A língua é a expressão de identidade e da cultura de um povo. A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica. Foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Aqui, se misturou aos dialetos indígenas, africanos e dos imigrantes, adquirindo características próprias.
É falada em todo o território nacional com seus mais variados sotaques e expressões locais, daí a importância de valorizarmos "A Última Flor do Lácio”, por meio do presente Projeto Multidisciplinar para motivar nossos alunos a estudá-la e amá-la, a ponto de poderem se expressar como Fernando Pessoa: “Minha pátria é a língua portuguesa”.
Durante a Era dos Grandes Descobrimentos Marítimos do século XV, marinheiros portugueses levaram seu idioma para terras distantes, no além mar. Nossa língua é
conhecida com apelidos carinhosos, como:
Desenvolver habilidades de leitura e escrita instrumentalizando os alunos para os desafios e perspectivas do Mundo Globalizado da Contemporaneidade.
Sugestões de cartazes para compor os painéis
Você sabia?
É falada em todo o território nacional com seus mais variados sotaques e expressões locais, daí a importância de valorizarmos "A Última Flor do Lácio”, por meio do presente Projeto Multidisciplinar para motivar nossos alunos a estudá-la e amá-la, a ponto de poderem se expressar como Fernando Pessoa: “Minha pátria é a língua portuguesa”.
Bandeira de Portugal |
conhecida com apelidos carinhosos, como:
- "A Última Flor do Lácio" - expressão usada no soneto Língua Portuguesa, pelo escritor brasileiro Olavo Bilac.
- Idioma "doce e agradável" - Miguel de Cervantes, o célebre escritor espanhol, que se referia dessa forma à Língua Portuguesa.
Projeto multidisciplinar: “Minha pátria é a língua portuguesa”
Antes de colocarmos em prática um projeto o primeiro
passo é a discussão com o conjunto dos professores e
a coordenação pedagógica. Em seguida, cada professor discute e filtra os níveis de interesse
dos seus alunos, num debate oral, anotando no quadro as ideias. É o que se se chama no ramo
empresarial “Tempestade de
Ideias”/ Tempestade Cerebral" ou no original em inglês “Brainstorming” - uma técnica usada em dinâmicas de grupo, que foi adotada nas atividades de ensino como estratégia. Sua
principal característica é explorar habilidades, potencialidades e a criatividade do grupo ou de uma pessoa, direcionando os trabalhos de acordo com o interesse demonstrado e os objetivos propostos.
JUSTIFICATIVA:
OBJETIVO GERAL:
A linguagem escrita permeia nosso
cotidiano seja nos jornais, revistas, cartazes, outdoors, placas de
trânsito, sites... nos transformando em leitores ambulantes e, a partir
do surgimento da Internet, navegantes, internautas. A escola é
o espaço para
instrumentalizar
nossos alunos para o uso correto da língua materna, garantindo o acesso
aos livros e demais recursos em diferentes linguagens. Trabalhar
a escrita e a leitura dentro de seus respectivos conteúdos
curriculares é dever de todos os professores, o que justifica o
presente Projeto
Multidisciplinar. Citamos o desastre do último Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, que revelou desempenho fraco dos estudantes quando apenas 250 candidatos dos
cerca de 6,2 milhões obtiveram a nota máxima - 1.000 pontos -
na prova de redação, enquanto 529.374 (mais de meio milhão) obtiveram
nota zero na referida prova, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Merece reflexão!
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver habilidades de leitura e escrita instrumentalizando os alunos para os desafios e perspectivas do Mundo Globalizado da Contemporaneidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Criar situações de aprendizagem para o uso adequado da língua materna, escrita e
oralmente, para que o aluna reflita criticamente sobre o que lê e escreve;
- Incentivar o estudante a compreender e utilizar corretamente as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
- Incentivar o estudante a compreender e utilizar corretamente as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
- Proporcionar situações sociais de leitura de obras de autores de língua portuguesa, oriundos dos países da comunidade lusófona;
- Aprender os significados dos termos: luso - lusofonia - lusofalante.
- Aprender os significados dos termos: luso - lusofonia - lusofalante.
- Possibilitar o acesso aos diversos gêneros literários, em graus de dificuldades crescentes;
- Identificar as características dos diferentes gêneros textuais;
- Produzir textos nos diferentes gêneros, a começar pela autobiografia;
- Reconhecer a leitura como fonte essencial para aprender a produzir textos;
- Ler
individualmente e em grupo clássicos produzidos na comunidade lusófona;
DURAÇÃO : 3a.
unidade do ano letivo.
Disciplinas envolvidas:
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Artes, Sociologia, Filosofia, Biologia, Química, Ciências, Educação
Física e Matemática, com cada uma usando dos seus recursos para enriquecer o aprendizado dos alunos.
