sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Homenagem a Todas as Crianças: a menina Malala Yousafzai é a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2014, junto com Kailash Satyarthi, que combate o trabalho infantil

"Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo."

"A educação é a única solução. A educação em primeiro lugar".


"Vamos pegar nossos livros e canetas, eles são as nossas armas mais poderosas".   
"Nossos livros e nossos lápis são as nossas melhores armas".

"Para mim, o melhor modo de lutar contra o terrorismo e o extremismo é fazer uma coisa simples: educar a próxima geração". 
"Acredito que alcançarei este objetivo porque Alá está comigo, Deus está comigo e salvou a minha vida".
"Vou ser política no futuro. Quero mudar o futuro do meu país e quero que a educação seja obrigatória".
"Eu espero que chegue o dia em que o povo do Paquistão seja livre, tenha seus direitos, paz e que todas as meninas e crianças vão à escola".Malala Yousafzai.
 Malala e Kailash Satyarthi Vencem o Nobel da Paz 2014
O Prêmio Nobel da Paz de 2014 foi anunciado nesta sexta-feira, 10 de Outubro, pelo Comitê Nobel, contemplando dois militantes dos direitos das crianças: a menina paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, e o indiano Kailash Satyarthi, de 60 anos, no valor de  $1,1 milhão de dólares

Ao anunciar os vencedores, o Presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Thorbjoern Jagland, disse que Malala e Satyarthi foram recompensados pela luta contra a opressão de jovens e crianças e pelo direito à educação. “As crianças devem ir à escola e não serem exploradas no trabalho”,  disse. 
Quem é Malala Yousafzai
A paquistanesa tornou-se conhecida após ser perseguida pelo grupo Talibã paquistanês, por defender o direito das mulheres à educação e a valorização da mulher.  

O Talibã tomou o controle do vale do Swat, onde ela vivia com sua família, no norte do Paquistão, pais situado no continente asiático. Entre as primeiras providências que tomaram foi a destruição de escolas que admitiam mulheres. O pai de Malala era dono de uma dessas escolas. 
A menina  que foi criada  em meio aos livros recusou-se a permanecer em silêncio e levantou a voz, lutando pelo seu direito à educação.  Mas em 9 de outubro de 2012, foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus, quando  voltava da escola.  

Foi levada para se tratar na Inglaterra, e a recuperação milagrosa  a levou do Paquistão para as salas das Nações Unidas, em Nova York. Na Inglaterra criou um blog publicado pela BBC, onde defendia suas ideias.  Os posts para a BBC duraram apenas alguns meses, mas deram notoriedade à menina. 
Malala admitiu que a Inglaterra causou em sua família uma grande impressão, "especialmente em minha mãe, porque nunca havíamos visto mulheres tão livres, que vão a qualquer mercado sozinhas e sem homens, sem os irmãos ou os pais".
Ela deu entrevistas a diversos canais de TV e jornais, participou de um documentário e foi indicada ao Prêmio Internacional da Paz da Infância em 2011. Na época, ela não ganhou – mas foi laureada com o mesmo prêmio em 2013. Aos dezesseis anos,  tornou-se  um símbolo global de protesto pacífico,  e a pessoa mais jovem a receber o Nobel nos 114 anos de história da premiação. 
Malala, que era uma das favoritas para ganhar o prêmio no ano passado, foi “à escola, como de costume”,  nesta sexta-feira em Birmingham, na Inglaterra, onde mora e estuda. A jovem já ganhou o Prêmio Internacional da Anistia, Prêmio da Paz Internacional da Criança e o Prêmio Sakharov do Parlamento Europeu. 

A ONU proclamou o dia 12 de Julho, data do aniversário da menina, como o Dia de Malala.  O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, parabenizou Malala e afirmou que ela é “orgulho do país”.

Assista ao vídeo, com legenda em português, com o discurso de Malala na ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, Estados Unidos.


Vídeo: Menina Baleada Pelo Talibã Pede Educação para Todos Durante Discurso na ONU  http://www.youtube.com/watch?v=5AQ4ntuUjFk


Quem é Kailash Satyarthy 


O outro vencedor do Nobel da Paz 2014, o ativista indiano Kailash Satyarthy,  abandonou a engenharia há 25 anos, e começou sua luta contra a exploração do trabalho infantil. 

