sábado, 18 de abril de 2015

Homenagens a Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote de la Mancha e a Shakespeare, no 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. O Espanhol no Mundo

Miguel de Cervantes

23 de abril  Dia do Idioma Espanhol e Dia Mundial do Livro 


A data  que celebra o Dia do Idioma Espanhol no mundo hispânico     surgiu  na Espanha para   homenagear o escritor   Don Miguel de Cervantes, que morreu em 23 de abril de 1616.  

Em 1926 a Espanha resolveu comemorar o Dia do Livro e o Dia do Idioma Espanhol na data de 23 de abril, pois em 23 de abril de 1616 dois dos maiores autores de todos os tempos morreram: o romancista espanhol  Don Miguel de Cervantes  Saavedra e   o  escritor e dramaturgo inglês  William Shakespeare,  que também morreu   em 23 de Abril  de 1616 (calendário gregoriano).  

O livro Don Quixote de la Mancha é uma obra   considerada  das mais influentes da literatura espanhola e mundial, e de grande importância na formação  da língua castelhana, de igual modo a  obra  de Shakespeare, na  formação da língua inglesa e da literatura mundial. 



23 de abril  - Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor


O livro  é o símbolo da sabedoria e o significado de conhecimento. Sua história começa oficialmente  na Alemanha, com a invenção  dos tipos móveis, pelo alemão  Johannes  Gutemberg, em 1438 (século XV), que proporcionou a reprodução de várias obras, tornado-as acessíveis a um maior número de pessoas. 

Antes dessa invenção,  os livros eram copiados à mão.  O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia, o livro mais lido no mundo inteiro. O americano Bill Gates é o Gutemberg dos dias atuais, com a criação genial do Windows, que democratizou o saber no Planeta.  


O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi estabelecido oficialmente, em todo o mundo,  em 1995  pela Unesco (Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura), durante a sua  XXVIII Conferência Geral entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995.

Autor é o poeta, o romancista, o dramaturgo, o cientista, o filósofo, o professor. O direito desses criadores e propagadores  de conhecimentos é garantido por lei no mundo inteiro. 

Quem cria um livro, uma música, uma peça de teatro etc, tem direito a ter sua obra protegida e receber por suas criações.   Quando alguém copia um trecho de um livro ou faz fotocópias de uma obra, está ferindo o direito do autor.


Miguel de Cervantes, símbolo da língua espanhola no mundo


Atribui-se a Cervantes papel fundamental no crescimento e expansão da língua espanhola no mundo, graças a sua obra prima  Don Quixote de la Mancha.   

Sua imagem é tão importante na Espanha que existem inúmeras esculturas, edifícios, instituições, prêmios e eventos, em diversas cidades, dedicados a relembrar sua memória.  

Sua obra foi levada para a televisão através de filmes e seriados,tornando-se um  recurso das escolas de espanhol na Espanha para ajudar os estudantes no seu processo de aprendizado do idioma. 
La Bandera de  España

Obras mais conhecidas de Cervantes:  “A Galateia” (1585);  as “Novelas exemplares” (1605) e  “Os trabalhos de Persiles e Sigismunda” (1617), entre outros.
Como Surgiu a Língua  Espanhola?


Originou-se do Latim vulgar falado na Península Ibérica, situada no Sul da Europa, onde ficam Portugal e Espanha. 

Os dois países  foram dominados pelo Império Romano, no qual  o Latim era a língua oficial.  Séculos depois,  o Espanhol recebeu o nome de castellano ou língua castellana (castelhana), quando reinavam os reis do Reino Medieval de Castilla (Castela). 

Depois da  unificação da Espanha e da Constituição, a língua foi oficializada com o nome de  “Espanhol”, na tentativa de unificá-la em todo o país. 

Observe o Mapa da Espanha com suas Regiões Autônomas 




Quantas Línguas são faladas na Espanha? 

O Espanhol é a língua oficial, mas  não é a única falada em toda  Espanha. Existem outras línguas, a saber:    

1) o catalán (catalão), falado na Região da  Catalunha,  cuja capital é Barcelona;   

2)  gallego (galego), falado na Galícia, cuja capital é Santiago de Compostela;  

3) basco ou euskera, falado no País Basco, cuja capital é  Vitoria-Gasteiz (todos no norte da Espanha);         

4) valenciano falado na Valência (sudeste). 

Dialetos falados na Espanha

Além das línguas acima citadas, na Espanha fala-se diversos dialetos  ou variações da língua oficial, entre eles:  

1) andaluz, na Região da Andaluzia, situada no extremo sul do país, que sofreu grande influência do árabe;     2)  extremeño (extremenho);  3) murciano;  

4)  leonés, falado de  Astúrias  a   Cáceres;  5)  aragonés em Aragón; 6) canario (canário) falado nas Ilhas Canarias  situadas  na costa da África.

Essas línguas e os dialetos são nativos de diferentes regiões da Espanha e possuem grande importância para a população local, mesmo sendo tratados como segunda língua são, por vezes, mais utilizados do que o espanhol. Em 1492 (final do século XV) o italiano Cristóvão Colombo descobre a  América, patrocinado  pelos reis da  Espanha.    

O espanhol falado nos diversos países que aqui se formaram tem suas características próprias, e foi muito influenciado pelas línguas dos indígenas, os nativos do Novo Mundo.

