quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Cultura Hispânica em Multilinguagens: Literatura e Arte no Mundo Hispanohablante.García Lorca, Pablo Picasso, Jorge Luis Borges, Fernando Botero, Frida Kahlo, Diego Rivera, Pablo Neruda, Gabriel Garcia Marques

Literatura  e Artes Visuais  no Mundo Hispanohablante


Os países de Língua e Cultura Espanholas têm uma rica história  que se expressa em multilinguagens: literatura, pintura, escultura, música, dança e  teatro de autores  hispanofalantes, ou seja, de língua espanhola. Um número significativo desses países receberam o Premio Nobel de Literatura e outros,  em suas respectivas áreas  de atuação. Destacamos alguns exemplos. Acompanhe: 

Fernando Botero  - Colômbia 

Fernando Botero é  pintor, escultor  e desenhista de grande originalidade nascido em Medelim   na 
Colômbia, em 19 de abril de 1932. É conhecido por suas figuras obesas (sua marca), daí ser chamado de  pintor dos gordinhos.

Seu estilo é inconfundível e único.  Retrata cenas em família, o cotidiano,  pessoas alegres,  dançando, bailarinas, a vida burguesa, a cultura popular colombiana,  animais, flores, personagens  históricos   e, hoje,  temas sociais.  

De atores de circo a  donas de casa, ditadores e vítimas de tortura, os personagens nos quadros de Fernando Botero são sempre gordos, dóceis, desajeitados e quase grandes demais para  caber no mundo em que habitam.
"Bailarina" (escultura)
Sua obra é de  um original estilo figurativo, denominado por alguns como “Boterismo”, que se caracteriza  pela  interpretação  que dá às  diversas temáticas universais: o ser humano impregnado de força e  sensualidade, seus sentimentos, 
paixões,  dores, crenças,  vícios, costumes   suas  relações 
interpessoais,  o cotidiano, acontecimentos e personagens históricos, sociais e políticos.

Fernando Botero rompeu com os  paradigmas da  pintura universal ao deformar a estética corporal. gordura refletida em seus  personagens é uma forma irônica e jocosa de representar certos aspectos do cotidiano, sendo parte de sua originalidade. No entanto, no início de sua carreira sofreu influência do muralismo mexicano  e da  pintura do renascimento italiano.


Pablo Picasso - Espanha  Pintura:  El Guernica
Ficha técnica
Título: Guernica;   Autor: Pablo Picasso;  Cronologia: 1937
Estilos: cubista e expressionista;   Técnica: Óleo sobre tela;   
Tema: Denúncia política; 
Onde está exposta: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía - Madrid, capital da Espanha, país do sul da Europa. 

O nome que dá  título à  obra remete  ao bombardeio da  cidade espanhola 
  Guernica y Luno,  oficialmente Gernika-Lumo,  situada na região do País Vasco (ao norte), que integra uma das 17 Comunidades Autônomas da Espanha. 

Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), no dia  26 de Abril de 1937, a cidade  foi bombardeada por aviões alemães, a serviço do ditador espanhol    Francisco Franco, durante três horas e meia, com o objetivo de  experimentar os efeitos combinados das bombas explosivas e das bombas incendiárias sobre  populações  civis. 

Inspirado nesse triste fato histórico, de ataques contra populações civis, Pablo Picasso pintou sua mais famosa tela, que intitulou  Guernica, nome da cidade b  bombardeada, com a qual participou da  Exposição Internacional de Paris em 1937,  exposta no Pavilhão Espanhol, como protesto pela violência sem sentido da guerra, sentimento também expresso no quadro Matanças na Coréia (1950), numa alusão à Guerra  entre  Coreia do Sul e  Coreia do Norte (1950-1953).

Biografia de Pablo Picasso (1881-1973)


Pablo Ruiz Picasso foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo reconhecido como um dos grandes gênios da pintura contemporânea.  Era  filho de um professor de Desenho e Pintura, seu primeiro Mestre no mundo das Artes.  

