sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Conto africano: O Casamento da Princesa, de Celso Sisto. Biografia do autor. Interpretação de texto

Capa do livro
O  livro  intitulado  O Casamento da Princesa,  publicado em São Paulo, pela Editora Primo, em  2009, com 32 páginas,  nos apresenta   um conto popular da África Ocidental,  recontado no estilo de fábula pelo  escritor brasileiro  Celso Sisto e ilustrado por Simone Matias.
    
A história tem como cenário o continente dos leões, dos desertos e das florestas tropicais, pois a África não é feita apenas de safáris e aventuras, como sempre nos mostram os filmes. Tem histórias de reinos, reis, rainhas, príncipes e princesas, onde  em algumas tribos, quanto mais longo é o pescoço de uma mulher,  mais bonita ela é.  

É uma história repleta de simbologia e significados, semelhante  àquelas  contadas pelos mais velhos aos mais novos, lendas passadas de geração a geração.  A historinha  traz  para as gerações atuais a oralidade da cultura africana, repleta de deuses e mistérios, tornando-a desta forma, atemporal.


Mapa político da África Ocidental (verde) 
Os guaches da ilustradora Simone Matias  ajudam a dar forma aos tons quentes da África Tropical, onde a obra é retratada. “Fiz pesquisas sobre o povo ashanti: vestuário, tambores, joias, trono do rei, estandartes”, diz a ilustradora. É neste tom de fábula que o autor Celso Sisto resgata a magia por trás dos contos africanos.


Contos de fadas e princesas são muitos  e  estão em diversas  partes, mas aqui aprenderemos  mais sobre a África. 

Os africanos vieram para o Brasil como escravos, mas  trouxeram as suas histórias e suas tradições.   Em vez de Rapunzel ou Cinderela, o nome da princesa é Abena.
Vamos conhecer a  fascinante história    de Abena, a mais bela princesa da África Tropical, finalmente apta a se casar.  A notícia percorre todo o continente e logo surgem vários pretendentes.  Os primeiros a disputar a mão da princesa são dois concorrentes de peso: o Fogo e a Chuva.  
Para que a disputa pela mão da moça seja feita de forma honesta,  seu pai, o rei,  resolve fazer um duelo.  O combate entre  esses dois  elementos da natureza (a água e o fogo)  mobiliza a África inteira e a  notícia percorre  o continente. 

A Chuva, delicadamente, fez a sua oferta à princesa. Disse que daria toda a vitalidade que a água proporciona: crescimento de plantações, multiplicação das colheitas… “Graças a mim, teremos sempre água pura para beber e rios cristalinos cheinhos de peixes, onde se pode nadar e pescar”.
Diante de palavras tão musicais, a solitária Abena aceita a proposta da chuva, sem saber o que acontecia naquele exato instante.

O Fogo, consciente de seu poder, discursa para o pai de Abena, dizendo: “Minhas chamas mantém os animais perigosos ao longe, cozinham a comida diariamente, iluminam as intermináveis noites escuras e aquecem o corpo durante o frio”. 

Foram palavras fortes o suficiente para impressionar o Rei que, deslumbrado, cede a mão de sua filha ao Fogo.

Apaixonada pela Chuva, mas prometida para o Fogo, a princesa Abena cai em profunda tristeza e, para não ver a beleza de sua filha desaparecer, o Rei tem uma ideia : uma disputa entre a Chuva e o Fogo encerraria o impasse. O vencedor do duelo teria a mão da princesa. 
A notícia sobre o maior embate  da história  corre toda a  África e todos, principalmente Abena,  estão ansiosos para saber o resultado final. Mas, assim como Rapunzel, Cinderela, A Bela Adormecida e Branca de Neve, o final é  feliz. Confira ! 

Conheça  O belo conto de fadas -  "O casamento da Princesa"





















Autor: Celso Sisto.   Ilustração de Simone Matias 


Biografia de  Celso Sisto 

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país. 

Tem 60 livros publicados para crianças e jovens e já recebeu vários prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de autor revelação (FNLIJ, 1994), ilustrador revelação (FNLIJ, 1999), melhor livro infantil (Açorianos, 2011) e livro do ano (Açorianos, 2011).

 Interpretação de texto 
 África Ocidental é uma região do oeste da África, que inclui os países da costa oriental do Oceano Atlântico  e alguns que partilham a parte ocidental  do deserto do Saara. É formada pelos seguintes  países:  BenimBurkina FasoCabo VerdeCosta do MarfimGâmbiaGanaGuiné e outros. 
1. Observe o primeiro mapa e complete a lista  com os países que faltam. 
2. Observe o mapa da divisão regional da África. Em quantas partes se divide o continente africano ? Quais são elas ?     3. Em que parte  da África aconteceu a histeria  aqui narrada?  4.  Qual o título do conto de fadas que você  acabou de ler ?  5. Diga o nome do autor e da ilustradora  6. Quando e onde foi publicado,  por qual editora e quantas páginas tem ?    7. O conto de fadas fala de uma princesa. Como se chama ?
8. Assim como a Bela Adormecida e Branca de Neve, Abena é uma  bela  princesa  que resolve se casar. Dois concorrentes de peso saíram na frente e pediram sua mão em casamento.  Cite seus nomes. 
9. A Chuva, delicadamente, fez a sua oferta à princesa. O que ele prometeu 
10. Abena aceitou  a proposta da chuva, sem saber  que o fogo pediu sua mão ao rei.   Qual foi a promessa feita pelo Fogo 
11. Diante  desses dois pretendentes tão  poderosos, a princesa caiu em  tristeza.  Qual foi a solução proposta aos dois por seu pai, o rei ? Quem se saiu vencedorA princesa gostou?   A historia teve um final feliz ?  12. Use da sua imaginação e reconte o final desse belo conto  de fadas.  Não esqueça de ilustrar.  Boa sorte
Mapa da divisão regional da África

MAPA DA DIVISÃO REGIONAL DA ÁFRICA
  
 Subdivisões da África para fins  estatísticos usadas pela ONU




  África Ocidental









Veja também:

Bonecas negras sul africanas: brinquedos a favor da diversidade humana e contra o racismo. As crianças aprovam !


Sites pesquisados
O Casamento da princesa, de Celso Sisto. 
http://sobrecapa.wordpress.com/2009/08/21/o-casamento-da-princesa-de-celso-sisto/
http://www.simonematias.com.br/portifolio/o-casamento-da-princesa-2/
http://www.artistasgauchos.com.br/celso/imagens/materia_casamentop01.jpg
Africa Ocidental
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_Ocidental