O Espanhol no Mundo 

O Espanhol é a Língua Oficial  na Guiné Equatorial (por ter sido colônia espanhola na África), Filipinas (por ter sido colônia espanhola na Ásia), na Espanha e em vários países da América.  

É falada por mais de  400 milhões de falantes de língua materna (países onde a língua  é oficial). Como segunda língua fica atrás apenas do Inglês. Destaca-se  no mundo comercial, principalmente na comunidade europeia, onde junto com o inglês são as línguas mais utilizadas. 

O inglês ocupa  o primeiro lugar, seguido do mandarim, falado na China, devido à quantidade de habitantes. A China é o país mais populoso do mundo, com mais  de 1,36 bilhão de habitantes, quase um quinto (20%) da população da Terra. 

As aventuras do Cavalheiro Dom Quixote e de Seu  Fiel Escudeiro Sancho Panza

Don Quixote (de pé,  com sua espada, montado no seu famoso cavalo)  e Sancho Panza  montado no seu burrico


O livro Don Quixote  retrata  a Espanha do período pós Idade Média,  o imaginário e  fantasias do personagem principal: Don Quixote, que  embora passe por diversas dificuldades e  privações  desperta simpatia no leitor, por seus  sentimentos nobres e puros. 

O título original do livro  é:  El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha, com sua primeira edição publicada em Madrid no ano de 1605 (início do século XVII).  “Dom Quixote de La Mancha” é o maior expoente da literatura espanhola, além de ter sido um dos primeiros livros publicados em língua europeia. 

A criação  de Miguel de Cervantes  foi eleita a melhor obra de ficção de todos os tempos. Os dois personagens principais são: Dom Quixote e Sancho Pança, que ganharam  o carinho de adultos e crianças, tendo ganhado inúmeras  versões infantis.



“Dom Quixote é, para mim, a personificação dos sonhos, dos ideais que dão propósito, grandeza, sentido e elevação à nossa vida. Nunca deixei de me influenciar por ele. 
Até hoje se fala de Dom Quixote como um ingênuo, romântico, poético, alienado até; e , no entanto, ele ficou para sempre porque soube manejar, como poucos, o que hoje a neurociência, confirmando a física quântica, chama de lado direito do cérebro, que é o melhor lado do ser humano”
Min. Ayres Britro – Presidente do STF – em 30.05.12  Fonte: http://www.olibat.com.br/dom-quixote-miguel-de-cervantes/

O Espanhol no Mundo  - El Mundo Hispanohablante 

  Países donde se habla el Español 




 Luis Vaz de Camões e  a  sua contribuição para a formação da Língua Portuguesa, através do  famoso poema épico- Os Lusíadas 


O poeta Luís Vaz de Camões nasceu na cidade de Coimbra, em Portugal, em 1524 (século XVI), considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente. Morreu em 10 de junho de 1580,em Lisboa, capital de Portugal, seu país.

O poeta Luís Vaz de Camões nasceu na cidade de Coimbra, em Portugal, em 1524 (século XVI). É considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente. Morreu em 10 de junho de 1580,em Lisboa, capital de Portugal, seu país. 

 Os Lusíadas”  é a  obra prima de Camoês, publicada em 1572 (século XVI), com o apoio do Rei D. Sebastião. Tem como tema  a viagem de Vasco da Gama às Índias.  A narrativa é dividida em dez cantos organizados em 1.102 estrofes, cada uma com oito versos.   É considerado o maior poema épico da língua portuguesa.


Relata  histórias sobre as perigosas viagens marítimas   e a descoberta de novas terras pelos portugueses, exaltando o heroísmo do homem navegador, aventureiro, cavalheiro e amante, destemido e bravo, que enfrenta mares desconhecidos em busca dos seus objetivos.  Veja um pequeno fragmento:


Shakespeare e a Língua Inglesa. 

Sua frase genial: Ser ou não ser: esta é a questão




SAIBA MAIS SOBRE OS TEMAS DISCUTIDOS AQUI. CLIQUE NO LINK:


Comemorações de Abril: 23 de Abril dia internacional do livro e dos direitos de autor. 18 de Abril dia nacional do livro infantil. 19 de Abril dia do índio.Dia do trabalhador doméstico. Aniversário de Brasilia. Dia da Educação. Dia mundial da boa ação. Conscientização do autismo.


Sites consultados e acessados em 18/04/15
Uol Educação 
http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u33.jhtm
 José Luis Samaniego Aldazábal  Secretario Academia Chilena de la Lengua.  Decano  Facultad 
de Letras  Pontificia Universidad Católica de Chile.   Día del idioma: conmemorando a M. de Cervantes y a W. Shakespeare. Disponíble em :   http://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0716-58112007000100017&script=sci_arttext

Monografias.com: HISTORIA DE LA LENGUA ESPAÑOLA

http://www.monografias.com/trabajos11/lespa/lespa.shtml

Los cinco los españoles galardonados con el Premio Nobel de Literatura

http://literatura.about.com/od/escritores-A-Z/tp/Ganadores-Espanoles-Del-Premio-Nobel-De-Literatura.htm

Cultura do Palácio. Carlos Vieira
Mapas da Espanha
http://www.brasilescola.com/espanhol/predominancia-da-lingua-espanhola.htm
http://www.joaoleitao.com/viagens/2008/05/06/mapa-regioes-espanha/
Livros e Resumos. Don Quixote