Logo que as crianças aprendem o próprio nome gostam de mostrar que o decoraram inteirinho. Percebemos como essa é uma questão importante e presente na vida delas, que vivem dando nomes, sobrenomes e apelidos às suas bonecas, bichos, brinquedos, amigos e desenhos.
Nesse sentido, conhecer a história e a origem do próprio nome, nomes dos pais, dos avós, dos tios e dos primos é muito importante para que ela se perceba como sujeito histórico e detentor de identidade.
Menina africana |
Este projeto visa dar suporte ao professor na difícil tarefa de ajudar o aluno na sua autodescoberta, na leitura de si próprio, da sua personalidade, de modo a aumentar a sua autoestima.
Sabemos que nem todos os alunos gostam do seu nome, e no início do ano nos procuram para nos falar secretamente, como gostam de ser chamados.
Por isso trazemos a Revisora de texto Salete Brentan, com o seu trabalho intitulado O NOME FEIO; o poema de Mário Quintana - O Autorretrato; os poemas: Identidade e Nome da Gente, de Pedro Bandeira;
a letra e o vídeo da música - Gente Tem Sobrenome, de Chico Buarque de Holanda, interpretada por Toquinho.
O objetivo é ajudar nossos alunos na compreensão do Quem Sou Eu. Esperamos que os colegas gostem.
Bom trabalho !
JUSTIFICATIVA: Identidade pressupõe diferenças entre as pessoas, a começar por suas características físicas, intelectuais, modos de agir, pensar e da história pessoal de cada um. O processo de construção da identidade é de longo prazo, e resulta das interações sociais ao longo de nossas vidas. Para ajudar o nosso público-alvo (as crianças e os jovens) nessa difícil caminhada devemos buscar meios que facilitem essa construção.
DURAÇÃO: 1a. unidade do ano letivo.
Por isso trazemos a Revisora de texto Salete Brentan, com o seu trabalho intitulado O NOME FEIO; o poema de Mário Quintana - O Autorretrato; os poemas: Identidade e Nome da Gente, de Pedro Bandeira;
a letra e o vídeo da música - Gente Tem Sobrenome, de Chico Buarque de Holanda, interpretada por Toquinho.
O objetivo é ajudar nossos alunos na compreensão do Quem Sou Eu. Esperamos que os colegas gostem.
Bom trabalho !
JUSTIFICATIVA: Identidade pressupõe diferenças entre as pessoas, a começar por suas características físicas, intelectuais, modos de agir, pensar e da história pessoal de cada um. O processo de construção da identidade é de longo prazo, e resulta das interações sociais ao longo de nossas vidas. Para ajudar o nosso público-alvo (as crianças e os jovens) nessa difícil caminhada devemos buscar meios que facilitem essa construção.
OBJETIVOS: desenvolver
o autoconhecimento; trabalhar
a autoestima; estimular
a linguagem escrita e oral; estimular a imaginação.
DURAÇÃO: 1a. unidade do ano letivo.
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Artes, Sociologia, Filosofia, Biologia, Ciências e Matemática, com cada uma usando dos seus recursos para enriquecer o aprendizado dos alunos, que no final irão construir sua árvore genealógica e sua história de vida, que serão expostas na culminância do projeto.
O que o aluno irá apreender: o aluno irá estudar o corpo humano e aprender sobre Gens, DNA; produzir textos descritivos e ilustrados; desenhar sua árvore genealógica; compreender o significado e a origem histórica, filosófica e sociológica da palavra identidade; escrever sua autobiografia; fazer levantamento de dados de pesquisa; tabular dados, fazer tabelas.
Materiais sugeridos: Músicas, letras e vídeos: Meu Nome é Gal, com Gal Costa; Preta Pretinha, com Morais Moreira, Gente tem nome e sobrenome com Toquinho; CD “Canções dos Direitos das Crianças”; cópias com os textos e letras das músicas aqui sugeridas, para distribuição individual; dicionários para que pesquisem os significados dos seus próprios nomes e de membros da família; Internet; reprodutor de CD; DVD, TV etc.
