terça-feira, 3 de março de 2015

Cultura Africana: 10 Grandes Pratos da Culinária Africana. Mapas da Divisão Geográfica da África. Atividades

Este post tem como objetivo principal ajudar os colegas professores  no cumprimento da Lei 10.639, que trata do ensino obrigatório e do  estudo da História da África e dos Africanos,  a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.


Fizemos  uma adaptação do texto publicado  por Kauê Vieira no Site   Afreaka, sob o título:   Cultura na Mesa:  10 grandes pratos da gastronomia africana. 

União Africana: bandeiras 
dos países da África
A África é um continente complexo, tanto na sua geografia, com seus variados climas,  vegetações e recursos minerais, como também na cultura e nos aspectos étnico-raciais  e multiculturais. 

Não poderia ser diferente na sua culinária.   O modo de fazer, os ingredientes selecionados, a criação de animais e os pratos refletem  essa pluralidade cultural e geográfica que apontamos aqui, através de suas regiões geográficas.

Conheça  um pouco da história, da geografia e da cultura africana, a seguir, para melhor entender sua culinária.



Século VII:  Os árabes  chegam à África do  Norte 

No século 7 da Era Cristã, os árabes chegam com suas famosas especiarias: açafrão, canela, gengibre e cravo, depois arroz,  revolucionando a gastronomia na parte oriental da África.   Com a descoberta da América, em 1492 (século XV), os africanos conheceram o pimentão, tomates e batatas. Limões e porcos domésticos vindos da China e Índia completam a lista.

No  Norte  da África, onde fica o  Egito, Marrocos, Líbia, Tunísia e Argélia, todos banhados pelo Mar Mediterrâneo,  destaca-se o consumo de erva-doce, alecrim, louro, cravo, canela e pimentas, com a preferência da população por pratos feitos à base de trigo e de carne de cordeiro.


                                         “O Chifre Africano” ou África Oriental 

No chamado “chifre africano”, área formada pela  Etiópia, Somália, Djibouti e a Eritreia, a religião, especialmente as crenças islâmicas e cristãs, tem forte influencia  na mesa de jantar. Diferente de outros locais, aqui não há carne de porco, pois os muçulmanos não comem  essa carne, que é substituída pelas leguminosas, lentilha e grão de bico.

África  Meridional ou Austral ou África do Sul
 (South África em inglês) 


África Austral  tem  uma das maiores variedades culinárias de todas as regiões do continente. Isso se deve a mistura entre as culturas das sociedades tradicionais africanas com os índios, europeus e populações asiáticas. A África do Sul, por exemplo, fazia parte da rota marítima que ligava o Oriente ao Ocidente e com isso sua cozinha se diversificou bastante.

Em geral os sul-africanos consomem carne vermelha e um dos pratos favoritos da população é o bobotie, um cozido de carne moída, pão, leite, cebola, castanhas, passas, damascos e  curry. A comida era uma das preferidas de Nelson Mandela.

África Ocidental e África Central

Por fim, a África Ocidental e Central, que teve sua culinária muito menos influenciada pelos europeus do que os outros. Com o mínimo contato com o exterior, a cozinha destas duas regiões continuam próximas dos ingredientes e técnicas tradicionais. A única adição foi a mandioca, amendoim e plantas de pimenta, que chegaram junto com o comércio de escravos em meados do século 16.

AGORA CONHEÇA OS DEZ PRATOS MAIS POPULARES DA ÁFRICA 


Arroz jollof é o prato mais popular no Oeste africano

Arroz Jollof  tem como ingredientes básicos arroz, tomate, molho de tomate, cebola, sal e pimenta vermelha. Ele é consumido principalmente na Nigéria, Togo, Gana, Serra Leoa e Libéria.


  Chermoula -  é uma mistura de ervas consumida basicamente no Norte da África
A mistura de ervas, leva óleo, suco de limão, alho, cominho e sal. É consumida basicamente no Norte da África  e os ingredientes variam de acordo com o país.
Chermoula

Biltong  Original da África do Sul,   é uma carne curada,  consumida em todo o continente. Geralmente o prato é preparado com pimenta preta, salta, açúcar, vinagre e molho barbecue.

