sábado, 10 de outubro de 2015

O Halloween: História e Origem do Dia das Bruxas, Símbolos e Tradições. O Halloween no Brasil: críticas e criação do Dia do Saci

Abóbora com feições humanas

Origem do Halloween 

O Halloween é uma festa comemorada  todo dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos (1º. de Novembro), daí  o nome que se originou  da  expressão inglesa -  "All Hallow's Eve", que significa “Véspera de Todos os Santos”. 

O Dia das Bruxas é um dos rituais  praticados pelos antigos celtas  na Europa, há mais de 2,5 mil anos. Sua comemoração está relacionada à passagem das estações: simboliza o final do verão e a chegada do inverno  no Hemisfério Norte, onde se localizam  a Europa e os Estados Unidos (América do Norte). 

As festas  homenageavam nesse período,  os antepassados,  acreditando-se  que as almas dos mortos retornavam às suas antigas casas para visitar os familiares, buscar alimento e se aquecer no fogo da lareira. Costumava-se fazer fogueiras nas colinas, deixar bolos ao ar livre e acender velas deixando-as queimar até o nascer do sol, o que representava sorte.

A celebração do Halloween também  remete a antigos valores da cultura bárbaro-cristã que se formou  na Europa Medieval. Os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e Pais de Gales), acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do Dia de Todos os Santos  pela ação de terríveis demônios e fantasmas,  que ameaçariam suas colheitas. 

Por sua  relação com o mundo dos espíritos, e por ser condenado pelo cristianismo,  o  Halloween  ficou   associado à figura  das bruxas e feiticeiras, daí o nome Dia das Bruxas.  
O Halloween é comemorado  na maioria dos países ocidentais, principalmente nos Estados Unidos da América (EUA),   desde  meados  do século XIX,  levado  pelos  imigrantes irlandeses,   descendentes dos antigos celtas, povo que comemorava a data para afastar os maus espíritos e homenagear os mortos.  

Ao chegarem à América do Norte, onde se localizam os EUA e o Canadá,  os irlandeses introduziram a celebração da festa, e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada e com feições humanas. Além dos EUA, outros países de língua inglesa também comemoram a festa: Canadá e Reino Unido, que é formado pela Inglaterra,  Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.


Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que as pessoas fossem reconhecidas pelos espíritos que vagam nesse dia, segundo as crenças dos antigos celtas. 
Doce ou travessura? Se não nos der doces vai ter que nos aguentar!
Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas  dos vizinhos pedindo guloseimas (doces), com a pergunta: Trick-or-treat = doce ou travessura  ou  gostosuras ou travessuras ?
Trick = truque, trapaça;      Treat = presente, tratar. 


                  Símbolos, Tradições e Brincadeiras do Halloween


1. Bruxa: um dos principais símbolos do Halloween. Seus acessórios são:

a) Dá para imaginar um bruxa sem chapéu? Ele funciona como um pára-raios do bem: a ponta ajuda a atrair energias positivas na hora de fazer alguma coisa mágica. Pode ser feito de qualquer material e não precisa ser necessariamente preto.
b)  Vassoura -   é o símbolo mais forte das bruxas. Triste dizer, mas elas não costumam voar em vassouras por aí. A vassoura é usada para limpar um ambiente antes de um ritual ou para tirar as energias negativas de um lugar.

c)  Caldeirão - tem tudo a ver com bruxas porque representa os quatro elementos: o fogo, que aquece a água usada para fazer poções; o ar, que  ajuda a evaporar os líquidos delas;  a terra, de onde se tira  o ferro, material usado para fazer  o caldeirão, o qual deve ter  três pés, caso contrário,  não serve para magia. 

