terça-feira, 13 de junho de 2017

Arraiá do Serra 2017. Comunidade Escolar Celebra a Tradicional Festa Multicultural do Nordeste do Brasil. Origem da Festa Junina


A Comunidade Escolar do Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador, Bahia, comemorou em alto estilo a  festa mais popular  do Nordeste brasileiro: o São João. 

Comida típica farta, muito forró, brincadeiras, trajes típicos, representações teatrais, quermesse, a famosa dança de quadrilha e,  muita animação,  estavam presentes no evento, que reuniu a Direção, Professores, alunos, funcionários e convidados.  Parabéns a todos os envolvidos! Foi tudo muito lindo! 

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste a festa junina se destaca por suas características multiculturais, que remontam aos colonizadores europeus, aos povos nativos e aos afrodescendentes. 

Hoje, tradições europeias,  indígenas e africanas  se misturam nessas divertidas comemorações.

No Nordeste, além de alegrar o povo da região, atraem muitos turistas, aumentando os lucros e gerando empregos. Aqui, as fogueiras servem como centro para a famosa dança de quadrilhas, enquanto na  Região Sudeste é tradicional a realização de quermesses.

Nas  Fotos 1 (acima)  e 2 (abaixo), muita animação no Arraiá do Serra, forró e  comidas típicas. AProfessoras servindo  aos aluno. 


Origem da Festa Junina 

Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitos elementos da cultura europeia, a exemplo das festas juninas, que têm  origem nas festas dos santos populares em Portugal:  Santo Antônio (13 de Junho), São João (24 de Junho), São Pedro e   São Paulo (29 de Junho).  De início, a festa era chamada de Joanina e homenageava apenas São João. 

No Brasil Colônia, havia grande presença de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses, que podem ser identificados na festa. 

Da península Ibérica (Portugal e Espanha) veio a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

   
A tradição de soltar fogos de artifício veio da China, de onde surgiu a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.  

Quadrilha: dança à francesa – da França veio a dança marcada, típica das danças nobres. A quadrilha tem origem francesa, nas contradanças de salão do século 17. Em pares, os dançarinos faziam uma sequência coreografada de movimentos alegres. 

O estilo chegou ao Brasil no século 19, trazido pelos nobres portugueses. Foi sendo adaptado até fazer sucesso nas festas juninas, como se pode observar nas palavras de origem francesa, que são proferidas para  marcar a dança.  Exemplo: anarriê  (en arrière - para trás) e anavã (en avant -para frente), alavantú ( en avant tous' - todos à frente)...

Tradições e Comidas típicas 

A comida típica das festas juninas é quase toda à base de grãos e raízes que os índios cultivavam: milho, amendoim, batata-doce e mandioca. O mês de junho é a época da colheita do milho, alimento de origem indígena. Grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades juninas, são feitos desse cereal. Exemplos: pamonha, canjica, milho cozido e assado, cuscuz,  pipoca, bolo de milho. 

Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho, tudo  de acordo com o que produz cada região do Brasil. 

Várias brincadeiras entraram para a festa: pau de sebo, cabra-cega, correio elegante, os fogos de artifícios, o casamento na roça etc,  com o objetivo de animar ainda mais.

As decorações dos arraiais vieram de Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia: os enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora.

Embora os balões tenham sido proibidos no Brasil, por razões de segurança,  ainda são usados na cidade do Porto, em Portugal.  

Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas. 


Esses elementos culturais foram se misturando aos aspectos culturais dos brasileiros de origens indígena, afro - brasileira  imigrantes europeusnas diversas  regiões do país, tomando-se características particulares em cada uma.  

A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos ao Brasil pelos povoadores e   imigrantes daquele país.


Os sons regionais, que hoje conhecemos, têm esses instrumentos presentes. No Nordeste, as composições do sanfoneiro Luiz Gonzaga, nascido no dia 13 de dezembro de 1912, na pequena cidade de Exu, no interior de Pernambuco, são as mais famosas. 


Os ritmos que Consagraram o Rei do Baião, que morreu no dia 2 de Agosto de 1989, em Recife, Pernambuco, continuam a ser referências da música sertaneja de raiz. Seus ritmos foram incorporados ao Movimento Tropicalista da década de 1960, interpretados pelos representantes da Tropicália: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia. A cultura brasileira sobreviverá se nós aprendermos a não esquecer nossos ícones e não os celebrar apenas em datas especiais.
Os alunos se divertiram com  brincadeiras, como  "Cabra-cega". 
A Professora Taísa Maciel com os alunos
Continue vendo  as fotos. Afinal, segundo o filósofo chinês Confúcio, uma imagem vale mais que mil palavras.  

A Banda EVENTOR comandada pelo ex-aluno do Serravalle, Bruno, 
animaram em grande estilo o Arraiá do Serra 2017. Muito bons ! 

Assista ao vídeo postado pela Profa. Renata Souza, no seu face,  
com os alunos dançando a quadrilha. Clique no link abaixo: 


Os Alunos do Ensino Fundamental (Matutino) estavam muito 
 animados  e se divertiram  bastante. Fotos da Profa. Moema


Profa. Moema Sampaio  confraternizando-se com os alunos do 
Ensino Fundamental (turno matutino)


 Representação Teatral dos Alunos do 2o. Ano H, Vespertino






Alunas Fantasiadas de "Casamento na Roça" 

 Profa. Silvia (Matemática, em pé)  e a Profa. Taísa Maciel  (Química ) 
de vestido junino,  confraternizam com os alunos do 2o. Ano Vesp. 
 Representação Teatral dos Alunos do 2o. Ano H, Vespertino

 Professor Dackson (História) confraternizando-se com os alunos 


Profa. Renata Souza (Química) e a Profa. Jane Menezes (Ed. Física) 

Prof. Moema Sampaio  (Língua Portuguesa, à esquerda)  
e a Vice-diretora do Matutino,  Profa. Nívea Muricy, à direita 
Da esquerda para a direita, as  Profas. Moema, Ângela (Português), 
Denise  (Sala Multifuncional) e  Graça Luz (Coordenadora)
Da esquerda para a direita, as  Profas. Taísa Maciel (Química), 
Jane  Menezes e  a Coordena Pedagógica Silvana Guimarães


 Profa. Edinê Menezes (Sociologia) à direita, a Profa. Thaise Farias (Química),  Nívea Muricy (Vice-diretora do Vesp), a funcionária Graça Silva, todas muito  lindas e animadas na festa. 
 Profa.  Rosana Zaidan (1a. à direita, de óculos,calça comprida, sentada), 
marcando presença na  festa.


Prof. Rita Bezerra  (Inglês- de blusa xadrez, echarp,  um lindo sorriso), 
com o casal de netinhos vestidos de caipiras, curtindo a festa  no ritmo do forró.
Alunos do 1o. Ano Vespertino, curtindo a festa  
Alunos marcando a dança da quadrilha junina ! 

Êta arquibancada animada !  





PARABÉNS, TURMA ! FELIZ SÃO JOÃO !

Fotos: Todas as imagens foram produzidas pelas Professoras Moema Sampaio, Taísa  Maciel, Claudia Martins e Renata Souza. 

Referências