vamos fazer um ? Mãos  à  obra !  

MATERIAL:  2 latas vazias; grãos de milho; fitas adesivas coloridas.

COMO  FAZER  SEU  GANZÁ (Instruções):

Lave  as  latas  e retire  os  rótulos;  seque-as  bem  e  coloque  os  grãos  de  milho  dentro  de  uma  das  latas;  junte a  outra  lata  e  prenda  as  duas  com  fita  adesiva; passe  fitas  adesivas  coloridas  por  todo  o  seu  ganzá,  para  que  ele  fique  bem bonito e bem  alegre. Agora  é  só  chacoalhar  o seu   ganzá -  e  o  corpo também! Vamos lá


Lendas  Africanas  dos Orixás, Deuses da África

 As lendas   aqui  citadas foram catalogadas pelo fotógrafo francês Pierre Verger, que viveu durante  muitos anos na Bahia e viajou por dezessete anos pela África Ocidental. Você poderá ler e conhecer essas lendas no link que iremos disponibilizar. 

Há muitas  lendas africanas que contam as histórias e as aventuras dos Orixás, os deuses da África, como acontece com as aventuras   contadas na mitologia grega e romana sobre os deuses daqueles povos antigos,  que você estuda nos livros de história.  

A  história de Oxum,  as  lendas de Oxossi e de Oxaguian, de Ogum, o deus do ferro.  As origens de Xangô, de Iemanjá e de Obaluaê, enfim.

Conheça agora a lenda de OSSAIN,  o senhor das virtudes das folhas, plantas medicinais e  litúrgicas. 
  
Ossaniyn, Ossaim, Ossãe, Ossain (como se escreve habitualmente) é o Vodun da caça e das florestas e conhece os segredos das folhas. É filho de Nanã com Oxalá. Comanda as folhas medicinais e litúrgicas chamadas de  folhas sagradas, usadas nos ritos do candomblé  que são utilizadas numa mistura especial de nome  abô

Cada Orixá tem a sua folha, mas só Ossaim detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há  axé.  Portanto, sem ela nenhuma cerimônia  religiosa é possível. Vamos conhecer agora  a lenda desse Orixá, deus africano das folhas -  Ossain.
  
OSSAIN, o Senhor das Folhas

Ossain receberá de Olodumaré o segredo das folhas.
Ele sabia que algumas delas traziam a calma ou o vigor.
Outras, a sorte, a glória, as honras ou ainda, a miséria, as doenças e os acidentes.
Eles dependiam de Ossain para manter sua saúde ou para o sucesso de suas iniciativas.

Xangô, cujo temperamento é impaciente, guerreiro e imperioso, irritado por esta
desvantagem, usou de um ardil para tentar usurpar a Ossain a propriedade das folhas.
Falou dos planos à sua esposa Iansã, a senhora dos ventos. Explicou-lhe que, em certos dias Ossain pendurava, num galho de Iroko, uma cabeça contendo suas filhas mais poderosas.

Desencadeie uma tempestade bem forte num desses dias”, disse-lhe Xangô.
Iansã aceitou a missão com muito gosto.

O vento soprou as grandes rajadas,
Levando o telhado das casas,
Arrancando as árvores,
Quebrando tudo por onde passava e,
O fim desejado, soltando a cabaça do galho onde estava pendurada.

A cabaça rolou para longe e todas as folhas voaram.
Os orixás se apoderaram de todas.

Cada um tornou-se dono de algumas delas,
Mas, Ossain permaneceu senhor do segredo de suas virtudes
E das palavras que devem ser pronunciadas
Para provocar sua ação.

E, assim, continuou a reinar sobre as plantas
Como senhor absoluto.
Graças ao poder (axé) que possui sobre elas.
 
Referências. A principal fonte de pesquisa foi o Google. Desativei alguns links que não estavam respondendo, em 22/05/2023
Osanyin ou Ossaim. WikipédiaDisponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osanyin
GRANATIC , Branca; ALMEIDA, Vera.  Linguagens em sintonia, língua portuguesa.  Ed scipione, 5ª série/6º ano., páginas 70 a 74.

Todas as Imagens são  do Google, bem como a maior parte das pesquisas do presente conteúdo.  

Última atualização em 22/05/2023, ás 11:56 da manhã, quando apaguei vários links pesquisados, pois  não estavam mais disponíveis. 

Pesquisei tudo pelo google, quando postei à época. Sou Professora de Cultura Afroindígena, da Rede Pública Estadual da Bahia.  Qualquer contestação dos conteúdos aqui trabalhados,  estou às ordens. Obrigada.