quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Gêneros e Produção Textuais: convite, rimas, charges, poemas


       CONVITE
 Existem vários tipos de convites:  para  festas de  casamento, aniversário, formatura, desfiles, palestras, shows, festas e eventos da escola etc. O convite tem os seguintes elementos:  1) Nome da pessoa que está sendo convidada; 2) Data,  horário e local do evento; 3) Tipo de comemoração; 4) Nome da pessoa ou instituição que está  enviando o  convite;  5) Em alguns casos, o tipo de traje  a ser usado pelo convidado na ocasião.  
Junte quatro colegas, escolha um evento  e produza um convite bem bonito e criativo.  


CHARGES 

Charge – é um desenho humorístico ou crítico, ou uma pequena história em quadrinhos, encontrada em jornais, revistas, livros, sites sobre  algum acontecimento atual. O termo charge vem do francês charger que significa carga, exagero ou, até mesmo ataque violento.
Pode ser apresentada com ou sem legenda, ou balão.  Possui um ou mais personagens, geralmente  desenhados seguindo o estilo de caricaturas, e podem retratar assuntos do cotidiano,   política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo etc, de forma satirizada. É preciso ser muito bem informado para desenhar charges.
Pesquise charges em revistas, jornais, sites. Recorte e cole no seu caderno. Diga em uma frase o que você achou do  assunto tratado nas charges pesquisadas. 


RIMAS 
Rima é a repetição de uma série de sons,  geralmente no final de um verso. Trata-se de uma técnica muito utilizada na poesia. A rima é um recurso  antigo na história  da humanidade,  e teve grande destaque na poesia da  Idade Média.  Duas ou mais palavras  têm sons semelhantes nas últimas sílabas,  reforçando as simetrias nos versos.
Quais as rimas que você conhece ? Pesquise as rimas que  seus colegas e familiares conhecem. Leia em voz alta,  o poema Retrato de Pato, de Mário Quintana, um poema composto com  palavras que rimam. Crie suas próprias rimas.  Sucesso ! 

POEMAS 

Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia. Apresenta-se  em forma de versos e estrofes com rima e ritmo, ou  em prosa,  com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.  A prosa poética tem o caráter de poesia devido ao efeito emocional provocado pela linguagem. 
A palavra "poema" deriva do verbo grego "poein" que significa "fazer, criar, compor". A literatura grega teve grande importância nas composições literárias de várias épocas e culturas. Um poema pode  falar sobre vários temas, porém os mais comuns são: amor, valorização da natureza, tema épico (histórico,  feitos heroicos) etc. Leia o poema abaixo, do escritor  e jornalista brasileiro, Mário Quintana (1906-1994), nascido na cidade de  Alegrete, Rio Grande do Sul. Observe as  palavras que rimam de forma inteligente e bem humorada.    Você conhece outro poema? Escreva no seu caderno. 

Poema Retrato de Pato   -    Mário Quintana  


O pato ganhou sapato

Foi logo tirar retrato.

O macaco retratista

Era mesmo um grande artista.

Disse ao pato: "Não se mexa,
Para depois não ter queixa"


Olhe pra cá direitinho:

Vai sair um passarinho.

O passarinho saiu,

Bicho assim nunca se viu.

Com três penas no topete

E no rabo apenas sete.


E como enfeite ele tinha

Um guizo em cada peninha.

Pousou no bico do pato:

- Eu também quero retrato!

No retrato saio só eu,

Pra mandar a minha vó!

A discussão não parava

E cada qual mais gritava.

Passa na rua um polícia.

"Uma briga? Que delícia!

Entra como um pé de vento

Prende tudo num momento.




Autor: Mário Quintana       Livro:  Pé de Pilão     Ed. Ática


POEMA  FICA SEM PRE UM POUCO DE PERFUME ...

Veja esse outro poema musicado, baseado no provérbio chinês: fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece flores. Veja o vídeo gospel  no site Vagalume, abaixo

Fica sempre um pouco de perfume
Nas mãos que oferecem rosas
Nas mãos que sabem ser generosas
Dar o pouco que se tem a quem tem menos ainda
Enriquece o doador, faz sua alma  ainda mais linda
Dar ao próximo alegria parece coisa tão singela
Aos olhos de Deus porem é das artes a mais bela.          
[Repete mais 1x]

 http://www.vagalume.com.br/vansan/um-pouco-de-perfume.html#ixzz2cKOrQXLJ

 Conheça outros gêneros textuais muito interessantes  nos nossos  blogs: Loucos por Tecnologias e Serravalle na África do Sul (este).


