sábado, 7 de setembro de 2013

12 de Outubro Dia da Criança. Conto de Fada A Princesa e a Ervilha. Música, vídeo e apresentação teatral com o tema. Biografia de Hans Christian Andersen





















A princesa e a ervilha é um dos primeiros contos de fadas do escritor 
 dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado em 1835. 

A historinha simples pode ser adaptada para uma apresentação teatral destinada ao público infanto-juvenil.  Terá  um narrador e os seguintes personagens: o príncipe, a princesa, o rei e a rainha. 
Sugerimos  este belo conto de fada para ser apresentado no 15 de Outubro, Dia da Criança.



 Origem do Dia da Criança  no Brasil. Por que comemoramos o 12 de Outubro 

No Brasil a data foi oficializada pelo Presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, mas somente em 1961 a data passou a ser comemorada de fato, por  iniciativas de fabricantes  e comerciantes de brinquedos. 

Muitos países comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro, pois a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças.  Nessa data foi aprovada a Declaração dos Direitos das Crianças, que estabelece, entre outros direitos, que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.


Conto de fada: a princesa e a ervilha


Era  uma vez um príncipe que queria se casar com uma princesa, de verdade. Então se dedicou  a procurá-la no mundo inteiro, mas  todas que via apresentavam algum defeito.  Triste, o príncipe  regressou ao seu reino  desejoso de encontrar  uma princesa verdadeira. 

Certa noite, caiu uma  terrível  tempestade. Trovejava e chovia a cântaros. Derepente, bateram à porta do castelo, e o rei foi pessoalmente abrir. No umbral havia uma princesa. Mas, Santo Deus, como estava encharcada ! A água escorria por seu cabelo e roupas. Seu sapato estava desmanchando. 

Apesar disso, ela insistia que era uma princesa real e verdadeira. "Bom, isso vamos saber logo", pensou a rainha-mãe. E, sem dizer uma palavra, foi ao quarto, tirou toda a roupa de cama e colocou uma ervilha no estrado, em seguida colocou vinte colchões sobre a ervilha, e sobre eles vinte almofadas feitas com as plumas mais suaves que se pode imaginar. Ali teria que dormir toda a noite a princesa.

Na manhã seguinte, perguntaram-lhe como tinha dormido.


-Oh, terrivelmente mal! - disse a princesa. Não consegui fechar os olhos toda a noite. Não sei o que havia nessa cama ! Encostei-me em  algo tão duro que amanheci cheia de dores. Foi horrível !

Ouvindo isso, todos compreenderam que se tratava de uma verdadeira princesa, ja que havia sentido a ervilha através dos vinte colchões e vinte almofadões. 

Só uma princesa podia ter uma pele tão delicada. E assim o príncipe casou-se  com ela, certo de que ela  era uma princesa de verdade. 


A  ervilha foi enviada a um museu onde pode ser vista, a não ser que alguém a tenha  roubado.




Adaptada da fonte abaixo, que traz outras histórias para você conhecer: 


Conheça a Biografia de  Hans Christian Andersen  (1805-1875)


 Hans Christian
Autor de histórias infantis nasceu  na Dinamarca, país situado na Península Escandinávia, norte da Europa.   Era filho de um sapateiro e uma lavadeira, o que levou Andersen a ter dificuldades para se educar. 

Sua maior obra foram os contos de fadas. Em suas histórias Andersen buscava sempre passar padrões de comportamento que deveriam ser adotados pela sociedade, mostrando  os confrontos entre poderosos e desprotegidos, fortes e fracos.

Entre  seus  contos mais conhecidos destacam-se:  A Princesa e a Ervilha, O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Polegarzinha, A Pequena Vendedora de Fósforos, dentre outros, que foram  adaptados para o cinema, o teatro, a televisão, o desenho animado, etc.
Sua família morava num único quarto, onde o pai estimulava  suas fantasias e o dom criativo, contando-lhe histórias.  Apesar das dificuldades, ele aprendeu a ler desde muito cedo e adorava ouvir histórias.   Em 1816, seu pai morreu e ele, com apenas 11 anos de idade, precisou abandonar a escola, mas já demonstrava aptidão para o teatro e a literatura.
A infância pobre deu-lhe   a chance de conhecer os contrastes de sua sociedade, o que influenciou bastante as histórias infantis e adultas que  escreveu.    Entre 1835 e 1842, Andersen lançou seis volumes de "Contos" para crianças.  Continuou escrevendo contos infantis até 1872, chegando à marca de 156 histórias. 
Em 2003 foi lançado o filme A vida num conto de fadas (no original em inglês, Hans Christian Andersen: My Life as a Fairy Tale), no qual foi romanceada sua vida, mesclando trechos de seus contos com sua vida real.

Graças à sua contribuição à literatura para  o público infanto-juvenil,  a data de seu nascimento, 2 de abril, é hoje o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. O  mais importante prêmio internacional do gênero leva seu nome.


.

Veja a bela historia em vídeo

Quintal da Cultura - A Princesa e a Ervilha. Duração: 10:45 minutos 

  Música - A princesa e a ervilha: festa no reino 


Essa foi a nossa história,
De príncipe, amor, fadas e mais
Reis , princesas e rainhas,
Criadas e lacaios legais
Toda corte é só alegria
No nosso mundo de fantasia
E o reino em festa só queria
Felicidade , amor e magia
Sonhar agora não custa nada
Nesse mundo encantado
Até a ervilha quem diria
Casou princesa com seu amado
Em cada coração um sonho de criança
A gente pede, grita, brinca, pula, canta e dança
Onde está a felicidade? você viu, você tem?
Onde está a felicidade? você viu , você tem?
A felicidade está longe, ou pertinho de alguém
A felicidade não se vê, ou está dentro de você


Fonte da letra: http://letras.mus.br/marcos-assumpcao/a-princesa-e-a-ervilha--festa-no-reino/
 Autor: Marcos Assumpção       Estilo:Infantil   Gravadora: Tratore   Ano: 2010

 

Clique no link para ouvir e baixar a música:    

http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/marcos-assumpcao/a-princesa-e-a-ervilha---festa-no-reino/2449878


Atividades de Interpretação do texto


1. Dê seguimento à história. Escreva um pequeno texto coletivo, envolvendo todos os colegas da classe,  contando  o que pode ter acontecido depois do casamento  dos príncipes.
2. Que personagens aparecem no conto “A princesa e a ervilha”?
3. Quais são os personagens que ajudam o príncipe a encontrar uma verdadeira princesa?
4. Quem  teve a ideia de colocar uma ervilha embaixo de vários colchões?
5. De acordo com o texto, qual o perfil de uma  mulher para  ser considerada uma verdadeira princesa?
6. Como surgiu o Dia da Criança no Brasil 
7.  Por que alguns países comemoram a data  no 20 de Novembro ?


Referências
Biografias de Hans Cristian Andersen
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u692.jhtm

Letra da música

Projeto contos de Fadas. A Princesa e a Ervilha

Vídeo  Quintal da Cultura - A Princesa e a Ervilha

Portal da Família. Como surgiu o Dia da Criança. Disponível em: