sábado, 10 de março de 2018

Español: Mi Autobiografia. Mis Datos Personales (minha autobiografia. Meus dados pessoais) ¿Qué es una Autobiografía? Cómo Escribir. Actividades

Mi hermana menorImagem

Achei muito interessante o artigo de María del Carmen Ruiz para o Site   Web del Maestro,  sobre o gênero textual autobiografia, que  junto com o gênero biografia,  servem de suportes  para a produção e interpretação de textos.  O artigo tem uma  linguagem simples, uma vez que se destina a crianças do  curso primário, facilitando para brasileiros iniciantes no estudo do  idioma de Cervantes. 

Começar falando de si mesmo, pode ser um bom e útil caminho para o iniciante aprender a se apresentar em espanhol, seja numa viagem  ou contatos.

Leia o texto escrito pela professora espanhola com muita atenção. Copie, pesquise os significados das palavras desconhecidas e pratique escrevendo sua autobiografia em espanhol. Será a nossa primeira nota da disciplina.  Buen Trabajo!
Agora leia o texto de María del Carmen Ruiz: 

“En este artículo facilito recursos e informaciónes sobre la autobiografía para niños de Primaria. Animar a los niños/as a escribir su autobiografía es una manera de desarrollar habilidades de escritura y una oportunidad de hacerles investigar quiénes son y de dónde vienen; de recordar las fechas y los acontecimientos importantes de sus vidas. Una autobiografía ayuda a los niños/as a aprender sobre sí mismos y a tomar conciencia de lo que es importante para ellos”.
 
QUÉ ES UNA AUTOBIOGRAFÍA

Una autobiografía es el relato de tu propia vida, narrada por ti mismo/a. En la autobiografía tú eres el protagonista y el narrador.

CÓMO ESCRIBIR TU AUTOBIOGRAFÍA

En tu autobiografía has de contar experiencias que has tenido en tu vida y los recuerdos que te han dejado los hechos que has vivido, así como los efectos que estos hechos han producido en ti. Para escribir tu autobiografía puedes seguir los puntos del organizador gráfico que te dejo debajo y que son los siguientes:

  ¿Como te llamas? ¿Cuál es tu fecha  de nacimiento? ¿Dónde naciste? (ciudad, estado/província; país).

Mi padre
  ¿Dónde vives? (el barrio y la ciudad);  ¿Con quién vives? ¿Quiénes son tus padres?
  ¿A qué colegio asistes?  ¿Qué curso estudias? ¿Quiénes son tus amigos?

  ¿Qué hechos  importantes han sucedido en tu vida con los que te has sentido feliz?

En este apartado (parágrafo) cuenta aquellas experiencias que recuerdes en las que lo pasastes muy bien, te divertirte o te sentiste muy feliz.
Mi madre y mi tía

  ¿Cómo fueron tus primeros años?

Cuenta aquí algunas anécdotas o sucesos  curiosos o travesuras que recuerdes que te sucedieron cuando eras pequeño que te hicieron reír, que causaron asombro o llamaron la atención de los demás.

  ¿Cuáles son tus hobbys y qué cosas te gustan?

Escribe sobre lo que más te gusta, pero también sobre tus aficiones o pasatiempos, tus deportes favoritos, los juegos que te gustan, tu asignatura favorita, tus comidas preferidas, etc.

Mi madrina 
  ¿Cuáles han sido y son actualmente las personas más importantes en tu vida? ¿Por qué?

Haz memoria de las personas con las que te has relacionado en tu vida, que te han aportado cosas positivas y con las que has tenido vivencias agradables (familiares, amigos, vecinos…). 

Quizás algunos ya no estén en tu vida, pero tendrás recuerdos de ellas. Habla también de las personas que hoy en día están a tu lado, te acompañan, te ayudan y te quieren".

 Fuente: María del Carmen Ruiz. Web del Maestro.  Adaptado. 

