quarta-feira, 12 de junho de 2013

Países lusófonos: a CPLP e os países de Língua Portuguesa. África que fala português. Luis de Camões e Fernando Pessoa. Portugal chega à África. Tratado de Tordesilhas

Mudam-se os tempos, 
mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
 Camões
 


"Minha pátria é minha língua"  F.Pessoa

No Brasil  falamos o português porque fomos  colonizados por Portugal,  o primeiro país da Europa a se lançar nas Grandes Navegações Marítimas do século XV,  explorando os oceanos em busca de novas terras. Primeiro, chegou na ilha de Ceuta, na  África, em 1415;   depois na  América, quando descobriu o Brasil em 22 de Abril de 1500,  de onde seguiu para  a Índia   estabelecendo comércio em Goa, Damão e Diu e chegou a Macau,na China. As áreas conquistadas falam o idioma do colonizador – o português, e são chamados países lusófonos.  Luso se refere a Portugal. Países lusófonos são aqueles que falam o português e  formam a  Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Acesse e analise a letra e vídeo da música Língua, do cantor e compositor baiano,  Caetano Veloso, que homenageia a  língua portuguesa, através de seus  poetas Luís de Camões e  Fernando Pessoa, além de  ícones brasileiros.    Clique aqui 

A CPLP e os países lusófonos.  5 de Maio Dia da Cultura Lusófona

A CPLP é uma organização internacional  criada em 17 de Julho de 1996, por seus membros lusofalantes, para  integrá-los. É formada por oito países independentes espalhados pelos cinco continentes, cuja língua oficial  ou uma delas é  o português.  
São cinco países da África:
Angola, Moçambique, Guiné Bissau e os arquipélagos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe; um país da Europa- Portugal; um país da América - Brasil;  um país transcontinental entre a Ásia e a Oceania – Timor-Leste, ex-colônia portuguesa de 1496 a 1975.  
Além destes membros plenos e efetivos, há três observadores associados: Guiné Equatorial, Ilhas Maurícias e o Senegal, na África. Estes países são ligados por uma herança histórica, pelo idioma comum e por uma visão compartilhada de desenvolvimento e da democracia entre seus membros,  que têm encontros regulares de representantes em seus países,  na ONU e outras organizações internacionais. 

Em 2005, numa reunião em  Luanda, capital da Angola, a CPLP estabeleceu  a data de 5 de Maio como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, bem como  os  Jogos da CPLP, evento esportivo que reúne todos os seus  membros. 
                       
                          O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa 

Foi proposto  em 1990, em Lisboa, capital de Portugal,com o  objetivo de unificar  a forma de escrever nesse idioma, em todos os países que formam a CPLP. Após várias tentativas, a partir de 1º de janeiro de 2009, passou a vigorar nesses países,   o período de transição para as novas regras ortográficas, que finaliza em 31 de dezembro de 2015.  Conheça as  novas regras.     Clique aqui 
     
      Luis de Camões: a importância de sua obra para a língua  portuguesa 

Luís Vaz de Camões, nasceu em Coimbra ou Lisboa, em 1524, onde faleceu, em 1580. Gênio da literatura Renascentista e criador da linguagem clássica portuguesa escreveu poesias líricas e épicas, peças teatrais e  sonetos,  verdadeiras obras de arte.   

Autor dos  Lusíadas, um longo poema épico que conta a  epopeia dos feitos  históricos dos portugueses: as navegações marítimas e suas guerras,“por mares nunca dantes navegados”, como ele diz,  num dos versos  dos Lusíadas,  poema que se divide em dez  cantos repartidos em oitavas. 

A obra de Camões é completa.  Contem quase todos os gêneros poéticos tradicionais, onde manipulou todos os  recursos da língua portuguesa, que  a partir desse poeta, passou a expressar sentimentos, sensações, fatos e idéias de forma inédita.  
Seus versos continuam vivos em diversos filmes, roteiros e músicas, a exemplo do compositor brasileiro,  Renato Russo, que fez a adaptação musical do  “Soneto 11” e do texto bíblico de  I aos  Coríntios 13, do Apóstolo Paulo, sobre o Amor, na música Monte Castelo ("Legião Urbana"):  “Ainda que eu falasse a língua dos homens  e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria...” 