Seu trabalho é dividido em período cromáticos, a saber: período azul, com obras de tema popular;  período rosa, centrado no mundo do circo. Entre 1908 e 1911  reduz  sua gama cromática aos cinzentos.

Na primavera de 1907, pintou na capital francesa As Senhoritas de Avignon, com o qual  inicia seu período cubista. Em 1912, interessou-se pela técnica da colagem, com o quadro Natureza Morta com Cadeira de Palha. A partir de 1947, interessou-se especialmente pela cerâmica e pela reelaboração de obras clássicas: Mulheres de Argel, de Delacroix (1955);   As Meninas, de Velásquez (1957) e Merenda Campestre, de Manet (1960).

   Literatura  Hispanoamericana


Jorge Luis Borges - Argentina

“Si quieres ser un buen escritor, debes ser mil veces un buen lector”. Jorger Luis Borges (1899-1986)  


Jorge Luís Borges (1899-1986), poeta e  escritor argentino,  nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, país da América do Sul, vizinho do Brasil ao sul,   considerado uma das maiores expressões literárias de seu país.

Em 1943, publicou uma das suas maiores obras: “O Aleph”,    considerado pelo crítico Harold Bloom como importante obra literária do Ocidente. Na obra, Borges sugere imagens e espelhos onde o real confundia-se com a realidade. Em 1955, foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da Argentina.  Leitor voraz, lecionou literatura inglesa na Universidade de Buenos Aires. Borges foi considerado um dos maiores especialistas da língua inglesa da América Latina.

Obras poéticas importantes de Borges: “Luna de Enfretante” (1925), Cuaderno de São Martin (1929), Poemas (1922-1943). Das obras de prosa, vale a pena citar: “Inquisiciones” (1925), “História da Eternidade”(1936), “El jardín de senderos que se bifurcan” (1941).

A cegueira que lhe acometeu  o fez viver  em reclusão durante boa parte  de sua vida. Borges morreu  em 1986, aos 86 anos, em Buenos Aires.
Veja esse belo poema de Borges, que homenageia os livros. Clique nos links abaixo  
para ver em espanhol e em português:

Gabriel García Márquez-Colômbia 

Escritor, romancista, jornalista e ativista político o colombiano  Gabriel García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, na cidade de Aracataca, na Colômbia. 
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, morreu na cidade do México, onde vivia há mais de trinta anos, aos 87 anos de idade, no dia 17 de abril de 2014.  
Apelidado pelos amigos de Gabo, foi um dos mais importantes escritores da América Latina. Seus livros Cem Anos de Solidão (Cien Años de Soledad) publicado em 1967), O Amor nos Tempos do Cólera, Crônica de Uma Morte Anunciada e tantos outros que se tornaram best-sellers ao redor do mundo, Gabo começou a escrever como jornalista, no jornal El Universal, em Cartagena, Colômbia, sendo reconhecido como um  dos grandes Mestres da Literatura Universal. 
 Federico García Lorca -  Espanha
“O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana”. ..  “fala e grita, chora e se desespera”. 
Garcia Lorca, aos 18 anos de idade
O Poeta e  dramaturgo espanhol   Federico García Lorca  nasceu em Fuentevaqueros, em  5 de junho  de 1898 e morreu em 19 de agosto de 1936, quando  foi   preso e fuzilado  pelas forças franquistas sublevadas contra a República, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939),  por defender suas ideias liberais.  

A trajetória literária de Lorca está ligada à chamada  Geração de 27, sendo seu maior expoente. Entre 1919 e 1928, Lorca viveu na residência de estudantes de Madri, onde conheceu artistas como Salvador Dalí,  Buñuel e Alberti. 


