terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Projeto Quem Sou Eu?Construindo identidade. Poema o Autorretrato, de Mário Quintana. Texto o Nome Feio. Poemas Identidade e Nome da Gente. Música Gente Tem Sobrenome. Biografia de Pedro Bandeira.Árvore Genealógica. Atividades



Logo que as crianças aprendem o  próprio nome gostam de mostrar que o decoraram inteirinho. Percebemos como essa é uma questão importante e presente na vida delas, que vivem dando nomes, sobrenomes e apelidos às suas bonecas, bichos, brinquedos, amigos e desenhos. 

Nesse  sentido, conhecer a história e a origem do próprio nome, nomes dos pais, dos  avós, dos tios e dos  primos  é muito  importante para que ela se perceba como sujeito  histórico e detentor de identidade. 
Menina africana

Este projeto visa dar suporte ao professor na difícil tarefa de ajudar o aluno na sua autodescoberta,  na leitura de si próprio, da sua personalidade, de modo a aumentar a sua autoestima. 

Sabemos que nem todos os alunos gostam do seu nome, e no início do ano nos procuram para nos falar secretamente, como gostam de ser chamados. 

Por isso trazemos a Revisora de texto  Salete Brentan, com o seu trabalho   intitulado  O NOME FEIO; o poema de Mário Quintana - O Autorretrato; os poemas:  Identidade e Nome da Gente, de Pedro Bandeira; 
a letra e o vídeo da música - Gente Tem Sobrenome, de Chico Buarque de Holanda, interpretada por Toquinho. 

O objetivo é ajudar nossos alunos na compreensão do Quem Sou Eu. Esperamos que os colegas gostem. 
Bom trabalho !

JUSTIFICATIVA:  Identidade  pressupõe diferenças entre as pessoas,  a começar por suas características físicas,  intelectuais,  modos de agir, pensar e da história pessoal de cada um.  O processo de construção da identidade é  de longo prazo, e resulta  das interações sociais ao longo de nossas vidas.  Para ajudar  o nosso  público-alvo (as crianças e os jovens) nessa difícil caminhada devemos buscar meios que facilitem essa construção.

  
OBJETIVOS:  desenvolver o autoconhecimento;  trabalhar a autoestima; estimular a linguagem escrita e  oral; estimular a imaginação. 

DURAÇÃO: 1a. unidade do  ano letivo.

Disciplinas envolvidas:  Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Artes, Sociologia, Filosofia, Biologia, Ciências e Matemática, com cada uma usando dos seus recursos para enriquecer o aprendizado dos alunos, que no final irão  construir sua árvore genealógica e sua história de vida, que serão expostas na culminância do projeto. 

O que o aluno irá apreender: o aluno irá  estudar o corpo humano e aprender  sobre   Gens, DNA;  produzir textos descritivos  e ilustrados; desenhar sua árvore genealógica; compreender o significado e a origem histórica, filosófica e sociológica  da palavra identidade; escrever sua autobiografia;   fazer levantamento de dados de pesquisa; tabular dados, fazer tabelas.


Materiais sugeridos: Músicas, letras e vídeos: Meu Nome é Gal, com Gal Costa; Preta Pretinha, com Morais Moreira, Gente tem nome e sobrenome com Toquinho;  CD  “Canções dos Direitos das Crianças”;  cópias  com os textos e  letras das músicas  aqui sugeridas, para distribuição individual; dicionários para que pesquisem os  significados dos seus próprios  nomes  e de membros  da família; Internet; reprodutor de CD;  DVD, TV etc. 


Pintando o autorretrato
Estratégias e recursos da aula

.Aulas expositivas;  músicas; 
• Atividades em grupo e individuais;
• Uso da internet;
• Produção coletiva e individual  de textos;
. Pintar o autorretrato; 
. Produção de um livro com as autobiografias da classe, com o título -  Coletâneas e Memórias: autobiografias 2014; 
. Organização de  dicionário com os significados dos  nomes dos alunos da classe e de seus  respectivos familiares.  Explicar  como se deve procurar uma palavra no dicionário;
. Traçar a árvore genealógica; 
. Produção de tabelas.
.Vídeo e Letra da  Música  Meu Nome é Gal, com Gal Costa
. Para a educação infantil, sugerimos a montagem  do Livro do Nome. Link:

Abertura das atividades com a exibição do vídeo e letra da  música  Meu Nome é Gal, de autoria dos compositores Roberto Carlos e Erasmo Carlos, interpretada pela cantora Gal Gosta.  http://www.vagalume.com.br/gal-costa/meu-nome-e-gal.html


Autorretrato e Autobiografia

Dá-se o nome de autorretrato quando o retratista procura descrever  aspectos e  caráter de si próprio, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo. 

