sexta-feira, 20 de maio de 2016

Teorias das cores. Cores primárias, secundárias, terciárias e neutras. Cores quentes e cores frias. Harmonia das cores: isocromia, monocromia, policromia. Atividade


A cor não existe objetivamente.  O que existe é a luz.  

A Cor é uma percepção  dos nossos olhos,  ou seja, são  percepções visuais que temos quando olhamos para objetos que recebem algum tipo de iluminação, através de uma fonte de luz. 
 
Podemos identificar  e  qualificar as cores, que são  concebidas  em nossos cérebros,  definidas por fatores naturais ou físicos. 

O  processo que leva o cérebro a perceber as cores dos objetos indica  que cada superfície absorve certas frequências e reflete outras, ou seja,  a luz e a interpretação da nossa visão condicionam as cores que percebemos, e não o objeto por si só. Portanto, a cor  não tem existência material.  

                  Teorias das cores - A Relação Entre as Cores e a Luz

Vivemos cercados pelas cores.  Elas estão na natureza, nas nossas casas, nas roupas, por toda parte. Ao escutarmos  a palavra “azul”, sabemos a que cor a pessoa  se refere. No entanto, há muitos  tons  de cores azuis. 

céu é azul-claro em um dia de sol. O mar, à distância, nos parece azul-escuro. Há uma grande variedade de tons azuis: claros, escuros, esverdeados, violáceos. O mesmo ocorre com o laranja, o vermelho, o verde.

Desde a Grécia antiga diversos pensadores, a exemplo de Platão,  elaboraram teorias sobre as cores e a natureza da luz, mas  foi no século XVII que o cientista e físico inglês Isaac Newton (1643-1727) conseguiu identificar os espectros da cor e trabalhar em uma teoria de base científica sobre o assunto. 

Isaac Newton foi o primeiro a observar que a luz do Sol tinha forte relação com a existência das cores, quando dissociou a luz solar nas cores do arco-íris através de um prisma.  

Suas experiências com luz branca sobre um  prisma, o ajudou a identificar todas as cores do arco-íris. Surgia ali o primeiro esboço do que posteriormente viria a ser chamada de Teoria das Cores

A Teoria das Cores afirma que a cor é um fenômeno físico relacionado a existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não existiriam cores. Portanto, a cor  não tem existência material. 

O preto, por exemplo,  é percebido quando algo absorve praticamente toda a luz que o atinge. Já o branco é percebido em algo que reflete praticamente todas as faixas de luz. Pode-se dizer que o branco e o preto não são cores propriamente, e sim,  a presença ou ausência da luz.

As  descobertas de Isaac Newton demonstraram  que a  luz branca é composta por várias cores.  Os resultados dos seus experimentos possibilitaram novos conhecimentos sobre as cores primárias e os receptores do olho humano.

                                      Classificação das Cores

Para estudar as cores, o primeiro passo é sabermos que existem cores primárias, secundárias, terciárias e neutras.

                                                  AS CORES PRIMÁRIAS


As cores primárias são consideradas as primeiras cores. São cores puras, sem mistura. 

É através delas que se formam todas as outras cores. As cores primárias  são  três:  

1- Vermelho -  é uma cor quente, que mostra vitalidade,  energia e coragem;
2- Amarelo - é uma cor suave e    alegre   que simboliza o otimismo; 
3- Azul - é uma cor que nos ajuda na concentração  e a melhorar a mente. 


As cores secundárias são aquelas formadas  pela combinação de  duas cores primárias. As cores secundárias são  três: laranja, verde, roxo ou violeta. 

Pratique! Copie no seu caderno como são formadas as cores secundárias


   Amarelo

 +    Vermelho
=  LARANJA
    Azul 

 +    Amarelo      
  VERDE
   Vermelho   
 +    Azul       
=   ROXO    OU  VIOLETA 


Vamos praticar ?
a) Pinte as figuras geométricas. No quadrado use  apenas as cores primárias; 
b) no  círculo use as cores secundárias (laranja, verde, roxo que também é chamada violeta). c) Divida o triângulo em 6 partes e pinte cada uma com os tons das seis cores terciárias.