Vocabulario

-Fecha – data.  ¿Qué fecha es hoy?  Hoy es  11 de Marzo de 2018. ¿Qué día es hoy?
-Padre – pai;      Madre – mãe.  Mi padre y mi madre son brasileños.
Mis primos 
-Hecho – fato.    Hubo muchos hechos buenos em mi vida, hasta aqui.
-Suceso - acontecimento, evento; delito;  acidente ou algum outro fato dramático. É mais usado no plural: El crimen aparece em la crónica de sucesos. Nos jornais, nome da coluna de fatos policiais. Leí esa noticia em sucesos.  
-Sucedier – ocurrir (ocorrer); acontecer.
-Recuerdo –Substantivo masculino:  lembrança; souvenir, presente (regalo). Dale recuerdos de mi parte (dê lembranças a ele/ela); 
-Recordar- Verbo. Trazer à memória. Tu sonrisa me recuerda a tu madre.
Mi abuela y mi abuelo

-Reír – sorrir.     Afición – amor, apego, hobby. Soy un/a aficionado/a  del Esporte Clube Bahia.         Tengo aficiones por las matemáticas.    Juegos – jogos.  
-Asignatura - disciplina.  Español es la asignatura que más me gusta.
-Aportar- contribuir;  dar, proporcionar algo, sobretudo dinheiro e bens;
-Apartado - párrafo = parágrafo;     Vecino – vizinho;   Quizás - talvez. 
- Añadir -  acrescentar;      Cabecera - cabeçalho.
- Olvidar - esquecer.

Amplia tus conocimientos. Ve también:


Gêneros Textuais Biografia e Autobiografia. Características, como fazer e modelos prontos. Autobiografia de Rubem Alves. Atividades   


https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2015/09/generos-textuais-biografia-e.html


Homenagens a Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote de la Mancha e a Shakespeare, no 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

                                                 
                   Actividades 

La Bandera de España
Na 1a. Unidade teremos no estudo do Espanhol e da Cultura Espanhola,  as seguintes atividades práticas individuais e em grupo
I- Producción individual y colectiva de textos sobre La Pascua 
1.  Producir en grupo de cuatro miembros  un cartel  sobre la Pascua  para exposición em las áreas de convivência de la escuela. Título: Lo que es la Páscua para Mi
2. Cada  alumno  irá escribir una tarjeta de Felices Pascuas para un colega de classe o un familiar o amigo (individual). 
3. Escribe una redacción con el título: Lo que me gusta comer en El Vierne Santo.  Grupo de até cuatro personas. 
Para ayudarte accesa  los  posts  abajo:

La Cena de Nochebuena, Víspera de Navidad. Lo que más me gusta comer en la Cena de Navidad



 II-  El espanhol por el mundo. Mapa Múndi y Mapa de España  con las Províncias.  Indicar en el mapa  (individual)
1. País de Europa, África y  América que hablan Español.  Colorear de naranja. 
2. Hacer la relación de los países que hablan español, por continente. Indicar sus capitales.  3- En equipo comenta la pluralidade cultural del mundo hispanohablante.  Mira los mapas abajo. Accesa los sites  para ayudarte. 
http://soespanhol.com.br/conteudo/Diversos_Espanhol_pelo_mundo.php
III- Producción  de Autobiografia. Escribir en tu cuaderno  (individual). 
Después de leer las informaciones en las fuentes abajo  indicadas,  escribe tu autobiografia en tu cuaderno.  No te olvides de   añadir en español,  la  cabecera (cabeçalho). 
IV- Producción  de la  Biografia del  escritor español  Miguel de Cervantes, autor del  famoso  Libro Don Quijote de la Mancha. Escribir un breve resumen  (sinopsis), diciendo  de lo que trata el libro  (individual):
1- ideia central;  2- principales personajes. 
V -  En un equipo de cuatro personas haz un cartel para homenajear  a Miguel de Cervantes y  El Día del Libro, que se celebra el  23 de Abril.  No te olvides de los datos de los miembros  en la parte frontal, al pie. 
Pesquisa en los Sites abajo: 
Blog  Loucos por Tecnologias. Instruções para fazer biografia e autobiografia: 
Blog Serravalle na África do Sul. Homenagem ao dia do livro e a Cervantes.