Autobiografia é a vida de um indivíduo escrita por ele próprio. Leia  com muita atenção os textos que irão ajudá-lo a pintar  seu autorretrato e escrever sua autobiografia.  Bom trabalho !


Poema: O Autorretrato

No retrato que me faço
– traço a traço –
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...
e, desta lida, em que busco
– pouco a pouco –
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança...
Terminado por um louco!
Autor: Mário Quintana

Quem foi Mário Quintana: escritor  e jornalista brasileiro, Mário Quintana (1906-1994) nasceu na cidade de  Alegrete, Rio Grande do Sul. Nas suas poesias usa   palavras que rimam de forma inteligente e bem humorada. 

O NOME FEIO


Não tinha jeito! O Chico não gostava do nome dele e pronto...
– Mãe, por que você foi escolher o nome de Francisco para mim? Eu não gosto desse nome porque vira Chico e o João falou que Chico é nome até de macaco.
A mãe dele não sabia direito o que responder. Afinal, quando ela era pequena, também não gostava de seu nome. As crianças viviam fazendo gozação:
– Ivete canivete põe no fogo e a mão derrete!

Foi pensando nisso que ela argumentou:

– Sabe Chico, quando a gente é pequeno, a gente não gosta do nome. Acho que isso acontece com todo mundo...

O Chico nem deixou que ela terminasse:

– Com todo mundo, nada. O João gosta do nome dele. Ele já me falou. O meu é que é feio. De hoje em diante o meu nome vai ser Pli, como você me chama. Esse eu acho bonito! Falou convicto.

De fato, desde que Chico era pequeno, sua mãe o chamava carinhosamente de Pli. E, por isso, o pai e a Joana – que era a moça que cuidava dele – também passaram a chamá-lo assim. E ele adorava. Nunca ninguém tinha feito gozação com esse nome.

Ao contrário de Chico, que sempre vinha com uma brincadeirinha besta:

– Chico, cara de penico! – incomodavam seus amiguinhos na escola.

No começo ele até que não ligava muito. Mas, com o passar do tempo, cada vez mais gente ficava falando isso. Até gente grande!

Ele tinha vontade de falar um daqueles palavrões bem feios. Às vezes até falava. E falava com gosto. Ora! Que coisa mais chata era aquilo. Será que ninguém percebia que enchia o saco?

Autora:  Salete Bretan. Revista Alegria. São Paulo. n.60, 1978.
 Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Disponível em: 

Pratique: Responda no seu caderno. 1. Você gosta do seu nome ? Porquê ?
2. Os amiguinhos de Chico o chamavam de uma forma que ele não gostava. Qual era? 3. A mãe de Chico gostava do nome dela ?  Como as crianças a chamavam ?

Salete Milanesi Brentan é Revisora de Texto na Editora Moderna,  que fica em  São Paulo.   3. Qual o título  do texto de sua autoria, que você acabou de ler ? Você gostou do texto ? Por quê ?

  Introduzir o poema com  o vídeo e letra da música  Preta Pretinha, de Morais Moreira   http://www.vagalume.com.br/moraes-moreira/preta-pretinha.html

Enquanto eu corria, assim eu ia
lhe chamar enquanto corria a barca (2x)

Por minha cabeça não passava

Só, só, somente só

Assim vou lhe chamar, assim você vai ser (2x)

Lá iá lá lá iá, lá lá lá iá, lá iá

Preta, preta, pretinha (4x)


Chamar a atenção dos alunos, que na Bahia, os nomes Preta ou Pretinha são tratamentos carinhosos, além de nomes próprios, algumas vezes. 

Poema: IDENTIDADE


Às vezes nem eu mesmo

Sei quem sou.                                                                    

Criança de origem asiática
Às vezes sou

“o meu queridinho”,

Às vezes sou

“moleque malcriado”.

Para mim

Tem vezes que sou rei, 

Herói voador,

Caubói lutador, jogador campeão.

Às vezes sou pulga,

Sou mosca também,

Que voa e se esconde

De medo e vergonha.

Às vezes eu sou Hércules,

Sansão vencedor,

Peito de aço,

Goleador!

Mas o que importa

O que pensam de mim?

Eu sou quem sou,

Eu sou eu,

Sou assim, sou menino.


Autor do poema:  Pedro Bandeira


Pratique: Leia  silenciosamente o texto e  responda:
1. Qual o sexo e a idade aproximada do narrador do poema? Justifique sua resposta.
2. Pesquise o significado da palavra identidade.
3. Qual o significado da palavra identidade no texto?
4.  O narrador vive um conflito de identidade, ou seja, às vezes não sabe quem é. Na sua opinião, é comum alguém ter essa dúvida? Por quê?
5. Ao observar um colega ou a si próprio, que outros conflitos você considera comuns nessa faixa de idade?
6. Quem você acha que pode ter dito as expressões “o meu queridinho” e “moleque malcriado”?
7. O narrador do texto diz:  “Às vezes nem eu mesmo sei quem sou”. Por quê?