Acesse a letra e vídeo  da música, na íntegra.      Clique aqui   O texto bíblico na íntegra.     Clique aqui    Saiba mais sobre a obra prima de Camões - Os  Lusíadas.       Clique aqui    Sua biografia, sonetos,  poesias, peças de teatro. Há outros sonetos sobre o amor. Confira !    Clique aqui    Trecho do soneto Nº 11, poesia lírica escrita em 1595:   Amor é fogo que arde sem se ver.  É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer... Texto na íntegra    Clique aqui 

 Fernando Pessoa:  navegar é  preciso, viver não é preciso


Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa em  1888, onde morreu em 1935, poeta, filósofo e escritor português é homenageado junto com os navegadores portugueses, por  Caetano  Veloso, na música os Argonautas, citando o poema “Navegar é preciso”, de 1914. A frase, no entanto,  não é do poeta português.  

Foi dita pelo general romano Pompeu, que por volta do ano 70 a.C. (século I) foi enviado à Sicília, sul da Itália,  para escoltar  uma frota com alimentos para Roma, que passava fome diante de uma rebelião de escravos liderada por Espártaco. Com os navios prontos para partir, mas com ameaça de tempestade, o comandante sugeriu a Pompeu que adiasse a partida. Segundo o historiador romano Plutarco, foi nessa hora que o general disse a lendária frase  em italiano: “Navigare necesse, vivere non est necesse.”   

No século XIV o poeta italiano Petrarca transforma a expressão para “Navegar é preciso, viver não é preciso.” Em 1914, F. Pessoa escreve seu lendário poema  e diz:   ....”Quero para mim o espírito dessa frase”.  Veja a letra e vídeo da música os Argonautas em ritmo de fado brasileiro.  Clique aqui  

 Na mitologia grega, Argonautas eram os tripulantes do navio Argo, na expedição que foi  buscar  o  Velocíno de Ouro, a lã de ouro de um carneiro alado,  na  Cólquida (atual Geórgia). Saiba mais sobre essa lenda. Clique aqui  Saiba mais sobre os versos de Pessoa.  Clique aqui     e aqui        Como você pode ver,  estudar história, geografia, literatura, português,  artes e todos os conhecimentos, em geral, resulta em produções como essas de Caetano e Renato Russo. Concorda ? Bons estudos!

Portugal chega à costa ocidental da África

No século XV, o Mar Mediterrâneo era o único meio de  ligação da Europa com  a  África e o  Oriente, mas era controlado pelos  árabes,  os turcos e pelos comerciantes das cidades italianas de Gênova e Veneza. 

O aumento do preço das mercadorias e a dependência dessa única rota de comércio, levou o rei de Portugal a buscar um meio de  obter os produtos diretamente da Índia, no Oriente. Criou a famosa Escola de Sagres,  onde armou  suas frotas, que desvendaram  o mundo, a partir de  1415, início do século XV, quando Portugal chega à  Ilha de Ceuta, no norte da África.  

Em 1419  as caravelas portuguesas  passaram de 60 léguas além do Cabo Nau, o ponto mais distante até então, navegado da Europa para a África, quando chega nas Ilhas da Madeira e  Ilhas dos Açores. Em 1433, Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador. Em 1444, Luiz de Cadamosto chega à  Guiné, e  entre 1455 e 1457,  explora o arquipélago de  Cabo Verde (arquipélago é um conjunto de Ilhas, como vemos no mapa de Cabo Verde).   

O rei Dom João II tomou posse das novas terras, fundou feitorias, fortificou as costas das terras descobertas e intitulou-se Senhor da Guiné. Mandou colocar padrões ou colunas de pedra com as armas portuguesas para atestar o seu domínio nos portos onde seus navios passavam. Em  1484 Diogo Cão descobriu o Congo. Em  1486 Bartolomeu Dias chegou ao Cabo da Boa Esperança, extremo sul da África.
               
