sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Baile dos Animais: Peça de Teatro para Crianças e Adolescentes

Mascaras de animais à venda no carnaval de Veneza, Itália 


Esta peça   de autoria da Professora Andreza Melo Menezes, adaptada por mim, Professora Claudia Martins, pode ser usada em diferentes níveis de escolaridade e ocasiões: dia das crianças, carnaval, Dia do Meio Ambiente ... 

Esperamos que  você goste, pois é muito simples e divertida. Bom Trabalho! 


Personagens: 
hum narrador;      Alunos fantasiados de animais OU usando mascaras:   Cachorro, Coelho, Elefante, Macaco, gato, aves ... A professora da turma OU Uma aluna vestida de gata.   
Materiais : Computador com Internet; Aparelho Pará execução de MP3 / 4, CD, DVD das Músicas e vídeos, microfone, máscaras UO fantasias dos animais here citados UO Outros.
Carinhosos Coelhinhos 
Cenário Único (Duas cenas).
Trilha sonoro da Peça - Canciones:  A historia de uma gata - Os Saltimbancos,  A dança do macaco;  Ciranda, Cirandinha;  Música Elefante.

Cena 1 -     Narrador Fala com Muito Entusiasmo:  

- Senhoras e Senhores!  Hoje é dia de festa, a EA Bicharada NÃO Perde ritmo!    Reuniram-se e prepararam o espetacular baile dos animais, Que OS Senhores Irão Assistir ágora. Vai Começar a festa e vamos ver quem de Ira se destacar Neste salão. 

Toca Uma música Bem animada, de a Acordo com a Época do ano: Periodo de carnaval, Dia do Meio Ambiente, dia das Crianças ... Soa A Voz do narrador e Diminui o volume de da música.  Diz Narrador: 

- Êêeepa! Minha gente, acaba de Chegar o senhor Cachorro! Aplausos! 

Aumenta o volume o da música. Entra hum Aluno vestido de cachorro UO usando máscara. C omeça a se coçar e latir.  Faz Trocas e Graças.  

Diminui a música e Narrador Fala:  

- O   cachorro E O melhor amigo do Homem, um amigo leal, um animalzinho muito legal. Só Que NÃO Veio Sozinho. Com ELE nenhum laço Veio o carrapato! kkkkkkkk! (Da Uma larga risada). 

O cachorro continua com tão Graças e Trocas E Depois se retira do palco    Jogando confete, serpentina e beijos Pará a plateia.  
 Diz Narrador:  
- Gente bonita do Meu Brasil varonil! Depois do Cachorro, acaba de Chegar o Senhor Coelho , todo faceiro e Saltitante, acompanhado do Sr.   Elefante !
Toca uma plateia canta música eA junto a música:   um elefante incomoda Muita gente
2 elefantes incomodam, incomodam Muito Mais.   3 elefantes incomodam Muita gente ...

Entram Dois Alunos: um vestido de coelho EO Outro de elefante, Ambos Dançando Ao som da música,  Fazendo Graças e Trocas. DEPOIS SAEM   Jogando confete e serpentina. 
Diz Narrador: 
- A festa tá Ficando animaaaaaaaaaaaaada! De Lá Vem vindo uma bicharaaaada!  
De: Não poderia faltar o Senhor ...    Macaco e OS SEUS amiguinhos! 


Toca uma música    A dança do macaco Entram Quatro Alunos fantasiados UO usando Máscaras de macaco Dançando animados. QUANDO Parar a música permanecem no palco. 

Ao Fim da música Narrador Diz: 
- Bem, Acho Que ágora PODEMOS Começar O Nosso baile, POIs OS animais Já estao Todos aqui ... 
Voltam ao Palco o Cachorro, o Coelho, o Elefante e juntam-se AOS Macacos.   ELES fazem Uma roda e começam a cantar a música Ciranda, Cirandinha , Vamos Todos Cirandar ... 
O Narrador anima O Público, dizendo: 
- Vamos lá! Todos com Bastante alegria! Vamos cantar, minha gente! 

