sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Africanidades: Tiana, a primeira princesa negra da Disney. Trabalhando a diversidade e valores humanos


Identificamos nesse filme, um excelente recurso didático para um trabalho sobre africanidades, diversidade  e valores humanos, tendo como púbico alvo, alunos da Educação Básica.  

Tiana é a protagonista principal do filme  de animação da Disnesy, lançado nos EUA em dezembro de 2009, com o nome original em inglês: The Frog Princess (a princesa e o sapo), dos cineastas Ron Clements e John Musker, que dirigiram a Pequena Sereia e Aladim.
Em 75 anos de existência da Disney, Tiana é a primeira e única princesa negra e a segunda princesa americana, após Pocahontas, de um total de nove, da franquia Disney Princesas. Ela Irá juntar-se ao time formado por Branca de Neve, Cinderela, A Bela Adormecida, Ariel, Jasmine, entre outras. Agora, as crianças têm uma nova princesa para colecionar. O  filme marca o retorno da Disney aos musicais e à animação tradicional  

 Novos  tempos,  novos valores 

Com belíssimas imagens e canções,  a história de Tiana reflete   novos tempos,  novos valores e concepções sobre  "raça" e etnia. Afinal, em tempos de governo do Presidente Barck Obama, ao lado de sua esposa linda, inteligente, Michelle Obama, primeira-dama  dos Estados Unidos da América (EUA),   não há o que surpreender. Especulam que Michele pode ter inspirado a criação da princesa Tiana, com suas belas roupas e sua tiara de diamantes.


Vivemos os novos tempos  de respeito à diversidade humana.  A Disney já foi acusada de racismo em outras animações, como no filme “Dumbo” de 1941, em que foi criticada por apresentar os palhaços negros como mal-educados.  
Agora, a companhia cinematográfica chamou uma equipe de consultores, entre eles  Oprah Winfrey, ex-apresentadora e agora proprietária de emissora de TV,  para dar sua opinião. Ela  disse ter gostado do filme. 
O professor de antropologia da Universidade de Harvard, Michael D. Bran, estudioso de casos sobre como as crianças aprendem sobre raças, afirma: “As pessoas pensam que as crianças não são capazes de entender as mensagens subliminares sobre raça e gênero nos filmes. Mas ocorre exatamente o contrário”.


A história  que se passa em 1920, na cidade de Nova Orleans, no estado de Louisiana,  Sul dos Estados Unidos,  foi baseada na personagem  - Princesa Emma, do romance para adolescentes, escrito por Ed Baker, "The Frog Princess" (2002), inspirado no  conto  dos irmãos Grimm – “O Príncipe Sapo".  

A personagem Tiana 

No longa, Tiana é uma jovem garçonete e chef talentosa, num   restaurante de um bairro francês,  da cidade de Nova Orleans, durante a Era do Jazz.  Ela sonha  ter seu próprio restaurante, mas sua vida muda ao beijar um sapo e se transformar  numa rã.  

O produtor executivo John Lasseter descreveu Tiana como "uma das heroínas mais fortes da Disney, pois ao contrário das outras princesas, ela não está esperando por um príncipe que virá".

De personalidade forte, é uma garota determinada e independente que descobre o orgulho de fazer as coisas à sua maneira, sem ajuda de ninguém. Apaixona-se  por Naveen,  com quem se casa.  Mas ao contrário de outras princesas, que sonham encontrar um príncipe encantado, casar e ficar para sempre dentro de um castelo, no melhor estilo machista, Tiana é mais  identificada  com a   mulher do século XXI.

O Presidente dos EUA,
Barack Obama e sua esposa
O fato de Tiana ser negra tem  gerado  polêmica dentro e fora da comunidade Afro descendentes dos Estados Unidos. Ela  é uma bela jovem  afro-americana,  alta e delgada; cabelos de comprimento médio preto,  geralmente amarrados em um rabo de cavalo baixo. Tem  olhos castanhos, e é canhota, como a atriz que a interpreta. 

Alguns dizem  que ela  é um estereótipo dos negros. Criticam o fato dela  passar a maior parte do filme como uma rã, mas Cinderela fica quase todo o filme sendo humilhada e ajoelhada, limpando a casa.  

