sábado, 21 de fevereiro de 2015

Alfabetização. O Livro da Família: a nova composição e os novos conceitos de família. Retratando a diversidade humana no século XXI. Biografia do autor Todd Parr. Atividades


A família é o único fenômeno social, além do fenômeno religioso, que se encontra em todos os tempos e em todas as culturas”.

F. Bastos de Ávila em seu livro “Introdução à Sociologia".

Neste post queremos discutir com os educadores do país uma temática bem complexa dos dias atuais: a composição da família do século XXI, profundamente influenciada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, mais precisamente as chamadas Redes Sociais, que debatem com ampla liberdade a diversidade atual de famílias, em contraposição à tradicional família patriarcal, com o perfil que a maioria de nós conhece. 


Nós professores convivemos na nossa práxis com crianças procedentes dessa nova realidade,  e  precisamos de algum preparo para enfrentar todo esse complexo universo, que nos desafia cotidianamente a  buscar caminhos  para lidar com esses novos valores.  

Na verdade, ao trabalharmos  a  aceitação das diferenças com os nossos pequenos, teremos no futuro a eliminação dos custos psicológicos e sociais provocados pelas mais variadas formas de discriminações, tão comuns entre nós.  

Escolhemos o livrinho do escritor infanto-juvenil Todd Parr,  para direcionar o debate.  Na  sua obra  intitulada “O  Livro da Família”,  ele traz desenhos e textos escritos em  frases curtas, diretas e envolventes sobre as diferenças entre as famílias da sociedade  atual.

Trata com sensibilidade e leveza assuntos polêmicos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais.  Ao elencar uma série de características próprias das famílias dos nossos dias, uma das páginas do livrinho faz referência  à família homoafetiva,  ao  dizer:  

“Algumas famílias têm duas mães ou dois pais”.  Em outra página diz: "Algumas famílias têm só pai ou só mãe".   Os dois exemplos nos mostram que estamos dante de uma nova  estrutura familiar. 

Antes nuclear, composta pelo  pai, a  mãe e os filhos, agora com  novos arranjos:  pai e filhos ou mãe e filhos. 

Trinta por cento das famílias brasileiras são chefiadas apenas por mulheres, entre outros tipos de formações.  Há casais que tiveram “recasamentos” e levaram para a nova relação filhos do primeiro matrimônio. 

Crianças de diferentes relações passam a conviver como irmãos na nova família – os chamados irmãos postiços. 


Diante desse  quadro,  trazemos esta temática para discussão em sala de aula.   Trabalhar  questões sobre as diferenças entre as pessoas, nos aproxima. 

Espero que os colegas professores gostem da sugestão. Bom trabalho !
Título da obra:  O Livro da Família   
Autor e Ilustração: Todd Parr     
Tradução: Kiki  Pizante Milan   Editora: Panda Books   Edição: 1   Ano: 2003



Agora vamos conhecer o livrinho






Biografia de Todd Parr

O escritor , ilustrador e pintor infantil Todd Parr  nasceu no dia 9 de julho de 1962, em Rock Springs, Wyoming, nos Estados Unidos da América (EUA). Em 1995 transferiu-se para  São Francisco, na Califórnia, tornando-se um dos mais consagrados autores e Ilustradores de livros infantis.
A trajetória do artista não foi fácil. Quando criança, desestimulado por um professor de artes, que lhe disse que não tinha talento. Assim, ele tentou a carreira de comissário de bordo, mas não deixou de lado a paixão pela arte, até que começou a exibir suas pinturas em restaurantes de São Francisco. Em 1998 seu primeiro livro, Black & White, foi lançado com grande repercussão.


Em 2005, estreava ToddWorld, que chegou a ser indicado ao Emmy. Além dos leitores americanos e brasileiros, as obras de Todd Parr já atingiram as crianças da França, Espanha, Japão e Israel. Pela Panda Books, foram lançados 17 títulos, desde 2003, chegando a incrível marca de aproximadamente 200 mil exemplares vendidos. São títulos como: O certo e o errado, O livro da família, O livro da mamãe, O livro da paz etc. 

