quinta-feira, 13 de março de 2014

Cachorro de raça ou vira-lata ? “Puros-sangues” ou mestiços ? Conheça 15 cachorros de raças variadas. Atividades

O cão ou  cachorro, como dizemos no Brasil, é um  mamífero canídeo, e um dos mais  antigos animais domesticados pelo homem, a exemplo de  felinos, como o  gato. Segundo teorias, o animal surgiu do lobo, no Continente Asiático, há mais de 100 mil anos.
Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães considerando os seguintes fatores: aptidões, características físicas ou comportamentos. O resultado foi uma grande diversidade de raças caninas, as quais variam em pelagem, tamanho e cores dentro de suas próprias raças.
Com  expectativa de vida que varia entre dez e vinte anos, o cão é um animal social que, na maioria das vezes aceita o seu dono como o "chefe da matilha". Possui várias características que o tornam de grande utilidade para o homem, como excelentes olfato (cheiro) e audição. É bom caçador e corredor vigoroso, relativamente dócil e leal, inteligente e com boa capacidade de aprendizagem, capaz de executar um grande número de tarefas úteis.
cão-lobo checo - híbrido do cruzamento entre
 lobos selvagens e cães.
O inevitável debate sobre qual é melhor, o vira-lata ou o cachorro de raça pura, é interessante. Os cães de raça possuem um conjunto previsível de características como tamanho, cor e até mesmo comportamento que garante que você saiba (ao menos em teoria) como o seu cachorro vai ser quando se tornar adulto. No entanto, os “puros-sangues” são, geralmente, muito mais suscetíveis a doenças genéticas, enquanto os vira-latas tendem a ser mais saudáveis. 
A afeição e a companhia desse animal são alguns dos motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem".
Mas o que acontece quando você escolhe raças distintas e combina suas propriedades mais notáveis? O resultado final são cães pra lá de adoráveis, que combinam o melhor de suas raças, como veremos neste post, que é uma adaptação de matéria publicada no Site HypeScience, de autoria da jornalista brasileira Jéssica Maes. Confira!

1. Pomsky: Lulu da Pomerânia com Husky

2. Corgipoo: Corgi com Poodle Toy

3. Shepherd Chow: Pastor Alemão com Chow-Chow

4. Bullpug: Buldogue com Pug

5. Labsky: Labrador com Husk

6. Yorkshire Terrier com Poodle

7. Pitsky: Pitbull com Husk


8.  Corgi com Pastor Alemão

9. Beagleman: Beagle com Pastor Alemão

10. Cockerpei: Cocker Spaniel com Sharpei

11. Buldogue Inglês com Pastor Alemão

12. Horgi: Husky com Corgi

13. Bullpug: Buldogue com Pug

14. Husky Siberiano com Golden Retriever

15. Corgi com Dálmata

Adaptação do post de Jessica Maes para o site HypeScience: 
 http://hypescience.com/21-cachorros-de-raca-cruzada-que-vao-fazer-voce-se-apaixonar/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Atividades

1. Você gostou do texto? O que mais chamou a sua atenção ?
2. Você tem algum cachorro ? É de raça pura, mestiço ou vira-lata ? Você gosta do seu cão 
3. Qual foi o animal que mais lhe impressionou ? Por quê ? 
4. Crie uma historinha sobre cães,  com base no que você aprendeu aqui. Sucesso ! 
 Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o