segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Por que o mel é o único alimento da natureza que não estraga. Como evitar que o mel estrague e se cristalize. Picadas de abelhas e vespas: o que fazer ?

O trabalho das abelhas com as flores 
O mel é um alimento produzido pelas abelhas. Tem propriedades importantes. Começou a ser usado pelas pessoas por conta  de suas propriedades medicinais. Há muito tempo é usado no tratamento de  feridas abertas. Uma colher de sopa de mel, poderá ajudá-lo a parar de tossir. 
Além do  sabor delicioso, é praticamente o único alimento da natureza que não estraga. Mas você sabe por que isso acontece? 

Você poderia comer um mel de cinco mil anos de idade? 

Bem, se ele passou esse tempo todo selado e armazenado longe da umidade, vá em frente. Se está cristalizado, não se incomode: é só aquecê-lo e colocá-lo em seu alimento de escolha. 
O historiador grego Heródoto relatou que os babilônios enterravam seus mortos no mel e Alexandre, o Grande,  pode ter sido embalsamado em um caixão cheio de mel. 
O mel é  um tipo de  açúcar.   Por mais que o mel não seja igual ao açúcar branco refinado, ainda é um tipo de açúcar. Portanto, não exagere. Use com moderação.  Outra coisa que diferencia o mel de outros açúcares é a sua acidez. O PH do mel está entre 3 e 4,5, condição que também mata qualquer tipo de organismo que por acaso queira  fazer do mel sua casa.

O mel não estraga porque é  higroscópico, ou seja, tem tendência para absorver a umidade do ar e, consequentemente, não contém muita água em seu estado natural. E pouquíssimas bactérias ou micro-organismos conseguem sobreviver em um ambiente de umidade tão baixa assim. As bactérias ou os micro-organismos simplesmente morrem em um ambiente como esse. 
Favo de mel
Esses micro-organismos  são sufocados pela falta de umidade. O fato de os organismos não poderem sobreviver por muito tempo no mel significa que eles não têm a chance de estragá-lo.  Outra coisa que diferencia o mel de outros açúcares é a sua acidez. O PH do mel está entre 3 e 4,5, condição que também mata qualquer tipo de organismo que por acaso tem a pretensão de fazer do mel sua casa.
Porém, existem alguns fatores extras além do baixo teor de umidade que faz do mel uma substância que reina absoluta ante os elementos que poderiam, em tese, estragá-lo. Entre esses fatores estão as abelhas.
Primeiro , as abelhas contribuem para o ambiente de baixa umidade do mel ao bater as asas para secar o néctar. Em segundo lugar, a maneira como as abelhas introduzem o néctar nos favos de mel é vomitando lá. Isso parece nojento, mas a composição química dos estômagos das abelhas também contribui para a longa vida do mel.
Abelha rainha
O estômago das abelhas contém a enzima glicose oxidase, que é adicionado ao mel quando o néctar é regurgitado . A enzima e o néctar se misturam para criar o ácido glucônico e o peróxido de hidrogênio. O peróxido de hidrogênio também é uma força hostil contra qualquer ser tentando crescer no mel.

Como evitar que o mel estrague  e se cristalize 

O armazenamento também é importante. Vimos que o mel possui pouca água em seu estado natural, mas pode facilmente absorver água, caso seja exposto a ela. Se isso acontecer, o mel pode realmente estragar. Portanto, o ponto chave para o mel permanecer bom para o consumo humano é ter certeza de que ele está bem vedado e armazenado em local seco.
Mel conservado 
O que pode acontecer com um mel mal armazenado é a cristalização. O mel cristalizado não significa, necessariamente, que ele está estragado. Os alimentos que chegam ao mercado,  muitas vezes passam antes por filtros para remover partículas que podem levar à cristalização. 
O mel cru e o mel orgânico não são submetidos a esse processo, mas isso não significa que eles vão estragar. Além disso, os diferentes tipos de mel possuem taxas de cristalização distintas.
E, se você não gostar do seu mel cristalizado, a grande dica é não colocá-lo na geladeira. Abaixo de 10°C, a cristalização diminui. Em temperaturas acima de 25°C, o mel resiste melhor à cristalização.

Por que os insetos  picam  algumas pessoas e outras não?