Menina de origem europeia
Poema: Nome da gente

Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Porque é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto
do meu nome.
Não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com um nome

que é só meu! 
Autor: Pedro Bandeira

Pratique:  1) Você gosta do seu nome? Por quê ?    2. Qual é a primeira letra do seu nome?     E qual é a última letra?   3.  quantas letras têm o seu nome? 

Vamos cantar ?    Veja a Letra e Vídeo da Música:  Gente Tem Sobrenome, de Chico Buarque, na voz do cantor Toquinho.
Agora, leia a letra da música e assista ao vídeo clicando no link :

Música:  Gente Tem Sobrenome

Todas as coisas têm nome:                                     
Casa, janela e jardim

Coisas não têm sobrenome

Mas a gente sim                                                        

Todas as flores têm nome                                                   

Rosa, camélia e jasmim.

Flores não têm sobrenome                                         

Mas a gente sim

O Chico é Buarque, Caetano é Veloso

O Ari foi Barroso também.

E tem os que são Jorge, tem o Jorge Amado,

Tem outro que é o Jorge Ben                                                  

Quem tem apelido: Dedé, Zacarias

Mussum e a Fafá de Belém

Tem sempre um nome e depois do nome

Tem sobrenome também

Crianças brincando de patins
Todo brinquedo tem nome

Bola, boneca e patins

Brinquedos não têm sobrenome                               

Mas a gente sim

Coisas gostosas têm nome

Bolo, mingau e pudim

Doces não têm sobrenome

Mas a gente sim

Renato é Aragão, o que faz confusão

Carlitos é o Charles Chaplin

E tem o Vinícius, que era de Moraes

E o Tom Brasileiro é Jobim

Quem tem apelido, Zico, Maguila

Xuxa, Pelé e He-man

Tem sempre um nome e depois do nome

Tem sobrenome também..
Autor: Chico Buarque de Holanda
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/toquinho/gente-tem-sobrenome.html

Música Ser Diferente é Normal - Gilberto Gil e Preta Gil. Clique aqui


Todo mundo tem seu jeito singular
De ser feliz de, de viver e de enxergar
Se os olhos são maiores ou são orientais
E daí? Que diferença faz?

Todo mundo tem que ser especial
Em oportunidades, em direitos, coisa e tal
Seja branco, preto, verde, azul ou lilás
E daí? Que diferença faz?

Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
Já pensou, sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente
Ser diferente é normal
Sha nana
Ser diferente é normal
Sha nana ...
Fonte:

Criança brasileira de origem africana

Entrevistando meus pais - A História do Meu Nome
Vou contar tudo sobre mim.

Meu nome é.....  Vou entrevistar papai e mamãe. 
- Mamãe, conte  para mim a história do meu nome. Escreva no meu caderno. Depois irei copiar. 

- Quem escolheu meu nome ?  Porquê escolheram esse nome? Vocês sabem o significado desse nome ?


Vamos praticar ?

1. O que mais chamou  a sua atenção ao ler os versos da música ?
2)    Você conhece o significado do seu nome? Qual é?
3)    Em sua opinião, o que significa o  nosso sobrenome ?
4)    Quem escolheu o seu nome? Por quê?
5)    Você mudaria seu nome?  Por quê?     Qual seria?
6)    Destaque  os sobrenomes  citados na música.
7)    Nos versos da música  aparecem alguns apelidos. Quais são ?
                 8)     Retire da letra da música todos os nomes. Por que eles são escritos em letras maiúsculas?

Criança indígena
9. É possível listar as pessoas de sua família  numa tabela, ordenando do mais novo ao mais velho.  Faça uma tabela com esses dados. 
10. Faça outra tabela começando  do mais velho para o mais novo membro da sua família
11. Observando as tabelas que você fez, podemos dizer que:
a) a primeira é de ordem crescente porque...
b) a segunda é de ordem decrescente porque:..
12. Leia a biografia do escritor Pedro Bandeira, a seguir.

Saiba o  significado de árvore genealógica

Nós herdamos os traços dos nossos parentes paternos (por parte de pai)  e maternos (por parte de mãe). Nossos  pais e avós são nossos familiares, e representam a nossa árvore genealógica, que é o  histórico  dos nossos antepassados ou  de um indivíduo ou da família. Uma árvore genealógica também pode ser representada em sentido inverso, ou seja, partindo de um antepassado comum, que será  a raiz da árvore, e os galhos seus descendentes.  Converse com seus familiares sobre suas origens, sua ancestralidade. Em seguida,  construa sua árvore genealógica. Sucesso !