                      O pioneirismo de  Portugal deve-se a vários fatores
Os descobrimentos portugueses foram o conjunto de viagens e explorações marítimas realizadas entre 1415 e 1543. Primeiro, eles chegaram na Ilha de Ceuta (1415) que fica na entrada do Mar Mediterrâneo e Estreito de Gibraltar, entre  o  norte da África e o sul da Europa ( Espanha e Portugal). Vários fatores contribuíram para Portugal sair na frente. Vejamos as principais causas do   pioneirismo português:  

1-A centralização político-administrativa permitindo que a Monarquia governasse sintonizada com os interesses da burguesia comercial, ansiosa por riquezas;  

2-Tornou-se um Estado absolutista e mercantilista juntando os interesses do rei,  que desejava fortalecer o Estado para aumentar seus poderes  e os da burguesia, interessada em aumentar seus lucros e acumular capitais; 

3- Ausência de guerras - enquanto os outros países estavam envolvidos em conflitos  militares, Portugal não tinha guerras. A Espanha, por exemplo, lutava para expulsar os mouros do seu território. A França e a Inglaterra estavam envolvidas na guerra dos Cem Anos, as quais atrasaram a entrada desses países na conquista marítima; 

4 - A posição geográfica de Portugal banhado em toda a sua costa oeste  pelo oceano Atlântico, permitindo a expansão portuguesa “por mares nunca dantes navegados”, como diz o poema de Luiz de Camões, seu poeta de maior grandeza. 

O Tratado de Tordesilhas divide o mundo entre Espanha e Portugal

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado entre Portugal  e Espanha, na cidade espanhola de Tordesilhas, em 7 de Junho de 1494, com o objetivo de   dividir  as terras já descobertas e  as que estavam por descobrir entre os dois países (no mapa,  as terras na cor verde seriam de Portugal e a outra parte da Espanha). 

O acordo foi motivado pela entrada da Espanha nas Grandes Navegações Marítimas, após expulsar os mouros do seu território e da Europa, em 1492.  No mesmo ano,   em 15 de Outubro de 1492, Cristóvão Colombo, sob seu patrocínio,  chega à América, acreditando ser a Índia, despertando o temor de Portugal.  

Para evitar conflitos, os dois países assinaram esse  Tratado,  que dava a Portugal as terras situadas a 200 milhas a oeste do arquipélago de Cabo Verde, na costa oeste da África, enquanto a Espanha ficaria com as terras a leste daquele meridiano.  

O objetivo maior era alcançar as Índias (nome que abrangia todo o Oriente), grande abastecedora de especiarias (pimenta, gengibre, cravo, canela, noz-moscada etc.), usadas na culinária para temperar e conservar os alimentos, preparar óleos, cosméticos, incensos e medicamentos. O termo especiaria, a partir dos séculos XIV  e XV, na Europa, designava produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, raiz), de aroma e sabor acentuados. 

Amplie Seus Conhecimentos. Veja também:

Blog Saberes da África

Projeto multidisciplinar: “Minha pátria é a língua portuguesa”. Origem do português. A Lusofonia. Datas que Homenageiam a Língua Portuguesa



                       REFERÊNCIAS. Sites acessados em 08/06/2013
Caetano Veloso. Música Língua (letra e vídeo). Disponível em: 
 Prof: Alice Azevedo. Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.  Disponível em:   http://www.slideshare.net/150673/os-lusadascontexto
História dos países lusófonos 
http://d128593.tinf28.tuganet.info/historia.html
Portugal nos séculos XV e XVI  
http://www.slideshare.net/cabaptista/portugal-no-scxv-2
A expansão marítimo-europeia nos séculos  XV e XVI
http://www.slideshare.net/nih_ela/a-expanso-martima-europeia-nos-sculos-xv-e-xvii-14968480
Os descobrimentos portugueses  
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Descobrimentos_portugueses
Expansão marítima portuguesa
http://www.slideshare.net/cabaptista/expanso-martima-portuguesa-1
Repúblicas Unidas de Portugal e Algarves. As grandes navegações
http://d128593.tinf28.tuganet.info/navegacoes.html
Timor-leste       http://pt.wikipedia.org/wiki/Timor_Portugu%C3%AAs
Guia para a nova ortografia da língua portuguesa. Disponível em: 
http://www.parlamento.pt/Documents/XIILEG/Guia_Acordoortografico.pdf
Portal oficial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Blog da Embaixada de Portugal no Brasil