Mapa das Comunidades Autônomas de España
 https://br.fotolia.com/id/18642827

Todas as imagens são do Google

domingo, 4 de março de 2018

O MEC Vai Acabar Com Aulas no Turno Noturno? Base Nacional Curricular Comum e Reforma do Ensino Médio. O Que Muda?




























Reproduzo aqui a matéria da jornalista  Gisele Barros para o Jornal O Globo, publicada em 21/02/2018, com o título: 


Ministério da Educação vai acabar com aulas noturnas? Checamos

Considerei a importância da matéria  para o perfil do público que frequenta as escolas noturnas da Educação Básica,  e que afeta a vida de milhares de jovens que precisam estudar e trabalhar. Sem contar que milhares de professores poderão  ficar desempregados se o fato se concretizar, daí a necessidade de mobilização em defesa do ensino noturno. 

Outro ponto importante da matéria é a discussão da Base Nacional Curricular Comum  (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio. 

O governo aprovou a BNCC  em dezembro de 2017. Mas o que é essa nova base curricular? O que muda com ela?

Assista ao vídeo de 8 minutos, com Sandra Annenberg conversando com Anna Helena Altenfelder, edição do dia 17/02/2018, sobre o que é a Base Nacional Comum, ou seja, o que os alunos devem aprender em cada ano letivo.


Leia a matéria sobre aulas noturnas na íntegra:

Ministério da Educação vai acabar com aulas noturnas? Checamos

Por Gisele Barros
Marcadas por discussões polêmicas, a reforma do ensino médio e a aprovação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) têm sido novamente alvo de críticas nas redes sociais. Dessa vez, o motivo é a possibilidade do Ministério da Educação (MEC) extinguir, de forma gradual, a oferta de aulas noturnas tanto no ensino fundamental quanto no médio em instituições de todo país. Mas será que as mudanças na educação sancionadas pelo presidente Michel Temer realmente preveem essa medida? 
Tag_FALSO_3
A Reforma do Ensino Médio, aprovada pela Lei 13.415, em fevereiro de 2017, cita o ensino noturno regular apenas em uma frase e não determina o fim dessa modalidade. A reforma não muda a obrigação do Estado de oferecer o ensino noturno, o que é previsto na Lei de diretrizes e bases da educação (LDB), de 1996.  
A nova legislação cita as aulas à noite no item que estabelece a carga horária mínima anual, definindo que cabe aos sistemas de ensino dispor "sobre a oferta de educação de jovens e adultos e de ensino noturno regular, adequado às condições do educando". Essa atribuição é de conselhos nacionais e estaduais de educação e secretarias estaduais. 
A reforma prevê que no ensino médio a carga horária deverá aos poucos ser ampliada de 800 para 1400 horas, o que significa que os turnos passarão de quatro para cinco horas diárias. No prazo máximo de cinco anos, a partir de 2 de março de 2017, os sistemas de ensino devem oferecer pelo menos mil horas de aula aos estudantes. O MEC também firmou o compromisso de apoiar financeiramente escolas que ofereçam ensino em tempo integral. 
Já sobre a BNCC, o MEC informou que "não é papel da BNCC definir sobre a existência de uma modalidade de ensino ou não". O documento é um conjunto de orientações que vai nortear a elaboração dos currículos das escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, em todo o Brasil.
Em dezembro de 2016, o ministro da educação José Mendonça Filho declarou que o ensino noturno era uma "distorção", já que, segundo ele, "não é praticado na maior parte do mundo, especialmente na educação básica e no ensino médio". Na ocasião, o ministro garantiu também que não havia nenhuma iniciativa da pasta para acabar com a modalidade.


— Para um jovem estudar à noite, não é porque ele quer. Ele estuda à noite porque tem que trabalhar durante o dia para se sustentar ou muitas vezes forçado pela própria família. Pra mim isso é uma coisa que denota uma característica negativa da educação brasileira — afirmou Mendonça Filho.
FONTE: O GLOBO.
http://blogs.oglobo.globo.com/eissomesmo/post/ministerio-da-educacao-vai-acabar-com-aulas-noturnas-checamos.html