Gêneros Textuais: Carta, Bilhete, Email, jornal, anúncio, propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio. Produção textual

http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2013/08/generos-textuais-carta-bilhete-email.html

África e Herança Cultural: histórias, contos e lendas africanas. Lendas dos Orixás, deuses da África. Instrumentos musicais de origem africana

http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2013/04/heranca-cultural-africana-historias.html
Veja também:     As Fábulas: de onde elas vêm ? A galinha dos ovos de ouro. A Cigarra e a Formiga. O tigre e a raposa
http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2013/08/as-fabulas-as-fabulas-sao-narrativas.html

Folclore brasileiro: literatura de cordel. Dramatizações com as lendas da Vitória-Régia e da Matinta Perêra

Referências:
Retrato de Pato      http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=197
Charge                 http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge
Poema               http://www.significados.com.br/poema/
Conceitos de rimas   http://queconceito.com.br/rima

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Gêneros Textuais: Carta, Bilhete, Email, jornal, anúncio, propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio. Produção textual


Sugestões de atividades com gêneros textuais e produção textual pelos alunos
Toda forma de linguagem é comunicação, neste sentido, as Diretrizes Curriculares/2007 apontam três práticas no estudo da língua portuguesa: a oralidade, a escrita e a leitura, tarefas de todas as áreas. Valorizar recursos  orais ou escritos,  alternar  atividades, ajudam o aluno a se  instrumentalizar  para  escolhas que respeitem as variantes linguísticas de uso formal do vernáculo,  nas práticas sociais. 
A variação linguística refere-se às inúmeras manifestações e possibilidades da fala, presentes nos distintos  papeis sociais: de pai, mãe, filho, avó, tio, professor, autoridades. Num diálogo entre mãe e filho, avós e netos, por exemplo, verificamos características linguísticas que marcam esses papeis. Esta variação pode ser trabalhada nos textos apresentados  aos alunos, abordando a relação entre  geração mais velha /geração mais nova, por exemplo, com a utilização da linguagem formal e informal. 
É importante trabalhar a noção do valor social atribuído a essas variações, e ajudá-los a construir  posturas não-preconceituosas em relação a  usos linguísticos distintos dos seus.   É com estas perspectivas que sugerimos  os gêneros textuais abaixo, para os nossos colegas.Outra postagem com outros gêneros virá. Aguardem!


Objetivos: 1)  Desenvolver o gosto pela leitura e produção de textos; 2)  aprender a produzir  textos nas  linguagens oral e escrita, individual e     coletivamente; 3)  identificar as diferentes formas de linguagens: oral, escrita, audiovisual.
Público alvo: alunos do ensino fundamental e médio. Duração: todo o período letivo.
Conheça os gêneros textuais abaixo:  bilhete, carta, E-mail, anúncio, 

propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio

Sempre que escrevemos para alguém que está distante de nós estamos nos correspondendo. Há varias formas de correspondência:o  bilhete, a carta, o telegrama,  o Email,  que em inglês significa correio eletrônico,  que é um tipo de  correspondência feita através do computador.
Você  conhece  o  bilhete, a carta... ?  Quer  aprender a   escrever ?  Eles  envolvem  o remetente (a pessoa que está enviando)  e o destinatário  (a pessoa que vai receber). Vamos conhecer. 
I) A  Carta -  escrevemos o local e a data na primeira linha; uma saudação na segunda; a partir da terceira  o assunto , que é livre, pois geralmente depende do que você deseja comunicar. O tamanho do texto  pode  ser médio ou longo. Portanto, a carta tem:     
-Local e dada:            Salvador, Bahia, 05 de Agosto de 2013
-Saudação ao destinatário:         Querida mana Jô,               
-Assunto:    Aqui,  tudo em paz, graças a Deus, embora faça muito calor. Como está você  e todos aí,  em São Paulo? Esperamos que estejam com saúde. Lu está noiva. Graças a Deus vai desencalhar. kkkk !  Zeca comprou uma casa. Está muito feliz. Vai se mudar na próxima semana. Lucas comprou uma bicicleta e João arrumou emprego. Mamãe e papai estão muito alegres e querem que você venha no Natal. Todos nós queremos. Sem mais,  no momento.  
-Despedida:  Lembranças a todos aí.
Assinatura do  remetente: Bjs, Karina.
Agora, preencha o envelope: coloque na frente  o nome completo do destinatário, ou seja, a pessoa que vai receber a carta;  o endereço completo dela (rua, número, bairro, cidade, estado, país e o CEP - código de endereço postal) .  Atrás do envelope coloque o  endereço  completo do remetente ( quem está enviando a carta): rua, número, bairro, cidade, estado, país, CEP. Vá ao  correio para enviar.  Leve o dinheiro. Veja a frente e o verso de um envelope (destinatário na frente e remetente no verso,  atrás). 