Cena 2 

De Repente, Ouve-se Ao Fundo  hum Barulho  de miados de gatos. Entra a Professora e hum grupo de Alunos vestidos de gato ...
Tudo Para. Todos quietos no palco. Um clima de suspense ....
Professora (Aluno ou) vestida de gato, Diz: 

- Que História  E Essa  de VOCÊS fazerem hum baile e NÃO nsa convidar? O QUE VOCÊS pensam? Só Porque Estamos sempre Em Cima das casas NÃO sabemos dançar?  Vou Mostrar Junto com Meus Amigos Uma Coisa Pará VOCÊS ...
Toca uma   música  História de Uma Gata    e Os gatos começam a cantar e dançar. O s Outros animais Que estavam assistindo Entram na dança e se divertem Todos juntos. A plateia canta TAMBÉM, palmas Batendo no ritmo da música.  
Fim
Trilha sonora da Peça (Músicas). Vídeos com Sugestão de coreografia
   
Macaco-prego
Vídeo com Sugestão Pará coreografia (cerca de 3 Minutos)  com a música:   História de Uma Gata . Vídeo     Os Saltimbancos - Projeto Constelação - Circo Voador. 


Música:. A dança do macaco   Composição e interpretação Patati Patatá e Letra e vídeo.

                                                A dança do macaco

Pula de galho em galho
E Gosta de Banana pra caramba
Gosta de Ser macaco
E Um grande amigo das Crianças
Com o SUAS macaquices
Sei Que Voce vai se divertir
ELE NÃO vai Parar
Enquanto Você Não rir
Coca um cabeça-
Bate o Pé no Chão
Mexe bracinhos OS
Rebola de montão
Essa E a dança do macaco brincalhão.

Música Elefante. Letra e vídeo
Um elefante chateia Muita gente ..

1 elefante incomoda Muita gente.      2 elefantes incomodam, incomodam Muito Mais
três elefantes incomodam Muita gente.    4 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam Muito Mais ...   

http://www.vagalume.com.br/galinha-pintadinha/elefante.html

Música Ciranda, Cirandinha. Letra e vídeo





Ciranda, cirandinha,     Vamos Todos cirandar,   Vamos dar a meia volta,  Volta e meia vamos dar (2x).         http://letras.mus.br/eliana/533124/
No da Peça final, o elenco canta Junto com o Público a ...




Música:   História de Uma Gata . Veja a letra OE vídeo:




Me alimentaram
Me acariciaram
Me aliciaram
Me acostumaram

O meu mundo era o apartamento
Detefon, ALMOFADA e trato
Todo dia filé-mignon
Ou MESMO UM bom filé ... de gato
Me diziam todo momento
Fique em casa Há NÃO tome vento
Mas E Ficar duro na SUA
QUANDO à luz da lua
Tantos gatos Pela rua
Toda A Noite Vão cantando ASSIM:


Refrão




Nós, gatos, JA nascemos Pobres
porem, JA nascemos livres
Senhor, senhora senhorio
Felino, reconhecerás NÃO

(2 vezes)


De Manhã eu voltei pra casa
Fui barrada na portaria
Sem filé e sem ALMOFADA
Por causa da cantoria
Mas ágora o meu dia-a-dia
e No Meio da gataria
Pela rua Virando lata
Eu sou mais eu, Mais gata
Numa louca serenata
Que de Noite ASSIM sai cantando:
(Repete o refrão)
Música: História de uma gata
Compositores: Enriquez; Bardotti e Chico Buarque de Holanda. Interpretação de Lucinha Lins.   Fontes: 
http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/historia-de-uma-gata.html
http://musicaemprosa.musicblog.com.br/352217/A-historia-de-uma-gata-os-Saltimbancos/

História de uma gata
A canção " A História de uma gata "fazer infantil musical" Os Saltimbancos ", foi Inspirada no conto dos Irmãos Grimm, intitulado Os Músicos de Bremen. Uma Composição de Enriquez Bardotti, e  f oi traduzida Para o português POR Chico Buarque de Holanda. 

Um DAS gata repre UMA aulas Sociais retratadas não conto dos Irmãos Grimm, that critica o feudalismo EUROPEU, o qua NÃO existia na Cidade Chamada Bremen. Os Quatro animais: o jumento (represen OS servos), cachorros (Cavaleiros OS), galo (artesão) e gato (vilão / artista).  