Oprah Winfrey
Outros  defendem ser importante para as crianças negras ter uma heroína da sua cor. Afinal, as outras princesas,  como Branca de Neve, Cinderela e a Bela Adormecida são alvas como a neve. Mas, a   cor  da pele é apenas um detalhe. Se a princesa da Disney é asiática, americana, inglesa, afro descendente, indígena... ,  o que importa é o novo momento que vivemos.
A  voz de Tiana na animação é da atriz e cantora americana Anika  Noni  Rose, escolhida em 2007 para o papel,  mais conhecida do público por seu trabalho no filme  Dreamgirls.

Na foto ao lado, a apresentadora e dona de TV nos EUA, Oprah Winfrey, uma das mulheres mais ricas do mundo, vestida num Oscar de La Renta. 

Veja o trailler oficial do filme, com duração de 1 minuto e 46 segundos.

Conheça todas as Princesas da DisneyPublicado em 13 Dez 2009 por Jader Araújo

Referências 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiana_(Disney)
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1180086-7086,00-DISNEY+LANCA+SUA+PRIMEIRA+PRINCESA+NEGRA+ASSISTA+AO+TRAILER.html
Todas as imagens são do Google. 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Cultura nordestina: vaquejada, a festa do vaqueiro. Poesias de cordel


Folclore é o conjunto de mitos e lendas  que as pessoas passam,  oralmente (de boca em boca),  de geração a  geração. 

O folclore pode ser dividido em lendas e mitos, que na maioria das vezes,  nascem da pura imaginação,  dando origem às festas populares. 

O folclore brasileiro é muito rico e variado. Cada Região tem suas festas, lendas, mitos, histórias de  herois  que formam o conjunto das nossas tradições folclóricas. 

Saiba mais sobre o folclore brasileiro. Clique no link:  Folclore brasileiro: literatura de cordel. Dramatizações com as lendas da Vitória-Régia e da Matinta Perêra


http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2013/08/literatura-de-cordel-lendas-da-vitoria.html

Veja também:   22 de Agosto Dia do Folclore. Personagens lendários e mitológicos do folclore brasileiro. Festas e Artes populares


http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2013/08/22-de-agosto-dia-do-folclore.html

O Brasil é dividido em 5 Regiões Geográficas:  Região Norte (N), Reg. Nordeste (NE); Reg. Centro-Oeste (CO); Reg. Sul (S) e Região Sudeste (SE).
O Caju e a castanha

A Região Nordeste tem 9 estados: Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE) Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE),  Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Bahia (BA). 


Apesar dos problemas climáticos, como a estiagem  (falta de chuva), a  cultura da Região é muito rica.  Cada estado tem suas representações  e tradições culturais e folclóricas. No Nordeste  destaca-se a

Festa do Vaqueiro, ou Vaquejada e a   Literatura de Cordel,  com suas poesias muito apreciadas pelo povo nordestino.

Agora leia as poesias da cordelista cearense Dalinha Catunda: O caju e a castanha; a Vaqueira Dinda. Depois a poesia de Francisco  Rariosvaldo.  
O caju é uma fruta muito importante para a saúde do nosso corpo. É rica em vitamina C e sais minerais. É importante para a economia da região nordeste, gerando muitos empregos e riquezas. Veja a bela homenagem da cordelista a essa fruta. 

O Caju e a Castanha  


Outubro é mês de caju
Em meu querido sertão.
Quando a safra é boa,
Dá tanto que cai no chão.
Totalmente seduzida

Eu sou só contemplação.

Vermelho e amarelo,
Alaranjado também.
Comprido, arredondado
De todo formato tem.
E transformado em suco,

É gostoso e faz bem.

Dele é feito o doce,
Mel, vinho e cajuína,
Produtos apreciados,
Na região nordestina.
Tudo que vem do caju
Na verdade me fascina.

O Caju é o pedúnculo.
A castanha é o fruto.
Não sei de qual gosto mais
Só sei que dos dois desfruto.
Sou doidinha por castanha,
Por caju e seus produtos.

Na folia do caju
Eu nasci e me criei.
Em flandres assei castanha,
Com seu leite me queimei.
Aventuras de menina,
Que arrebatada provei.

Folclore Nordestino - A Festa do Vaqueiro 

Vaqueiros com seus trajes típicos feitos de couro de boi

Uma  festa muito apreciada no Nordeste  é a Vaquejada, também conhecida como a Festa do Vaqueiro, que  faz parte do folclore nordestino e brasileiro. 



A vaquejada é uma atividade recreativa-competitiva, do Nordeste brasileiro,  com características de esporte.  



