domingo, 28 de agosto de 2016

Rio 2016. Jogos Paraolímpicos ou Paralímpicos? História, Valores, Símbolo, Lema e Modalidades de Esportes Paralímpicos. Atividades Multidisciplinares



Depois das espetaculares  festas de abertura e  de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na cidade do Rio de Janeiro, agora é a vez dos Jogos Paralímpicos, o  terceiro evento esportivo de maior público no mundo. 



As Paraolimpíadas são  jogos esportivos envolvendo pessoas com algum tipo de deficiência e refletem a capacidade do Ser Humano de se superar e enfrentar desafios,  quebrando barreiras, superando obstáculos e  contrariando estereótipos.  Incluem atletas com deficiências físicas de mobilidade, amputações,  cegueira e distúrbios cerebrais.  

Atletas de todas as partes mostrarão para o mundo que somos iguais em nosso potencial de superação – contribuindo, assim, para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente  sobre a riqueza que existe nas diferenças. É também uma boa oportunidade para o debate sobre acessibilidade nas grandes cidades brasileiras, que têm  graves problemas nessa área,  inclusive  nas escolas e hospitais. 
A Tocha Paralímpica

Os Jogos são um catalisador de mudanças de atitudes  da sociedade em relação às pessoas com deficiência. 

As principais competições terão narração áudio-descritiva dos esportes; na Vila Paralímpica atletas e visitantes terão nas instalações serviços especiais de mobilidade; pela primeira vez na história dos Jogos todas as instalações terão piso alerta.


Quando Acontecerão os Jogos Paraolímpicos? 


Ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro, no período de 7 a 18 de Setembro de 2016. Você vai vibrar e se emocionar com a disputa de 23 Modalidades de Esportes Paralímpicos. 

Logomarca Oficial Imagem 
Serão 4.350 atletas de 178 países, que em 11 dias disputarão 528 provas com medalhas, sendo 225 femininas, 265 masculinas e 38 mistas. O Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos em 1972, e a cada ano  seus atletas superam limites e desafios. 

Segundo  acordo assinado em 2001 entre o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês)   e o Comitê Olímpico Internacional (COI), os Jogos Paralímpicos são realizados obrigatoriamente,  na mesma cidade-sede dos Jogos Olímpicos, fazendo uso das mesmas instalações esportivas e residências, organizadas por um mesmo Comitê Organizador.

É a primeira vez que a América do Sul  recebe os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e a segunda vez na América Latina, quando  em 1968 a Cidade do México sediou os dois eventos.  


O continente não poderia estar melhor representado. Tiramos o chapéu para o povo do  Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa,  que ganhou o aplauso internacional e repetirá o feito ganhando medalha de ouro na organização dos jogos no Brasil.   


Os Jogos Paralímpicos têm duração de 12 a 14 dias, e o revezamento da Tocha Paralímpica marca o início da celebração. O revezamento dura no mínimo 7 dias e culmina com a acendimento da Pira Paralímpica na Cerimônia de Abertura.

Gramática:  Paralímpico ou Paraolímpico ?

Ambos os termos estão corretos e representam oficialmente a combinação do prefixo para, significando paralelo + olímpico.  Portanto, o termo paraolímpico refere-se a uma competição disputada em paralelo com  outra - os Jogos Olímpicos.

Seguindo orientação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC,  na sigla em inglês) , em novembro de 2011, quando do lançamento da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, as entidades esportivas no Brasil passaram a adotar o termo Paralímpico, enquanto os órgãos do Governo  optaram por continuar a fazer uso do termo Paraolímpico, tudo acordado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) fundado em 1995. 
A Bandeira Paraolímpica


Nos demais países de Língua Portuguesa: Portugal na Europa, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe – na África, Timor Leste situado no Sudeste da Ásia, usa-se sem a vogal "o" (paralímpico), diferente do Brasil, país igualmente lusófono (que fala português)  situado no Continente  Americano (Sul da América).