Com Tantos gatos de rua, à luz da lua, Não Dá Para Resistir à Característica DELES: o Amor pela Liberdade. Como Diz o refrão: OS gatos São Pobres, mas Já nasceram livres, portanto, Não reconhecem Nenhum amo UO senhor. Muito interessante Pará compor o baile dos bichos.  
Referências

Texto inicial da Peça E de autoria da Professora Andreza Melo Menezes, Adaptado Pela Professora Claudia Martins; Salvador, Bahia. 22 de Novembro de 2013
http://musicaemprosa.musicblog.com.br/352217/A-historia-de-uma-gata-os-Saltimbancos/
http://www.youtube.com/watch?v=K9KQzxAuKlg

domingo, 17 de novembro de 2013

A fábula da menina que queria um peixe. Os perigos do consumismo infantil. Pais que cedem a muitos desejos prejudicam seus filhos. Atividades de Interpretação de texto

"Vivemos numa sociedade consumista, onde os desejos têm grande poder. A fábula da menina que queria um peixe permite uma reflexão sobre os motivos pelos quais os desejos podem se tornar grandes geradores de maldades"

Trazemos esta   fábula para nos ajudar na discussão de um tema muito  delicado e preocupante , por estar diretamente relacionado a um tipo de comportamento dos dias atuais: o consumismo infanto-juvenil.  As crianças não são imunes à propaganda, mas também elas não são tão indefesas  quanto se possa imaginar. 

Nos países mais adiantados, o governo mantém severa  vigilância da publicidade dirigida a esse  público.  

Diante das pressões de setores da sociedade, o governo brasileiro estuda adotar medidas para restringir  esse tipo de  propaganda,  para evitar  influências  negativas vindas da TV.  
 O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou  em parceria com o Instituto Alana um caderno para ensinar às crianças a diferença entre querer e precisar, que é um dos seus  principais objetivos. 

A publicação Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade” traz informações preocupantes, que devem estar ao alcance de pais e educadores. 

O público infantil passa mais de cinco horas por dia na frente da televisão. De acordo com dados do IBOPE,  64% de todos os anúncios veiculados nas emissoras de tevê, monitoradas às vésperas do Dia das Crianças em 2011, foram direcionados ao público infantil (Alana/UFES).

As empresas de  publicidade não aceitam a interferência do governo, alegando que agências e anunciantes podem estabelecer um código de conduta capaz de coibir eventuais abusos.  

É fato que a publicidade infanto-juvenil  estimula o desejo pelo consumo, mas também cabe aos pais  administrar os pedidos dos seus filhos  e ensinar-lhes  o consumo consciente, visto que,  as crianças e adolescentes de hoje, futuros adultos de amanhã,  estarão irremediavelmente expostos à propaganda por toda a vida.   Leia e pense a respeito.  

Vamos à historinha: 



 A fábula da menina que queria um peixe
Joana queria muito um peixe. Seus pais queriam vê-la feliz. Compraram o peixe. Eles queriam realizar o desejo da filha. Ela queria ter um peixe. 

Ninguém queria cuidar decentemente do peixe. Onde existe tanto querer, tanto desejo, alguém vai sofrer.
Joana ficou muito feliz com seu peixinho. Mas depois de algumas horas esqueceu-se dele. Ela passou a desejar outro brinquedo.  Os pais olharam para o peixe e tiveram muita vontade de sumir com ele.
O peixinho ficou isolado em um canto. Desprezado pela Joana, sentiu suas condições de sobrevivência piorarem. Ele podia ser feliz e bem cuidado. Estava sozinho, caminhando para a morte precoce.

Joana agora desejava outras coisas. Os pais não queriam mais trabalho (desejos geram trabalho). Para cuidar bem do peixe teriam que aprender a tratar, comprar equipamentos e todos os dias ter o trabalho de mantê-lo com conforto.
Um desejo, para não ser a origem da maldade, gera trabalho e esforço por um longo período. Este esforço direcionado é a oportunidade de aprendizado. Por exemplo, aprender a cuidar de um peixe com respeito pela sua vida e bem-estar. É a oportunidade de exercitar o amor, a disciplina e expandir o conhecimento.