Ninguém sabe ao certo, mas há alguns dados que sugerem que certos perfumes podem atrair abelhas ao imitar seus feromônios, ou substâncias químicas que os animais liberam para se comunicar uns com os outros. Perfumes que possuem cheiro similar ao de flores não são necessariamente o problema. “Afinal, as abelhas não picam flores”.

Ser picado por uma abelha ou  uma vespa:há diferença ?

Na maioria dos casos, não há grande diferença entre a picada  desses insetos. Mas aqueles que são  propensos a reações alérgicas, devem  identificar qual foi o inseto, a fim de ser imunizado. Este tratamento consiste em uma  injeção de veneno para dessensibilizar o corpo. Não vai ajudar  na picada atual, mas reduz a probabilidade de uma reação alérgica em picadas futuras. 70% dos adultos que tiveram uma reação alérgica a uma picada voltaram a sofrer com esse problema,  pelo menos mais uma vez na vida. A imunoterapia com veneno pode reduzir esse índice para algo entre 5% e 10%, e para quase zero nos casos mais leves, segundo  estudos.
As vespas constroem ninhos nas quinas dos telhados. São atraídas por comida, por isso uma picada em um piquenique poderia vir de uma delas. As abelhas geralmente morrem depois de picar alguém, e tendem a ser menos agressivas do que as vespas.

O que é uma reação normal a uma picada, e quando devemos nos preocupar?

A dor local imediata e o inchaço são comuns.  O inchaço pode aumentar nos dias seguintes à picada e até mesmo ficar do tamanho de uma laranja em alguns casos. Segundo Freeman, os sintomas que devem causar preocupação incluem urticária, vômitos, sensação de tontura, convulsões e dificuldade respiratória. Se você tiver qualquer uma dessas reações, consulte um médico. Mesmo que os sintomas desapareçam dessa vez, uma reação alérgica futura pode ser ainda mais grave.

Se a reação à picada for leve, o que vale a pena fazer em casa para melhorar?

Freeman recomenda a aplicação de um produto que geralmente fica restrito aos temperos na cozinha: o amaciante de carne. O médico aconselha que se misture o amaciante com água até que se forme uma pasta. Uma enzima presente no produto alimentício é capaz de penetrar no tecido da pele e pode neutralizar as proteínas tóxicas no veneno que faz com que o corpo reaja Recomenda-se ainda,  fermento químico  misturado com água, que deve neutralizar o ácido do veneno. Qualquer coceira local pode ser tratada com um anti-histamínico isento de prescrição médica.
Se o ferrão ainda estiver na pele, o melhor é removê-lo com uma pinça ou por raspagem com a borda de um cartão de crédito. Os médicos antes acreditavam que a remoção do ferrão poderia liberar ainda mais veneno. Entretanto, pesquisa recentes mostram que todo o veneno é liberado rapidamente, em cerca de um segundo após a picada, informa Freeman. [The Wall Street Journal]
Quem já foi picado, sabe: ferroada de abelha dói para valer. Nos EUA até dois milhões de pessoas são alérgicas ao veneno de insetos que picam, mas mesmo aqueles que não são alérgicos devem ficar alertas, pois a picada da abelha vai doer. O local fica vermelho, inchado e dói. 
Quando esses insetos picam, eles injetam uma substância química chamada melitina em suas vítimas. Este veneno ativa receptores de dor, o que resulta naquela sensação de queimadura. O ferrão tem a forma de uma espada entalhada, e quando ele penetra a pele da vítima,  fica preso lá, facilitando a entrada de mais veneno.
Se você não for alérgico, seu sistema imunológico vai reagir à picada, mandando líquidos para dissolver o melittin, causando a vermelhidão e o inchaço. A dor pode durar vários dias, mas nada que uma compressa gelada e um anti-histamínico não resolvam.[LifesLittleMysteries]

Fontes:  Achei esta matéria publicada no Site HypeScience, de autoria de Letícia Rezende,  muito interessante, por isso, fiz uma adaptação  e postei aqui. Confira nos links aqui disponibilizados. 



Abelhas-rainhas escolhem profissão de suas filhas, favorecendo que as mais novas de se tornarem rainhas. Disponível em: 
Beleza: tratamento estético  com mel 
http://beleza.culturamix.com/estetica/tratamentos-de-beleza-com-mel