No seu livro Romanceiro Gitano (1928),  onde está o poema  Romance Sonâmbulo, mais conhecido  como Verde que te Quiero Verde, de forte influencia cigana  e  grande sensibilidade social, Lorca expressa  a influência da cultura popular  da Andaluzia, região do sul da Espanha, onde nasceu. Nesse livro  estão presentes   o popular, o culto, o lírico, o dramático, o narrativo, o tradicional  e a inovação da linguagem.

Em   Doña Rosita la Soltera, de 1935, é abordado o tema do celibato, algo que também está presente em La Casa de Bernarda Alba talvez sua obra mais importante. A capacidade criativa de Lorca levou-o a interessar-se também pela música popular e pelo desenho.

Lorca fundou em 1931 o Teatro Universitário La Barraca, do qual foi  diretor, tendo viajado por toda Espanha, com o objetivo de levar o teatro e a cultura para as classes populares. 

Leia abaixo   trecho do poema  Romancero Sonambulo, que foi musicado. No Brasil, o cantor pernambucano Fagner, gravou.  Ouça a música.
Clique aqui para ouvir a música e ver a letra na íntegra. 

Verde que te quiero verde
Verde viento verdes ramas
El barco sobre la mar
El caballo en la montaña
Verde, que yo te quiero verde


Interpretação do Poema Romance Sonambulo  

Este poema de Federico García Lorca, um dos  autores mais  conhecidos da chamada geração da década de 1927 (El 27),  faz parte do seu  livro “Romancero Gitano” publicado em 1928, e apesar  de tratar-se de um texto lírico, também  possui  carácter narrativo. Fala da morte, frustração, de um  amor não  consumado entre dois jovens ciganos.


O título - "Romance Sonâmbulo" nos dá  uma pista de que se trata de uma narrativa ocorrida à  noite ou de  madrugada.  Ao falar repetidamente da cor verde, pode estar se referindo  à  morte e à  cor da pele dos ciganos (gitanos).
O diálogo  se dá  entre  os dois   compadres, um  mais jovem  (mocito), o namorado,   e outro  mais velho, o pai da moça

Uma jovem espera por seu amado na varanda de casa, um contrabandista que foge  da guarda civil, ferido gravemente, na companhia  do  seu compadre, o pai da moça, a qual  suicidou-se depois de esperar em vão pelo noivo, jogando-se numa cisterna. 

Os dois compadres  a encontram morta,  quando  tentavam chegar e se esconder na casa, sendo  pegos pela polícia, que  os prende.  Na sua fuga, apenas sonha em chegar à varanda da casa de sua amada, mas sente a morte de perto, arrepende-se de seu oficio de contrabandista, mas já era tarde.

O poema termina com o mesmo estribilho da abertura. Traduz  toda a maestria do escritor  Garcia Lorca. 
Adaptado do original, disponível em: http://lenguayliteraturamarinhiguero.blogspot.com.br/2013/03/comentario-de-texto-romance-sonambulo.html 

Pablo Neruda - Chile 

Neruda nasceu no dia 12 de julho de 1904, na cidade de Parral, no Chile, país da América do Sul,  que ao lado do Equador, não faz fronteira com o Brasil. Esse  poeta chileno foi batizado com o nome de Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, mas  na adolescência adotou o nome  Pablo Neruda, inspirado no escritor tcheco Jan Neruda.  Recebeu o Premio Nobel de Literatura em 1971

Com a Guerra Civil Espanhola, em 1936, é destituído do cargo de cônsul. Em 1937, na França, comovido com a guerra e a morte de Garcia Lorca escreve “Espanha no Coração”. Nesse mesmo ano retorna para o Chile e dedica-se a escrever baseado em temas políticos e sociais. Em 1939, Pablo Neruda é designado cônsul em Paris e logo depois cônsul Geral no México. Nessa época escreve “Canto Geral do Chile”.

