sexta-feira, 25 de julho de 2014

Eleições 2014. Urna Eletrônica. Aprenda a Votar para Presidente da República, Governador do seu Estado, Deputados Estaduais e Federais, Senador. Datas do Primeiro e do Segundo Turnos. Justificar o Voto


Neste ano de 2014 teremos Eleições Gerais no Brasil, onde iremos escolher aqueles que irão ocupar os cargos mais importantes do nosso país, nas seguintes datas:

Primeiro turno: Dia 05 de Outubro
Segundo turno:  Dia 26 de Outubro




Aprenda a  Votar.  Documentos necessários no dia da votação


Não tem dificuldades, pois o teclado da urna eletrônica  é igual  ao do telefone comum. Temos a responsabilidade de preencher com nosso voto, as vagas para cinco cargos de grande importância para a vida de cada um de nós:   um deputado estadual e um federal, um senador, o governador do nosso estado e o  Presidente da República. 



Na tela aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA. Repita esta mesma operação para todos os cinco cargos. 


Após o registro do voto para todos os cargos a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

A ordem de votação na urna eletrônica é  a seguinte: 

1- Deputado Estadual/Distrital  - digite os 5 números do seu candidato. Aparece a foto. Confirme apertando o botão verde;  



2- Deputado Federal - digite os 4 números do seu candidato. Aparece a foto. Confirme;
Urna
Eletrônica 


3- Senador. Iremos votar em um candidato: São três números. Digite os 3 números do seu candidato. Aparece a foto dele e de seu suplente. Confirme; 



-Governador -  são dois números. Digite o do seu candidato. Aparece a foto dele e do seu vice-governador. Confirme. 



5-  Presidente da República -  são dois números também. Digite o número do seu candidato. Aparece a foto dele e do seu vice-presidente. Confirme. 

Pronto ! Você cumpriu seu dever com o seu país e com o seu futuro!   Serão quatro anos de uma boa ou má escolha !

Não esqueça: leve os números dos seus candidatos anotados. Leve o título de eleitor, para saber onde fica sua seção. Não esqueça de levar um documento oficial com foto: Identidade ou Passaporte ou Carteira de Trabalho ou  Carteira de Motorista.       

Como Corrigir o Voto
Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior, digitando o número do seu candidato. 


                            Como Votar em Branco
Para votar em branco, aperte a tecla BRANCOConfirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.
Cuidado! Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla verde CONFIRMA. Não faça isso ! Você irá permitir que os piores sejam eleitos.
           Acesse o site do TSE e treine para votar pelo simulador 
Punições  para quem não votar no dia da eleição 


O voto no Brasil é obrigatário. Quem não justificar seu voto tanto no dia da votação como nos 60 dias posteriores, terá as seguintes  consequências:

-Não poder participar de concurso público, prova cargo ou função pública;
·      - Não poderá receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público;

   -Não poderá participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos municípios;

·     -.Não poderá obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, institutos, caixas de previdência social, bem como qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo;

·        - Não poderá obter passaporte e carteira de identidade;

·     - Não poderá renovar a matrícula em instituição de ensino público ou oficial ou fiscalizado pelo governo;

·     -   Não poderá obter certidão de quitação eleitoral.

Portanto,  fique atento a esta obrigação e não ter problemas futuros.   Quem no puder votar, deverá se justificar, ou seja, dizer à Justiça Eleitoral porquê não votou, a fim de evitar essas  punições.


  Como Justificar o Voto, caso não possa votar no dia da eleição


Quem está no Brasil, mas fora do seu domicílio eleitoral,  precisa justificar o voto, no prazo de  até 60 dias após o pleito eleitoral pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ausência a cada turno deve ser justificada individualmente.

Também pode justificar o voto no dia do pleito levando seu título de eleitor e documento de identificação com foto. Dirija-se ao local de votação mais próximo.  Preencha e entregue o formulário de justificativa no local.

Quem estiver fora do Brasil, deve preencher um formulário que está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que após preenchido, deve ser entregue em qualquer órgão diplomático brasileiro, que encaminhará ao cartório eleitoral do exterior ou para o cartório da Zona Eleitoral.  

Quem está no exterior poderá votar para Presidente da República votando na embaixada do Brasil, mas deverá justificar a ausência nas demais eleições.


Iremos Escolher os Ocupantes de Cargos do Poder Executivo e do Poder Legislativo 

Nós iremos votar para escolher as pessoas que irão ocupar  os seguintes cargos nos Poderes Executivo e Legislativo:

1.  O Presidente da República, os Governadores dos estados, que exercem  o Poder Executivo, ou seja,  administram o país, governam.

2. Os membros do Poder Legislativo, que são encarregados de fazer as leis. São eles: os Deputados  Estaduais e Federais,  os Senadores, os Deputados Distritais  (eleitos pelos eleitores do Distrito Federal- Brasília, a atual capital do Brasil).

Os deputados estaduais fazem as leis que são válidas apenas nos seus estados, enquanto os deputados federais, juntamente com os senadores  fazem as leis que valem para todo o território brasileiro.  


Os deputados Federais e  os Senadores compõem o Congresso Nacional, que tem um total de 513 Deputados Federais e  81 Senadores, sendo três por cada  unidade da Federação, num total de  594 membros.


É muito importante esta escolha, pois os nossos salários, a  compara da casa própria,  os preços dos alimentos, das roupas, dos passeios e diversões, tudo será influenciado pelas decisões dos nossos eleitos, sejam boas ou ruins. 

Cabe ao eleitor ver a proposta de cada  candidato,  analisar bem,  e decidir na urna quem serão os   eleitos. 




           Simulador de urna eletrônica no Site do TSE: treine para  votar


Simulador de urna eletrônica possibilita o eleitor testar como irá votar no dia da eleição para os cargos de Presidente da República, Senador, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual (Fofo: Reprodução/TSE)

Sites Consultados

Site do Tribunal Superior Eleitoral  (TSE):  http://www.tse.jus.br/
Eleições  2014 

Congresso Nacional do Brasil
Todas as imagens são do Google