Atividades 


1. Você gostou do livrinho? Qual é o título? Quem é o autor?  2.  Quem fez a  tradução  do livro para  a Língua  PortuguesaEm que ano foi publicada a primeira  edição  do livro?  
3. Em que ano você nasceu?  Qual a sua Idade?  
4. O livrinho fala sobre a  família . Como é a sua família?
É  grande ou pequena ?  
5. O livrinho diz que algumas  famílias tem só pai ou só mãe. Como é  a sua  família? Quantos irmãos você tem ?Quantos primos?  
6. O livrinho diz: "Algumas famílias têm  madrasta, padrasto e Irmão-postiço  ou irmã postiça.  Com você é assim também? 
7. Em algumas  famílias há  pessoas de núcleos diferentes: loiros, morenos, negros, índios. Você conhece uma família assim? Escreva um pequeno texto e faça desenhos sobre uma família  assim.  
8. O livrinho diz ainda: "  Algumas famílias têm duas mães ou dois pais". Você conhece alguma família assim ? Faça um desenho com esse tipo de  família. Sucesso!

Amplie seus conhecimentos. Veja também:

Da Família Patriarcal às Novas Concepções de Famílias na Sociedade Atual.Conheça 14 Tipos de Famílias.Poligamia, Monogamia, Poliginia, Poliandria e Sociedades Matrilineares. Atividades

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Beleza e Arte em Árvores Muito Antigas. Leitura de Imagens. Estimulando a Consciência Ecológica nas Gerações Mais Jovens

Permanecer com os maiores e mais antigos monumentos vivos da Terra é fantástico. Acredito  que essas árvores irão assumir  maior importância, especialmente num momento em que o nosso foco é direcionado para encontrar melhores maneiras de conviver com a natureza". Beth Moon.

Achei esse trabalho da fotógrafa  norte-americana Beth Moon, de  São Francisco, capital do estado da Califórnia,  muito interessante para uma atividade com leitura de imagens, que pode ser feito com alunos de todos os níveis. 

Durante 14 anos a fotógrafa Beth Moon procurou por árvores "velhas" para retratar em uma série de fotos  publicadas que ela batizou de "Retratos do Tempo".  Moon  percorreu os Estados Unidos, viajou pela  Europa, Ásia, Oriente Médio e África, capturando as árvores magníficas e as mais antigas do mundo   em locais remotos. 


Deparou-se com o  Baobá,   um tipo de árvore existente na Austrália, África e alguns outros locais do mundo, que chega à  idade de 2.000 anos de existência, sendo  considerada por estudiosos como sendo do grupo  das árvores mais antigas do planeta.   A coletânea de Moon virou um livro  intitulado Ancient Trees. que apresenta sessenta das melhores  fotos  das árvores da fotógrafa  americana.



Nessa primeira  ela fotografou um dragoeiro (também chamada árvore-dragão) no Iêmen, país asiático,  em 2010. 






Vamos praticar? 
Qual foi a foto que mais chamou sua atenção? Porque ? 
Qual foi a associação que você fez ao ver a imagem escolhida ? Escreva um pequeno texto sobre a foto escolhida por você. Não esqueça de desenhar a imagem.   Bom trabalho ! 

Saiba mais sobre a produção de textos a partir de leituras de imagens. clique no link:


Séries Iniciais. Leitura de Imagens e Atividades com Produção de Texto


Sites pesquisados/fontes:
http://noticias.uol.com.br/album/2014/12/23/fotografa-retrata-as-arvores-mais-velhas-e-curiosas-do-mundo.htm#fotoNav=8
http://yogui.co/arvores-antigas-mulher-passa-14-anos-fotografando-arvores-mais-antigas-mundo/
http://www.abbeville.com/bookpage.asp?isbn=9780789211958
Todas as imagens são do Google