Por um longo período o peixinho seria parte da família. Bem tratado, respeitado e valorizado. Se o desejo refluir e der espaço para o esforço, o aprendizado e a dedicação, nenhuma semente do mal irá germinar.
Mas, se o desejo continuar mandando na mente da garotinha a maldade irá espalhar.
Portanto, ao invés de ampliar os seus desejos, amplie a sua consciência. A quietude da mente gera paz e serenidade. Seja um aproveitador de tudo o que há em si próprio. Os desejos são positivos apenas quando são poucos.
O oposto do desejo é o usufruto do aqui e agora. O aproveitar o que é e o que possui. O desejo é o desperdício. É o desprezo pelo que é real.
O desejo eventual ajuda a ter metas. Estas metas somente se concretizam ao longo do tempo. A mente deve se manter no objetivo; aprender e desenvolver habilidades para atingir o objetivo. Mas, se a mente continua a desejar e a criar outros focos, ela passa a se boicotar.

Um desejo vem, e logo é substituído por outro. Joana e seus pais substituíram o desejo pelo peixinho por outro objetivo qualquer. Desprezaram a conquista, neglicenciaram o objetivo. Maltrataram o peixe. Joana aprendeu a ser cruel, impulsiva e com pouco usufruto.
Um dia ela cresceu e seus pais se perguntaram onde foi que erraram. Eles acreditavam que deram tudo do melhor para ela. Mas, na realidade, eles transformaram sua filha numa máquina de desejos.

Ela se boicotava, por isto estava sempre buscando algo e esquecendo-se de usufruir o que possuía e o que era. Ao longo dos anos muita maldade aconteceu. Porque a mente que muito deseja gera maldade, mesmo que não perceba.  O amor gera continuidade, permanência. A maldade destrói, e abre espaço para mais e mais desejos.
Alguns dias depois o peixinho morreu. Os pais ficaram aliviados. A garotinha nem notou. Estava ocupadíssima com alguma novidade que seu desejo exigiu. Novidade que logo ficaria velha, esquecida e desprezada. Esta novidade (pessoa, animal ou objeto) também será desprezada, esquecida, maltratada.  É a maldade que o desejar contínuo espalha.

FIM 
Autor: Regis Mesquita. Disponível em:  Caminho Nobre. Disponível em:
http://www.materiaincognita.com.br/pais-que-cedem-a-muitos-desejos-criam-a-maldade-nos-filhos/#axzz2kir0sXy2
http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=35728

Interpretação de texto 

1. Responda a esta breve entrevista:  a) Você gostou da historinha ?  b) Sabe o que significa ser uma pessoa consumista ?  c) Você se considera uma criança consumista ? d) Saberia nos dizer quantos brinquedos você tem ?  e) Você tem algum amiguinho ou amiguinha  consumista ? f)  Que conselho você daria  para ele ou ela parar de querer coisas que não precisa  para sobreviver ?  g) Você acha que o excesso de consumo de coisas que não precisamos prejudica o meio ambiente Por quê ? 
2.  Qual o título dessa fábula e quem é o seu autor ?  3.  Como se chama a personagem principal da história Qual era o desejo da menina ?  4. Conte-nos o  que aconteceu ao peixe      5.  O que devemos fazer para que um desejo  não se transforme em uma maldade ?  6.  O texto diz que O desejo é o desperdício. Que o desejo eventual ajuda a ter metas. Que outros conselhos o texto nos dá para sermos felizes e respeitarmos a natureza ?  7. O excessos de desejos não trouxe coisas boas para Joana. Conte-nos como  ela se transformou por desejar tantas coisas desnecessárias para sua vida.  8. Como os pais  de Joana  contribuíram  para a  transformação negativa de sua filha ?   9. Seus pais fazem todas as suas vontades ?  Você acha isso certo ? 
10. Qual foi o destino final do peixinho ?  Como Joana e seus pais reagiram ?  
11. Leia a historinha  e compare as duas personagens.  Identifique o que há de parecido entre elas:   Princesa Arabela, mimada que só ela: literatura infanto-juvenil com personagens negros. Interpretação de texto. Clique no link: 

Referências

A fábula da menina que queria um peixe. O consumismo infantil incentivado pelos pais

Luiz Alberto Marinho.  ARTIGO: Publicidade para os pequenos

Imagens do Google