Produzindo  um texto: com a ajuda da professora,  experimente escrever cartas entre os colegas. Escolha para quem você vai escrever. Troque os endereços. Dirija-se ao Correio e coloque as cartas. Veja se as cartas  chegam  aos destinatários. 

II - O Bilhete -  o bilhete é uma mensagem curta e informal,   que recebemos ou enviamos para pedir, agradecer, oferecer, informar,  desculpar ou perguntar algo a alguém.  
Num bilhete temos:
1 –   Destinatário: Nome de quem receberá o bilhete.
2 –   Saudação:    3 –   a Mensagem (assunto)   4 –   Despedida
5 –   Remetente: Nome de quem mandou o bilhete      6-   Local e  Data.
Deve-se colocar o nome do destinatário (quem irá receber)  e do emissor (quem está enviando).  Lu  recebeu o seguinte bilhete de Karina: 
Oi Lu,  tudo bem?     (saudação e destinatário)                      
Hoje é o aniversário de Jô. Faremos uma surpresa para ela.  Combinamos de nos encontrar na casa de Karol, depois da aula. Esteja lá, viu ?   ( a mensagem)
 Beijos !  Karina ,  12/08/13  (despedida, remetente e data).

 Produzindo  um texto

 Se você fosse  Lu,  o que  responderia? Escreva  um  bilhete-resposta no  seu caderno.
Veja esse outro bilhete. Leia com atenção e depois responda as perguntas.

Destinatário

Corpo do texto
(assunto)

Despedida
Remetente
Local e data
Zeca,
Fui à casa da vovó Lili. Ao levantar-se, por favor, arrume seu quarto, escove os dentes, lave o rosto e tome seu café. Volto antes do meio dia.
Beijinhos
Mamãe.
Salvador, 12/08/13
Praticando: Responda:1)  Quem escreveu o bilhete (remetente)?     2) Para quem foi escrito (destinatário)?  3) Qual o pedido do bilhete (assunto)? Como foi a despedida? Quando e onde foi escrito o bilhete? (local e data). 
III - O Email: (é uma palavra de origem inglesa. E= eletrônico; mail = correio. Correio eletrônico).  É um gênero eletrônico escrito através do computador,  com a ajuda da Internet,  cujas características lembram as de bilhetes e cartas, embora possam transmitir qualquer mensagem.
 A praticidade é uma grande vantagem deste gênero textual. Você tem E-mail ? Comunica-se por Email ? Gosta ? Qual a sua opinião ?

Os Carteiros 

                                                                         
Abrir uma carta,
o coração batendo,
é precioso ritual.

O que terá dentro?
Um convite, um aviso,
uma palavra de amor
que atravessou oceanos
para sussurrar em meu ouvido?

São como conchas as cartas,
guardam o barulho do mar,
o ar das montanhas.

Para mim os carteiros
são quase sagrados,
unicórnios ou magos
no meio dessa vida barulhenta.


Autora: MURRAY, Roseana. Artes e Ofícios. São Paulo: FTD, 1990. p.50.

Praticando: 1. Você gostou dessa poesia sobre os carteiros ? Quem é a autora ? 2. Como a autora descreve as cartas ?  3. Como ela descreve os careteiros ? 4. Entreviste um familiar, um amigo, um colega. Pergunte: 
a) Você gosta de receber cartas? Você as recebe?
b) O que é melhor: receber uma carta ou um telefonema? Por quê?
c) Quando você recebe uma carta, o que sente?

IV - Jornal - é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que aconteceram no lugar onde moramos, no nosso Estado, no nosso país e no mundo.

