quarta-feira, 30 de março de 2011

ONU DECLARA 2011 ANO INTERNACIONAL DOS POVOS AFRODESCENDENTES



“Para derrotar o racismo temos que acabar com as políticas públicas e as atitudes privadas que o perpetuam.” 
Mensagem do Secretário-Geral, Ban Ki-moon (foto), por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Enquanto as Nações Unidas se preparam para celebrar em 2011 o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, o Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon, fez um apelo à comunidade internacional para que o racismo desapareça do mundo, pois estamos em pleno século XXI, mas as ideias de igualdade e fraternidade, defendidas pela Revolução Francesa, de 1789, ainda é um sonho. Na foto, a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Brasil, Luíza Bairros.



A Assembléia Geral da ONU aprovou a resolução A/64/169 que declara o ano de 2011 como o Ano Internacional dos Afrodescendentes.

Em mensagem à Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), em sua sede na cidade de Nova York (EUA),  o Secretário Geral da instituição, o coreano Ban Ki-moon disse que o evento pretende reforçar o compromisso político para erradicar a discriminação racial.


Segundo ele, o Ano Internacional dos Afrodescendentes tentará fortalecer o compromisso político de erradicar a discriminação a descendentes de africanos.

Ban Ki-moon  lembrou que pessoas de origem africana estão entre as que mais sofrem com o racismo, além de ter negados seus direitos básicos à saúde  e educação de qualidade.

O  Secretário-Geral finalizou a mensagem sobre o Ano Internacional dos Descendentes de Africanos, lembrando a Declaração de Durban e o Programa de Ação que pede aos governos que assegurem a integração total de afro-descendentes em todos os aspectos da sociedade.


A Declaração de Durban  resultou da   IIIª  Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, que teve lugar na cidade de Durban, na África do Sul, no período  de  31 de agosto a 8 de setembro de 2001.

A conferência Inspirou-se  na luta heroica do povo da África do Sul contra o sistema institucionalizado do Apartheid, bem como na luta por igualdade e justiça.

Banhada pelas águas do Oceano índico, Durban fica localizada na província de KwaZulu-Natal. Com cerca de 4 milhões de habitantes, é a cidade mais vibrante da costa leste, e possui o maior e o principal porto da África do Sul, que está entre os 10 maiores do mundo. Durban é uma cidade sofisticada e cosmopolita, onde a cultura Zulu é muito marcante em todos os lugares.

Em  Brasília (no dia 21 de Março), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir)  abriu   as atividades do Ano Internacional dos Afrodescendentes, em cerimônia  especial.

A SEPPIR irá celebrar  o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em alusão ao Massacre de Sharpeville em 1960, que vitimou dezenas de manifestantes que protestavam contra a Lei do Passe, na África do Sul. A data foi instituída por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que também declarou 2011 como Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.

A  Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Brasil, Luiza Bairros, nascida no Rio Grande do Sul e radicada na Bahia desde 1979 traçou importante agenda de celebração desses eventos.

A comunidade internacional já afirmou que o
 tráfico transatlântico de escravos foi uma tragédia apavorante não apenas por causa das barbáries cometidas, mas pela marcas  deixadas no povo africano e seus descendentes, particularmente os povos da Diáspora Africana na América. É preciso que a sociedade civil organizada pressione seus governos por ações que revejam essa tragédia histórica.




MÃE STELLA É A NOVA COLUNISTA DO JORNAL A TARDE

Mãe Stella de Oxóssi e o cantor Gilberto Gil


A comunidade negra da Bahia e  do Brasil têm mais um motivo para comemorar neste Ano Internacional dos Afrodescendentes. 

Desde o último dia 02 de março,a Seção Opinião do Jornal baiano A TARDE, o mais influente jornal do Norte-Nordeste, publicará  a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, um artigo assinado pela ialorixá baiana do Ilê Axé OpÔ Afonjá, Mãe Stella de Oxóssi.

Segundo o Blog Mundo Afro, editado pela jornalista Clediana Ramos, repórter do próprio jornal, "é a primeira vez, desde a fundação de A TARDE em 1912, que uma ocupante do mais alto posto da hierarquia do candomblé se torna articulista de forma regular no periódico", conforme publicação do Blog Correio Nagô. 

Parabéns aos baianos que estão aprendendo a ser tolerantes e a  conviver com a diversidade de opiniões,  pensamento e   religiosidade.