sábado, 2 de outubro de 2010

3 de Outubro, Eleições Gerais no Brasil ! Vote na Democracia ! São Seis Cargos à Sua Escolha ! Vote! O Futuro Agradece !


No próximo domingo, 3 de Outubro, iremos às urnas: temos a responsabilidade de preencher com nosso voto, as vagas para seis cargos que têm grande importância para a vida de cada um de nós. Vejamos pela ordem de votação na urna eletrônica:



1- Deputado Estadual/ Distrital  - digite os 5 números do seu candidao. Aparece a foto. Confime apertando o botão verde;  

2- Deputado Federal - digite os 4 números. Aparece a foto. Confirme; 


3- Senador. Iremos votar em dois candidatos:  digite os 3 números do 1º. Aparece a foto dele e de seu vice. Confirme. 


4- Digite os tres nºs  do segundo candidato. Aparece a foto. Confirme; 


5 -Governador -  são dois números. Digite. Aparece a foto. Confirme. 


6-  Presidente da República -  são dois números também. Digite. Aparece a foto dele e do seu vice. Confirme. Pronto ! Você cumpriu seu dever com o seu país e com o seu futuro! Serão quatro anos de uma boa ou má escolha !


Não esqueça: leve os números anotados. Leve o título, para saber onde fica sua seção. Não esqueça de levar um documento oficial com foto: Identidade ou Passaporte ou Carteira de Trabalho ou de Motorista.

Com o nosso voto fortalecemos a democracia ao escolher aqueles que irão governar  em nosso nome.  Nos países livres e democráticos  existem Três Poderees: 

1) Poder Executivo (prefeito, governador, presidente da república); 


2)  Poder Legislativo (vereador, deputado estadual, deputado  federal e senador); 3)  Poder Judiciário (juízes e magistrados). 


O  Poder Executivo executa as leis, que são elaboradas pelo poder legislativo. O poder judiciário fiscaliza o cumprimento das leis. 

Veja neste blog mais informações sobre o valor do voto e como votar nas Eleições Municipais de 2012 para Prefeito e Vereador.

7 de Outubro de 2012: eleições municipais no Brasil para escolher Prefeitos e Vereadores. Simulação na Urna Eletrônica: aprenda a votar. Vote na democracia ! O Futuro Agradece !



Leia o Poema de Bertold Brecht- O Analfabeto Político. Assista ao Vídeo produzido pelo jornal Mundo Jovem, com a participação do ator Luis Adriano, que encena com muita competência  esse famoso poema. 

Eleições Gerais 2018. Simulador de Votação nos 6 Cargos. Os Três Poderes. Formas e Sistemas de Governo. O Analfabeto Político. Atividades Interdisciplinares


Atualizado em 28/12/2019

As imagens são do Google