Você sabe ler um jornal? - Às vezes usamos um jornal para fazer pesquisas e trabalhos e nem sabemos como manuseá-lo, como encontrar as notícias. Existem jornais de diversos tipos, mas todos eles têm formas parecidas: páginas soltas, encaixadas umas às outras. 

É preciso manuseá-los com cuidado para não desmontá-los. Escolha um jornal publicado na  sua cidade. Leia os jornais e as revistas da biblioteca da escola.   Observe: Nome do jornal ou da Revista.  Data de publicação.  Número de páginas e cadernos do jornal.  Número da Edição. 

V - Anúncio- Quando queremos comprar, vender, encontrar alguma coisa, escrevemos um anúncio. O anúncio pode ser escrito ou falado. Ele pode aparecer em jornais (classificados), revistas, folhetos, cartazes de rua, na televisão, no rádio e até no cinema. Nem todos os anúncios são confiáveis. Existem anúncios falsos, que escondem o mal que o uso de um produto pode causar.


Pratique:  Recorte e cole um anúncio no seu caderno. Avalie e dê sua opinião sobre o anúncio que você escolheu. 1) Que produto está sendo anunciado?  2) Que palavras são importantes para chamar a atenção sobre o produto 3) Você compraria esse produto? Por quê?  4) O anúncio é confiável? Por quê? 

VI -Propaganda ou Publicidade ou Peça Publicitária 

Propaganda é o conjunto  de técnicas destinadas a influenciar opiniões. É desenvolvida por meio de veículos de comunicação e pode falar sobre  idéias, produtos ou serviços.  Observe a propaganda, abaixo e responda:

a) Qual é o serviço anunciado?
 b) E o  público-alvo do anúncio? (a quem se destina); 
c) qual  o veículo de comunicação  usado para a divulgar o serviço? 
Para se criar uma propaganda, temos de observar os seguintes itens:

1) Púbico-alvo ( a quem se destina); 2) Qual  o produto a ser oferecido? 3) Qual veículo de comunicação será usado? 4) Que linguagem será utilizada? (formal, impessoal); 5) Tempo disponível (TV e rádio) ou espaço  na imprensa escrita - quantos caracteres). 6) Criação de um slogan (frase marcante e de fácil memorização que mostra as qualidades de um produto ou de um serviço). 
Ex: Bom e barato,  é aqui ! 

VII - Outdoor -  é um  cartaz  enorme que anuncia produtos, eventos, ideias. São colocados em locais de muita visibilidade e movimentação: ruas, avenidas, rodovias. 
No outdoor tem  o nome do anunciante, o endereço, o tipo e a data da promoção ou do  evento.

A palavra outdoor é de origem inglesa. Out= fora, do lado de fora, na rua; door = porta. Entretanto, a palavra em inglês para qualquer propaganda (painel, letreiro luminoso, letreiro em parede, muro etc.) exposta ao ar livre, é billboard.  

Mas os brasileiros usam a palavra outdoor para essas  propagandas ao ar livre.  Observe o modelo acima.   O que  você anunciaria no  seu outdoor  Escreva o anúncio no caderno, com o título: Meu outdoor. Sucesso ! 
VIII - Biografia  - é a história da vida de uma pessoa,  e relata vários momentos marcantes de sua existência.  Leia a biografia do líder negro Nelson Mandela. Ele foi  o primeiro Presidente negro da  África do Sul, um país racista, onde os negros eram muito maltratados. Veja neste blog  sua biografia. 


Filmes sobre a vida de Mandela. 18 de Julho, Dia Internacional de Nelson Mandela. Poema A Canção dos Povos


IX A bula de remédio - tem a intenção de fornecer ao paciente  informações  sobre o medicamento que ele está usando. Ela vem junto com a caixa  do remédio. Traz sua  composição, contra-indicações, dosagem, reações, precauções e outras informações do medicamento. Conheça o remédio que você usa. Leia sempre  sua bula. 

Faça uma revisão dos textos que você escreveu. Siga:  Orientações para Produção de Texto, CJK AULA DE REDAÇÃO Profª Andréia Cristina Berretta. Clique no link:
http://www.slideshare.net/profdeia/orientaes-para-produo-de-texto-6712223

Amplie seus conhecimentos. Veja também:

Gêneros e Produção Textuais: convite, rimas, charges, poemas



Site Consultado 
Portal do Professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014231.pdf
Imagens do Google