sábado, 7 de maio de 2011

A TORRE DE BABEL E A ORIGEM DA LINGUAGEM

Não é a fome ou a sede, mas o amor ou o ódio, a piedade, a cólera, que aos primeiros homens lhes arrancaram as primeiras vozes... Eis porque as primeiras línguas foram constantes e apaixonadas antes de serem simples e metódicas”.
Jean Jacques Rousseau em seu Ensaio sobre a Origem das Línguas
                Apud Chauí, Marilena. Convite à Filosofia. Editora  Ática, 1994, p. 136 a 153 

A Linguagem é o meio pelo qual nos expressamos,  nos comunicamos e externamos  nossos pensamentos e sentimentos. Gestos e vozes, na busca da expressão e da comunicação, fizeram surgir a linguagem. Desvendar sua origem, há séculos tem sido uma  das questões mais intrigantes para  teólogos, antropólogos, historiadores, filólogos, linguistas, filósofos de todas as épocas  e pesquisadores da área, em geral.
Esta preocupação extrapola inclusive  a curiosidade da mente humana e está registrada no primeiro livro do Pentatêuco: o Gênesis, como veremos adiante, no trecho que fala sobre a Torre de Babel.
Na abertura da sua obra denominada Política, o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande afirma que somente o homem é um “animal político”, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem. Os outros animais,  escreve Aristóteles, possuem voz (Phone) e com ela exprimem dor e prazer, mas o homem possui a palavra ( Logos) e, com ela, exprime o bom e o mal, o justo e o injusto”.
Já o filósofo iluminista  Jean Jacques Rousseau nascido em Genebra, na Suíça (1712-1778),  que viveu em Paris até a sua morte, no primeiro capítulo de sua obra-Ensaio sobre a Origem das Línguas, diz:
“A palavra distingue os homens e os animais; a linguagem distingue os homens entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado”.
Para Rousseau  não foi a satisfação das necessidades primárias do homem (fome, sede) que contribuíram para o surgimento das línguas, mas fatores ligados às emoções, aos sentimentos humanos e a necessidade de expressá-los. 
Saindo do plano das idéias e entrando na  dimensão mitológico/espiritual, citamos o texto bíblico - A Torre de Babel, que diz que no princípio havia apenas uma língua por meio da qual a humanidade se comunicava, formando um único povo,mas Deus, ao ser desobedecido  confundiu as línguas.   Com a confusão e o aparecimento de vários línguas na Torre de Babel, Deus impôs um obstáculo na comunicação, evitando ações irrestritas, segundo o texto, que transcrevemos  abaixo.

A TORRE DE BABEL
E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia! Façamos tijolos e queimemo-los bem.  E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
E disseram: Eia! Edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam.
E o Senhor disse: eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

A CONFUSÃO DAS LÍNGUAS
Eia! Desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entendam um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
Gênesis, capítulo 11, versículos de 1 a 9     (primeiro Livro da Bíblia Sagrada, Antigo Testamento).

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A FALA HUMANA SURGIU NA ÁFRICA

Imagem/Reprodução

Reproduzo aqui esta matéria publicada por Por Alessandro Greco, especial para o Site iG, em  14/04/2011. Achei muito interessante, por corroborar com o que tenho lido sobre a origem da humanidade, que tem a África, como  seu berço, segundo cientistas e pesquisadores renomados.  Leia a matéria.  

Estudo de 504 línguas diferentes conclui que a linguagem falada evoluiu apenas uma vez na história
Texto de  Alessandro Greco, Especial para o iG         14/04/2011

O continente africano parece ser mesmo o berço de basicamente tudo que se refere a espécie humana, inclusive da linguagem falada. Uma análise dos sons usados na comunicação humana feita pelo pesquisador Quentin Atkinson, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, indica que ela nasceu apenas uma vez, na África.


















Crânio  considerado o mais antigo da família humana já descoberto foi achado na África

"Esta teoria prevê que a diversidade deveria ser maior no ponto de origem da expansão”, prossegue o pesquisador. E completa: “Eu sabia que as linguagens têm um menor número de fonemas (usam menos sons) em populações pequenas, e pensei que seria interessante verificar se havia um efeito fundador linguístico, e onde ele colocaria a origem da linguagem”.

A diminuição do número de fonemas não pode ser explicada, segundo Atkinson, por outros fatores, como mudança demográfica, e é uma forte evidência de que a origem de todas as línguas humanas modernas ocorreu na África. Publicado na revista Science desta quinta-feira, 14, o resultado surpreendeu o próprio pesquisador, que esperava que a distribuição dos fonemas ao redor do mundo fosse aleatória.

“Em vez disso, há estas claras diferenças regionais[...] e elas levam a uma origem na África, como vemos com os genes”, afirmou.

“Gosto da ideia de que todas as línguas vêm de uma mesma origem", comentou. "Do ponto de vista de que a linguagem é um marco da identidade cultural, isto significa que, como nossa herança genética, ela provém da África."

Fonte:    
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/fala+humana+surgiu+na+africa/
n1300073502455.html
  
Amplie seus Conhecimentos. Veja  nesta blog: 

De Onde Viemos: a fabulosa árvore genealógica humana. Os seres humanos (Homo sapiens) anatomicamente modernos originaram-se na África há cerca de 200 mil anos




Sites Consultados

Ideias Fora da Caixa


Significados. Ciência.  Significado de Evolução Humana

As Imagens  são do Google


segunda-feira, 2 de maio de 2011

IMAGENS FANTÁSTICAS DO PLANETA HUMANO PELA REDE DE TV BBC

A Rede londrina de  televisão (BBC) produziu um vídeo com fantásticas imagens do nosso Planeta que expressam uma celebração da relação entre a humanidade e a naturaza, mostrando como as pessoas se adaptaram ao Planeta nas mais diversas e adversas situações. É uma verdadeira epopéia da relação homem  vs.   natureza.
A rede de TV Discovery exibe oito episódios que mostram como se dá essa relação, que Vale a pena ver e analisar. Essas imagens falam por si só. Veja e reflita. Clique na frase abaixo:  Planeta Humano e veja com seus próprios olhos.

Outra mensagem belíssima pode ser vista no vídeo produzido por um  estudante indiano de uma das escolas criadas pelo  Mestre  Sathya Sai Baba, para  homenageá-lo  por seu  aniversário. Exibe imagens reais dos projetos sociais por ele realizados.

Clique   na frase  abaixo para deliciar-se com esta mensagem que mostra a beleza da alma humana.