A jornalista Christine Vrey, da Namíbia, não se conteve frente à ignorância das pessoas com quem já conversou a respeito de seu continente natal, a África.
Segundo ela, o mundo ocidental sabe muito menos do que deveria sobre o continente africano, pecando por ignorância e preconceitos.
A partir desta constatação, Christine elaborou uma lista de dez ideias erradas sobre o continente africano, publicadas pelo Site HypeScience.
Para saber quais são esses dez erros e refletir sobre eles, CLIQUE NO LINK ABAIXO:
https://hypescience.com/10-ideias-erroneas-que-temos-sobre-a-africa/
Cristine tem toda razão, pois a ignorância geográfica e histórica sobre a África gera idéias as mais estapafúrdias sobre o continente que é apontado como o berço da humanidade.
Vamos ajudá-lo a corrigir alguns desses equívocos. Primeiro, vamos prestar atenção no mapa-político da África, que exibimos aqui. Descubra países como: Angola, Egito, Marrocos, Namíbia, República do Congo, Quênia e a África do Sul.
Faça uma pesquisa no Google e descubra, por meio desses países, as várias Áfricas, com as suas diversidades humanas, climáticas, geográficas, religiosas, econômicas e tire suas conclusões.
Faça uma pesquisa no Google e descubra, por meio desses países, as várias Áfricas, com as suas diversidades humanas, climáticas, geográficas, religiosas, econômicas e tire suas conclusões.
A África é um continente com uma área aproximada de 30,27 milhões de km2. Seus limites são: ao norte é banhada pelo Mar Mediterrâneo, ao leste pelo Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos (o Atlântico e o Índico).
É o segundo continente mais populoso do Mundo (depois da Ásia), com aproximadamente 800 milhões de habitantes. Acesse o site Enciclopédia e amplie seus conhecimentos sobre a África.
Os continentes são cinco: África, Ásia, América, Europa e Oceania. A Antártida ou continente gelado não é habitado. Missões científicas de vários países, inclusive do Brasil, têm suas bases ali instaladas para estudar e pesquisar suas riquezas.
Há cerca de 225 milhões de anos atrás só existia uma única massa de terra chamada
Pangea (Pangeia em português), que significa toda a terra ou terra total, sendo envolvida por um único Oceano chamado Pantalassa.
Passados milhões de anos, a Pangeia se fragmentou e deu origem a dois megacontinentes chamados Laurásia no Hemisfério Norte, e Gondwana (Gonduana em português), no Hemisfério Sul, que continuaram a fragmentar-se originando os continentes atuais, deslocando-se sobre um subsolo oceânico de basalto.
Este movimento é chamado deriva dos continentes. Segundo
a TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL desenvolvida pelo cientista alemão Alfred Wegener (1880-1930), a separação dos continentes ocorreu ao longo
de várias Eras Geológicas e ainda
está em processo.
Os mapas
mostram sobre como eles se deslocaram e se afastaram até formar as massas de terras que conhecemos hoje, ou seja, os cinco continentes.
Saiba mais. CLIQUE NO LINK
https://pt.wikipedia.org/wiki/Deriva_continental
VÍDEOS SOBRE a separação dos continentes clique aqui
Saiba mais. CLIQUE NO LINK
https://pt.wikipedia.org/wiki/Deriva_continental
VÍDEOS SOBRE a separação dos continentes clique aqui
Todas as imagens são do Google
Atualização em 06/01/2020