sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Costa dos Corais: o Caribe Brasileiro nas águas do litoral dos estados de Alagoas e Pernambuco, Região Nordeste. A Costa dos Corais no Google map. Atividades: leitura de imagens

Entre os municípios de Paripueira, no litoral norte  do estado de  Alagoas, e Tamandaré em  Pernambuco,   Região  Nordeste do Brasil,   encontra-se  um complexo e exuberante ecossistema marinho, de água azul  turquesa, calma, morna e transparente ao alcance dos olhos.  O complexo   forma a Costa dos Corais, e tem  cerca de 135 km de extensão.  Tamanha beleza  recebeu o título de Caribe Brasileiro, merecidamente. Além de ser um dos mais extensos trechos de arrecifes de corais brasileiros, também estão entre os mais preservados, compondo a maior área de proteção ambiental do país. Todo o projeto de preservação é administrado pelo Instituto Chico Mendes. 


















 Destacam-se ainda   o município de Japaratinga caracterizado por belíssimas praias de areias alvas finíssimas,  e o  município de Maragogi, a verdadeira joia dos corais. Toda Maragogi é um cenário de sonho: praias, coqueiros, rios, manguezais, barreira de corais e um clima tropical típico com brisas frescas.
Palpitante vida submarina aflora aos nossos olhos e mesmo sem o uso de máscaras de mergulho é possível visualizar uma variedade de peixes tropicais multicolores e uma diversidade exuberante de formações de corais.



 Um cenário de sonho: praias, coqueiros, rios, manguezais, barreira de corais e um clima tropical típico com brisas frescas. A cada maré as piscinas se modificam.  Os barcos levam os banhistas para as piscinas naturais, na praia de Maragogi, Alagoas. 
A culinária  é de dar água na boca,  onde os frutos do mar se harmonizam com os frutos da terra — produtos hortifrutigranjeiros produzidos nas fazendas da redondeza.

A Costa dos Corais no Google Map 

Este post foi inspirado na matéria escrita pelo Professor Mustafá Ali Kanso, para o site HypeScience
Fonte: http://hypescience.com/costa-dos-corais-o-caribe-brasileiro/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Agora  assista ao vídeo com a  música Minha Sereia, de Carlos Moura. Veja as belíssimas imagens do mar das Alagoas.   Veja a letra da linda canção. 

Minha Sereia      Autor: Carlos Moura

Mergulhar no azul piscina

No mar de Pajuçara
Deixar o sol bater no meu rosto
Ai que gosto me dá...

ATIVIDADES -  LEITURA DE IMAGENS

1. Você gostou de conhecer o complexo   da Costa dos Corais ? Onde fica localizado ? Observe  e localize no mapa do Google Map. 
2. Descreva as águas daquele  exuberante ecossistema marinho, chamado Costa dos Corais. 
3. Além de ser um dos mais extensos trechos de arrecifes de corais brasileiros, também estão entre os mais preservados, compondo a maior área de proteção ambiental do país.  Todo o projeto de preservação é administrado pelo  _____________________________________________
4.  Pesquise na Internet  e escreva no caderno a biografia  de  Chico Mendes. 
5.  Escreva um pequeno texto sobre a imagem que mostra a culinária da Região da Costa dos Corais
6. Você  gostaria de passar as férias no Caribe Brasileiro ?  Qual foi a imagem que mais lhe impressionou, além da culinária ?  Acesse o link da fonte e crie uma historinha imaginando como seriam suas férias na Costa dos Corais, o Caribe Brasileiro. Sucesso ! 

domingo, 19 de janeiro de 2014

LIVRO NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM. Atividades

Este livrinho infanto-juvenil de autoria de Regina Otero e Regina Renó, publicado  pela Editora do Brasil/2009, 32 páginas, destina-se à crianças de até 11 anos.  O texto permite  desenvolver o tema transversal Ética, enfocando o respeito por si e pelo outro. Pode ser utilizado em trabalhos com os alunos sobre identidade e diversidade humana, bullying, entre outras temáticas ligadas a valores. 
O personagem principal, um menino muito esperto, chamado Tim, se apresenta e conta  a história de forma lúdica, interessante  e muito didática. Ele mobiliza o leitor a pensar sobre si mesmo, lançando questões reflexivas sobre identidade  e sentimentos. O conteúdo  propõe à criança se expressar livremente, expondo seus valores, limites, dificuldades e vivências. Ao professor cabe apenas orientar, sem no entanto dar opiniões  ou intervir.  Esperamos que ajude os colegas professores e seus alunos. 








                     














Fonte: http://docessorrisosfadaluz.blogspot.com.br/2008/10/livro-ningum-igual-ningum.html

Para complementar este estudo recomendamos o pos deste blog:


Eu não sou você, você não é eu. Madalena Freire. Biografia da autora.



Veja também o vídeo:   Você vai gostar de mim - Enviado por  Xuxa Promoções e Produções Artísticas Ltda.

1.  Você gostou da historinha ? O que  você entendeu  sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas, nossos vizinhos, amigos e familiares ? Escreva um texto de até dez linhas sobre esta história.

2. A historinha  nos mostra como é bom  sermos  o que somos, apesar da opinião dos outros. Você se incomoda com a opinião dos outros sobre você? Conte pra nós.

3 .Precisamos  ajudar  uns aos outros e vivermos sempre em união, lembrando  que cada  pessoa  possui características próprias, e que devemos  respeitá-las.  Para incentivar uma boa convivência entre os coleguinhas de classe,  evitando brigas e  agressividades, propomos que você fotografe  o grupo, depois monte com a participação de todos eles um painel com as fotos. Depois fixe  na sala de aula.  Sucesso !

Todas as imagens são do Google.