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Artes, Sociologia, Filosofia, Biologia, Química, Ciências, Educação
Física e Matemática, com cada uma usando dos seus recursos para enriquecer o aprendizado dos alunos.
O que
o aluno irá estudar e apreender:
Biologia/Ciências, Química; História, Sociologia, Filosofia, Artes, Educação Física; Português, Redação, Matemática.
- O aluno irá estudar o corpo humano e aprender sobre Gens/DNA;
- Produzir textos descritivos e ilustrados para subsidiar a produção de sua árvore
genealógica;
- Compreender o significado e a origem histórica, filosófica e sociológica da palavra identidade, para ajudá-lo a escrever sua autobiografia;
- Fazer levantamentos de dados de pesquisas;
- Tabular dados, fazer gráficos e tabelas;
- Aprender como se deve procurar palavras no dicionário e os seus significados;
- Pesquisar os significados dos seus próprios nomes e de membros da família .
Biologia/Ciências, Química; História, Sociologia, Filosofia, Artes, Educação Física; Português, Redação, Matemática.
- O aluno irá estudar o corpo humano e aprender sobre Gens/DNA;
- Produzir textos descritivos e ilustrados para subsidiar a produção de sua árvore
genealógica;
- Compreender o significado e a origem histórica, filosófica e sociológica da palavra identidade, para ajudá-lo a escrever sua autobiografia;
- Fazer levantamentos de dados de pesquisas;
- Tabular dados, fazer gráficos e tabelas;
- Aprender como se deve procurar palavras no dicionário e os seus significados;
- Pesquisar os significados dos seus próprios nomes e de membros da família .
Materiais sugeridos
1) Livro texto dos alunos; 2) Cópias de textos para distribuição individual das letras das músicas aqui sugeridas; 3) Internet; 3) Reprodutor de CD, DVD, TV; microfone;
4) dicionários, revistas, jornais, mapas, globo terrestre, papel metro ou cartolinas etc.
Estratégias e recursos
PRODUTO FINAL:
Cada turma irá produzir um livro com as autobiografias dos alunos da classe, com o título: Memórias: autobiografias 2015 da Escola... Turma... turno...
Para a educação infantil sugerimos a montagem do Livro do Nome. Acesse o blog Espaço Educar:
1) Livro texto dos alunos; 2) Cópias de textos para distribuição individual das letras das músicas aqui sugeridas; 3) Internet; 3) Reprodutor de CD, DVD, TV; microfone;
4) dicionários, revistas, jornais, mapas, globo terrestre, papel metro ou cartolinas etc.
Estratégias e recursos
- Aulas expositivas participativas; - Atividades em grupo e individuais;
- Atividades e análises de Letras e vídeos de músicas; - Pesquisas;
- Uso da internet - idas ao laboratório de Informática e bibliotecas; |
- Declamação
de poemas e poesias; - Criação coletiva de rimas e frases;
- Estudo dos diferentes gêneros textuais, iniciando por contos e cordéis;
- Produção coletiva e individual de
textos; - Dramatizações; - Paródias;
- Acrósticos de figuras e palavras; - Produção de cartazes com poemas e poesias;
- Escrita da autobiografia por cada aluno com a árvore genealógica;
- Traçar a árvore genealógica, com o título: Minha Árvore Genealógica: quem sou eu, de onde venho, o que quero, para onde vou.
- Acrósticos de figuras e palavras; - Produção de cartazes com poemas e poesias;
- Escrita da autobiografia por cada aluno com a árvore genealógica;
- Traçar a árvore genealógica, com o título: Minha Árvore Genealógica: quem sou eu, de onde venho, o que quero, para onde vou.
- Produção de um livro com as autobiografias da
classe. Cada aluno irá escrever sua autobiografia, com a história de
vida e nela traçar a árvore genealógica para compor o livro, que será
o produto final deste projeto.
- Organização de um dicionário com os significados
dos nomes dos alunos da classe e de seus respectivos familiares,
identificando a origem (europeia, africana., indígena, árabe,
oriental...), para constar no anexo do livro da turma;
- Instruir os alunos sobre como se deve
procurar uma palavra no dicionário;
- Produção de tabelas, gráficos e mapas do Brasil e de países
lusófonos;
- Exposição de Painéis com cartazes e mapas
produzidos em equipes ou por cada série ou por turma, com trechos de
obras clássicas de autores lusófonos e
temas relacionados ao idioma e à cultura lusa. Apresentamos aqui oito
sugestões. Veja adiante.
- Músicas a serem
trabalhadas com os alunos -Vídeos e Letras (acesse o site Vagalume):
a) Língua, de
Caetano Veloso. Letra e vídeo.