Reconhecido por sua luta  pelos direitos das crianças, ele já libertou mais de 80 mil menores de diversas formas de servidão e os ajudou no processo de reabilitação através de sua organização - Bachpan Bachao Andolan. Após receber o prêmio, o indiano afirmou que é um reconhecimento de seu trabalho e que sua causa agora ganha mais força.
Kailash Satyarthy, com crianças indianas
— Agradeço ao Comitê do Nobel por este reconhecimento do sofrimento de milhões de crianças, disse Satyarthi, acrescentando que estava “encantado” com a notícia. 
"Algo que nasceu e cresceu  na Índia, agora é um movimento mundial contra o trabalho infantil. Sinto que as pessoas vão prestar mais atenção à causa das crianças no mundo", disse Kailash Satyarthy    

O Que é o Prêmio  Nobel da Paz

O Nobel da Paz é um dos cinco Prémios Nobel, criado pelo inventor da dinamite, o  sueco Alfred Nobel. A sua primeira entrega foi em 1901. 

Os prêmios de Física, Química, Fisiologia ou Medicina e Literatura são entregues anualmente em Estocolmo, capital da Suécia, país situada no continente europeu, sendo o Nobel da Paz atribuído em Oslo, capital da Noruega e vizinho da Suécia. É o único  que é entregue fora de Estocolmo,  por decisão do criador dos prêmios, o magnata sueco Alfred Nobel.

De acordo com a vontade de Alfred Nobel, o prêmio deveria distinguir "a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".

Trabalho infantil
Ao contrário dos outros prêmios Nobel, o Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas, pela paz e fraternidade.
O Comité Nobel norueguês, cujos membros são nomeados pelo Parlamento norueguês, tem a função de escolher o ganhador do prêmio, que é entregue pelo seu presidente, atualmente o ex-primeiro-ministro, ex-ministro dos negócios estrangeiros, ex-presidente do Stortinget (parlamento) e atual Secretário-Geral do Conselho da Europa,  Sr. Thorbjørn Jagland. 

Saiba mais sobre o Direito das Crianças. Clique: 

"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha". Música Deveres e Direitos. Poema Musical é Bom Ser Criança, de Toquinho. Atividades

  http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2014/10/os-direitos-das-criancas-segundo-ruth.html

MAPA POLÍTICO DO CONTINENTE ASIÁTICO

Localize a Índia e o Paquistão, países dos ganhadores do Premio Nobel da Paz 2014



FONTE: http://www.zonu.com/fullsize/2009-11-18-11171/Mapa-Politico-de-Asia.html
Vamos praticar? Localize o Paquistão (Pakistan) e a Índia no mapa. Os dois são vizinhos e estão na cor verde. 
Referências
Editora Companhia das Letras. 
Blog da Companhia das Letras
O Globo

Nobel da Paz

Todas as imagens são do Google

domingo, 5 de outubro de 2014

"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha". Música Deveres e Direitos. Poema Musical é Bom Ser Criança, de Toquinho. Atividades

A escritora de livros infanto-juvenis, Ruth Rocha,  é autora desse belo   poema, que ela nos apresenta brincando com o conceito do direito das crianças. Foi a forma que encontramos para homenagear os pequenos que representam o futuro, merecendo todo o nosso carinho e cuidados.  Trazemos também a  música:     Deveres   e Direitos,        composição de  Toquinho e  de Elifas Andreatto, bem como o poema musical É Bom Ser Criança, de Toquinho. Acho que essas três belíssimas poesias podem ser exploradas pelos professores de forma lúdica e prazerosa para homenagear nossos pequenos em qualquer época. 

"Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha" 

Toda criança do mundo deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo                                                                   
Contra os rigores da vida.                                                                           
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer nem questão de concordar
Os direitos das crianças todos tem de respeitar.

Direito de perguntar... ter alguém pra responder.
A criança tem direito de querer tudo saber.
A criança tem direito até de ser diferente.
E tem que ser bem aceita seja sadia ou doente.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direitos a livros e a pão
Direitos de ter brinquedos.

Mas a criança também tem o direito de sorrir.
Correr na beira do mar, ter lápis de colorir...

Robô-brinquedo
Ver uma estrela cadente, filme que tem robô,
Ganhar um lindo presente, ouvir histórias do avô.

Descer no escorregador, fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor, brincar de adivinhação.

Morango com chantilly, ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi, bola, bola, bola bola!

Lamber fundo de panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas, montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas, e uma corda de pular.

Um passeio de canoa, pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa... contar estrelas no céu...

Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro quente.

Festejar o aniversário, com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos, dar uns pulos no colchão.

Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura..
Alguém para querer bem...

Festinha de São João, com fogueira e com bombinha,
Pé de moleque e rojão, com quadrilha e bandeirinha.

Andar debaixo de chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.

Pisar descalça no barro,                                                         
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.

Ter tempo pra fazer nada, ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada... Falar pelos cotovelos.

E quando a noite chegar, um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem estar... de preferência com colinho.

Uma caminha macia,                                                                               
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...

