A cor não existe objetivamente. O que existe é a luz.
A Cor é uma percepção dos nossos olhos, ou seja, são percepções visuais que temos quando olhamos para objetos que recebem algum tipo de iluminação, através de uma fonte de luz.
Podemos identificar e qualificar as cores, que são concebidas em nossos cérebros, definidas por fatores naturais ou físicos.
O processo que leva o cérebro a perceber as cores dos objetos indica que cada superfície absorve certas frequências e reflete outras, ou seja, a luz e a interpretação da nossa visão condicionam as cores que percebemos, e não o objeto por si só. Portanto, a cor não tem existência material.
Teorias das cores - A Relação Entre as Cores e a Luz
Vivemos cercados pelas cores. Elas estão na natureza, nas nossas casas, nas roupas, por toda parte. Ao escutarmos a palavra “azul”, sabemos a que cor a pessoa se refere. No entanto, há muitos tons de cores azuis.
O céu é azul-claro em um dia de sol. O mar, à distância, nos parece azul-escuro. Há uma grande variedade de tons azuis: claros, escuros, esverdeados, violáceos. O mesmo ocorre com o laranja, o vermelho, o verde.
Desde
a Grécia antiga diversos pensadores, a exemplo de Platão, elaboraram teorias sobre as cores e a natureza
da luz, mas foi no século XVII que o cientista e físico inglês Isaac Newton (1643-1727) conseguiu
identificar os espectros da cor e trabalhar em uma teoria de base científica
sobre o assunto.
Isaac Newton foi o primeiro a observar que a luz do Sol tinha forte relação com a existência das cores, quando dissociou a luz solar nas cores do arco-íris através de um prisma.
Suas experiências com luz branca sobre um prisma, o ajudou a identificar todas as cores do arco-íris. Surgia ali o primeiro esboço do que posteriormente viria a ser chamada de Teoria das Cores.
A Teoria
das Cores afirma que a cor é um fenômeno físico relacionado a existência da
luz, ou seja, se a luz não existisse, não existiriam cores. Portanto, a cor não tem existência material.
O
preto, por exemplo, é percebido quando algo absorve praticamente toda a luz que o atinge. Já
o branco é percebido em algo que reflete praticamente todas as faixas de luz.
Pode-se dizer que o branco e o preto não são cores propriamente, e sim, a
presença ou ausência da luz.
As descobertas de Isaac Newton demonstraram que a luz branca é composta por várias cores. Os resultados dos seus experimentos possibilitaram novos conhecimentos sobre as cores primárias e os receptores do olho humano.
As descobertas de Isaac Newton demonstraram que a luz branca é composta por várias cores. Os resultados dos seus experimentos possibilitaram novos conhecimentos sobre as cores primárias e os receptores do olho humano.
Para estudar as cores, o primeiro passo é sabermos que existem cores primárias, secundárias, terciárias e neutras.
AS CORES PRIMÁRIAS
As cores primárias são consideradas as primeiras cores. São cores puras, sem mistura.
É através delas que se formam todas as outras cores. As cores primárias são três:
1-
Vermelho - é uma cor quente, que mostra vitalidade, energia e coragem;
2-
Amarelo - é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo;
3- Azul - é uma cor que nos ajuda na concentração e a
melhorar a mente.
As cores secundárias são aquelas formadas pela combinação de duas cores primárias. As cores secundárias são três: laranja, verde, roxo ou violeta.
Pratique! Copie no seu caderno como são formadas as cores secundárias
Amarelo
|
+ Vermelho
|
= LARANJA
|
Azul
|
+ Amarelo
|
= VERDE
|
Vermelho
|
+ Azul
|
= ROXO OU VIOLETA
|
Vamos praticar ?
a) Pinte as figuras geométricas. No quadrado use apenas as cores primárias;
b) no círculo use as cores secundárias (laranja, verde, roxo que também é chamada violeta). c) Divida o triângulo em 6 partes e pinte cada uma com os tons das seis cores terciárias.
b) no círculo use as cores secundárias (laranja, verde, roxo que também é chamada violeta). c) Divida o triângulo em 6 partes e pinte cada uma com os tons das seis cores terciárias.
AS CORES TERCIÁRIAS
Cores terciárias são aquelas formadas pela mistura de uma cor primária com uma cor
secundária, duas a duas em quantidades iguais.
secundária, duas a duas em quantidades iguais.
As cores terciárias são um total de seis:
Amarelo alaranjado
|
Vermelho alaranjado
|
Azul esverdeado
|
Amarelo arroxeado
|
Vermelho arroxeado
|
Azul arroxeado
|
COMO SÃO FORMADAS AS CORES
TERCIÁRIAS |
||||
Primária
|
+
|
Secundária
|
=
|
Terciária
|
Vermelho
|
+
|
Laranja
|
=
|
Vermelho alaranjado
|
Vermelho
|
+
|
Roxo ou
Violeta
|
=
|
Vermelho arroxeado
|
Amarelo
|
+
|
Verde
|
=
|
Amarelo esverdeado |
Amarelo
|
+
|
Laranja
|
=
|
Amarelo alaranjado |
Azul
|
+
|
Roxo ou
Violeta
|
=
|
Azul arroxeado
|
Azul
|
+
|
Verde
|
=
|
Azul esverdeado
|
AS CORES NEUTRAS
O branco e o preto, quando misturados, resultam no cinza. Mas, em relação às outras cores, as neutras são usadas apenas para clareá-las, não formando, pela mistura, nenhuma outra cor.