Em 1973, Neruda abriu mão de sua candidatura à presidência da República do Chile, em favor do socialista Salvador Allende, que possuía as mesmas afinidades políticas e  ideológicas do poeta. Neruda faleceu em Santiago, capital do Chile, no dia 23 de setembro de 1973. Depois de sua morte, foram publicadas suas memórias com o título “Confesso Que Vivi”. 


O Livro e o Filme '" O Carteiro e o Poeta", de Antonio Skármeta
cena do filme
(o jovem carteiro Mário  com Neruda)
Il Postino ('O Carteiro e o Poeta, título no Brasil e  'O Carteiro de Pablo Neruda' , título em Portugal),  é um filme dirigido por Michael Radford, que tem como cenário o refúgio de Pablo Neruda em Ilha Negra (Isla Negra). Fala  da amizade  do humilde carteiro  Mario Jiménez, que deseja aprender a fazer poesia, e como nasce a  amizade entre os dois, até a morte de Neruda.
O filme é baseado no livro Il Postino , que significa carteiro em italiano, de autoria de Antonio Skármeta, e ganhou 25 prêmios internacionais. A  primeira versão do roteiro do filme se passava no Chile, por volta de 1970, quando Neruda vivia em Isla Negra, cidade próxima a Santiago, a capital chilena, mas na versão mostrada em Il Postino, a história é transportada para a  Itália dos anos 50.
O  poeta Pablo Neruda viveu  exilado na Itália. Lá, um desempregado quase analfabeto é contratado como "carteiro" extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradativamente se forma uma sólida amizade entre os dois. O carteiro Mario, aos poucos aprende a escrever seus sentimentos por Beatrice, e Neruda ganha, em troca, um ouvinte compreensivo para suas lembranças saudosas do Chile.

Frida Kahlo e Diego Rivera - México 

'Pega da vida tudo o que ela te der, seja o que for, sempre que te interesse e possa dar certo.'  (Diego Rivera para Frida)

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon  conhecida como Frida Kahlo, nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyoacan, México. Frida era uma revolucionária, e ao contrário da elite de sua época,  gostava de tudo o que era mexicano: jóias e roupas das índias, objetos de devoção a santos populares, mercados de rua e comidas bem  apimentadas. 

Militante comunista e agitadora cultural, Frida  usou tintas 
fortes para estampar em suas telas,  na maioria auto-retratos, de forma a marcar sua obra, a vida tumultuada por dores físicas e emocionais. Em 1925, aos 18, sua vida mudou de forma trágica,  ao ficar   presa a  um colete 
de gesso e à cama por toda a vida, depois que o  ônibus  em que viajava com  seu noivo,  Alejandro Gómez Arias,  chocou-se com  um trem. 

Ela sofreu múltiplas fraturas e fez 35 cirurgias.  Os auto-retratos e as  cenas  do hospital ou de procedimentos médicos foram retratados de forma a fazer  o observador partilhar da sua dor.

Casou-se com Diego Rivera,  o pintor mexicano mais importante do século 20, que fez  parte do movimento muralista, que defendia a arte acessível às classes populares, do qual participou o escritor espanhol  Federico Garcia Lorca.


Frida amargou muitas amantes do marido, seu grande amor e reconhecido mulherengo, mas também viveu romances paralelos com mulheres e homens, o mais famoso com o revolucionário russo León Trotski. Apesar das traições do marido, sua  maior dor  foi a impossibilidade de ter filhos. Embora tenha engravidado mais de uma vez, as sequelas do acidente a  impediram  de levar uma gestação até o final, como retratou em seus  quadros.

Diego ajudou Frida a revelar-se como artista. Em 1930, viaja com a  esposa  para  os EUA, onde tinha trabalhos e exposições.  Frida, mais  mexicana 
do que nunca, chocava a todos com suas roupas, risos e gestos.

