sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Ensino Contextualizado na Rede Pública. Alunos Celebram as Olímpiadas e Paraolímpiadas Rio 2016 no CERS. Projeto Cachoeira

Nós Professores aprendemos na nossa formação profissional que o ensino deve ser contextualizado. Contextualização é o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação. Permite ao  aluno: fazer  as conexões  e interconexões entre os conhecimentos, ter um papel central e de  protagonismo. 

Nesse sentido, tendo em vista o fato histórico das Olimpíadas no Brasil, propusemos aos alunos  Atividades Multidisciplinares sobre as Olimpíadas Rio 2016.  Eles atenderam a convocação dos professores para  entrarem no clima  e vivenciar o  Espírito   Olímpico. Apresentaram seus  trabalhos, que estão exibidos em forma de painéis nas áreas comuns da escola. Cartazes/bnners e atividades em sala de aula surpreenderam  toda  a comunidade escolar pela excelência de suas produções.


Homenagens dos alunos do 1o. Ano "J" aos nossos heróis olímpico 

Os alunos fizeram camisas nas cores olímpicas exibindo seus respectivos temas, todas muito bonitas.  Destacamos as atuações dos líderes e vice-líderes de turma, que num momento em que os líderes políticos  deste país nos envergonham, eles nos encheram de esperança, atuando com responsabilidade, probidade e honestidade, em tudo que lhes foi atribuído. Medalha de Ouro para todos vocês ! Muito Obrigada ! 



Alunos do 2o. Ano "E" com  as Camisas na cor verde, celebrando os Jogos Rio 2016 no nosso país. Parabéns, galera ! Lindos !
É a primeira vez que as Olimpíadas ocorrem na América do Sul e pela segunda vez na América Latina. A cidade do Rio de Janeiro situada no Brasil patrocinou com muita competência  a realização desses  históricos eventos esportivos  de dimensões planetárias, que encheram o povo brasileiro de orgulho.  Os alunos do 1o. e 2o Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Raphael Serravalle, no bairro da Pituba, em Salvador, Bahia, entenderam que algo de  muito importante estava acontecendo ao Sul do Equador e que eles também fariam  história. 

Com muito entusiasmo,  participaram na  última 6a. feira, 16/09, da Culminância das Atividades com disputas de partidas de vôlei na quadra poliesportiva da escola. Mais uma vez deram um show de protagonismo. Medalha de Ouro para todos os nossos queridos alunos ! 

Parabéns aos campeões das disputas! Estão todos no Pódio Olímpico! 

Parabéns a todos os professores participantes.  Medalha de Ouro! 

#SomosTodosOlímpicoseParalímpicos.  #SomosTodosBrasil 



Saiba o que são as Olimpíadas e as Paraolimpíadas. Acesse os nssos bologs: 

Os Jogos Olímpicos Rio 2016. Valores e Símbolos Olímpicos. Significados da Bandeira e Anéis Olímpicos. Os Mascotes. História dos Jogos. Atividades   https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2016/07/os-jogos-olimpicos-rio-2016-valores-e.html

Rio 2016. Jogos Paraolímpicos ou Paralímpicos? História, Valores, Símbolo, Lema e Modalidades de Esportes Paralímpicos. Atividades Multidisciplinares   https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2016/08/rio-2016-jogos-paraolimpicos-ou.html 


Acompanhe os trabalhos  e a festa  dos alunos na quadra da escola. Veja as fotos do Projeto Cachoeira.  Clique sobre as fotos para ampliar. 

2o. G - O JURAMENTO DOS ATLETAS   E ESPORTES OLÍMPICOS 

1o. ANO  D -        OS ANÉIS  OLÍMPICOS   

1o. ANO A -  OS MASCOTES OLÍMPICO (Vinícius) E PARAOLÍMPICO (Tom). 
MODALIDADES DE   ESPORTES  OLÍMPICOS E PARAOLÍMPICOS 
2o. Ano D - O Hino Olímpico 

 PROJETO CACHOEIRA  

Nos dias 30 e 31 de Agosto do corrente,  os alunos do 2o. Ano do ensino Médio do CERS, participaram do Projeto Cachoeira, coordenado pela Profa. Lucia Serafim, com a participação de vários professores, num trabalho de campo que comprova a eficácia do ensino cntextualizado. Visitaram as cidades de  Santo Amaro da Purificação, Cachoeira e São Félix,  conhecendo In loco, a História da Independência da Bahia e do Brasil, seus heróis, a economia e a cultura locais.

Alunos  na escadaria da   Igreja da Ordem Terceira do Carmo, na cidade de Cachoeira.  Da esquerda para a direita (sentadas, de óculos,  no degrau abaixo)  as Profas. Mila, Francesca e Lúcia, juntamente com  alunos,  após visita à histórica Igreja.


