sexta-feira, 20 de julho de 2012

7 de Outubro de 2012: eleições municipais no Brasil para escolher Prefeitos e Vereadores. Simulação na Urna Eletrônica: aprenda a votar. Vote na democracia ! O Futuro Agradece !



Em 2012 teremos eleições municipais no Brasil, onde iremos escolher nossos representantes no Poder Executivo Municipal  (o Prefeito e o Vice) e no Poder Legislativo Municipal (os vereadores).  

O primeiro turno ocorrerá  no próximo dia 7 de  Outubro, enquanto o segundo turno será dia 28 de outubro.  Oitenta e três municípios do Brasil com mais de 200 mil eleitores poderão ter segundo turno naquela data.

Pelo artigo 29, Inciso II da Constituição Federal,  é necessária a realização de segundo turno  quando nenhum dos candidatos obtém, em primeiro turno, mais do que a metade  dos votos válidos dados a todos os candidatos que concorreram.  

Das 26 capitais dos Estados brasileiros, 24 têm mais de 200 mil eleitores e podem ter segundo turno  com a participação dos dois candidatos a prefeito mais votados nessas cidades. 

Prefeito, seu vice e os Vereadores têm   grande importância para a vida de cada um de nós, pois eles irão governar a nossa cidade.  O Brasil tem 26 estados e 5.565 municípios (cidades)

Em Brasília, a capital do país,  não tem eleição para prefeitos e vereadores. Serão eleitos, portanto, 5.565 prefeitos no Brasil, incluindo os das 26 capitais dos estados, bem como os vereadores de todas essas cidades.  Os  vereadores eleitos irão fazer as leis da sua cidade, e juntos com o prefeito e o vice irão governar por 4 anos. 



Veja a ordem de votação na urna eletrônica: primeiro você vota no vereador, que tem cinco números. Depois você vota no candidato a Prefeito, que tem dois números.  Vejamos:

1- Vereador: digite os 5 números do seu candidato. Aparece a foto. Confirme apertando o botão verde. Se errar, aperte  Corrigir (botão laranja).  

2- Prefeito: são dois números. Digite o número do seu candidato. Aparece a foto dele e de seu vice. Aperte o botão verde. Confirme. Pronto ! Você cumpriu seu dever com o sua cidade. Serão quatro anos de uma boa ou má escolha. 

Não  esqueça: Leve os números anotados.Leve o título de eleitor, para saber onde fica sua seção.Não esqueça de levar um documento oficial com foto: Identidade ou Passaporte, Carteira de Motorista ou de Trabalho.  
                 
                                           Justificativa do Voto.  Formulário de Justificativa

Para justificar a ausência em seu domicílio eleitoral, o eleitor deve comparecer a um posto ou cartório eleitoral levando identidade com foto e dados do título de eleitor. Se não tiver os dados do título, ver o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado. 

Os formulários de justificativa estarão disponíveis em postos, como os correios, cartórios eleitorais e no site do TRE.  Só pode assinar esse requerimento na frente do mesário, na hora em que for fazer a justificativa, mas o preenchimento pode ser feito antes e entregue no dia da votação. 

Caso não seja entregue nesse dia, tem até 60 dias após o turno em que se ausentou.  Se não compareceu à votação, mesmo presente em seu domicílio eleitoral, justifique em até 60 dias após a data do turno que não compareceu ou estava impossibilitado de efetuar a justificativa no dia da eleição, sob pena de ser multado. 

Se não  pagar a multa, ficará em débito com a Justiça Eleitoral e terá alguns direitos suspensos, como: tirar passaporte, fazer matrícula em estabelecimentos oficiais, realizar empréstimos ou se inscrever em concurso público.

Veja neste blog mais informações sobre o valor do voto e  como votar.


3 de Outubro, Eleições Gerais no Brasil ! Vote na Democracia ! São Seis Cargos à Sua Escolha ! Vote! O Futuro Agradece !




https://saberesdaafrica.blogspot.com/2010/09/o-analfabeto-politico-bertolt-bretch.html

Mais informações sobre os municípios do Brasil:    Clique aqui

Última atualização em 28/12/2019

As imagens são do Google


segunda-feira, 16 de julho de 2012

O QUE É GLOBALIZAÇÃO, SEGUNDO TEXTO ATRIBUÍDO AO ESCRITOR LUIS FERNANDO VERÍSSIMO


O QUE É GLOBALIZAÇÃO ? 