Em 1939 parte sozinha para Nova York, onde faz sua primeira exposição individual, na galeria de Julien Levy, e é sucesso de crítica. Em seguida, 
segue para Paris, onde conhece  o pintor espanhol Pablo Picasso e outros famosos. O museu do Louvre adquire um de seus auto-retratos.

 No mesmo ano, divorcia-se de Diego,  com 
quem volta a se casar um ano depois. Em  1942 começaram a dar aulas de arte em uma  escola recém aberta na Cidade do México.  Frida Kahlo viveu como Diego Rivera  recomendou, um  dia, a ela: 'Pega da vida tudo  o que ela te der, 
seja o que for, sempre que te interesse e possa  dar certo.'  Na madrugada de 13 de julho de 1954, Frida, aos 47 anos, foi encontrada morta em seu leito.
Diego Rivera -México 
Diego María de la Concepción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera y Barrientos Acosta y Rodríguez nasceu em 1886 em Guanajuato, México.


Viajou para a Europa, beneficiado por uma bolsa de estudos, onde ficou de 1907 até 1921, onde  foi exposto à arte avant garde. Em Paris  conheceu o movimento e a  Pablo Picasso e  outros  pintores da época, como Salvador Dalí, Juan Miró e o arquiteto catalão Antoni Gaudí, que influenciaram a sua obra.

Diego Rivera faleceu no dia 24 de novembro de 1957 em San Ángel, Cidade do México, na sua casa estúdio, atualmente conhecida como Museu Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo e os seus restos mortais foram colocados na Rotunda  
das Pessoas Ilustres, contrariando a sua última vontade.


A contribuição da obra de Diego Rivera à arte moderna mexicana foi decisivo  em murais e pinturas em cavalete. Foi um pintor revolucionário que  buscava levar a arte para o público, para as ruas e edifícios, uma  linguagem precisa e direta, cheio de conteúdo social e realista. Ao lado  de seu esforço criativo, Diego Rivera implantou o ensino em seu país,  que reuni uma magnifica ma magnifica coleção de arte do artista.
EL ESPAÑOL EN LA GUINEA ECUATORIAL - África


 
Aspectos Gerais da Guiné Equatorial
  Continente:Africa; Região: Africa Central;    Capital: Malabo,  localizada na ilha de    Bioko;   Línguas Oficiais: espanhol,  francês e  português;    Nome Oficial do País:  República da Guiné Equatorial (em português);    República de Guinea Ecuatorial (espanhol);  
 République de Guinée Équatorial (francês);  
Países   vizinhos: Camarões e Gabão.    Oceano      Atlântico   a Oeste;   Clima: Tropical   Área: 28. 051 km²; População: 616. 459 hab.  
Densidade  Demográfica: 19 hab/km²;     Alfabetização: 87,0%;  Mortalidade  infantil: 92,3/mil  nascimentos.    

A República da Guiné Equatorial é um país da África,  constituído por duas ilhas principais: Ilha de Bioko e Ilha de Annobon, além de uma estreita faixa continental entre Camarões  e o Gabão. Foi colônia de Portugal até 1778, que entregou os direitos de exploração à Espanha, em troca de concessões no Uruguai, país da América do Sul, vizinho ao Brasil.  Tem três línguas oficiais:espanhol, francês, adotado nos anos 90 e português,  oficialmente  adotado em 2011. Línguas nacionais: fang, bubi e o anobonês, um dialeto crioulo de base portuguesa,  falado na ilha de Annobon, similar aos dialetos de São Tomé e Príncipe. A Guiné Equatorial é o único país africano que adota em sua constituição o espanhol como língua oficial. Importantes jazidas de petróleo conferem-lhe  um dos maiores PIB do continente africano. Foi colônia da Espanha de  1778 até 12 de outubro 1968, quando o governo franquista deu-lhe independência.

El Tango - Carlos Gardel 


O tango é uma dança argentina, surgida no final do século XIX, mas que foi mundial,ente divulgada por Carlos Gardel. É  associado ao ambiente dos cabarés frequentados por imigrantes europeus, que deixavam suas familias para tentar a vida em Buenos Aires, capital da Argentina, pais da América do Sul. 


