sábado, 11 de abril de 2015

VII Cúpula das Américas no Panamá: EUA e Cuba realizam encontro histórico 57 anos depois de rompimentos


 "Estamos em condições de avançar para o futuro", diz Obama.

VII Cumbre de Las Américas, Panamá 2015


Em dia histórico Obama e Raúl Castro realizam encontro bilateral entre EUA e Cuba na VII Cúpula das Américas, na cidade do Panamá, capital do Panamá, país da América Central. Raul Castro  substituiu seu irmão Fidel Castro na Presidência de Cuba. Fidel  comandou a Revolução Cubana, que implantou o comunismo naquele pequeno país da América Central, e que resultou no rompimento de relações diplomáticas, políticas e econômicas entre Estados Unidos e Cuba. 

É a primeira vez desde 1958 que Presidentes dos dois países se reúnem: Estados Unidos situado  na parte Norte das Américas e Cuba, uma ilha caribenha, situada na América Central, após quase sessenta anos de divergências políticas, ideológicas, diplomáticas e econômicas. 

No dia  3 de janeiro de 1961,  os Estados Unidos da América (EUA),  a maior potência capitalista do Planeta,  romperam unilateralmente suas relações com Cuba e, a partir de então, Washington começou a pressionar os demais países da América para que  fizessem o mesmo. 

Cuba passou a ser vista como um perigo para a região, pois adotou o regime comunista, temido por não aceitar a propriedade privada e considerar todos os bens como propriedades do Governo. Chama atenção que o atual presidente dos EUA, Barck Obama, nasceu naquele mesmo ano, no dia 4 de agosto de 1961, na cidade de Honolulu, capital da Ilha do Havaí, que pertence aos EUA, e fica situada  no Oceano Pacífico.

Estamos torcendo para que Cuba abandone suas ideias e práticas  retrógradas  e avance no que tenha de melhor no processo de  Globalização dos nossos dias. Que volte a ser um país livre e democrático ! 
Fonte: adaptado da publicação  do site ópera múndi. 

Clique aqui  Ópera Mundi

                                                       



FOTO OFICIAL DOS PRESIDENTES E CHEFES DE ESTADOS DA 
VII CÚPULA DAS AMÉRICAS



















Mapa Político do Continente Americano

Localize Cuba, Estados Unidos, Panamá e Brasil 


ATENTE  PARA OS MAPAS DO CONTINENTE AMERICANO 

MAPA POLÍTICO DA AMÉRICA LATINA 


Pratique: Neste mapa não aparecem dois grandes países do continente americano.  Quais são eles ?  Por que não aparecem? 

A maioria dos  países da América Latina fala Espanhol. Porquê? 

Qual é o único país do continente americano, que também faz parte da América Latina, que fala o português ? Porquê ? 

Porque o continente americano é dividido em América Latina e América Anglo-Saxônica ? 

MAPA POLÍTICO DA DIVISÃO ECONÔMICA DA AMÉRICA: AMÉRICA LATINA   E AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA 



Diferenças entre América Latina e 

América Anglo-saxônica


O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Estes povos passaram a explorar toda a América e  impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente: os índios. 

Tal  influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Por isso, o continente divide-se culturalmente  em América Latina e América Anglo-Saxônica. 
Esta distinção está relacionada com a língua falada nos países do continente. São considerados países latinos todos aqueles que falam línguas derivadas do latim, como por exemplo, espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês, 
formam a América Anglo-saxônica.

O critério usado para esta regionalização não é muito rigoroso, tendo em vista que existem países localizados na América Latina que falam o inglês, dentre os quais podemos citar a Guiana, Trinidad e Tobago, além do holandês, falado no Suriname. Sem contar países que preservam suas línguas nativas, como o Paraguai que, além do espanhol (língua oficial), fala o guarani, herdado dos nativos indígenas. O Canadá, considerado anglo-saxão,  fala tanto o inglês como o francês, em algumas partes do país, a exemplo de Quebec, língua derivada do latim.

QUAIS OS OCEANOS QUE BANHAM O CONTINENTE AMERICANO? 
Pesquise as diferenças entre comunismo, socialismo e capitalismo.


TODAS AS IMAGENS SÃO DO GOOGLE