Lembre-se que segundo a Teoria dos Quatro Elementos, tudo seria formado a partir da terra, do fogo, da água ou do ar

2.  Fantasma -  por representar o susto e o medo também é um símbolo tradicional da festa;

3. Morcego - tem a imagem associada ao Drácula e, portanto, também é uma figura presente na data; 


4. Drácula - personagem muito popular por gerar medo em muitas pessoas é tradicional no Dia das Bruxas; 


5. Frankstein - é  outra figura monstruosa tradicional do Dia das Bruxas; 
  "Jack-o' lantern"

6. Abóbora do Dia das Bruxas, apelidada nos EUA de
  "Jack-o'- lantern".  Ela tem a cara assustadora e  virou símbolo do Dia das Bruxas.  

Reza  a lenda, que um fazendeiro se recusou a dar uma abóbora para uma bruxa e, por isso, foi transformado em uma moeda. Nos Estados Unidos, virou costume colocar uma abóbora  na porta de casa com uma vela dentro para afastar os maus espíritos. Na Irlanda usava-se o nabo,   verdura abundante no país.  

7. Outros símbolos: Castelo Mal Assombrado; cemitério; lua cheia; lobisomem; caveira; caixão; túmulo de cemitério; múmia; caveira com foice (símbolo popular da morte). 

Decoração das Portas Com Imagens do "Jack-o' lantern"







Cores, Tradições e Brincadeiras   do Halloween  -  Advinhas


O morcego é um mamífero
A   festa  nos EUA é  promovida por escolas e empresas. As pessoas usam trajes típicos (fantasias), maquiagens de terror,  múmias e outros personagens  que representem o Dia das Bruxas.  
O foco é a criatividade, diversão, integração e socialização, onde  as crianças  se divertem passando de casa em casa pedindo doces e  balas. 

 É o tradicional trick or treat” (“gostosuras ou travessuras”, em português), ou seja, se não receberem doces do morador, aprontam travessuras que irão irritá-lo, certamente. 

Se as pessoas responderem "doce" essas mesmas pessoas dão doces às crianças; se disserem "travessura" as crianças assustam-nas com máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico e sprays de espuma colorida. 

Um  dos ritos tradicionais é a Abóbora do Dia das Bruxas, apelidada nos EUA de 
 Jack-o'-lantern, que  envolve  vários ritos: compra da abóbora, retirada  das partes internas, esculpir uma face assustadora e, à noite,  acender uma vela dentro. 

Em várias cidades norte-americanas ocorrem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa. 

Visita a atrações assombradas,  montadas em parques de diversão e shoppings centers, além de contos de histórias assustadoras.   Organização de festas e bailes à fantasia com temática do Dia das Bruxas. Assistir filmes ou encenações teatrais de terror; acender fogueiras. 

Sugerimos duas brincadeiras:  
a) balde de água com maçãs  -  encher um balde de água e  colocar maçãs dentro. Ficam flutuando. Os participantes devem colocar os bracos para traz e pegá-las com os dentes, mordendo-as e colocando-as em outro balde vazio. Para cada maçã retirada no tempo total de um minuto, o concorrente  ganha doces;    

b) corrida das múmias - tem duas partes:


 Primeira parte: os alunos formam duplas. Cada dupla recebe um rolo de papel higiênico (quanto mais barato, melhor, porque é  mais grosso do que os mais caros).  Um 
integrante de cada grupo fica parado com os braços esticados, perpendiculares ao tronco. Os braços não podem ser enrolados junto ao corpo, para garantir mobilidade  na segunda etapa. Quando você falar “já”, o parceiro começa a enrolar o colega com o  papel. Quem terminar primeiro ganha doces.  
 Segunda parte: corrida entre as múmias. Estabeleça o trajeto, e quem chegar primeiro na linha de chegada, vence. Prêmio: chocolates  para o vencedor e seu parceiro.  

Fantasmas

As Cores do Halloween


As principais cores do Halloween são:
1. Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para  sugar suas energias.
2. Preto: cor predileta dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.
3. Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween.

ADVINHAS


         1.    Sou  uma linda moradia de príncipes e reis, mas nas noites escuras muita gente aqui não vem.  Dizem que aqui vivem morcegos, fantasmas e bruxas.   Sou o …

         2.    Ele não pode ver a luz do sol, de  alho não pode sentir o cheiro.  Seu reflexo não aparece no espelho e pode virar um morcego.    Quem é ?