Embora eu não seja rei, decreto, neste país,
Que toda, toda criança tem direito a ser feliz!
Fonte 
http://www.campolargo.pr.gov.br/uploads/O%20direito%20da%20crian%C3%A7a%20Ruth%20Rocha.pdf
Música:  Deveres e  Direitos   
Composição: Toquinho e  Elifas Andreatto

Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
Crianças: viver sem preconceito é bem melhor. 
Crianças: a infância não demora, logo, logo vai passar, 
Vamos todos juntos brincar. 
Meninos e meninas, 
Não olhem cor, nem religião nem raça. 
Chamem os que não tem mamãe, 
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.                           
Meninos e meninas, 
Não olhem raça, religião nem cor. 
Chamem os filhos do bombeiro, 
Os dois gêmeos do padeiro 
E o caçula do doutor. 
Meninos e meninas, 
O futuro ninguém adivinha.                                      
Chamem os que não tem ninguém, 
Pois criança é também 
O menino trombadinha.
Meninos e meninas, 
Não olhem cor nem raça ou religião. 
Bons amigos valem ouro, 
A amizade é um tesouro 
Guardado no coração.

Poema Musical:         É Bom Ser Criança     Autor:Toquinho

É bom ser criança
Ter de todos atenção
Da mamãe, carinho
Do papai, a proteção                                                         
É tão bom se divertir
E não ter que trabalhar
Só comer, crescer, dormir, brincar
É bom ser criança
Isso às vezes nos convém
Nós temos direitos
Que gente grande não tem
Só brincar, brincar, brincar
Sem pensar no boletim
Bem que isso podia nunca mais ter fim
É bom ser criança
E não ter que se preocupar
Com a conta no banco
Nem com filhos pra criar
É tão bom não ter que ter
Prestações pra se pagar
Só comer, crescer, dormir, brincar
É bom ser criança
Ter amigos de montão
Fazer cross saltando
Tirando as rodas do chão
Soltar pipas lá no céu
Deslizar sobre patins
Bem que isso podia nunca mais ter fim.

Atividades 

1.De acordo com  o poema musical É Bom Ser Criança, do compositor brasileiro Toquinho,  porque é bom ser criança?
2.Quais  direitos  as crianças têm que gente grande não tem?
3.Cite três tipos de brincadeiras citadas por  Toquinho  no referido poema.
4.Qual a brincadeira citada na música que você mais gostou?
5.Memorize os três poemas cantando, brincando, fazendo gestos e movimentos com as músicas  aqui apresentadas.  
6.Dos direitos citados no poema de Ruth Rocha, tem algum  que você não conhecia? Cite. 
7. Na Música Deveres e  Direitos, no que as crianças são iguais? 
8. Quais os versos que você mais gostou nessa música? 
Leia  a  Declaração Universal dos Direitos das Crianças e responda as questões abaixo:
9.  A palavra nacionalidade se refere ao país onde uma pessoa nasce.  Explique o que significa dizer que as crianças são iguais, seja qual for sua nacionalidade. 
10. O que significa a sigla em inglês UNICEF ? Qual o seu objetivo ?
11. No Brasil, assim como no restante do mundo, há muitas religiões diferentes. Segundo o texto, as crianças podem ser tratadas de forma diferente por  sua religião? Explique.
12. Que direito previsto na Declaração está sendo respeitado quando uma criança joga bola ou anda de bicicleta?

Ata da Declaração Universal dos Direitos das Crianças UNICEF



UNICEF  significa  Fundo das Nações Unidas para a Infância (em inglês United Nations Children's Fund).

É  um órgão da Organização das  Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento.


O UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em código de conduta internacional para as crianças de todas as partes do mundo. Em 1959, a UNICEF criou a Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Leia! 

A 20 de Novembro de 1959, em reunião desta Assembleia e aprovada, passa a vigorar a seguinte declaração:

Toda criança tem Direitos                                      

Princípio I - À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.

·         A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer exceção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posição económica, nascimento ou outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família.
Princípio II - Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
·         A criança gozará de proteção especial e disporá de oportunidade e serviços a serem estabelecidos em lei e por outros meios, de modo que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade
Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.
·         A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.
Princípio IV - Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
·         A criança deve gozar dos benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.
Princípio V - Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
·         A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.
Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
·         A criança necessita de amor e compreensão, para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afeto e segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, não se deverá separar a criança de tenra idade de sua mãe.
Princípio VII - Direito á educação gratuita e ao lazer infantil.
·         O interesse superior da criança deverá ser o interesse diretor daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
·         A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
·         A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.
Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
·         A criança deve - em todas as circunstâncias - figurar entre os primeiros a receber proteção e auxílio.
Princípio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
·         A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono, crueldade e exploração. Não será objeto de nenhum tipo de tráfico.
·         Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes de uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança dedique-se, ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral.
Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
·         A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes.

Homenagem do Google ao Dia da Criança. Lindo ! 

Dia das Crianças
Última atualização em 12 de Outubro de 2014

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