Temperatura das Cores. As cores podem ser quentes e frias.
A temperatura das cores é medida em graus Kelvin, escala de grande importância para realizar o balanço de cor das fotografias, que pode ser feito de formas variadas, como por exemplo, acessórios usados nos equipamentos de iluminação, escolha de uma determinada modalidade de balanço oferecida pela câmera, em um laboratório ou ainda por meio de softwares para tratamento de imagens.
As cores possuem seus valores de luminosidade. Algumas são alegres, mais vivas, que classificamos de CORES QUENTES.
As cores quentes nos lembram o fogo, o sol, e transmitem o arrojo, a aventura, o estímulo, o calor.
As cores quentes nos lembram o fogo, o sol, e transmitem o arrojo, a aventura, o estímulo, o calor.
CORES FRIAS
Há cores que são mais escuras e tristes, que classificamos de cores frias. Elas nos transmitem a calma, o repouso, o frio, a sombra.
As cores quentes são derivadas do vermelho e as cores frias derivam do azul. A cor amarela é equilibrada. Os tons de roxo podem ser classificados como quentes ou frios, pois apresentam tanto o azul como o vermelho.
HARMONIA DAS CORES
Harmonia é a combinação
entre duas ou mais cores. São estas as principais maneiras de combinar cores: monocromia, policromia, isocromia.
MONOCROMIA Mono = único; crom(o)+ ia = cor única
É a harmonia conseguida
quando utilizamos somente uma cor com suas variações de tons, obtidas com o
auxilio da cor branca ou preta. As colorações obtidas a partir de uma só cor
são chamadas de tom sobre tom.
POLICROMIA POLI = vários
É a harmonia conseguida por meio do uso de muitas cores. POLI = vários + CROMO = cor = Várias Cores
ISOCROMIA ISO = igual
Isocromia é a harmonia conseguida através de uma cor e seus matizes. Por exemplo: amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-amarronzado. O prefixo Is(o) vem do grego e significa igual. Isocromia = is(o) + crom(o) +ia.
ISOCROMIA ISO = igual
Isocromia é a harmonia conseguida através de uma cor e seus matizes. Por exemplo: amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-amarronzado. O prefixo Is(o) vem do grego e significa igual. Isocromia = is(o) + crom(o) +ia.
Agora vamos conhecer a Canção das Cores. Vídeo Musical Infantil. Toobys.
Conheça as cores do arco-íris com esta bela canção
https://www.youtube.com/watch?v=AuRZ3oQ4rEM
Amplie seus conhecimentos. Saiba mais sobre as cores. Clique no link abaixo
:
Estudo das Cores. Cores primárias, secundárias,terciárias e neutras. Cores impossíveis e cores imaginárias: como o ser humanopercebe ascores
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2012/12/estudo-das-cores-cores-impossiveis-e.html
ATIVIDADES
1. Pinte usando as cores primárias e as cores secundárias de acordo com os desenhos.
2. Pratique com as cores primárias.
Pinte o palhaço seguindo as orientações indicadas no lado esquerdo da figura:
a) colorir a calça de vermelho; b) o chapéu de amarelo; c) a camisa de azul;
d) um sapato de vermelho e o outro de azul;
e) uma luva de amarelo e a outra de vermelho;
f) a gravata de vermelho e as bolinhas de amarelo.
3. Pinte a abelha usando apenas cores neutras.
4. Pinte os elementos da paisagem usando cores quentes e cores frias:
|
Sites
pesquisados
Blog Saberes da África.
Estudo das Cores. Cores primárias, secundárias, terciárias e neutras. Cores impossíveis e cores imaginárias: como o ser humano percebe as cores
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2012/12/estudo-das-cores-cores-impossiveis-e.html
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2014/03/as-cores-das-palavras-poemas-as-quatro.html
As Cores das Palavras. Poemas Infanto-juvenis: As Quatro Estações; A Flor Amarela; As Borboletas; As Cores e as Palavras; Canção para Van Gogh. Biografia de Van Gogh. Atividades
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2014/03/as-cores-das-palavras-poemas-as-quatro.html
APRENDA A
FAZER CORES
Teixeira, Deivid
Cezario. Infoescola
Cabral,
Gabriela. Equipe Brasil Escola
Blog Educadoras
na Arte de Ensinar
Blog
Rose Amar Artes
Espaco Educar http://www.espacoeducar.net/2009/09/monocromia-isocromia-e-policromia.htmlhttp://apsicologiaonline.com.br/2013/02/monocromia-e-policromia/
Photoshop inspiration https://twitter.com/PhotoshopInsp
Imagens são do Google