Biografia de Pedro Bandeira

O escritor Pedro Bandeira
Um dos principais autores brasileiros de literatura infanto-juvenil, Pedro Bandeira de Luna Filho,   nasceu na cidade de Santos, em São Paulo, no dia 9 de março de 1942, onde se envolveu  com o teatro amador, campo no qual atuou até 1967 como intérprete, encenador, cenógrafo  e  teatro de bonecos.
Em 1961 ele foi para São Paulo com o objetivo de cursar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Nesta cidade ele encontra seu grande amor, Lia, com quem se casou e teve  três filhos, que lhe deram cinco netos. 
Sua vivência na área de Comunicação – no Jornalismo e na Publicidade - teve início em 1962, quando o escritor ingressa no Jornal Última Hora, passando posteriormente a trabalhar na Editora Abril.
Pedro aprendeu, assim, a dedicar a cada público-alvo uma escrita distinta, desde os adolescentes até os profissionais especializados. Ele também buscou recursos na psicologia e na educação para compreender questões delicadas que envolvem o leitor infantil.
Hoje esse escritor é um dos que mais vende livros na faixa adolescente – pelo menos 8,6 milhões de exemplares até 2002. Realiza conferências em todo o país, especialmente para professores, sobre leitura e alfabetização. 
Fonte: Adaptação  do texto de Ana Lucia Santana, por Claudia Martins. 

Atividades

1. Preencha o quadro abaixo com os seus dados.  Escreva  o grau de parentesco dos membros da sua família: pai, mãe, irmãos, irmãs, avós paternos (o pai de seu pai, a mãe de seu pai); avós maternos (a mãe de sua mãe, o pai de sua mãe);  seus primos e primas (filhos de seus tios e tias  por parte de pai e por parte de mãe). 

2. Numa cartolina, construa com o auxílio dos seus pais, parentes,  amigos e vizinhos    a sua árvore genealógica.  Na árvore  genealógica deve ter: os nomes dos seus avós paternos; avós maternos; seu pai,  sua mãe, seus irmãos,  seus tios.  Se possível, coloque fotos dos  seus familiares. 

3 Escreva sua autobiografia, citando  os membros e momentos importantes da história da sua família.  Utilize os melhores adjetivos para se qualificar. exemplo: sou um bom filho e  o melhor estudante da minha classe.  Siga o roteiro abaixo. Sugerimos o  título: 

HISTÓRIA DA MINHA VIDA

Menino e menina 
Meu nome é ...........      Tenho....anos de idade, nasci na cidade de....... Estado....    País ........,  no dia....  (mês)............... (ano).... 


A cor dos meus olhos é ...... A  cor dos meus cabelos é ....... Minha cor preferida é:......

Eu sou............. dos meus pais.  Tenho ..... irmãos e ..... irmãs. 

 O nome da minha mãe é .....................O nome do meu pai  é..........

O meu pai é................. da minha mãe.  A minha mãe é.... ..........do meu pai. 

Os meus avós paternos são  pais do meu......... Os meus avós maternos são  pais da minha......... Os irmãos dos meus pais são  meus.....  Tenho... .tios paternos. Os nomes dos meus tios  e tias paternos (irmãos  e irmãs do meu pai) são:.............        Tenho .......tios maternos. Os nomes dos meus tios e tias  maternos (irmãos e irmãs de  minha mãe) são:.......................................  
Os filhos dos meus tios são meus........... Meus primos paternos (sobrinhos do meu pai) são: ...............Minhas primas maternas (sobrinhas de minha mãe) são: .....

Minha escola é muito bonita. Gosto dos coleguinhas e da professora. Além de estudar gosto de brincar. Meus  brinquedos favoritos são  .....  Gosto de brincar principalmente de ........ Meus melhores amigos são: .....

Minha comida predileta  é  ....   Gosto de comer  no  café da manhã ....;  no almoço.....;   no jantar.....    Gosto de comer na merenda.....


Termino minha história apresentando  para vocês  a pintura do  meu autorretrato, e as pessoas mais importantes da minha vida -  a minha família. Contarei  para vocês   os momentos mais  importantes da nossa convivência.  

4. Parabéns pelo seu trabalho ! Agora escreva bilhetes para seus amigos, familiares e colegas  indicando a leitura da sua autobiografia.

5. Faça uma propaganda  da pintura do seu autorretrato e da sua autobiografia.  Ilustre o texto com belas  fotos e desenhos. Sucesso ! 


6. Clique no link para ver como se escreve bilhetes e propagandas: 

Gêneros Textuais: Carta, Bilhete, Email, jornal, anúncio, propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio. Produção textual


Referências: sites pesquisados
Portal do Professor.
Coletânea de Atividades. Governo do Paraná.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014235.pdf
Livro do Nome
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/03/livro-do-nome-para-montar-com-turminha.html
Biografia de Pedro Bandeira
http://www.infoescola.com/biografias/pedro-bandeira/
Todas as imagens são do google