Assista ao Vídeo Clipe da Canção Normal é Ser Diferente, de autoria de Jair Oliveira   Álbum Grandes Pequeninos "O Mundo É Grande e Pequenino". 
Veja um trecho da letra e clique no link para acessar na íntegra

Música Normal É Ser Diferente. Autor: Jair Oliveira

Tão legal, oh minha gente
Perceber que é mais feliz quem compreende
Que amizade não vê cor
Nem continente
E o normal está nas coisas diferentes...
  https://www.letras.mus.br/jair-oliveira/normal-e-ser-diferente/

História do Movimento Paralímpico

A prática esportiva por  deficientes físicos teve grande contribuição do médico neurocirurgião Sir Ludwig Guttman, judeu alemão, que trabalhava na Universidade de Oxford, Inglaterra. 

Em 1943, o governo Britânico o nomeia diretor da Unidade Nacional de Lesados Medulares do Hospital Ministry of Pensions, na cidade de Stoke Mandeville. A unidade havia sido criada para atender o grande número de civis e ex-combatentes da II Grande Guerra Mundial (1939-1945) acometidos por lesão medular.

Vôlei sentado
Ao  introduzir  alguns esportes como parte do programa de reabilitação dos  pacientes,   ele usou dardos, sinuca, pólo em cadeira de rodas, tiro com arco, etc. O tiro com arco atendeu melhor as expectativas e mostrou, além dos benefícios físicos, a capacidade das pessoas com deficiências competirem com outras  sem deficiência.

Em 1948, durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres,  ele organizou  na cidade de Stoke Mandeville, na Inglaterra, uma competição esportiva que envolvia veteranos da Segunda  Guerra Mundial (1939-1945), que tinham essa lesão, dando início à  reinserção social desses pacientes e uma nova percepção de todos em relação às suas potencialidades.

Em 1952, atletas holandeses também passaram a competir.  Da repercussão de suas experiências surgiram os Jogos Paralímpicos. A primeira edição ocorreu em Roma, capital da Itália, em 1960.  Em 1992, na cidade espanhola  de Barcelona, os Comitês Olímpico e Paralímpico trabalharam em conjunto pela primeira vez.  Desde 2001  é obrigatório que qualquer cidade que apresente sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de Verão ou de Inverno englobe, na mesma proposta, a realização dos Jogos Paralímpicos.

O Brasil no Paraolimpismo



O Brasil estreou nos Jogos Paraolímpicos em 1972 e, nos últimos anos,  vem obtendo sucesso crescente nos resultados, ocupando boas posições no quadro de medalhas. Boa Sorte, para nossos atletas na Rio 2016 !   

O QUE É O MOVIMENTO PARALÍMPICO  -  Valores Paralímpicos

Os atletas e os Jogos são o coração do que se denomina Movimento Paralímpico. Os atletas demonstram coragem, determinação e inspiram a humanidade a acreditar   na capacidade de superação dos indivíduos e a respeitar a pluralidade humana.   



Os Jogos celebram os Valores Paralímpicosdesenvolvidos ao longo de sua  história, pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).São eles: coragem, determinação, inspiração e igualdade.

Coragem de alcançar
 o inesperado e de se superar.
Determinação para seguir em frente, para
levar a habilidade física ao limite absoluto
Inspiração para mudar vidas  
através das histórias
  e conquistas  dos  atletas
Paralímpicos.


Fonte: Transforma Educação
Rio 2016. Clique aqui 
Igualdade  através do esporte
enquanto 
quebram-se as barreiras

sociais e da discriminação 
de  pessoas com deficiência.


O Símbolo e Lema Paralímpicos

 Símbolo
 Paralímpico
O Símbolo Paralímpico é composto por três formas geométricas em movimento denominadas "Agitos", que significa  “eu movimento”. Elas são desenhadas em três cores: azul, verde e vermelho – as cores mais presentes em bandeiras nacionais. Traduzem o papel do Comitê Paralímpico Internacional de reunir atletas de todas as partes do globo e, não por acaso, formam a Bandeira Paralímpica. 

O Símbolo  Paralímpico  representa os três elementos que compõem o ser humano: MENTE, CORPO E ESPÍRITO. Traz consigo um novo lema: “Espírito em movimento”.  A ideia deste lema é: sempre em movimento, seguindo em frente, nunca desistindo.  