Casal bailando
o  tango
Charles Romuald Gardès ou  Carlos Gardel foi o mais famoso dos cantores de tango da história. Seu lugar de nascimento é incerto. Para alguns, nasceu em Tolouse, sul da Franca, para outros Argentina ou na cidade de  Tacuarembó, no  Uruguay, no ano de 1887. Vídeo com o tango Por una Cabeza: 
https://www.youtube.com/watch?v=Gcxv7i02lXc
Sites
Site oficial do governo da Guinea Equatorial
http://www.guineaecuatorialpress.com/buscador.php?cat=28
Embaixada da Guiné   Equatorial no Brasil
 http://gequatorial.org.br/geografia.html
http://pessoas.hsw.uol.com.br/informacoes-guine-equatorial.htm

Embaixada da Guiné Equatorial no Brasil
Vídeo com músicas e imagens da Guiné Equatorial
https://www.youtube.com/watch?v=_BKO2_bcqcY
Garcia Lorca
Romance Sonânbulo
Fundacion Federico García Lorca
Fernando Botero

domingo, 30 de agosto de 2015

Cultura Española. 12 de Octubre El Día de La Hispanidad: significado histórico y cultural de la celebración. Mapa del Español por el Mundo. Los Reyes de España

El Día de La Hispanidad  

 Significado histórico e cultural da celebração

A palavra “hispanidad” deriva de HISPANIA  -  nome  que os romanos deram à Península Ibérica, que é formada por Portugal e Espanha, quando da sua  conquista pelo Império Romano. Hoje, a expressão  "hispano"  inclui todos os  países  de fala e cultura  espanholas, espalhados pelo mundo.

O  Dia da Hispanidade   comemora  a data histórica do  Descobrimento da  América por  Cristóvão Colombo, no dia 12 de Outubro  de 1492,  final do século XV.

Festejam-se   os vínculos  existentes  entre os  nativos indígenas,  os negros que vieram escravizados da África e os brancos europeus;    a união, os  laços de  identidade  cultural e histórica dos  diferentes  povos e culturas que vivem nos países ibero-americanos,  povos  unidos pelo idioma espanhol, etnias, culturas e a religião católica.

¿Por qué en España se llama Día de la Fiesta Nacional y no Día de la Hispanidad?

El Día de la Hispanidad, anteriormente chamado “El Día de la Raza” (Dia da Raça),   foi instituído originalmente para unir os países colonizados pela Espanha, marcando a reaproximação,  após a  independência 
politica. 

A  Espanha perdeu suas colônias influenciadas  pelos ideais de liberdade pregados pela Revolução Francesa e pela Independência dos Estados Unidos de América, ex- colônia da Inglaterra.

A  celebração tem  mudado  de nome ao longo da história, e cada país celebra de um modo diferente. Intelectuais e políticos espanhóis e ibero-americanos debateram por décadas sobre o tema. Em 1913,  discutiu-se a criação de uma data que unisse Espanha e os países da América Latina, elegendo-se  o 12 de Outubro, data do descobrimento da América.

Primeiro se chamou Día de la Raza,  quando a data foi festejada em 1914,  pela primeira vez.  Oficialmente, a  partir do  Decreto Real de 18 de dezembro de 1987, a data é comemorada na Espanha com o  nome El  Día de la Fiesta Nacional (Día da Festa Nacional) ,  a secas, bem como Día de la Hispanidad.

Cada país celebra de um modo diferente. Vejamos:

Nos Estados Unidos, onde vive um grande número de hispânicos, e o espanhol é a segunda língua mais falada, comemora-se o  famoso Columbus Day (em inglês) ou   El Día de Colón (em  espanhol, que significa  Dia de Colombo). 

