quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O Brasil Levará 260 Anos para Alcançar o Nível de Leitura dos Países Ricos, Segundo o Banco Mundial. Liberação de R$ 1 Bilhão para Formação de Professores



Reproduzo aqui a matéria da jornalista Flávia Albuquerque, Repórter da Agência Brasil, Edição de Nádia Franco, com  o título:

Educação no Brasil melhora a passos lentos, diz diretor do Banco Mundial  

Fiquei estarrecida com a matéria   que retrata  a nossa triste realidade,  e que  testemunho na minha práxis, não só com meus alunos do Ensino Médio, mas até mesmo com  portadores de nível superior.  No entanto,  não esperava que estivéssemos nesse nível. É o fundo do poço!    O Brasil levará 260 anos para que nossos estudantes alcancem o nível de leitura dos países ricos, que na Europa é de 80%, enquanto na África é de 10% e na América Latina e Caribe é de 40%. 

Os grifos    e   a distribuição dos parágrafos  em tamanhos menores são nossos, visando contemplar o perfil do nosso público. 

Na sequência, leia a  matéria do G1 e TV Globo, Brasília - por Guilherme Mazui e Roniara Castilhos, em 28/02/2018, com o título:

Governo anuncia liberação de R$ 1 bilhão para formação de professores

"MEC informou que serão oferecidas 190 mil vagas para formação de professores e de estudantes de cursos de licenciatura. Temer participou de evento no Planalto em que recursos foram anunciados".      

Em seguida, assista ao vídeo divulgado pela Band News, em 28/02/2018, com  o comentário de Priscila Cruz, Presidente do Movimento Todos Pela Educação, com o Título:  

Relatório divulgado pelo Banco Mundial revela atraso na educação do Brasil 

“Um relatório divulgado pelo Banco Mundial revela o atraso da educação no Brasil. Os estudantes brasileiros vão demorar 260 anos para atingir índice de leitura dos países desenvolvidos. A presidente do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, fala sobre o assunto”.

Leia a matéria da Agência Brasil  na íntegra:

" O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, afirmou hoje (28), durante o Seminário Aprendizagem: Realizando o Potencial da Educação, que a educação no Brasil está melhorando, mas em passos lentos, em uma velocidade na qual demorará muito para alcançar o padrão exigido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

"Mas isso também significa que, se reformas forem implementadas no Brasil, como já foram encaminhadas no ensino, no currículo, na formação, na capacitação dos professores e na gestão das escolas, dá para melhorar muito.
 Martin  Raiser 

Temos o exemplo do município de Sobral, no Ceará, que já atingiu média maior do que a estipulada pela OCDE, ao chegar à nota 6,7

O Brasil já tem experiências que são tão boas quanto a média da OECD, só que tem muitos que estão muito atrás dessa boa prática em que alguns já estão avançando", acrescentou Raiser.

Segundo Raiser, a situação da educação mundial é um pouco preocupante porque, ao mesmo tempo em que se vê aumento significativo de recursos e alunos entrando na escola, a melhora na aprendizagem desses alunos é muito menor do que a desejada.

"Muitos alunos estão indo à escola, mas não sabem responder a questões simples e principais. A questão agora tem que ser muito mais voltada ao que está acontecendo dentro da sala de aula para avaliar como transformar gasto em educação em melhora do aprendizado."

Raiser reforçou que os baixos resultados obtidos na educação no Brasil e em outros países onde os índices também são negativos podem ser atribuídos a vários fatores, entre os quais a própria situação do aluno. "Ele teve acesso a creche? Tem apoio da sua família? Claro que países com renda mais alta dão mais oportunidades para as crianças já entrarem na escola com melhor preparação."

O diretor do Banco Mundial destacou ainda outro aspecto influenciador dentro da sala de aula. "O professor está bem formado, capacitado? Recebe os insumos necessários para ter um bom desempenho? Ele tem incentivos? É preciso avaliar se o mal professor recebe orientação ou continua fazendo um trabalho inferior", questionou.

O terceiro ponto colocado por Raiser é a gestão e a necessidade de a escola ter um bom diretor, avaliando se o gestor recebe o apoio adequado e capacitação. "Tudo isso tem mais a ver com boas práticas de gestão do que com recursos", disse.

Fonte: Agência Brasil. Edição: Nádia Franco. São Paulo, 28/02/2018


Governo anuncia liberação de R$ 1 bilhão para formação de professores

"MEC informou que serão oferecidas 190 mil vagas para formação de professores e de estudantes de cursos de licenciatura. Temer participou de evento no Planalto em que recursos foram anunciados".       https://g1.globo.com/educacao/noticia/governo-anuncia-liberacao-de-r-1-bilhao-para-formacao-de-professores.ghtml


Em véspera de eleição, sabemos muito bem qual vai ser o destino do dinheiro. Os bandidos de todas facções serão os únicos beneficiados. 

Em seguida, assista ao vídeo divulgado pela Band News, em 28/02/2018, com  o comentário de Priscila Cruz, Presidente do Movimento Todos Pela Educação, com o Título:  

Relatório divulgado pelo Banco Mundial revela atraso na educação do Brasil 


“Um relatório divulgado pelo Banco Mundial revela o atraso da educação no Brasil. Os estudantes brasileiros vão demorar 260 anos para atingir índice de leitura dos países desenvolvidos. A presidente do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, fala sobre o assunto”.

Assista ao vídeo:

Imagem 1 - do Google
Imagem 2 -   Marcelo  Camargo/Arquivo/Agência  Brasil