Exposição fotográfica no Centro Cultural Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira 
Charuteiras da fábrica de charutos Dannemann, na cidade de são Félix/Bahia
Localizada às margens do rio Paraguaçu, São Félix é a porta de entrada de uma região de cultura centenária do tabaco conhecida como Recôncavo, que exportava o tabaco para a Europa e ainda mantem suas  excelentes charuteiras exportando para o mundo. 
Os alunos conheceram  o Centro Cultural Dannemann e sua fábrica de charutos, fundados  pelo alemão  Geraldo Dannemann em 1873, cuja empresa recebeu do Imperador do Brasil  Dom Pedro II, o título de "Fábrica Imperial de Tabaco" durante sua visita histórica à cidade.  
Fotos: Profa. Claudia Martins

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Wellington. Parabéns pelos seu currículo! Vc é Brilhante! Sinto orgulho de tê-lo como colega! Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns Cláudia por divulgar nosso trabalho do CERS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lucinha. Seu trabalho de campo com os alunos é irretocável. Merece todo o apoio. Parabéns! Sapiranga que nos aguarde ! Estaremos lá, com fé em Deus ! bjs!

      Excluir
    2. Parabéns!
      Magnifico! Sublime! Esplendido!
      Quando muitos ignoraram um grande evento do nosso país, os nossos professores foram os únicos a acreditarem na capacidade dos alunos do Colégio Serravalle.
      Valeu a pena!

      Caíque Araújo...

      Fizemos um grande e belo trabalho. Tudo isso, graças a cooperação e a criatividade das nossas turmas.






      Excluir
  3. Parabéns Claúdia, pelo desenvolvimento desse projeto, foi muito gratificante e produtivo. Com certeza será algo quê levaremos conosco daqui pra frente, muito obrigado pelo aprendizado e trazer cultura á sala de aula. Um abraço! - Iago e Lucca (1°Ano J)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Grandes eventos esportivos como esses, tendem a ser magníficos, unindo grandes nações com um só intuito, o esporte e a sua essência. Embora, tenhamos muitas dificuldades em nosso país, com certeza as olimpíadas e as paraolimpíadas Rio 2016, deixarão muitas saudades nos corações de cada brasileiro. Alunos: Filipe plácido da Silva/ Hugo Victor. 1 ano turma J

    ResponderExcluir
  5. Um grande projeto divertido e com muito comprometimento entre os alunos e professores e tudo só melhora com uma grande professora como a professora Claudia e com uma bela matéria. Obrigado a todos que participaram e colaboraram com esse grande projeto e muitíssimo obrigado a professora Claudia. Alunos do 1°J Juliane, Tauan.

    ResponderExcluir
  6. ACHEI TENDENCIA MUITO BABADEIRO, GOSTEI MUITO, ACHEI MUITO VALIDO. LACRO NA MATERIA. CLEITON CARDOSO 1 J

    ResponderExcluir
  7. Um grande projeto divertido e com muito comprometimento entre os alunos e professores e tudo só melhora com uma grande professora como a professora Claudia e com uma bela matéria. Obrigado a todos que participaram e colaboraram com esse grande projeto e muitíssimo obrigado a professora Claudia. Alunos do 1°J Juliane, Tauan.

    ResponderExcluir
  8. PURRAMM TAVA MASSA TUDO BATENDO BROCO TUDO UM AHHASOOOO GIL 1°J STANLEY 1°J BRENDA BRANDÃO 1° J

    ResponderExcluir
  9. Parabéns professora Claudia Martins, pelo seu belíssimo trabalho! Inclusive por fazer com que nós Alunos do CERS tivéssemos o prazer de desfrutar o minimo que seja deste momento histórico dos jogos olímpicos em nosso país!! Obrigadoo!!
    Att: Alice e Tarsila, suas alunas do 1° J.
    RIO2016

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Trabalho Muito Lindo!
    Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Foram muito Importantes para os Brasileiros, Pois, nos mostrou que a nossa diversidade é Maravilhosa e que nosso País ainda tem Jeito.
    Obrigada por nos ajudar a ver isso, Professora.
    Naiane Costa e Sarah Caroline 1° J

    ResponderExcluir
  11. foi um ótimo trabalho realizado pela professora Claudia Martins que estava correndo atrás para essa atividade se realizar nessa data importante para todos os brasileiros. Davi e Sarah 1J

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por fazer com que nós alunos, estivéssemos participando, mesmo que de alguma forma deste momento histórico e emocionante, Os jogos RIO2016. Um momento único e especial. Parabéns, professora Claudia Martins!!
    Das suas alunas: Sabrina Queiroz e Yasmin Letícia! <3 1°J

    ResponderExcluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada