terça-feira, 20 de novembro de 2018

Reflexão Histórica Marca Comemoração do 20 de Novembro 2018 no Colégio Est. R. Serravalle




Na foto, alunos do 2o. ano "E",  as Professoras  Silvia ( Matemática- em pé, 2a. à esquerda, roupa jeans), Marcília (História, abaixo, de saia e blusa azuis) e Cleide Prata (Química, penúltima à direita, de vestido azul), após a brilhante apresentação da turma, sob o tema: ...

A Comunidade Escolar do Colégio Estadual Raphael Serravalle cumpriu a tradição em mais uma celebração do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, em que o herói negro, Zumbi dos Palmares,  recebe a gratidão dos afrodescendentes brasileiros. 

Com muito apreço e gratidão,  destacamos que  o encerramento da festa  contou com a brilhante apresentação do Coral Sinfônico da Polícia  Militar da Bahia, que brindou a todos com um repertório de memoráveis clássicos da música popular brasileira e internacional. 

Os vencedores do Concurso  Casal Beleza Negra foram:  a aluna do 2o. ano "C", Keli Santos e o aluno Vanderson Nascimento, do 1o. ano "L". Parabéns!   Parabéns à Professora Marcília Schitini (História), que liderou o Projeto, com muito entusiasmo e brilhantismo ! 
  
Faixa em Homenagem a Personalidades Negras de Destaque, em Diferentes Áreas e Partes do Mundo, de autoria do aluno..., 1o. ano ...

Alunos do 1o. ano "K", com o estudante  Erick em destaque.  A  turma falou sobre entre outros pontos, da  Revolta dos Malês, um levante de escravos,  ocorrido na cidade de Salvador, capital da Bahia, em janeiro de 1835. Tem esse nome por ter sido organizado por negros de origem islâmica.


A turma "K" decorou a sala com importantes desenhos alusivos ao 
Dia da Consciência Negra


 Professores assistindo a apresentação da turma "K", que tem como Professor de História, Adriano Pontes, que ficou orgulhoso com o desempenho brilhante da turma. A Professora Silvana Guimarães, Coordenadora Pedagógica, marcou presença, como sempre (a loura, de vestido preto e branco).


Os alunos do 1o. ano "H" fizeram uma belíssima apresentação 

Os alunos Bruno Oliveira e sua linda partner, Isabela Ferreira, do 1o. Ano "I",  no  Concurso Beleza Negra. Lindos ! Parabéns! 

Alunos do 1o. ano "L": fundamentação histórica e dança de capoeira, sob a orientação do Professor de História, Adriano Pontes,  numa apresentação impecável.


O aluno Kilder Passos, do 1o. ano "J", na apresentação do Musical, "A Pequena Sereia",  no papel do personagem  Ursúlo, o Bruxo do Mar, um dos mentores do projeto, que teve sua culminância no dia 22 de Novembro.  A apresentação inaugurou um novo evento no calendário da escola. e foi muito elogiado por todos que assistiram.  Kilder mostrou seu talento extraordinário para o teatro. 
Parabéns a todos os  mentores do projeto e aos participantes! Muito bom! 


Os alunos do 2o. ano "D" montaram uma mesa com iguarias de origem africana, para que os professores degustassem, enquanto acompanhavam a discussão do tema da turma: ...


Os alunos do 2o. ano "B" posam para foto após brilhante apresentação da turma. 


Aluna na surpreendente apresentação do 2o. ano "E", que montaram um Museu,  mostrando a importância do povo negro  para o  sucesso do Império Português,  e do desenvolvimento do Brasil, graças ao conhecimento dos africanos na agricultura tropical, na metalurgia e outras áreas, que  os europeus e  os índios não dominavam. 


Os alunos deram destaque, com muito brilhantismo e fundamentação teórica,  à luta dos negros por seus Direitos Civis no mundo, principalmente nos Estados Unidos (EUA), destacando as décadas de 70, 80, 90 e 2000, no Brasil.


Final apoteótico da apresentação da turma "E", com as Professoras Eli (Espanhol, última à direita, de calça Jeans e óculos),  Professoras Cleide, Silvia, Marcília,  Lúcia Serafim (Geografia) e Liliane Ramos (Educação Física, acima).


Apresentação brilhante dos alunos do 2o. ano "G", com a temática: Nossa ancestralidade, abordando a miscigenação do povo brasileiro


Os alunos  José Bernardo (acima) e Gabriel Ângelo (abaixo), do 2o. ano "G", na brilhante apresentação sobre a Origem Étnica do povo brasileiro. 


Os alunos brindaram a todos com os deliciosos sabores da culinária baiana, de origem africana. Que maravilha! 


A turma "G" posa feliz para foto, após a apoteótica apresentação. 

Parabéns a toda comunidade escolar, pelo brilhante trabalho!