Vídeo postado por
Caetano Veloso, Leia
os comentários.
b) Monte Castelo. Compositor:
Renato Russo. Banda Legião
Urbana
Renato Russo usou o poema de Camões + o capítulo 13, v. 1 do
Livro de 1o. aos Coríntios (Novo Testamento), escrito pelo Apóstolo São
Paulo, com o título: O Amor.
Cada turma irá produzir um livro com as autobiografias dos alunos da classe, com o título: Memórias: autobiografias 2015 da Escola... Turma... turno...
Para a educação infantil sugerimos a montagem do Livro do Nome. Acesse o blog Espaço Educar:
Sugestões de cartazes para compor os painéis
1) Conheça na íntegra o Poema "Língua Portuguesa", do escritor brasileiro Olavo Bilac
"LÍNGUA PORTUGUESA"
Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...
Amote assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
Em que da voz materna ouvi: "meu filho!"
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!
Olavo Bilac (1865 - 1918)
2) O Que Significa a Expressão Flor do Lácio?
As línguas latinas, também chamadas de românicas ou neolatinas, são aquelas que derivaram do Latim vulgar, sendo as mais faladas: Francês, Espanhol, Italiano e Português. Flor do Lácio é uma expressão usada para designar a Língua Portuguesa. No soneto “Língua Portuguesa”, o poeta brasileiro Olavo Bilac (1865-1918) escreve no primeiro verso “Última flor do Lácio, inculta e bela”, referindo-se ao idioma português como a última língua derivada do Latim Vulgar.
O Lácio é uma região situada na parte central da Itália, cuja capital é Roma. No Lácio falava-se o Latim Clássico. O termo "inculta" usado pelo poeta, refere-se ao Latim Vulgar falado pelas camadas populares do antigo Império Romano, como os soldados e os camponeses. Era diferente do Latim Clássico falado pelas classes superiores, letradas. Para Olavo Bilac, a Língua Portuguesa continuava a ser "bela", mesmo tendo surgido de uma linguagem popular.
Veja a letra da Música Língua, de Caetano Veloso Letra e vídeo.
3) Você conhece este poema? Sabe quem escreveu? Lembra alguma coisa a você ?
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor.
Autor: Luis Vaz de Camões (1524-1580)
Camões |
4)
Ó gente ousada,
Mas que quantas no mundo
cometeram grandes cousas ?
Tu, que por guerras cruas, tais e tantas,
E por trabalhos vãos nunca repousas,
Pois os vedados términos quebrantas
E navegar meus longos mares ousas...
Luis de Camões. Os Lusíadas. Canto V
Luis de Camões. Os Lusíadas. Canto V
5)
TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA
TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA
Fernando Pessoa (Lisboa, Portugal - 1888-1935)
Você sabia?
6)
que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, o maior
galardão do gênero (1998). Escreveu obras relevantes do romance contemporâneo, como A Maior Flor do Mundo, livro dedicado às crianças. Visitou o Brasil várias vezes, onde foi homenageado e reconhecido.
Pratique: Faça uma pesquisa com o título: O que é o Prêmio Nobel?
7) A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Viva a Lusofonia !
O português é falado nos cinco continentes:
1) Europa: Portugal; 2) América: Brasil (América do Sul);
3) África: Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Ilha de Cabo Verde, Ilhas São Tomé e Príncipe; 4) Ásia: Macau (China) e Goa (Índia);
5) Oceania: o português é idioma oficial no Timor Leste, no entanto, a língua dominante no país é o tétum.
Saiba mais sobre a CPLP neste blog. Clique no link abaixo:
https://saberesdaafrica.blogspot.com/2013/06/a-comunidade-dos-paises-de-lingua.html
Blog Saberes da África
Países lusófonos: a CPLP e os países de Língua Portuguesa. África que fala português. Luis de Camões e Fernando Pessoa. Portugal chega à África. Tratado de Tordesilhashttps://saberesdaafrica.blogspot.com/2013/06/a-comunidade-dos-paises-de-lingua.html
05 de Maio Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP
O Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura é comemorado a cada 5 de Maio. Foi promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sendo celebrado em todo espaço lusófono.
A data lembra a morte do escritor português Luiz Vaz de Camões, um dos maiores poetas da história lusitana, autor da memorável obra “Os Lusíadas. Em sua homenagem, o dia 10 de Junho é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
05 de Novembro - Dia Nacional da Língua Portuguesa no
Brasil. Homenagens a Rui Barbosa
Brasil. Homenagens a Rui Barbosa
Dia 05 de novembro comemoramos no Brasil o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento de Ruy Barbosa, que teve grande participação no processo da Proclamação da República, que ocorreu em 15 de novembro de 1889, tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de Ministro da Fazenda.
Ruy Barbosa nasceu em Salvador, Bahia em 05 de Novembro de 1849 (século XIX). Foi um importante intelectual da sua época, além de um grande estudioso do nosso idioma.