• Atividades em grupo
e individuais;
• Uso da internet;
• Uso da internet;
• Produção coletiva e
individual de textos;
. Pintar o autorretrato;
. Produção de um livro com as autobiografias da classe, com o título - Coletâneas e Memórias: autobiografias 2014;
. Pintar o autorretrato;
. Produção de um livro com as autobiografias da classe, com o título - Coletâneas e Memórias: autobiografias 2014;
. Organização de dicionário com os significados dos nomes dos alunos da classe e de seus
respectivos familiares. Explicar como se
deve procurar uma palavra no dicionário;
. Traçar a árvore genealógica;
. Produção de tabelas.
. Traçar a árvore genealógica;
. Produção de tabelas.
.Vídeo e Letra da Música Meu Nome é Gal, com Gal Costa
. Para a educação infantil, sugerimos a montagem do Livro do Nome. Link:
Abertura das atividades com a exibição do vídeo e letra da música Meu Nome é Gal, de autoria dos compositores Roberto Carlos e Erasmo Carlos, interpretada pela cantora Gal Gosta. http://www.vagalume.com.br/gal-costa/meu-nome-e-gal.html
Autorretrato e Autobiografia
Poema: O Autorretrato
Autorretrato e Autobiografia
Dá-se o nome de autorretrato quando o retratista procura descrever aspectos e caráter de si próprio, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo.
Autobiografia é a vida de um indivíduo escrita por ele próprio. Leia com muita atenção os textos que irão ajudá-lo a pintar seu autorretrato e escrever sua autobiografia. Bom trabalho !
Poema: O Autorretrato
No
retrato que me faço
–
traço a traço –
às
vezes me pinto nuvem,
às
vezes me pinto árvore...
às
vezes me pinto coisas
de
que nem há mais lembrança...
ou
coisas que não existem
mas
que um dia existirão...
e,
desta lida, em que busco
–
pouco a pouco –
minha
eterna semelhança,
no
final, que restará?
Um
desenho de criança...
Terminado
por um louco!
Autor:
Mário Quintana
Quem foi Mário Quintana: escritor e jornalista brasileiro, Mário Quintana (1906-1994) nasceu na cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul. Nas suas poesias usa palavras que rimam de forma inteligente e bem humorada.
Não tinha
jeito! O Chico não gostava do nome dele e pronto...
– Mãe, por
que você foi escolher o nome de Francisco para mim? Eu não gosto desse nome
porque vira Chico e o
João falou que Chico é nome até de macaco.
A mãe dele
não sabia direito o que responder. Afinal, quando ela era pequena, também não
gostava de seu nome.
As crianças viviam fazendo gozação:
– Ivete
canivete põe no fogo e a mão derrete!
Foi
pensando nisso que ela argumentou:
– Sabe
Chico, quando a gente é pequeno, a gente não gosta do nome. Acho que isso
acontece com todo mundo...
O Chico nem
deixou que ela terminasse:
– Com todo
mundo, nada. O João gosta do nome dele. Ele já me falou. O meu é que é feio. De
hoje em diante o meu nome vai ser Pli, como você me chama. Esse eu acho bonito!
Falou convicto.
De fato,
desde que Chico era pequeno, sua mãe o chamava carinhosamente de Pli. E, por isso,
o pai e a Joana – que era a moça que cuidava dele – também passaram a chamá-lo
assim. E ele adorava. Nunca ninguém tinha feito gozação com esse nome.
Ao
contrário de Chico, que sempre vinha com uma brincadeirinha besta:
– Chico,
cara de penico! – incomodavam seus amiguinhos na escola.
No começo
ele até que não ligava muito. Mas, com o passar do tempo, cada vez mais gente
ficava falando isso. Até gente grande!
