sábado, 15 de outubro de 2011

15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR. ORIGEM HISTÓRICA DA CELEBRAÇÃO


A origem histórica das comemorações do Dia do Professor no Brasil, remonta ao século XVIII, quando no dia 15 de Outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila, o Imperador D. Pedro I, baixou o Decreto - Lei Imperial que instituiu a primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar (atual ensino fundamental), que promoveu a descentralização do ensino, a admissão e remuneração de professores, currículo mínimo etc. O decreto dizia que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". 

Em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor, quando na cidade de São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, quando o período letivo do segundo semestre se estendia de 01 de junho a 15 de dezembro, e apenas 10 dias de férias, quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para aliviar o cansaço. 

Um dos professores, Salomão Becker, sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Estava lançada a ideia que se espalhou pelo país. 

A celebração foi nacionalmente oficializada como feriado escolar pelo Decreto Federal Nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, assinado pelo então Presidente da República, João Goulart, o qual define a essência e razão do feriado nos seguintes termos:

 “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Vídeos que sugerimos para celebrar a data, a exemplo do tão tradicional, ao Mestre Com Carinho (To Sir, with love), com Sidney Potier.  Para assistir  o vídeo clique aqui
Versão em português com Elina (letra e vídeo)         Clique aqui 
VÍDEO: Dia dos Professores
http://www.youtube.com/watch?v=_h5YZrfRRc4&feature=fvwrel

Dia do Professor em outros países:

País
Data de comemorarão
1-Unesco: World Teachers’ Day
5 de outubro
2-Estados Unidos (Teacher’s Day)
primeira terça-feira do mês de maio;
3-México
15 de maio
4-Chile
16 de outubro
5-Tailândia
16 de janeiro;
6-Paraguai
30 de abril
7-Argentina
11 de setembro
8-Uruguai
 22 de setembro
9-Índia
 5 de setembro
10-China
10 de setembro
11-Taiwan
28 de setembro


Unesco- É uma das agências das Nações Unidas (ONU) para incentivar a cooperação técnica entre os Estados membros. A sigla  significa: Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Foi  criada em 16 de novembro de 1945,  logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com o objetivo de contribuir para  a paz, os direitos humanos  e a  segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações com base na "solidariedade intelectual e moral da humanidade".   Outro  objetivo da organização é reduzir o analfabetismo no mundo, e contribui para isso financiando a formação de professores, e criando escolas em regiões de refugiados.
A Unesco colabora para a formação de professores e contribui para a construção de escolas e à doação de equipamento necessário para o seu funcionamento, além de promover atividades culturais para as comunidades valorizarem seu patrimônio cultural através da preservação das entidades culturais e tradições.
Leia o decreto na íntegra:
                                                   Presidência da República

DECRETO PRESIDENCIAL No 52.682, DE 14 DE OUTUBRO DE 1963:  Declara feriado escolar o dia do professor

        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, usando das atribuições que lhe confere o item I do artigo 87 da Constituição Federal,
        DECRETA:
        Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar.
        Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.
        Art. 3º Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias.
        Art. 4º Êste Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
        Brasília, 14 de outubro de 1963; 142º da Independência do Brasil; 75º da República.
JOÃO GOULART
Paulo de Tarso