 A  melhor definição que já vi e que  os professores nunca ensinaram...
O conteúdo desta postagem  tem origem num  e-mail que recebi  atribuindo  ao escritor  e jornalista brasileiro  Luis Fernando Veríssimo a autoria do texto. Embora não tenha comprovado a real autoria, achei interessantíssimo para fins didáticos e resolvi postar neste espaço.

Entenda de forma lúdica o que é globalização. Bons estudos !
Pergunta: Qual é a mais correta definição de Globalização?
    Resposta: A Morte da Princesa Diana... 

Pergunta: Por quê?
Resposta:
Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas

A princesa foi tratada por um médico canadense, que usou medicamentos americanos. E isto é enviado a você por um brasileiro, usando tecnologia americana (Bill Gates) e provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico que usa chips feitos em Taiwan e um monitor coreano montado por trabalhadores de  Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por chineses, através de uma conexão paraguaia.

ISTO É GLOBALIZAÇÃO!!!  

QUEM SOU EU? 

Nesta altura da vida já não sei mais quem sou...

Vejam só que dilema!!!

Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR. 

Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou  MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR
Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA , em viagens TURISTA , na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO, no hospital PACIENTENos jornais viro VÍTIMA.

Se compro um livro LEITOR, se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR. Se sou CORINTIANO, SOFREDOR.  Agora, já virei GALERA.  

Se  trabalho na ANATEL , sou COLABORADOR   e, quando morrer... uns dirão... FINADO, outros... DEFUNTO, para outros... EXTINTO , para o povão... PRESUNTO... 

Em certos círculos espiritualistas serei... DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui... ARREBATADO...E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!!

                    E pensar que um dia já fui mais EU 
                            (autor desconhecido)

Sites que recomendamos:

Textos atribuídos falsamento ao escritor e jornalista  brasileiro Luis Fernando Veríssimo

Minha página  no  wikispace (em construção)
    http://brasilbiomas.wikispaces.com/

Imagens do Google

domingo, 15 de julho de 2012

Meio Ambiente, Ecossistemas e Sustentabilidade:os seis biomas brasileiros em Mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

OS SEIS BIOMAS BRASILEIROS  - IBGE Lança o Mapa de Biomas do Brasil  em Comemoração ao Dia Mundial da Biodiversidade     (Brasília, 21 de maio de 2004)

Agora é oficial: o Brasil tem seis biomas, de acordo com mapa publicado pelo IBGE em maio de 2004. Aquela variedade de classificações cujas nomenclaturas seguiam o entendimento de cada autor de livro, foi normatizada  oficialmente. 

Agora professores e estudantes  sentem-se mais seguros na hora de pesquisar o assunto.  Lembramos que só os livros publicados depois de maio de 2004 trazem essa nova classificação, que ficou assim:    
         
1- Bioma Caatinga – do tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca. Cobre todos os estados da Região  Nordeste  (mas apenas 1% do Maranhão, no entanto,   100% do Ceará) e  parte do norte de Minas Gerais , na Região  Sudeste.  Foto: um pé de mandacaru, planta típica da caatinga, com flores e frutos 

Vídeo: Veja a realidade da caatinga, bioma que já teve 40% da área devastada. Clique aqui



28 de abril é o Dia Nacional da Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro e quase que totalmente nordestino. É o terceiro ecossistema brasileiro mais degradado, atrás apenas da Mata Atlântica e do Cerrado, mais uma razão para que apoiemos a PEC 504/10, que institui a Caatinga e o Cerrado como patrimônios nacionais. 

A Caatinga é a terra nativa das plantas:  aroeira,  umbu,  mandacaru e do juazeiro; dos animais:  asa-branca (pomba), cotia e do tatu-bola. Mas é principalmente a terra natal do sertanejo, herói que orgulha o Brasil.

2- Bioma Pantanal: corta a região centro-oeste. Estende-se pelo Brasil, Bolívia e Paraguai, nossos vizinhos da América do Sul, mas  70% de sua área está   nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil.

3- Bioma Pampa ou Campos do Sul ou Campos Sulinos: Região Sul - Os Campos da região Sul do Brasil são chamados de “pampa”, termo de origem indígena, que significa “região plana”. No Brasil o Pampa só cobre o Rio Grande do Sul, ocupando 63% do seu território. Cobre Argentina e Uruguai, nossos vizinhos na América do Sul.

