sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Visite um Castelo Medieval Sem Sair do Brasil. Os castelos de pedras e de madeira, construções rústicas, frias e desconfortáveis

Castelo de pedra com suas torres altas
Durante a Idade Média (séculos V ao XV)   
milhares de castelos foram construídos na  
Europa. Era uma época de muitas 
guerras. Os Senhores feudais (nome 
dado aos proprietários de terras), reis
 e outros nobres preocupavam-se
com a segurança e proteção de 
suas residências, bens e familiares. 
Os primeiros  castelos  eram  muito 
simples, rústicos e feitos de madeira. 
O piso era de terra batida e não 
havia nenhum  luxo e conforto. 
A partir do século XI, a arquitetura  dos castelos  mudou completamente. 
Castelo de madeira
Eles passaram a ser construído de blocos de pedra. Tornaram-se, portanto, muito  mais 
resistentes.  Eram erguidos em regiões altas, pois assim ficava mais fácil  visualizar a chegada dos inimigos. 
Um castelo demorava, em média, de dois a sete anos para ser construído. A arquitetura  estava diretamente ligada às funções da construção. Em volta do castelo medieval, havia  um fosso de água.  Esta estratégia era importante para dificultar a penetração dos inimigos durante uma batalha. 
Eram cercados por muralhas e possuíam torres muito altas, onde ficavam posicionados arqueiros e outros  guerreiros para proteger seus habitantes de ataques inimigos.  O calabouço era outra  área importante, pois nele os reis e senhores feudais mantinham presos os bandidos, marginais ou  inimigos capturados. 
Muitos  castelos possuíam passagens subterrâneas para que, num momento de invasão, seus moradores pudessem fugir.  Por dentro, o castelo medieval era frio e rústico, ao contrário do luxo mostrado em muitos filmes  sobre a Idade  Média 
Os cômodos eram  enormes e  em grande quantida 
Grande parte destas construções antigas  ainda  são encontradas em países como:  Portugal,  França, Inglaterra, Alemanha, etc, na  Europa, porém foram transformados em  hotéis, museus ou  pontos turísticos. 

Que tal visitar um castelo medieval sem sair do Brasil?
É exatamente isso que você vai encontrar ao visitar o Instituto Ricardo Brennand. Trata-se de um complexo formado por museu, pinacoteca e galeria de arte, abrigado em um belíssimo castelo com arquitetura medieval no estilo Tudor situado no bairro da Várzea em Recife — PE.
O instituto foi fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, célebre por possuir um dos maiores acervos de armas brancas do mundo. São mais de 3000 peças, provenientes principalmente da Europa e da Ásia, categorizadas como: 1)      Caça,       2)      Guerra (defensivas e ofensivas),    3)      Proteção pessoal e  4)      Exibição. Confira as fotos: 




Fonte: http://hypescience.com/que-tal-visitar-um-castelo-medieval-sem-sair-do-brasil/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29


Atividades 

1. Você já visitou algum castelo  ? ^Onde  fica ? Você achou bonito ?  Descreva'o para nós. 
2. Escolha uma imagem deste post e crie uma historinha sobre castelos medievais, com Senhores feudais, reis, rainhas, guerreiros, invasores. 
Referências 
Castelos medievais        http://www.suapesquisa.com/pesquisa/castelos_medievais.htm

domingo, 12 de janeiro de 2014

Relações étnico-raciais na escola. As Tranças de Bintou. Uma comovente história de uma menina africana, intrigada por não usar tranças

O Livrinho infanto-juvenil, As Tranças de Bintou (Bintú), de autoria de Sylviane A. Diouf,  ilustração de Shane W. Evans,  tradução de Charles Cosac, com 32 páginas, Editora Cosac Naify, 2007,  narra a comovente história de uma menina africana,  que fica intrigada por  não usar tranças.  


Bintou sonha ter tranças longas, enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas, como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres de sua tribo, livrando-se do  penteado chamado  birote, usado pelas meninas pequenas. 


O livro elege a fantasia como valor capaz de recobrar o sentido mais profundo da infância. Suas belas ilustrações e os personagens bem delineados são capazes de trazer ao leitor uma  narrativa interessante e prazerosa. 

A história  nos  permite conhecer e entender a cultura e os costumes africanos, bem como trabalhar as questões ligadas à aceitação do diferente,  combater preconceitos, e elevar a autoestima das crianças negras das nossas escolas. 

É muito  importante que a temática das relações étnico-raciais esteja presente nos projetos pedagógicos das  nossas escolas, lembrada  apenas nas datas comemorativas. Combater o  racismo, incentivar   o respeito à diversidade, às diferenças de gêneros e de culturas, deve estar  nas Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais  e de Gêneros, de forma permanente, e não apenas pontual. 

Para melhor entendimento, veja a narrativa da história através do vídeo -  As Tranças de Bintou (Bintú) produzido por Valenio Parisotto e narrado pela professora de Artes Nanci Rosa para ser trabalhado na Semana da Consciência Negra, na Escola Vidal Ramos,  no estado de Santa Catarina, Região  Sul do Brasil.























Fonte: https://picasaweb.google.com/prof.tatiane.gon/ASTRANASDEBINTOU


Interpretação de Texto 
1. Você gostou da historinha ? Responda qual è o título, quem é a autora e quem fez as ilustrações.
2. Qual o nome da personagem principal da história  ?  O que incomoda nossa heroína ? Você conhece alguma garotinha que use trancinhas ? Fale-nos dessa menina e conte-nos o que você acha dela.
3. O irmãozinho da nossa heroína foi batizado e houve uma grande festa na tribo. Que nome recebeu o menino ? Qual foi o cardápio do almoço ( o que eles comeram ? ).  4. Como se chama a vovó da menina ?  5. Qual foi a frase que mais chamou sua atenção na conversa que a a vovó teve com sua netinha Bintou ? 6. Desenhe o retrato de Bintou e peça à professora para colocar no mural da sua sala de aula.   6. Escreva um pequeno texto sobre o que você achou da historinha.  Não esqueça de ilustrar. Boa sorte !

Veja também: 


Diversidade étnico-cultural brasileira. Livro Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. Peça teatral e Interpretação de texto. Árvore genealógica






Consciência Negra. Livro Zumbi O Pequeno Guerreiro. Conheça a História do Casal da Resistência Negra: Zumbi e Sua Mulher Dandara dos Palmares

https://saberesdaafrica.blogspot.com/2019/11/consciencia-negra-livro-zumbi-o-pequeno.html


Sites Consultados 

http://editora.cosacnaify.com.br/ObraSinopse/11540/As-tran%C3%A7as-de-Bintou.aspx

Todas as Imagens são do Google