Ele tinha
vontade de falar um daqueles palavrões bem feios. Às vezes até falava. E falava
com gosto. Ora! Que coisa mais chata era aquilo. Será que ninguém percebia que
enchia o saco?
Autora: Salete Bretan. Revista Alegria. São Paulo.
n.60, 1978.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Disponível em:
Pratique: Responda no seu caderno. 1. Você gosta do seu nome ? Porquê ?
2. Os amiguinhos de Chico o chamavam de uma forma que ele não gostava. Qual era? 3. A mãe de Chico gostava do nome dela ? Como as crianças a chamavam ?
Salete Milanesi Brentan é Revisora de Texto na Editora Moderna, que fica em São Paulo. 3. Qual o título do texto de sua autoria, que você acabou de ler ? Você gostou do texto ? Por quê ?
Introduzir o poema com o vídeo e letra da música Preta Pretinha, de Morais Moreira http://www.vagalume.com.br/moraes-moreira/preta-pretinha.html
Enquanto eu corria, assim eu ia
lhe chamar enquanto corria a barca (2x)
Por minha cabeça não passava
Só, só, somente só
Assim vou lhe chamar, assim você vai ser (2x)
Lá iá lá lá iá, lá lá lá iá, lá iá
Preta, preta, pretinha (4x)
Chamar a atenção dos alunos, que na Bahia, os nomes Preta ou Pretinha são tratamentos carinhosos, além de nomes próprios, algumas vezes.
Poema: IDENTIDADE
Às vezes nem eu
mesmo
Sei quem sou.
“o meu queridinho”,
Às vezes sou
“moleque malcriado”.
Para mim
Tem vezes que sou
rei,
Herói voador,
Caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
Sou mosca também,
Que voa e se esconde
De medo e vergonha.
Às vezes eu sou
Hércules,
Sansão vencedor,
Peito de aço,
Goleador!
Mas o que importa
O que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
Eu sou eu,
Sou assim, sou
menino.
Autor
do poema: Pedro Bandeira
Pratique: Leia silenciosamente o texto e responda:
1. Qual o sexo e a idade
aproximada do narrador do poema? Justifique sua resposta.
2. Pesquise o significado da palavra identidade.
3. Qual o significado da palavra identidade no texto?
4. O narrador vive um conflito de identidade, ou
seja, às vezes não sabe quem é. Na sua opinião, é comum alguém ter essa dúvida?
Por quê?
5. Ao observar um colega
ou a si próprio, que outros conflitos você considera comuns nessa faixa de
idade?
6. Quem você acha que pode ter
dito as expressões “o meu queridinho” e “moleque malcriado”?
7. O narrador do texto diz: “Às vezes nem eu mesmo sei
quem sou”. Por quê?
Poema: Nome da gente
Vamos cantar ? Veja a Letra e Vídeo da Música: Gente Tem Sobrenome, de Chico Buarque, na voz do cantor Toquinho.
Menina de origem europeia |
Por que é que eu me
chamo isso
e não me chamo aquilo?
Porque é que o jacaré
não se chama crocodilo?
e não me chamo aquilo?
Porque é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto
do meu nome.
Não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com um nome
que é só meu!
do meu nome.
Não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com um nome
que é só meu!
Autor: Pedro Bandeira
Pratique: 1) Você gosta do seu nome? Por quê ? 2. Qual é a primeira letra do seu nome? E qual é a última letra? 3. quantas
letras têm o seu nome?
Agora, leia a letra da música e assista ao vídeo clicando no link :
Música: Gente Tem Sobrenome
Todas
as coisas têm nome:
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim
Todas as flores têm nome
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome
Mas a gente sim
O Chico é Buarque, Caetano é Veloso
O Ari foi Barroso também.
E tem os que são Jorge, tem o Jorge Amado,
Tem outro que é o Jorge Ben
Quem tem apelido: Dedé, Zacarias
Mussum e a Fafá de Belém
Tem sobrenome também
Bola, boneca e patins
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim
Coisas gostosas têm nome
Bolo, mingau e pudim
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim
Renato é Aragão, o que faz confusão
Carlitos é o Charles Chaplin
E tem o Vinícius, que era de Moraes
E o Tom Brasileiro é Jobim
Quem tem apelido, Zico, Maguila
Xuxa, Pelé e He-man
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também..
Autor: Chico Buarque de Holanda
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/toquinho/gente-tem-sobrenome.html
Música Ser Diferente é Normal - Gilberto Gil e Preta Gil. Clique aqui
Todo mundo tem seu jeito singular
De ser feliz de, de viver e de enxergar
Se os olhos são maiores ou são orientais
E daí? Que diferença faz?
|
Todo mundo tem que ser especial
Em oportunidades, em direitos, coisa e tal
Seja branco, preto, verde, azul ou lilás
E daí? Que diferença faz?
|
Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
Já pensou, sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente
Ser diferente é normal
|
Sha nana
Ser diferente é normal
Sha nana ...
|
Fonte:
|
Vou contar tudo sobre mim.
Meu nome é..... Vou entrevistar papai e mamãe.
- Mamãe, conte para mim a história do meu nome. Escreva no meu caderno. Depois irei copiar.
- Quem escolheu meu nome ? Porquê escolheram esse nome? Vocês sabem o significado desse nome ?
Vamos praticar ?
1. O que mais chamou a sua atenção ao ler os versos da
música ?
2) Você conhece o significado do seu nome? Qual é?
3) Em sua opinião, o que significa o nosso sobrenome ?
4) Quem escolheu o seu nome? Por quê?
5) Você mudaria seu nome?
Por quê? Qual seria?
6) Destaque os
sobrenomes citados na música.
7) Nos versos da música aparecem alguns apelidos. Quais são ?
8) Retire da letra
da música todos os nomes. Por que eles são escritos em letras maiúsculas?
9. É possível listar as pessoas de sua família numa tabela, ordenando do mais novo ao mais velho. Faça uma tabela com esses dados.
10. Faça outra tabela começando do mais velho para o mais novo membro da sua família
11. Observando as tabelas que você fez, podemos dizer que:
a) a primeira é de ordem crescente porque...
b) a segunda é de ordem decrescente porque:..
Saiba o significado de árvore genealógica
Nós herdamos os traços dos nossos parentes paternos (por parte de pai) e maternos (por parte de mãe). Nossos pais e avós são nossos familiares, e representam a nossa árvore genealógica, que é o histórico dos nossos antepassados ou de um indivíduo ou da família. Uma árvore genealógica também pode ser representada em sentido inverso, ou seja, partindo de um antepassado comum, que será a raiz da árvore, e os galhos seus descendentes. Converse com seus familiares sobre suas origens, sua ancestralidade. Em seguida, construa sua árvore genealógica. Sucesso !
Biografia de Pedro Bandeira
O escritor Pedro Bandeira |
Um dos principais autores brasileiros de literatura infanto-juvenil, Pedro
Bandeira de Luna Filho, nasceu na cidade de Santos,
em São Paulo, no dia 9 de março de 1942, onde se envolveu com o
teatro amador, campo no qual atuou até 1967 como intérprete, encenador, cenógrafo e teatro de bonecos.
Em 1961 ele
foi para São Paulo com o objetivo de cursar Ciências Sociais na Universidade de São
Paulo (USP). Nesta cidade ele encontra seu grande amor,
Lia, com quem se casou e teve três
filhos,
que lhe deram cinco netos.
Pedro
aprendeu, assim, a dedicar a cada público-alvo uma escrita distinta, desde os
adolescentes até os profissionais especializados. Ele também buscou recursos na
psicologia e na educação para compreender questões delicadas que envolvem o
leitor infantil.
Hoje esse
escritor é um dos que mais vende livros na faixa adolescente – pelo menos 8,6
milhões de exemplares até 2002. Realiza conferências em
todo o país, especialmente para professores, sobre leitura e alfabetização.
