sábado, 19 de novembro de 2016

Alunos Homenageiam Zumbi dos Palmares. Artigo da Secretária da SEPPIR Luislinda Valois: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Zumbi Vive! Viva Zumbi!

No Brasil, a  Lei Federal Nº 12.519, de 10 de Novembro de 2011, institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, nosso  Herói da Resistência. 


Zumbi dos Palmares é símbolo da luta contra a escravidão e exploração do povo negro, transportado em massa para o Continente Americano de forma compulsória.  O 20 de Novembro homenageia esse herói quilombola, líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, no estado de Alagoas. 

Os alunos do Colégio Estadual Rapfael Serravalle, em Salvador, capital da Bahia, homenagearam com muito entusiamo e orgulho o líder negro.  Vestiram-se a caráter, como verdadeiros  Deuses Africanos, orgulhosos da ascendência da  Mãe África.  

O aluno Isaque Braga  com sua  linda partner,  Paloma Alves, ambos alunos do 1o. ano "H", arrasando no desfile, a exemplo do que faz nas provas, estudioso e disciplinado  que é.  Parabéns à linda dupla ! 
A celebração da data nas escolas tem um imensurável significado, e serve para ampliar a luta contra todas as formas de preconceitos e discriminações, além de  reafirmar a importância do respeito às diferenças.  

Foto: Luiz Alves - Ascom/SEPPIR 





Em Brasília,  a Secretária  de 
Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do  Ministério da Justiça e Cidadania, a Desembargadora baiana, Luislinda Valois, publicou o artigo abaixo, para celebrar a data. 




Leia com atenção a transcrição do artigo na sua íntegra, incluindo o título e a foto ao lado.  O texto tem um conteúdo  muito rico e significativo.  Compartilhe! 





Artigo da Secretária Luislinda: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra


" No dia 20 de novembro, celebramos o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. A data, instituída pela Lei 12.519, é importante para os negros brasileiros, e faz com que reflitamos sobre a nossa inserção na sociedade.

Neste contexto de busca por inclusão, cito a importância das ações afirmativas, que são políticas públicas com a finalidade de corrigir desigualdades raciais acumuladas ao longo dos anos. As cotas se enquadram nesse item.

Uma ação afirmativa pode ser de três tipos: com o objetivo de reverter a representação negativa dos negros; para promover igualdade de oportunidades; e para combater o preconceito e o racismo.

Entre os exemplos dessa política, podemos destacar a Lei ° 12.711, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio; e a Lei n° 12.990, que prevê a reserva de 20% das vagas em concursos públicos federais para pessoas que se autodeclarem pretas ou pardas.

Em alusão à data, aproveito para ressaltar outras ações de enfrentamento ao racismo.

A aprovação do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288) pode ser considerada um marco. O documento é destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica e religiosa.

Em continuidade às políticas, destaco os programas retomados durante esta gestão. Entre eles, o Plano de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra, o JUVENTUDE VIVA; o Programa Brasil Quilombola (PBQ); e o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o SINAPIR.

Chamo a atenção também para as ações que se encontram em processo de implementação. Acrescento que elas incluem o combate ao Holocausto da juventude negra, políticas em prol das mulheres encarceradas, e cotas nas bancas de verificação dos concursos e no quinto constitucional.

Mapeamento de terreiros, enfrentamento à discriminação contra religiões de matriz africana e criação de delegacias contra crimes raciais complementam a lista de projetos.

O Brasil avançou em políticas voltadas às pessoas negras, mas é preciso avançar ainda mais. Enquanto houver qualquer resquício de discriminação, continuaremos na luta, em busca de mudanças.

Acima de tudo, o que eu mais quero são oportunidades para a nossa gente, pois somos capazes, só faltam oportunidades.

Um viva aos nossos guerreiros e guerreiras do passado e dos dias atuais. Viva Zumbi dos Palmares! Viva Dandara! Viva o povo negro do Brasil e do mundo! " 

Fonte: Site da Secretaria de  Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ministério da Justiça e Cidadania. Clique aqui 

Veja as fotos da celebração.  Clique sobre a foto para ampliar. 

Ao centro, entre os alunos, vestida de branco, a coordenadora Pedagógica Silvana Guimarães, com um turbante providenciado  pelas mãos hábeis e expertise das alunas.
 A Coordenadora Silvana  com os Deuses Negros 
O Corpo de Jurado formado por Professores da escola, analisam  o desfile das duplas com seus belos trajes. O Professor de História Adriano Pontes  vibrava a cada performance, acompanhado por sua esposa, a Profa. de Inglês  Alessandra (blusa lilás), seguidos pelos demais jurados, incluindo a  merendeira Jô (de tiara verde).  
As duplas perfiladas diante do Juri. 
O aluno David Nilson Borges,  do 1o. ano "J", muito educado e gentil, com sua linda partner,  Yasmin Letícia Souza. Lindos desenhos.  Parabéns! 
Quanta gente linda ! E os turbantes... ? Um arraso ! 
Amarrações, maquiagens,  pintura do corpo... Tudo feto na quadra, na hora !
 Muito habilidosas. Parabéns !
A plateia atenta a tudo, além de muito alegre e participativa

Fotos e texto: Profa. Claudia Martins 

20 de Novembro é feriado oficial  em 1.044  cidades brasileiras

A lista completa de 1.044 cidades brasileiras onde dia 20 de novembro é feriado oficial, com a respectiva lei que regulamenta a data,  pode ser conferida em levantamento realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) de 2014.

Na Bahia, apenas três municípios  têm o Dia da Consciência Negra no calendário oficial de comemorações: Alagoinhas, Camaçari e Serrinha,  determinado por lei municipal. 

Em Salvador, cidade que tem o maior contingente de negros fora do continente africano, a data é lembrada nas escolas e por  grupos de militantes que promovem a lavagem da Estátua de Zumbi, na Praça da Sé, centro histórico da capital da Bahia.

São Paulo: não há uma lei estadual que determine o feriado de 20 de novembro no estado. Entretanto, a data está no calendário oficial de 102 cidades por leis municipais, incluindo a capital São Paulo.

Rio de Janeiro: lei estadual de 2002 garante o feriado do Dia da Consciência Negra em todos os municípios fluminenses.


 Adaptado da fonte: EBC   - Empresa Brasileira de Comunicações 

Amplie seus conhecimentos. Veja também:

 Projeto Mãe Africa: uma herança cultural. Personalidades Negras Que Marcaram a História do Brasil. Homenagens ao Dia da Consciência Negra  

Mulheres Símbolos da Resistência Contra a Escravidão Negra: Rainha Ginga ou Nzinga Mbandi Ngola em Angola, Teresa de Benguela no Mato Grosso, Luíza Mahim na Bahia, Dandara em Alagoas

Cultura afro-brasileira: Luiz Gama, Luíza Mahin, João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luís das Virgens e João Cândido. Herois Negros no Livro dos Heróis da Pátria no Panteão da Liberdade


Sites consultados


Site da Secretaria de  Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ministério da Justiça e Cidadania. Acesso em 19/11/2016. 

Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.519, de 10 de Novembro de 2011. Acesso em 19/11/2016
EBC   - Empresa Brasileira de Comunicações