                          
4- Bioma Mata atlântica:  bioma da costa brasileira, que se estende do litoral do  Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul,  alargando-se de forma significativa para o interior em  Minas  Gerais e São  Paulo. 

Era o mais rico  do Brasil em biodiversidade. Hoje é o mais devastado, restando apenas  7% de sua cobertura 
vegetal.   Foto: fauna (animais) da mata atlântica
Vídeo (4 minutos) - Biomas do Brasil: a Mata Atlântica

A vitória régia

5-  Bioma Amazônia: A floresta amazônica é um ecossistema autossustentável, que se mantém com seus próprios nutrientes em um ciclo permanente.  

Abriga a maior  diversidade biológica do planeta e escoa 20% de toda água doce da Terra. Cobre todos os estados da Região Norte  e mais da metade do Mato Grosso (54%) na região centro-oeste e Maranhão (34%) na região nordeste. 

Inclui terras de países vizinhos do Brasil na América do Sul: as Guianas, Suriname, Guiana Francesa, Venezuela, pequena porção da Colômbia,  Equador, Peru e Bolívia, que formam a Amazônia Internacional. Saiba mais sobre a fauna da Amazônia. Conheça 10 criaturas bizarras da floresta amazônica. Clique aqui.    

Foto: a vitória régia, uma planta aquática muito comum na Amazônia e  típica daquele ecossistema. 

Foto: a flor do cerrado  
Vídeo (06 minutos)  Biomas do Brasil: a maior biodiversidade do planeta Clique aqui
                                                               
6- Bioma Cerrado: é o segundo bioma mais extenso do Brasil e domina a Região Centro-Oeste. 

Ocupa a totalidade do Distrito Federal (Brasília), mais da metade dos estados de Goiás (97%), o Maranhão na Região Nordeste (65%), Mato Grosso do Sul (61%), Minas Gerais na Região Sudeste (57%) e Tocantins na região norte (91%), além de porções de outros seis estados.

Vídeo que recomendamos 

Biomas: as belezas e os problemas do cerrado clique  aqui
Saiba mais.  Leia a informação completa clicando no link abaixo (biomas brasileiros ). Uma apresentação em Power Point para  tornar o estudo mais interessante para  você. 

   Clique aqui: Os  Biomas Brasileiros   

Leia mais sobre Biomas Brasileiros
http://www.ecoturismoaventura.com.br/brasil/biomas.htm?id_noticia=169&id_pagina=1%2520http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp%3fmateriaid=212

ECOSSISTEMA BRASILEIRO: CONHEÇA 10 ANIMAIS ESTRANHOS   E EXÓTICOS DA FAUNA BRASILEIRA


O Brasil  se caracteriza pela multiculturalidade presente  nas etnias humanas e por sua biodiversidade na flora (plantas) e na fauna (animais).   Conheça a diversidade  da fauna brasileira. Confira a lista de dez animais exóticos do país.     Clique  aqui.



A preguiça - tem aparência esquisita, movimentos lentos e sem energia são suas principais características. Vive pendurada nas copas das árvores do Brasil, Nicarágua e Peru. A preguiça tem dedos com garras curvas gigantes que parecem ganchos. Usa para se defender, mas por ser tão pacato, geralmente só  usa para ficar parecendo uma rede em um galho de árvores. 


O Macaco Uacari (Cacajao calvus)- é uma espécie raríssima que vive nas florestas ao norte da Amazônia. Esse animal estranho encontrado no Brasil e no Peru está listado como uma espécie em extinção; ele é especialmente vulnerável devido à perda de seu habitat, e por ser caçado para a alimentação.

Para  ampliar o seu estudo, assista  ao vídeo Fractais: a geometria da natureza,  que nos apresenta  uma ciência nova: a Geometria da Natureza ou Geometria dos Fractais, do Professor da rede pública estadual, Adelmo Brito. Que relação você estabelece entre as imagens ali vistas e o nosso ecossistema. Clique aqui                                       Bons estudos ! 


Veja neste blog: 

Projeto meio ambiente e sustentabilidade na escola. Apresentação da peça teatral A Missão de Alice e A Carta de 2070 em comemoração ao 5 de Junho dia do meio ambiente


Todas as imagens são do Google