O Nyama Choma é uma carne assada, muito popular no Quênia

Nyama Choma / Braaivleis / Mechoui  Com nomes e técnicas de cozinhar diferentes, é apreciado  em quase  todo o continente africano.  Servida  em restaurantes e  no comércio de rua de Nairóbi, no Quênia. 

Fufu (em amarelo) é feito com mandioca e inhame. O prato é bastante popular em Gana. (Foto – Blog Múndi). É muito  Popular no Oeste da África. 
O Fufu é feito a partir da fervura da mandioca e do inhame (pode ser substituído pela banana).  Após ferver,  bate no liquidificador até ficar com a consistência de uma massa. Come-se com peixe ou frango.

Mandazi – Parecido com o bolinho de chuva, o mandazi é um dos principais da culinária Suaíli.  Sua forma  lembra o nosso bolinho de chuva.  É um dos principais na culinária Suaíli e acompanha qualquer prato ou pode servir de entrada. Os ingredientes básicos são amendoim, leite de coco e amêndoas. 


Injera -  Crepe  feito com farinha fermentada na água por dois ou três dias. Depois eles são assados numa chapa de ferro ou placa de barro, colocadas sobre um fogão. As injeras, crocantes feitos com teff, trigo ou sorgo
  são úmidas e fofas,  consumidas principalmente na Somália e Etiópia. 


Couscous (cuscuz) é apreciado na Argélia e Marrocos

É uma alternativa  para o arroz e massas no Norte da África. O cuscuz é feito no vapor e com trigo. O prato também está presente na mesa dos brasileiros, feito com farinha de milho.

Tagine -  Carne cozida, frango ou peixe prato historicamente berbere do norte da África, em homenagem ao tipo de panela de barro em que é  cozido
 Fonte:  Kauê Vieira.  10 grandes pratos da gastronomia africana.
http://www.afreaka.com.br/notas/cultura-na-mesa-10-grandes-pratos-da-gastronomia-africana/



ATIVIDADES


Especiarias: cravo, canela, gengibre...
1. Você gostou deste post / Qual é o tema em discussão ? 
2. As culinárias da China, do Japão, da Itália, de Portugal são  muito ricas. Você considera importante conhecer  as culturas dos diferentes povos da Terra? Porque? 
3. Quais foram os pratos da cozinha africana que mais lhe impressionaram? Em que região são mais populares? 
4. Observe o mapa colorido e responda: quais as regiões geográficas da África? 
5. Agora observe o Mapa Político do Continente Africano.Quais são os países do Norte da  África? 
6. Você ficou surpreso de saber que o Egito fica no Norte da África? Por que? O que você sabe sobre o Egito? Pesquise e depois escreva um texto de até 10 linhas sobre a Civilização Egípcia.  
7. Qual era o prato preferido de Nelson Mandela? Ele  foi Presidente de qual país da África? Onde fica localizado? Pesquise a biografia de Mandela e escreva um texto de 10 linhas. Bom trabalho  !

Sites consultados

Africa Atlântida.
http://pt.slideshare.net/victormelo77715/a-frica-atlntica
http://wikitravel.org/es/%C3%81frica
Site Vi o Mundo
http://www.viomundo.com.br/politica/kabengele-munanga-a-educacao-colabora-para-a-perpetuacao-do-racismo.html
XXX A Ponte
http://www.portalaponte.com/ciencias-sociais-aula-inaugural-com-professor-kabengele-munanga/
Trabalhos Feitos. Localização geográfica da África.
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Localiza%C3%A7%C3%A3o-Geografica-Da-Africa/519569.html
 Governo Federal. Presidência da República. Casa Civil.  Lei 10.639
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm
Mapa da União Africna. 
http://br.123rf.com/photo_20531731_uni%C3%A3o-africano-no-mapa-pol%C3%ADtico-do-vintage-real-de-%C3%81frica-com-as-bandeiras.html
Todas as imagens são do Google