domingo, 1 de fevereiro de 2015

Conheça a Biblioteca Digital Mundial da UNESCO, a Nova Alexandria do conhecimento humano. O que significa UNESCO ?

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)  lançou em  21 de abril de 2009, na sua sede  em Paris, Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library -  WDL), uma página na Internet que oferece, gratuitamente, acervo literário e artístico online: livros raros, manuscritos, mapas,  filmes, gravações sonoras, ilustrações, fotos, documentos visuais e sonoros, enfim,  dados culturais únicos encontrados em  bibliotecas e arquivos de várias partes do mundo. Trata-se de  um acervo raro, espalhado por 32 bibliotecas de 19 países. Embora seja apresentada  oficialmente  na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial  (BDM)  está disponível na Internet, através do Site  WDL.  http://www.wdl.org/pt/


Segundo James H. Billington, diretor da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e idealizador do Site, a BDM vai ampliar a diversidade do material cultural disponível na web. Além disso, permitirá acesso a obras antes restritas a bibliotecas inacessíveis ao grande público.  Além de obter informações gerais sobre o objeto, o pesquisador pode acessar links com informações completas, fazer downloads das peças e convertê-las em PDF.


A WDL é, na realidade, uma midiateca e lançou na sua inauguração  1,4 mil objetos digitalizados, entre livros raros, manuscritos, cartas, filmes, gravações sonoras, ilustrações e fotos.  O acervo foi reunido com contribuições de bibliotecas nacionais e instituições culturais do Brasil, que contribuiu por meio da Biblioteca Nacional, Estados Unidos da América (EUA), Uganda África), Iraque, China, França e Rússia. No acervo estão antigas escrituras chinesas, manuscritos científicos árabes e exemplares raros, como Bíblia do Diabo, do século 13. 


A Biblioteca Digital Mundial (WDL) absorveu parte do conteúdo da Europeana, que dispõe de 4,6 milhões de livros, mapas e fotografias, bem como da Google Book Search, com 7 milhões de obras digitalizadas.  

A Europeana é também uma biblioteca virtual. Foi desenvolvida pelos países da União Europeia.  Em abril de 2005, o então presidente da França, Jacques Chirac,  em conjunto com os primeiros-ministros da Alemanha, Espanha, Itália, Polônia e Hungria, que  enviaram uma carta ao Presidente da Comissão Europeia, recomendando  a criação de uma biblioteca virtual europeia, para tornar acessível a todos o patrimônio cultural da Europa
A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Dos manuscritos aos mosteiros, deles para as universidades, destas às estandes públicas, e daí para o mundo virtual. Séculos de imagens e histórias guardadas em opulentas estantes, em silêncio visitadas. Através dos avanços tecnológicos, hoje elas se propagam digitalmente pela Internet. Aproximadamente entre 280 a.C e 416, a principal fonte de conhecimento e cultura da humanidade foi a Biblioteca de Alexandria, cidade egípcia". Concentrava milhares de pergaminhos, manuscritos e livros, mas foi destruída por um incêndio. 

Hoje, uma espécie de Alexandria Virtual - livre do risco de ser queimada a Biblioteca Digital Mundial,   guarda tesouros construídos  pela inteligência humana,  e coloca   à disposição de todos.   Bibliotecas do mundo inteiro estão  digitalizando seus acervos. Abrigar esses conteúdos em um único espaço e promover a compreensão e consciência sobre história e cultura de diversos países estão entre os objetivos do site.  O Brasil está representado   pela  Biblioteca Nacional (BN),   que já enviou reproduções de mapas e registros fotográficos raros do país no século XIX. 


Os usuários da internet poderão acessar os acervos representativos de diferentes culturas reunidos num único portal de busca. A digitalização é atualmente uma poderosa ferramenta de democratização do acesso ao conhecimento do passado e do presente. 
O que significa  UNESCO ?

A sigla UNESCO significa em inglês United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization  (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas). É um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), criado em 1946, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a fim de promover a paz mundial, através da cultura, educação, comunicação, das ciências naturais e das ciências sociais.

Os principais objetivos da UNESCO são: globalizar a educação; fomentar a paz, através da educação; promover a livre circulação de informação entre os países e a liberdade de imprensa; definir e proteger o Patrimônio da Humanidade Cultural ou Natural (conceito estabelecido em 1972 e que entrou em vigor em 1975); defender a expressão das identidades culturais.
As questões às quais se dá prioridade são a educação, o desenvolvimento, a urbanização, a juventude, a população, os direitos humanos, a igualdade da mulher, a democracia e a paz.

Sites pesquisados

Site da Biblioteca Digital Mundial
http://www.wdl.org/pt/
JBCC - Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação