terça-feira, 19 de abril de 2011

19 de Abril é o dia nacional do Índio. A Lei 11. 645 e o ensino da cultura indígena e Afro-brasileira nas Escolas. Lendas Indígenas



Todo 19 de Abril comemoram-se duas datas importantes: 

1) o dia do Índio instituído no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, ao assinar o decreto-lei  5.540 de 1943, tendo a participação do ilustre índio mato-grossense  o Marechal Cândido da Silva Rondon. 

A partir da intervenção de Rondon  os Índios passaram a ser vistos sob uma ótica favorável aos seus interesses. 

2) A segunda data é a do dia 19 de abril de 1940, quando várias lideranças indígenas do continente americano resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.  Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. 

Durante esse congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o 19 de Abril, dia do Índio.

Objetos do Artesanato indígena usados no dia-a-dia
Quando Pedro Álvares
 Cabral chegou ao Brasil
 em 22 de Abril de 1500, encontrou um povo que eles chamaram de índios, supondo ter chegado nas Índias, segundo relata  a história. 

Os portugueses tentaram escravizá-los e submetê-los ao trabalho da lavoura, em vão.

Recorreram aos africanos, escravizando-os.   Nos dias atuais, a história tenta rever seus conceitos e suas ações do passado, na relação com esses povos, como a obrigatoriedade do ensino de suas culturas nas escolas do país.


A Obrigatoriedade do  Ensino da Cultura Indígena  e Afro-brasileira nas Escolas do País: Lei 11645, de 10 de Março de 2008 





A Lei 11.645, de 10 de Março, de 2008, acrescentou  a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à Lei 10.639, de  9 de janeiro de 2003, a  qual obriga o ensino da história e da cultura  afro-brasileira e africana nas  escolas brasileiras. 



Dessa forma, o ensino da Cultura Indígena  e Afro-brasileira tornou-se obrigatório nas escolas públicas e particulares do país. Estabelece que todas as disciplinas devem abordar a temática,  em especial educação artística, literatura e História do Brasil. 

A contribuição  dos indígenas, dos africanos, dos europeus  para a construção da identidade brasileira  está na relevância dessas leis, pois os povos se influenciam mutuamente. 


interculturalidade brasileira, ou seja,  o resultado da relação entre as diversas  culturas que aqui se estabeleceram, influenciaram  nosso processo civilizatório. Devemos, portanto,  valorizar e respeitar todas as culturas. Leia a íntegra  das duas leis  aqui citadas  na coluna Links que Recomendamos neste blog.



Objetos que os índios usam  no dia-dia

Cocar

1. Cocar-  é  um adorno de penas de aves,  que os índios usam na  cabeça. É conquistado por meio de atos de coragem na batalha.  As penas significavam os próprios atos. 

Alguns guerreiros poderiam ter obtido apenas duas  ou três penas de honra em toda a sua vida, pelo fato da alta dificuldade para conquistá-las. 


Também significa  uma marca maior de respeito, porque nunca poderia ser usado sem o consentimento dos líderes da tribo. Uma grande honra, por exemplo, foi recebido pelo guerreiro que foi o primeiro a abater um inimigo no campo de batalha, por isso significava que o guerreiro estava bem na frente de combate.

 2. Arco e flecha para caçar     3 Cestos -  para usos diversos. Veja  nas  figuras.  
Lendas Indígenas - Conceito de  Lenda

Lendas são narrativas fantasiosas transmitidas pela tradição oral através dos tempos. 

Na maioria das vezes, surgem a partir de fatos verdadeiros que procuram explicar pela imaginação fatos  não entendidos pelo homem. 

As personagens das lendas nem sempre são seres humanos, existem elementos da flora (animais)  e da fauna (plantas) , seres mágicos, monstros, pessoas e seres fantásticos. 

A principal característica da lenda é ser oral. Não se conhece o  autor dessas narrativas. É cultura popular, daí a razão de existir várias versões numa mesma história contada em regiões diferentes. 

No Brasil, de norte a sul, há muitas lendas, cada qual com sua tônica regional. Dessa maneira, os costumes, valores e cultura de um povo, podem ser estudados através da análise de suas lendas. Com base na leitura das lendas, podemos  conhecer  diferentes visões de mundo que mantém viva a tradição dos povos.

A Lenda do  Uirapuru - O Cantor das Matas 

O Uirapuru é o cantor das florestas amazônicas. É um pássaro que tem um canto tão lindo, tão melodioso que os outros pássaros ficam quietos e silenciosos, só para ouvi-lo.  
Quando começa a cantar toda a mata parece emudecer para ouvir seus gorjeios maravilhosos. Por isso, os sertanejos acham que esse pássaro é um ser sobrenatural. 