Dois peões chamados vaqueiros  perseguem o boi  até emparelhá-lo entre os cavalos e conduzi-lo  à linha de chegada:  as duas últimas faixas  pintadas de cal,  no parque onde se realiza a  competição. Ali, o  animal deve ser derrubado.


No Nordeste, desde a colonização, o gado sempre foi criado solto. A coragem e a habilidade dos vaqueiros eram indispensáveis para que se mantivesse o gado junto. 
O vaqueiro  ao tanger o gado,  abriu estradas e desbravou regiões e o  sertão nordestino, onde  é muito querido. Agora, leia a bela poesia de cordel, homenageando uma mulher-vaqueira, chamada  Dinda. 

A Vaqueira Dinda   
        


No Ceará tem mulheres
Que merecem atenção.
Conheça Mestre Dina,
Vaqueira do sertão,
Que usa chapéu e chicote,
E joga o boi no chão.

Dina, Mulher guerreira
Vaqueira por tradição.
Seu aboio feminino
É melodia  no sertão.
Mas é firme feito macho,
Nas festas de apartação.

Monta bem o seu cavalo
Esta sertaneja de fé.
Dina mulher vaqueira,
Orgulho de Canindé,
Que pega a rês no laço
Porque sabe como é.

Essa mulher vaidosa,
Que não esquece o batom
Carrega coragem no laço
Ao aboio dá seu tom.
Com seu aboio de fêmea
Faz diferença no som.

Há muito tempo atrás,
Numa missa do vaqueiro.
Mestra Dina desafiou
Um famoso sanfoneiro.
Era o rei Luiz Gonzaga
Que aceitou prazenteiro.

Dina Maria Martins,
Que de Lima é também,
Conhecida mestre Dina,
Que seu ofício faz bem,

Orgulho do nordestino
Que meu Ceará detém.


Poesia  - O meu sertão agradece as chuvas que Deus mandar




O nordeste está sofrendo
Seco sem água e sem planta
O campina já nem canta
O gado não está comendo
As plantas estão morrendo
Dá vontade de chorar
Só Deus pra nos ajudar
E ouvir a nossa prece
O meu sertão agradece
As chuvas que Deus mandar.

A terra fica doente
Fica a vida ameaçada
Gado morto na estrada
Chega dá pena na gente
O sertanejo carente
Vê a seca arrochar
Quem come do que plantar
Baixa a cabeça e faz prece
O meu sertão agradece
As chuvas que Deus mandar.

Quem só vive do roçado
É triste a situação
Se não plantar não tem pão
Pra dar ao filho coitado
O cabra fica apertado
Vendo seu filho chorar
Sem nada ter pra lhe dar
O sertanejo padece
O meu sertão agradece
As chuvas que Deus mandar.

Porém a seca obriga
O camponês apelar
Resolve então viajar
Pra se salvar ele briga
Sua família ele abriga
Bem longe do seu lugar
Mas se a chuva voltar
Diz ele à família a prece

O meu sertão agradece
As chuvas que Deus mandar.

  Autor: Francisco Rariosvaldo de Oliveira   

Fonte: PUCRS    http://www.pucrs.br/mj/poema-cordel-24.php

Cena de uma vaguejada
Vamos ver o que você aprendeu sobre a literatura de cordel.  Acesse o link e leia a poesia  na íntegra. Responda no seu caderno  

1) Por que os poemas têm  o nome de cordel?  
2)  Quem escreve cordel é conhecido como cordelista. Você conhece algum cordelista ? Como se chama? Qual o estado e a região de origem desse poeta  que você conhece? 3) Agora vamos analisar o poema acima:  

a) escreva  o título e o autor;  
b) Quantas estrofes e quantos versos há  no   poema Estrofes..... Versos ....

4) Releia  o  refrão: 

"O meu sertão agradece a chuva que Deus mandar".  Qual é o tema central do poema ? Por quê o poeta escolheu esse tema 


O Brasil é dividido em cinco regiões geográficas. De  qual região do país fala o poema ? 


Escreva um texto de até 4 linhas sobre  essa Região a que se refere o poema.  


Localize-a no mapa do Brasil.


Atividade de Interpretação das poesias: 


Siga o mesmo roteiro acima, para interpretar as duas poesias de cordel, da poetisa cearense Dalinha Catunda.


 Sites pesquisados 

Jovem. Site da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul - PUCRS
http://www.pucrs.br/mj/poema-cordel-24.php


Imagens do Google.