Foi embaixador do Brasil na Conferência de Haia (1907), na Holanda, país da Europa Central, cuja capital é Amsterdã, representando o Brasil com grande mérito e destaque. Em função de sua participação brilhante, ganhou o apelido de “Águia de Haia”. Faleceu na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, em 1º de março de 1923 (século XX). Entre suas obras mais importantes, destacam-se: O Papa e o Concílio, Hábeas Corpus, Cartas de Inglaterra, entre outras. A data comemorativa foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.310 em 2006.
Ruy Barbosa nasceu em Salvador, Bahia em 05 de Novembro de 1849 (século XIX). Foi um importante intelectual da sua época, além de um grande estudioso do nosso idioma.
Foi embaixador do Brasil na Conferência de Haia (1907), na Holanda, país da Europa Central, cuja capital é Amsterdã, representando o Brasil com grande mérito e destaque. Em função de sua participação brilhante, ganhou o apelido de “Águia de Haia”. Faleceu na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, em 1º de março de 1923 (século XX). Entre suas obras mais importantes, destacam-se: O Papa e o Concílio, Hábeas Corpus, Cartas de Inglaterra, entre outras. A data comemorativa foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.310 em 2006.
Breve História da Origem do Português
O português surgiu no noroeste da Península Ibérica, faixa ocidental, no que é hoje a Galiza (Espanha) e o norte de Portugal, incluindo parte da antiga Lusitânia e da Bética Romana. Tem origem no latim vulgar falado pelos soldados romanos e os povos por eles conquistados, a partir do ano 218 a.C. (antes de Cristo).
O Império Romano fundou a Província Lusitânia na Península Ibérica, que é formada por Portugal e Espanha, durante o processo de conquistas e dominação da Europa. A Língua Lusitana ali falada, foi
substituída pelo chamado latim vulgar, com a chegada dos soldados romanos, colonos e mercadores vindos das várias províncias e colônias romanas, que construíram cidades romanas próximas das cidades nativas.
substituída pelo chamado latim vulgar, com a chegada dos soldados romanos, colonos e mercadores vindos das várias províncias e colônias romanas, que construíram cidades romanas próximas das cidades nativas.
A língua iniciou seu processo de diferenciação das outras línguas românicas
depois da queda do Império Romano, quando a Europa entra na Idade Média, e as comunidades ficaram isoladas. No entanto, o latim vulgar/ popular continuou a evoluir de forma diferenciada levando à formação de um proto-ibero-romance "lusitano" (ou proto-galego-português).
No ano 711 (século VIII), a Península Ibérica (Portugal e Espanha) é invadida pelos árabes (mouros), vindos do Norte da África. O árabe tornou-se a língua de administração das áreas conquistadas, mas a população continuou a usar as suas falas românicas, e o moçárabe nas áreas sob o domínio mouro. Em 1297 (final do século XIII), o rei D. Dinis I adotou o português como língua oficial de Portugal. Com as grandes Descobertas Marítimas do século XV, espalha-se pelo mundo, chegando à África, Ásia e América.
Em março de 1994 foi fundado o Bosque de Portugal, na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, na Região Sul do Brasil. O parque abriga o Memorial da Língua Portuguesa, que homenageia os imigrantes portugueses e os países que adotam esse idioma. Em março de 2006, fundou-se em São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa.
Amplie Seus conhecimentos. Veja também:
Sites Consultados
http://www.caminhosdaitalia.com.br/regioes/lazio-regioes.html
Em março de 1994 foi fundado o Bosque de Portugal, na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, na Região Sul do Brasil. O parque abriga o Memorial da Língua Portuguesa, que homenageia os imigrantes portugueses e os países que adotam esse idioma. Em março de 2006, fundou-se em São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa.
Amplie Seus conhecimentos. Veja também:
Ora pois, uma língua bem brasileira! O Português do Brasil. A influência africana. O Português como segunda língua dos escravos. As duas línguas gerais dos negros no Brasil: o Nagô ou Iorubá e o Quimbundo. Palavras de origem africana
Sites Consultados
http://www.caminhosdaitalia.com.br/regioes/lazio-regioes.html
Blog Saberes da África. Países de língua portuguesa.
Língua Portuguesa
Educar para Crescer. Dia Nacional da Língua
Portuguesa
Só Portugues. Portugues no Mundo
Passei WEB. Os Lusíadas. O Gigante Adamastor, de Luís Vaz de Camões. Passei WEB. Os Lusíadas. O Gigante Adamastor, de Luís Vaz de Camões.http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/o/os_lusiadas_o_gigante_adamastorhttp://www.caminhosdaitalia.com.br/regioes/lazio-regioes.html
R7 TV. Canal do
Educador