Aliás, uirapuru quer dizer pássaro que não é pássaro. Depois de morto, seu corpo é considerado um talismã, que dá felicidade a quem o possui.  A lenda do Uirapuru é muito interessante. Vamos conhecer:

Reza a lenda,  que no sul do Brasil  havia uma tribo de índios  cujo cacique era amado por duas moças muito bonitas. Não sabendo qual escolher, o jovem cacique prometeu casar-se com aquela que tivesse melhor pontaria. 

Aceita a prova, as duas índias atiraram as flechas, mas só uma acertou o alvo e casou-se com o chefe da tribo. A outra, chamada Oribici,  chorou tanto que suas lágrimas formaram uma fonte e um córrego. 

Ela  pediu a Tupã que a transformasse num passarinho para poder visitar o cacique sem ser reconhecida.Tupã fez-lhe a vontade. Mas, verificando que o cacique amava a sua esposa, Oribici resolveu abandonar aqueles lugares. E voou para o Norte do Brasil, indo parar nas matas da Amazônia. 

Para consolá-la, Tupã deu-lhe um canto melodioso. Por isso, ela vive a cantar para esquecer suas mágoas. E os outros pássaros, quando encontram o uirapuru, ficam calados, para ouvir suas notas maravilhosas.


Agora, vamos ver o que você aprendeu sobre  a lenda:   


I - Numa lenda há fatos que são reais e outros que são imaginários. Leia as frases e escreva FR para fato real e FI para fato imaginário.


1. ( ) O uirapuru é um pássaro brasileiro;     2. ( ) A índia transformou-se num pássaro.
3. ( ) O uirapuru tem um canto melodioso     4.  ) O corpo do uirapuru dá sorte.

II - No seu caderno, reescreva a lenda  com suas palavras. Siga o seguinte  roteiro:
a) Descrição do uirapuru: o que é? Como é? Como o consideram?
b) A lenda:  quem são os personagens? O que fizeram? Por que fizeram?  O que resultou para o personagem principal? Qual foi a consequência de tudo?
 
Há muitas outras lendas indígenas, como: Iara, a mãe d’água;   a criação da noite; o mistério do boto, A Vitória Régia etc.  Confira nos links abaixo:


Folclore brasileiro: literatura de cordel. 

Dramatizações com as lendas da Vitória-Régia e da Matinta Perêra



Para ampliar seu conhecimento sobre a cultura indígena, recomendamos:


O Vídeo e a letra da música Tupã, cantada por Maria Betânia homenageando o deus dos índios:
http://www.vagalume.com.br/maria-bethania/o-canto-do-paje.html

O Filme Xingu 

 Baseado na história real dos irmãos Vilas Boas, que se passa nos  anos 1940, quando três jovens irmãos decidem viver uma grande aventura:  Orlando (Felipe Camargo), 27 anos, Cláudio (João Miguel), 25, e Leonardo (Caio Blat), 23. 


Os Irmãos Villas-Bôas, alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste. 


Veja um trecho do filme

http://www.xinguofilme.com.br/

Filme Tainá Uma Aventura na Amazônia - Sinopse
Título original: Tainá Uma Aventura na Amazônia           
Duração: 90 min.  Gênero: infantil   Direção: Tânia Lamarca e Sérgio Bloch; 
País de origem: Brasil;  Ano: 2000


O filme Tainá se passa na Floresta Amazônica e retrata as  ameaças ao meio ambiente no Brasil. O filme mostra alguns aspectos da cultura indígena no Amazonas e o confronto de diferentes interesses na floresta.
Filme completo. Clique aqui 

Povos indígenas o Brasil:

http://pibmirim.socioambiental.org/

O Povo tikuna/ticuna ou Tucuna

http://pib.socioambiental.org/pt/povo/ticuna/1349

Lendas indígenas e africanas. Educação   Infantil /Ciclos de Aprendizagem I e II /EJA . Disponível em:     

Rap Indígena

http://www.youtube.com/watch?v=w2MkxnY-TK8

Dez Músicas para Comemorar o Dia do Ìndio

http://virgula.uol.com.br/ver/album/musica/2009/04/19/10029-dez-musicas-para-comemorar-o-dia-do-indio

Todo Dia Era dia de Índio, vídeo com Baby Consuelo

http://letras.terra.com.br/baby-do-brasil/365271/

Todas as imagens são do Google