           3.    Seu transporte é uma vassoura, seu chapéu é bem pontudo, tem fama de muito má e possui um gato preto.   Ela é a ..

        4. Tenho a cara bem gordinha, sou  feita de um vegetal, assusto a criançada quando sou deixada em lugares bem escuros no dia do Halloween.  Meu nome é.... ?

      5.    É bem  pequena, geralmente tem asas, pode voar, o nome da mais famosa é Sininho...  Quem  sou eu ?

       6.    Sou amigo de uma bruxa e passo o dia no escuro.  Venho lá do  antigo Egito, vivo   dentro de um sarcófago, estou mortinha, mortinha, mas...  muita gente tem medo de mim. Quem sou eu ?

          7.    Vivo a caçar ratinhos !  Cuidado ! Não fiquem onde posso passar!  Quem  sou eu?                        


Respostas: 1- Castelo; 2 -Drácula; 3- Bruxa; 4- jack lanterna/Jack-on-lantern 
(abóbora com feições humanas);   5- fada;  6- múmia; 7- gato preto. 

O Halloween no Brasil: críticas e criação do   Dia do Saci

No Brasil a comemoração do Halloween  é recente. Chegou ao nosso país por influência da cultura americana, divulgada pela televisão e pelos cursos de inglês, que comemoram a data, para vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana. 

Devido as críticas  sobre a comemoração do  Halloween no Brasil,  instituiu-se  o dia 31 de Outubro como o Dia do Saci,  sob o argumento de que a festa nada tem a ver com a nossa cultura;  que o Brasil tem um rico folclore  que deve ser  valorizado nas escolas do país.  

Os setores religiosos também criticam, dizendo que o Halloween é  uma festa de origem pagã, que dissemina  entre crianças e jovens ideias e imagens contrárias aos princípios e valores cristãos. 
Em declaração feita no ano de 2009, o Vaticano condenou o Halloween como uma festa perigosa,  carregada por vários elementos anticristãos.  
Símbolos do Halloween 
Caldeirão da bruxa 

                                                                                                
    Múmias 

    Uma múmia é um cadáver, cuja pele e órgãos foram preservados intencional ou acidentalmente pelos seguintes fatores: a)  exposição a produtos químicos, b) frio extremo, c)  umidade muito baixa etc. Wikipédia
                                                     


    Drácula é um romance de 1897 (final do século XIX) escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o Vampiro Conde Drácula. Sem dúvida trata-se do mais famoso conto de vampiros da literatura.
    Data da primeira publicação26 de maio de 1897
    GêneroTerror, Literatura gótica
    Fonte:  Wikipédia
    Frankenstein ou o Moderno Prometeu  é um romance de terror gótico com inspirações no movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. 
    GêneroTerror, Literatura gótica, Romantismo, Ficção científica
   Fonte:  Wikipédia
Caveira
  "Jack-o' lantern" - Abóbora
 esculpida com feições humanas


Vamos praticar? 

Escreva uma legenda para a imagem acima. Releia o texto, observe as imagens. Produza uma historinha sobre o Dia das Bruxas. 

Sugestões de Máscaras  e Fantasias para o Dia das Bruxas 


Máscaras em feltros (pássaros)

Fonte: http://momentocurioso.com.br/mascaras-diy-para-o-dia-das-bruxas/

Veja também:

Professores e Alunos Promovem Festa do Halloween no Serravalle_ Dramatizações, Coreografias, Muita Criatividade e Animação



VEJA TAMBÉM?

