sábado, 24 de outubro de 2015

Africanidades. O que é o Pan Africanismo ?

"A história contemporânea de África é o Pan- Africanismo"
                                                Amzat Boukari
Pan-africanismo é um movimento político, filosófico e social   nascido nas Américas, e  que promove a defesa dos direitos do povo africano e a unidade da África no âmbito de um único Estado soberano para  os africanos que vivem na África e os africanos da diáspora. 

A teoria pan-africanista foi desenvolvida  a partir de meados do século XX, pelos descendentes  de escravos  africanos na diáspora americana, como o líder jamaicano Marcus Mosiah Garvey e pessoas nascidas na África, destacando-se  William Edward Burghardt Du Bois.   Foi  posteriormente levada para a arena política por africanos como Kwame Nkrumah e  o sul-africano Steve Biko, que se destacou na luta contra o apartheid na África do Sul, a terra de Nelson Mandela, primeiro presidente negro do país.  No Brasil foi amplamente divulgada  por Abdias Nascimento.  


O Prefixo Pan/Pam vem do grego pan, pantós = «todo; inteiro».  
É  «elemento de formação de palavras que exprimem a ideia de tudointeiro,  completo,   o universo, o mundo.   Exprime a noção  de totalidade,  universalidade.    
É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por  vogal ou h» e pelas letras m, n

Exemplo: pan-helenismo (união de todos os gregos),  pan-mixia.  Adquire a forma pam quando
o segundo elemento  começa com as letras b ou p. Exemplos:  pambalcânico,  pampsiquismo.
Adaptado do site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. 

Disponível em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-significado-do-elemento-pan-/21235  e do Site Priberam dicionário. Disponível em:  https://www.priberam.pt/dlpo/pan

Citamos o exemplo da palavra  pan-americano = «referente a ou próprio de todos os países das Américas». Pan-americanismo = vocábulo da área da política,  que significa «doutrina ou movimento que defende a aliança política entre todos os países das Américas do Norte, Central e do Sul» ou «cooperação econômica, cultural e militar entre os países das Américas».

Portanto, o Pan-africanismo é uma doutrina ou movimento que defende a aliança política entre todos os países da África.  




Vivemos  dias difíceis com o novo processo migratório de grupos humanos, que saem de seus território de origem   para outras  áreas. Os europeus dividiram o mundo em continentes e países, com respectivs fronteiras,  sem respeitar os costumes, histórias e tradições de povos  que há milênios ocupam o Planeta Terra. Este fato está na raiz das guerras, preconceitos e discriminações que testemunhamos e vivenciamos nas nossas peles,  independente da sua cor. Quando paramos para observar os diferentes povos da Terra, concluímos que a consciência histórica  determina a relação com o espaço, o que os europeus não entenderam.

Breve Biografia  do Líder Jamaicano  Marcus Garvey

Marcus Mosiah Garvey (1887-1940) foi um comunicador, empresário e ativista jamaicano. É considerado um dos maiores militantes da história do movimento nacionalista negro mundial. Garvey liderou o movimento mais amplo de descendentes africanos até então. É lembrado ainda como o principal idealista do movimento de "volta para a África".

Ele criou um movimento de profunda inspiração para que os negros se voltassem politicamente para o continente africano e para que as potências coloniais europeias desocupassem o território africano. 

Marcus Garvey tornou-se conhecido mundialmente por meio das músicas de reggae e pela religião rastafári que o considera como um profeta. Músicos como Bob Marley e Burning Spears já referenciaram o líder em suas canções. Na jamaica, o líder alcançou o status de herói nacional. 

A União Africana, que completa 50 anos, é uma organização política que reúne países da África, e foi inspirada no ativismo e ideias de Marcus Mosiah Garvey. 

Assista ao vídeo com a Banda Frutera,  que canta a música Honorável Garvey, um tributo ao líder jamaicano,  num show na Galícia, norte da Espanha.            https://www.youtube.com/watch?v=jqx6Wz1eO0c

Ouça a música Honorável Marcus, com a Banda Rutera  Reggae
https://soundcloud.com/rutera-reggae/honoravel-marcus


                                                        A União  Africana - UA 


Máscara africana 
A União Africana (UA) foi criada em 2002, em substituição à antiga Organização da Unidade Africana, atuando na mediação e prevenção de conflitos. Seu estatuto tem contribuído para a defesa da democracia no continente africano, estabelecendo a condenação e rejeição de mudanças inconstitucionais de governos.

A União Africana busca capitanear o chamado "renascimento africano",  forjando um novo perfil para a África – caracterizado, sobretudo, pela modernização das instituições políticas e das estruturas econômicas. As iniciativas da União Africana estão voltadas ao respeito aos direitos humanos, à abertura econômica e à transparência administrativa nos Estados-membros.

Criado em 2004, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana foi concebido para atuar diante de circunstâncias graves nos países-membros. Exemplos: crimes de guerra, genocídio ou crimes contra a humanidade.

A vertente econômica da União Africana – a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) – tem privilegiado projetos de cooperação internacional nos quais o conceito de "parceria" se sobreponha ao da "assistência", com vistas ao desenvolvimento da África.  

A abertura da Embaixada do Brasil em Adis Abeba, capital da Eriópia, sede da União Africana, reflete  o interesse brasileiro em acompanhar as atividades da organização. 

O Brasil tem sido convidado, desde então, a participar dos principais eventos da UA, na condição de observador.

Mapa da África com as bandeiras dos países-membros da  União Africana - UA 


o Mundo Representado no Planisfério 


Observe que a América do Sul tem o mesmo formato geométrico da África. Você concorda que lembra um triângulo? Observe  a proximidade geográfica.  








 Mapa Político do Continente Africano 

Você sabia que o Egito fica na África? Está na África Subsaariana ou África do Norte?  

http://jornalcultura.sapo.ao/dialogo-intercultural/a-historia-contemporanea-de-africa-e-o-pan-africanismo
http://www.avoz.cv/analise/10684/
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-significado-do-elemento-pan-/21235
Ministério da Relações Exteriores
http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3681:uniao-africana&catid=176&Itemid=436&lang=pt-BR