sábado, 25 de junho de 2011

HOMENAGENS AO GEÓGRAFO E PROFESSOR MILTON SANTOS


Milton Santos  (1926 - 2001 )
O Prof. Dr. Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, no dia 03 de Maio de 1926 e morreu em São Paulo, capital, no dia 24 de Junho de 2001, aos 75 anos, vítima de câncer.   Reconhecido como um dos mais ilustres brasileiros do século XX, dono de ideias progressistas,  trabalhou como professor e cientista social. Preso pelo regime militar de 1964, exilou -se na França, onde fez Doutorado na Universidade de Estrasburgo e lecionou Geografia Humana na Universidade Sorbonne. O Geógrafo e livre pensador brasileiro, homem amoroso, afável, discreto e combativo, dizia que a maior coragem, nos dias atuais, é pensar.  

Formou-se em Direito no ano de 1948, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, em 1958 regressou da Universidade de Estrasburgo, na França, com o  Doutorado em Geografia. Foi  Professor em Ilhéus e Salvador, autor de livros  que surpreenderam os geógrafos brasileiros e de todo o mundo pela originalidade e audácia, entre os quais citamos: "O Povoamento da Bahia" (48), "O Futuro da Geografia" (53), "Zona do Cacau" (55), "Por Uma Outra Globalização",  "Território e Sociedade no Século XXI" (Editora Record).  Foi co-autor de dezenas de outros e publicou diversos artigos, tendo sido  articulista e editor de  jornais brasileiros importantes, como Folha de S. Paulo, Correio Braziliense e Jornal A Tarde, onde trabalhou, bem como  na Comissão de Planejamento Econômico-BA, precursora da Sudene. Foi preso em 1964, pelo Golpe Militar e exilou-se na França. Entre 1964 a 1977 ensinou  em diversos países, como  França, Estados Unidos, Canadá, Peru, Venezuela, Tânzania. Foi  membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo e Professor Doutor Honoris Causa em vários países. 

Único brasileiro a receber um Prêmio que equivale ao Nobel -  o Vautrin Lud,  considerado o Nobel da Geografia.  "Instituído pelo Festival Internacional de Geografia em Saint Dié-des-Vosges, é  conferido por um júri de cinco especialistas (em geral cinco membros do  Gymnase Vosgien), que todos os anos premiam uma personalidade eminente no campo da geografia e considerado a maior distinção neste campo científico, para o qual não existe o Prêmio Nobel, tendo sido cedido pela primeira vez em 1991"  (wikipédia. Acesso em 25/06/2011)     Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%AAmio_Vautrin_Lud

Dedicou toda a sua obra ao entendimento das desigualdades entre os homens e as sociedades ao redor do mundo. Suas teses transbordaram o âmbito da Geografia para se estender por outros domínios e usos quando, no início dos anos 90, a partir da Europa (França), se organizou um movimento para se contrapor  ao financismo global – que marcou a nova fase do Capitalismo a partir dos anos 1970, denominada  “Globalização”.

Milton Santos que  se destaca como um dos mais importantes pensadores políticos e sociais do país, será homanageado no país inteiro. O Programa televisivo  Conexão Roberto D’ Avila deste domingo (26/06), às 20h irá  homenageá-lo. O Congresso Nacional  em  Sessão Especial no dia 28 de junho, às 10h, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).  A mesa da sessão deve reunir o governador da Bahia, Jaques Wagner, a Ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o  Ministro Fernando Haddad, da Educação, o Presidente da Fundação Palmares, Elói Ferreira de Araújo, Ministro Antonio Patriota, das Relações Exteriores, os Reitores das Universidades de Brasília (UNB), do Recôncavo (UFRB) e da Bahia (UFBA).

Representações diplomáticas dos países onde Milton Santos atuou como Professor, pesquisador e consultor, no período de 1964 a 1978, também marcarão presença na sessão solene, incluindo a França, Portugal, Espanha, Tanzânia, Guiné Bissau, Senegal, Costa do Marfim, Mali, Nigéria, África do Sul, Japão, Venezuela, Costa Rica, México, Canadá e Estados Unidos. O trabalho de Milton Santos serviu de inspiração para a criação do Fórum Social Mundial. O geógrafo baiano foi convidado a se associar ao fórum como fundador.

Nota: Fórum Social Mundial (FSM) é um evento altermundialista organizado por movimentos sociais de diversos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. Seu  slogan  é: Um outro mundo é possível. Fonte: wikipédia. Acesso em 25/06/2011. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_Social_Mundial 
Texto organizado por Claudia Martins