Espanhol. Halloween ou "Samhain"? Origen del Día de las Brujas. La Comida de las Brujas. Decoración y Fantasías




Sites consultados
SOUSA, Rainer Gonçalves. "História do Halloween"; Brasil Escola. Disponível em http://www.brasilescola.com/halloween/historia-halloween.htm  Acesso em 10 de outubro de 2015.
Brincadeiras do Halloween
Máscaras
Todas as imagens são do Google

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Colégio Raphael Serravalle Promove Culminâncias dos Projetos Café Cultural, Sustentabilidade e Feira de Ciências

O Colégio Raphael Serravalle  situado no bairro da Pituba, Salvador/Ba, viveu nesta quarta-feira, dia 07 de Outubro,  um movimentado dia de festa com culminâncias  dos projetos sustentabilidade nos turnos matutino e vespertino,  Feira de Ciências  e o Café Cultural, este  com os alunos do 3o Ano do Ensino Médio. A escola estava muito movimentada, com cada série envolvida na sua respectiva  temática. 
Os alunos do 3o. Ano  debateram as obras literárias: Senhora, de José de Alencar - 3o. Ano "A"; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto - 3o. Ano B; Vidas Secas, de Graciliano  Ramos - 3o. C; Capitães de Areia, de Jorge Amado, 3o. ano D; A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, 3o. Ano E; Macunaíma, de Mário de Andrade, 3o. Ano F; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, 3o. Ano G. 
Professores, gestores  e funcionários compareceram usando camisas dos projetos, e os alunos  camisas com seus respectivos temas. A festa foi linda. 
Parabéns a todos os alunos, professores, coordenadoras pedagógicas, gestores e funcionários!     Veja as fotos: 
A Fanfarra  do colégio  desfilou pelas ruas do bairro com muita animação dos componentes
Silvana Sentges coordenadora pedagógica  do colégio  e madrinha da fanfarra (a loira de óculos) e Isa Mendes (cabelos brancos) responsável pela fanfarra, composta por alunos do  Ensino Fundamental II e 1a. e 2a. séries do Ensino Médio.
Os jardins da escola  foram todos reformados pelos alunos, atentos à  proposta do conceito de sustentabilidade 
A professora Graça Cintra (blusa branca e óculos) 
no comando dos alunos  do matutino
Alunos do 2o. Ano Vespertino na Feira de Ciências


Apresentações  dos alunos do 3o. Ano do Ensino Médio, vespertino, 
Projeto Café Cultural  


Alunos do 3o. Ano "E"  na abertura da apresentação
 da pe
ça teatral da turma
O aluno Igor, do 3o. ano E, ao centro, com camiseta rosa, que foi homenageado por professores e alunos,  por ajudar todas as turmas nas coreografias das danças apresentadas. Parabéns, Igor, futuro coreógrafo e professor de dança! Sucesso!

Alunos do 3o. Ano "C"na dramatização da peça e 
apresentação de música ao vivo




Alunos do 3o. Ano "D "na apresentação da peça Capitães de Areia,
adaptação da  obra de  
Jorge Amado 



O 3o. Ano "B "adaptou a obra de Lima Barreto: 
O Triste Fim de Policarpo Quaresma, na apresentação da peça teatral, que também teve dança

3° ano "A" apresentou a peça adaptada da obra   
SENHORA, de José de Alencar, finalizando com danças 

Alunos do 3.o Ano "G" finalizam apresentação da peça Memórias Póstumas de Brás Cubas, adaptação da obra de Machado de Assis,  com  música ao vivo

DEBATE NA QUADRA DE ESPORTES

O  Projeto Café Cultural teve sua culminância na quadra, com alunos e professores debatendo cada obra  e respectiva  escola literária 


Alunos do 3o. Ano "F "  discutem  a obra literária
Macunaíma, de Mário de Andrade

Professores participam ativamente  do debate com os alunos. 
Interprete faz a tradução   para os deficientes auditivos

Alunos do 3o. Ano "B"no debate da obra de Lima Barreto  
O Triste Fim de Policarpo Quaresma, 
Aluno do 3o. Ano "E "com carro produzido pela turma, para a apresentação da peça  Nasce uma Estrela, adaptação da obra de Clarice Lizpector