Os atletas paralímpicos buscam continuamente a excelência esportiva, estabelecendo metas e as conquistando, inspirando e emocionando o mundo.


O Programa dos Jogos Paralímpicos é composto por 23 modalidades e suas metas são superadas pelo alto rendimento dos atletas. Confira as modalidades! Assista e apoie ! 

            As 23 Modalidades de Esportes Paralímpicos Rio 2016


01
Atletismo
09
Futebol de 7
17
Tiro com Arco
02
Basquetebol em Cadeira de Rodas
 10
Goalball
18
Tiro Esportivo
03
Bocha
11
Halterofilismo
19
Triatlo
04
Canoagem Velocidade
12
Hipismo
20
Tênis de Mesa
05
Ciclismo de Estrada
13
Judô
21
Tênis em cadeira
De Rodas
06
Ciclismo de Pista
14
Natação
22
Vela
07
Esgrima em Cadeira de Rodas
15
Remo
 23
Voleibol Sentado
08
Futebol de 
16
Rugby em Cadeira de Rodas


Esportes Exclusivamente Paralímpicos - só os paralímpicos podem fazer:

1- Bocha - lançar as bolas apenas com o movimento da cabeça e da boca; 
2- Futebol de 5 - jogar bola com os olhos vendados;
3- Hipismo - controlar os cavalos sem os dois braços;
4- Vôlei - bloquear o saque do adversário.  


Tom - O Mascote dos Jogos Paralímpicos Rio  2016

Tom
O Mascote dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 é uma criatura mágica, que representa a nossa  flora, ou seja,  todas as plantas das florestas brasileiras. Tom nasceu da explosão de felicidade  quando no dia 2 de outubro de 2009,   foi anunciado  que os Jogos Paralímpicos de 2016 seriam no Rio de Janeiro. 

                                    Atividades Multidisciplinares

Após conhecer o que é o Movimento Paralímpico, releia as informações, pesquise nos sites indicados e outras fontes, para  executar  o que se pede. 

Ia. Parte - Atividades  Individuais



Preencha as lacunas: a) Nome da cidade onde acontecem os Jogos Paralímpicos de 2016 ......... ;  b) Nome do médico que criou os Jogos Paralímpicos......................;  

c) O Símbolo Paralímpico é composto por três formas geométricas em movimento denominadas .............. , que significa............................Elas são desenhadas em três cores que aparecem na maioria das bandeiras.................  São elas:......., ........   e ........
d) O Símbolo  Paralímpico  representa os três elementos que compõem o ser humano. São eles: ..................... ,     .................  e ...............
e) Os Jogos celebram os Valores Paralímpicos desenvolvidos ao longo de sua  história pelo.....................   São quatro:  coragem,  ............... ,    ............ .. e ...................
f) Cite  quatro modalidades de esportes paralímpicos e  os esportes praticados apenas por atletas paralímpicos. 


IIa. Parte - Atividades  em Grupos 

1 – Filosofia e Sociologia: Cite os valores paraolímpicos e fale sobre cada um deles.  Use todos os conceitos/palavras que lhe  venham  à cabeça, desde que relacionados a cada um dos valores.  Não  esqueça de  fazer desenhos ou colocar imagens que ilustrem  cada um dos valores. Exponha na sua classe em forma de painel/mural; 

2- Com a sala em semicírculo  compartilhe  um episódio de sua vida pessoal na qual tenha vivenciado algum dos Valores Paralímpicos.
3- Sociologia e Artes: O que você faz bem? Objetivos: Perceber as diferentes potencialidades de cada ser humano. Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças.
Cada aluno deve escolher dois colegas e listar, primeiramente, semelhanças e diferenças entre si e eles. Em seguida, listar duas coisas que cada um deles faz bem. Discutir as diferenças e a importância que elas têm na construção de nossa sociedade.
O produto desta reflexão pode ser uma exposição de desenhos, fotos e imagens ou uma dramatização.
Os Anéis Olímpicos  entrelaçados, representando a amizade entre os povos
4- Filosofia- Escolha  um dos Valores Paralímpicos e escreva um texto em equipe discutindo de que forma ele está presente em nosso cotidiano e o motivo pelo qual está associado ao esporte Paralímpico.
5- Linguagem: Escreva uma frase que traduza  o significado da palavra Paralímpico. 
6- Qual é o lema Paralímpico ? O que significa a palavra lema ? Você gosta da sua escola? em equipe, crie um lema  para sua escola. Não esqueça da imagem que irá ilustrá-lo.
7- História: Fale sobre a origem (o surgimento)  do Esporte Paralímpico dentro de seu contexto histórico: a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
8. Física e GeografiaSua escola é acessível? Discuta com os colegas e o professor sobre o Movimento Paralímpico no Brasil e a  questão da acessibilidade. 