AS  CORES  TERCIÁRIAS

Cores terciárias são aquelas formadas pela mistura de uma cor  primária  com uma cor
secundária, duas a duas em quantidades iguais. 
As cores terciárias são um total de seis:


Amarelo alaranjado
Vermelho alaranjado
Azul esverdeado
Amarelo arroxeado
Vermelho arroxeado
Azul arroxeado




COMO SÃO FORMADAS  AS CORES TERCIÁRIAS

Primária
+
Secundária
=
Terciária
Vermelho
+
Laranja
=
Vermelho alaranjado
Vermelho
+
Roxo ou  Violeta
=
Vermelho arroxeado
Amarelo
+
Verde
=
Amarelo   esverdeado
Amarelo
+
Laranja
=
Amarelo   alaranjado
Azul
+
Roxo ou  Violeta
=
Azul         arroxeado
Azul
+
Verde
=
Azul         esverdeado

AS CORES NEUTRAS










Cores neutras são cores que combinam com qualquer cor. As cores neutras são três: o preto, o branco e o cinza.

O branco e o preto, quando misturados, resultam no cinza. Mas, em relação às outras cores, as neutras são usadas apenas para clareá-las, não formando, pela mistura, nenhuma outra cor.

Temperatura das  Cores.  As cores podem ser quentes e frias. 


A temperatura das cores é  medida em graus Kelvin, escala de grande  importância para realizar o balanço de cor das fotografias, que pode ser feito de formas variadas, como por exemplo,  acessórios usados nos equipamentos de iluminação,  escolha de uma determinada modalidade de balanço oferecida pela câmera, em um laboratório ou ainda por meio de softwares para tratamento de imagens.


                                  CORES QUENTES E CORES FRIAS


As cores possuem seus valores de luminosidade. Algumas são alegres, mais vivas, que classificamos de CORES QUENTES. 

As cores quentes nos lembram o fogo, o sol, e transmitem o arrojo, a aventura, o estímulo, o calor.



          CORES FRIAS

Há cores que são mais escuras e tristes, que classificamos de cores frias. Elas nos transmitem a calma, o repouso, o frio, a sombra.  

As cores quentes são derivadas do vermelho e as cores  frias derivam do azul. A cor amarela é equilibrada. Os tons de roxo podem ser classificados como quentes ou frios, pois apresentam tanto o azul como o vermelho.

HARMONIA DAS CORES

Harmonia é a combinação entre duas ou mais cores. São estas as principais maneiras de combinar cores: monocromia, policromia, isocromia. 

MONOCROMIA      Mono = único;   crom(o)+ ia =  cor única


É a harmonia conseguida quando utilizamos somente uma cor com suas variações de tons, obtidas com o auxilio da cor branca ou preta. As colorações obtidas a partir de uma só cor são chamadas de tom sobre tom. 

             POLICROMIA    POLI  = vários  

É a harmonia conseguida   por meio do uso de muitas cores.  POLI  = vários  + CROMO = cor  = Várias Cores
                                                             
                                ISOCROMIA      ISO = igual

Isocromia é  a harmonia conseguida através de uma cor e seus matizes. Por exemplo: amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-amarronzado. O prefixo  Is(o) vem do grego e significa  igual.  Isocromia = is(o) + crom(o) +ia. 


Agora vamos conhecer a  Canção das Cores. Vídeo Musical Infantil. Toobys.


Conheça  as cores do arco-íris com esta bela canção 


   https://www.youtube.com/watch?v=AuRZ3oQ4rEM



Amplie seus conhecimentos. Saiba mais sobre as cores. Clique no  link abaixo

:


Estudo das Cores. Cores primárias, secundárias,terciárias e neutras. Cores impossíveis e cores imaginárias: como o ser humanopercebe  ascores

https://saberesdaafrica.blogspot.com/2012/12/estudo-das-cores-cores-impossiveis-e.html

ATIVIDADES 



1. Pinte usando as cores primárias e as cores secundárias de acordo com os desenhos. 
2. Pratique com as cores primárias. 

Pinte o palhaço seguindo as orientações indicadas no lado esquerdo da figura:  

a) colorir a calça de vermelho;        b) o chapéu de amarelo; c)  a camisa de azul; 

d) um sapato de vermelho e o outro de azul; 

e) uma luva de amarelo e a outra de vermelho; 

f) a gravata de vermelho e  as bolinhas de amarelo
3. Pinte a abelha usando apenas cores neutras.

4. Pinte os elementos da paisagem  usando  cores quentes e  cores frias:

 
Sites pesquisados
APRENDA A FAZER CORES
Teixeira, Deivid Cezario. Infoescola
Cabral, Gabriela. Equipe Brasil Escola
Blog Educadoras na Arte de Ensinar
Blog Rose Amar Artes 
Espaco Educar http://www.espacoeducar.net/2009/09/monocromia-isocromia-e-policromia.html
http://apsicologiaonline.com.br/2013/02/monocromia-e-policromia/
Photoshop inspiration      https://twitter.com/PhotoshopInsp
Imagens são do Google