segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Novembro Negro na Rede Pública. Salve o 20 de Novembro ! Alunos do Serravalle Celebram o Empoderamento do Povo Negro no Brasil



A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu   o Novembro Negro – com Projetos nas escolas estaduais que destacam O PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL, com culminâncias nas unidades escolares de todo o estado, até o dia 24/11, conforme publicado sexta-feira, 17/11/2017, por sua Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

Achei a iniciativa da mais alta importância, considerando o perfil do povo da Bahia, que tem cerca de 90% de sua população com ascendência na África. É de assustar e lamentar como o racismo tem se acentuado na Bahia e no Brasil, com os crimes e os assassinatos contra o povo negro crescendo assustadoramente. 

O que mais entristece é constatar a negação e o desprezo às origens africanas, daí a importância de se trabalhar nas escolas de todos os níveis, e em todos os setores sociais, questões ligadas a um tema tão oportuno e tão caro – O PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL.


É muito grave a perseguição às religiões de matriz africana, o que não ocorre com nenhuma outra. Na Índia são adorados milhares de deuses, tal como sempre ocorreu ao longo da história humana.   À exceção dos Judeus (Hebreus), que criaram o Monoteísmo (crença em um único Deus), todos os povos antigos eram Politeístas, ou seja, adoravam a vários deuses. 

Nenhuma religião tem seus deuses taxados de demônios, como se faz no Brasil com os deuses  (Orixás) africanos, uma herança maldita do regime escravista,  aqui introduzido pelos europeus.  O objetivo é desqualificar a cultura africana, humilhar seu povo, para tê-los sob domínio, em condições inferiores. 

Sou Batista, criada   à luz do Evangelho, mas na condição de Licenciada e Bacharel em História, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma instituição  mantida com dinheiro público, tenho o dever de me posicionar  radicalmente  contra  tal absurdo.   

Como fazemos todos os anos, a Comunidade Escolar do Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador/Bahia, aderiu com um projeto significativo, no trabalho com os alunos sobre o 20 de Novembro Dia da Consciência Negra, onde se homenageia o herói negro Zumbi dos Palmares.  

Cada turma ficou encarregada de representar um país da África, com um casal empunhando a bandeira do país; produção de stands, cartazes, coreografias, poesias... destacando a África, o berço da humanidade e "Mãe" da maioria dos habitantes da Bahia e do Brasil. 

Foi emocionante ver os alunos declamando poemas e poesias compostas por eles, exaltando a África, a dignidade e o orgulho do povo negro,  o combate ao racismo... Parabéns a todos os envolvidos! Foram todos brilhantes!


Veja a postagem na íntegra. Clique no link abaixo

Novembro Negro na Rede Pública. Salve o 20 de Novembro ! Alunos do Serravalle Celebram o Empoderamento do Povo Negro no Brasil