O professor divide a turma em equipes de até 8 membros, que irão pesquisar  o significado da palavra acessibilidade; observar  as instalações da escola e, se possível, das ruas próximas para levantar questões sobre acessibilidade: rampas, barreiras, sinalizações em braile, semáforo sonoro etc. No  final,  a equipe  faz  um relatório do que viram, propondo soluções para os problemas de acessibilidade identificados.

9. Matemática e Geografia: A partir de dados do IBGE, pesquisar e discutir a distribuição geográfica das pessoas com deficiência no Brasil. Elaborar gráficos e estatísticas. 



10. Educação Física, Química, Biologia/Ciências: Eleger um esporte Paralímpico que tenha um correspondente Olímpico e discutir suas semelhanças e diferenças, buscando compreendê-las.  

No esporte Natação, discuta com colegas e professores o que pode alterar as cores das  águas das piscinas, conforme ocorreu nas Olimpíadas Rio 2016. 
Observe os Pictogramas abaixo para ajudá-lo nas tarefas propostas. Bom trabalho !
11- Educação Física e Artes: Produzir  um mural com os Valores Paralímpicos. 
Adaptado do Transforma Educação. Rio 2016 Jogos Paralímpicos. Guia Escolar Paralímpico. acesso em 28/08/2016. Disponível em: 
https://www.rio2016.com/educacao/sites/default/files/midiateca/aulas/guia_paralimpico_web_ok_0.pdf

                                  PICTOGRAMAS  (Pictos) PARALÍMPICOS 

O que são pictogramas

Os pictogramas são sinais que, através de uma figura ou de um símbolo, permitem desenvolver a representação de algo.   Na pré-história, o homem registava diversos acontecimentos através de pictogramas. As figuras que aparecem nas pinturas rupestres, por exemplo, podem ser consideradas  pictogramas.

Hoje em dia, os pictogramas são usados para transmitir uma mensagem de compreensão imediata. Estes símbolos devem ser claros e precisos, para que a pessoa os possa compreender apenas olhando para eles. Os pictogramas ajudam a eliminar as barreiras dos diferentes idiomas, pois têm significados universais, sendo utilizados para dar informações de utilidade pública ou fazer advertências. 

Ex: a imagem de uma faca e um garfo, ou um garfo e uma colher indica um restaurante. O desenho de uma pessoa numa cama indica um centro de saúde. As mensagens do pictograma podem ser entendidas por qualquer pessoa, independente de seu idioma. 

12 Pinte os esportes  paraolímpicos e o Mascote Tom: 

Basquete paraolímpico 
Atletas Paraolímpicos - Levantamento de peso 


Imagens: http://www.pintarcolorir.com.br/jogos-paraolimpicos-para-colorir-e-imprimir/

Saiba mais sobre as Olimpíadas Rio 2016. Clique nos links abaixo: 

Blog Saberes da África, antigo blog Serravalle na África do Sul

Os Jogos Olímpicos Rio 2016. Valores e Símbolos Olímpicos. Significados da Bandeira e Anéis Olimpicos. Os Mascotes. História dos Jogos. Atividades


Sites Consultados 

Comitê Paralímpico Brasileiro    - cpb.org.br
Transforma Educação Rio 2016.  Valores Paralímpicos. 
Site a Crítica. Paralímpico ou Paraolímpico  
A bandeira paralímpica

 Transforma Educação. Rio 2016 Jogos Paralímpicos. Guia Escolar Paralímpico. acesso em 28/08/2016. Disponível em: 

Todas as imagens são do Google