É celebrado  na 2ª.  segunda-feira do mês de Outubro,  para homenagear a Cristóbal Colón / Christopher Columbus (Cristóvão Colombo), a quem  se  atribui o  descobrimento da América em sua primeira viagem ao continente, em  12 de Outubro de 1492. Cada Estado  americano, onde vivem povos de origem  hispânica, comemora  de um modo diferente.
Na Venezuela, país da América do Sul (nosso vizinho ao norte),  chama-se Día de la Resistencia Indígena.


Sugestões para  comemorar o Dia da Hispanidade: 
a)    Lançamento de uma  Chuva de palavras espanholas;
b)    Iniciar  um conto  em língua espanhola e pedir que os alunos deem seguimento;
c)    Escrever 20 palavras-chaves desse conto, enquanto relata a história;
d)    Declamar em voz alta  sua palavra favorita em espanhol; 
e)    Desenvolver atividades  literárias, musicais e gastronômicas; 
f)     Organizar  bailes latinos, com danças como o tango, flamenca, salsa... 
g)     Exposições com elementos da  cultura  hispânica.


El Español por el Mundo - Mapa del  Español por el Mundo 


O espanhol é o idioma oficial de 21 países, sendo que a maioria localiza-se na América, a saber:
Argentina, Bolívia, Chile,  Colômbia, Costa Rica, Cuba, Venezuela,  República Dominicana,  Equador, El Salvador , Guatemala,  Honduras,  México, NicaráguaPanamá, Paraguay,  Peru,  Porto Rico, Uruguay.
Na África, o espanhol é língua  oficial na Guinea  Equatorial  e  Ilhas Canárias. Fala-se nas Ilhas de  Ceuta e  Melilla. Também no  Marrocos e Saara Ocidental. Filipinas,  antiga colônia espanhola na Ásia, ainda conserva traços da cultura hispânica

O mapa abaixo mostra os países que falam o idioma espanhol  ao redor do mundo - são  quase meio bilhão de pessoas  


fonte da imagem

Fonte da imagem: http://espanolporelmundo.bligoo.com.mx/

La Bandera de España
http://www.lamoncloa.gob.es/espana/simbolosdelestado/Paginas/index.aspx
Los Reyes  de España 

O Príncipe  das Astúrias, Felipe de Borbón, foi proclamado Felipe VI, rei de Espanha, dia 18 de Junho de 2014, durante uma sessão histórica das Cortes Gerais Espanholas, quando assumiu a chefia de Estado, da Monarquia Parlamentarista Espanhola, onde “o rei reina, mas não governa”.  Seus pais,   o rei Juan Carlos  I, que mantém o título,  apesar da abdicação,  e a sua mãe, a Rainha  Doña Sofia,  sua esposa, a  rainha Letízia  e suas duas  filhas estavam  muito felizes.
Á esquerda, o atual Rei da Espanha, Felipe IV, e seu pai Juan Carlos I,
que abdicou do trono em favor do filho 



Felipe VI com sua esposa, suas duas filhas pequenas, seus pais, sua irmã e sobrinho

VAMOS A PACTICAR. 

LA CLASE  VA  A  HACER UN CARTEL (CARTAZ)  CON LAS IMÁGENES: 

1) Feliz Día de La Hispanidad; 2) Descubrimiento de America - 12 de Octubre;
3) 12 de Octubre Fiesta Nacional de  España; 5) Columbus Day  (El Día de Cristóbal Colón/ - El Día  de Colón (O  Dia de Cristóvão Colombo);
6) Imagem 6, com as três caravelas);  7) Imagem e legenda com o atual rei da Espanha e seu pai). 

Sites consultados 
Site Oficial da Monarquia Espanhola
La bandera de España.Site do  Palácio de La Moncloa 
Día de la hispanidade  
Cómo se celebra el día de la hispanidad en el mundo
Coroação do novo rei de Espanha, Felipe VI