Fonte: Adaptação do texto de Ana Lucia Santana, por Claudia Martins.
Atividades
1. Preencha o quadro abaixo com os seus dados. Escreva o grau de parentesco dos membros da sua família: pai, mãe, irmãos, irmãs, avós paternos (o pai de seu pai, a mãe de seu pai); avós maternos (a mãe de sua mãe, o pai de sua mãe); seus primos e primas (filhos de seus tios e tias por parte de pai e por parte de mãe).
2. Numa cartolina, construa com o auxílio dos seus pais, parentes, amigos e vizinhos a sua árvore genealógica. Na árvore genealógica deve ter: os nomes dos seus avós paternos; avós maternos; seu pai, sua mãe, seus irmãos, seus tios. Se possível, coloque fotos dos seus familiares.
3 Escreva sua autobiografia, citando os membros e momentos importantes da história da sua família. Utilize os melhores adjetivos para se qualificar. exemplo: sou um bom filho e o melhor estudante da minha classe. Siga o roteiro abaixo. Sugerimos o título:
HISTÓRIA
DA MINHA VIDA
Menino e menina |
Meu nome é ........... Tenho....anos de idade, nasci na cidade de....... Estado.... País ........, no dia.... (mês)............... (ano)....
A cor dos meus olhos é ...... A cor dos meus cabelos é ....... Minha cor preferida é:......
Eu sou............. dos meus pais. Tenho ..... irmãos e ..... irmãs.
O nome da minha mãe é .....................O nome do meu pai é..........
O meu pai é................. da minha mãe. A minha mãe é.... ..........do meu pai.
A cor dos meus olhos é ...... A cor dos meus cabelos é ....... Minha cor preferida é:......
Eu sou............. dos meus pais. Tenho ..... irmãos e ..... irmãs.
O nome da minha mãe é .....................O nome do meu pai é..........
O meu pai é................. da minha mãe. A minha mãe é.... ..........do meu pai.
Os meus avós paternos são pais do
meu......... Os meus avós maternos são pais
da minha......... Os irmãos dos meus pais são meus.....
Tenho... .tios paternos. Os nomes dos
meus tios e tias paternos (irmãos e irmãs do meu pai) são:............. Tenho
.......tios maternos. Os nomes dos meus tios e tias maternos (irmãos e irmãs de minha mãe) são:.......................................
Os filhos dos meus tios são meus........... Meus primos paternos (sobrinhos
do meu pai) são: ...............Minhas primas maternas (sobrinhas de minha mãe)
são: .....
Minha escola é muito
bonita. Gosto dos coleguinhas e da professora. Além de estudar gosto de brincar. Meus brinquedos favoritos são ..... Gosto de brincar principalmente de ........ Meus
melhores amigos são: .....
Minha comida predileta é .... Gosto de comer no café da manhã ....; no almoço.....; no jantar..... Gosto de comer na merenda.....
Termino minha história
apresentando para vocês a pintura do meu autorretrato, e as pessoas mais importantes da minha vida - a minha família. Contarei para vocês os momentos mais importantes da nossa convivência.
4. Parabéns pelo seu trabalho ! Agora escreva bilhetes para seus amigos, familiares e colegas indicando a leitura da sua autobiografia.
5. Faça uma propaganda da pintura do seu autorretrato e da sua autobiografia. Ilustre o texto com belas fotos e desenhos. Sucesso !
6. Clique no link para ver como se escreve bilhetes e propagandas:
Gêneros Textuais: Carta, Bilhete, Email, jornal, anúncio, propaganda, outdoor, biografia, bula de remédio. Produção textual
Referências: sites pesquisados
Portal do Professor.
Coletânea de Atividades. Governo do Paraná.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014235.pdf
Livro do Nome
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/03/livro-do-nome-para-montar-com-turminha.html
Biografia de Pedro Bandeira
http://www.infoescola.com/biografias/pedro-bandeira/
Todas as imagens são do google