"Temo
o dia que a tecnologia vai se sobrepor à interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas". Albert Einstein
Criada no final da década de 60 para fins militares, a Internet completa 21 anos. No dia 30 de abril de 1993, aconteceu algo que revolucionou completamente o mundo digital: o CERN publicou uma declaração dizendo que disponibilizara a tecnologia que dá acesso à World Wide Web (www) para qualquer pessoa, livre do pagamento de royalties. A decisão de não cobrar royalties pelo uso da internet foi primordial para seu crescimento, e mudou drasticamente a forma como nos comunicamos.
A partir daí, muitas foram as transformações: o mundo ficou pequeno e virou uma "aldeia global". Era o início da Revolução Digital, que mudara a atual civilização humana. É graças à web livre que podemos compartilhar fotos, pensamentos e opiniões nas redes sociais, baixar música, assistir vídeos, ler textos...
A partir daí, muitas foram as transformações: o mundo ficou pequeno e virou uma "aldeia global". Era o início da Revolução Digital, que mudara a atual civilização humana. É graças à web livre que podemos compartilhar fotos, pensamentos e opiniões nas redes sociais, baixar música, assistir vídeos, ler textos...
Nesta linha do tempo da Internet traçamos um pouco da sua história, relatando como ela surgiu e a revolução que fez na forma como as pessoas aprendem, ensinam, se comunicam, se relacionam, se divertem. E a escola ? como deverá lidar com as crianças e os jovens desta Era ? E o alfabeto, como deve ser ensinado a esta geração de Cybernéticos, 100% imagéticos? Como alfabetizar as crianças da Era Digital? Veja as imagens a seguir, leia os textos que seguem e forme seu juízo. Boas reflexões !
É o que afirma Associação de Professores e Acadêmicos do Reino Unido. A instituição diz que o uso intensivo de tablets dificulta o desenvolvimento motor. Veja as imagens a seguir, leia os textos que seguem.
Antes, conheça um pouco da rotina dos Nativos Digitais, assistindo ao vídeo de quatro minutos. https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gy6ifj9oUEE#!
2014
Uma autêntica Nativa Digital
Ladrões invadem a casa, roubam tudo, vão embora, mas Madame não viu nada. Está navegando na Internet
Procura-se alguém para bater uma bolinha !
“Temo o dia que a tecnologia vai se sobrepor à interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas.”
Albert Einstein
O dia que Albert Einstein tanto temia finalmente chegou...
Um dia na praia. |
Torcendo pelo time favorito. |
Num Jantar com os amigos |
Casal no restaurante. |
Num encontro com a melhor amiga. |
Visita ao museu com amigas |
Passeio de carro para curtir a paisagem com amigos e familiares. |
Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2013/01/29/o-dia-que-einstein-temia-chegou-484313.asp
Tablets dificultam aprendizado das crianças
"Temos visto crianças com conhecimentos ótimos em computação, mas isso acaba descompensado pela falta de prática com atividades com papel e lápis. Como estão acostumados com a internet, eles confiam sempre na ajuda instantânea proporcionada pela rede", afirmou.
Além da falta de habilidade em atividades escolares, o "vício" em eletrônicos tem afetado a saúde das crianças, segundo a associação. Há as que chegam cansadas por jogarem a noite toda, as que não fazem nenhum tipo de atividade física e as que desenvolvem LER (lesão por esforço repetitivo)".
Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/16/vicio-em-tablet-tem-dificultado-aprendizado-de-criancas-alerta-associacao.htm#fotoNav=10
Além da falta de habilidade em atividades escolares, o "vício" em eletrônicos tem afetado a saúde das crianças, segundo a associação. Há as que chegam cansadas por jogarem a noite toda, as que não fazem nenhum tipo de atividade física e as que desenvolvem LER (lesão por esforço repetitivo)".
Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/16/vicio-em-tablet-tem-dificultado-aprendizado-de-criancas-alerta-associacao.htm#fotoNav=10
Incentivar as crianças a usar tablets precocemente, tem afetado o
aprendizado dos pequenos, assegurou a Associação de Professores e acadêmicos do
Reino Unido (ATL), durante conferência dos profissionais de Educação realizada
em Manchester (Reino Unido). A instituição diz que o uso intensivo de tablets
dificulta o desenvolvimento motor, o que tem atrapalhado em tarefas como a
escrita, por exemplo. De acordo com pesquisa feita pela associação, a
"onipresença" desse eletrônico está ligado ao baixo desempenho Escolar,
alta irritabilidade e falta de interesse em outras atividades que não estejam
relacionadas com a internet.
Membros da associação aconselharam pais e Professores a restringirem o
acesso desenfreado a tablets. "Tenho conversado com Professoras de
Pré-Escola e elas têm mostrado preocupação com o crescente número de crianças
que sabem mexer em um tablet, mas têm pouca ou nenhuma coordenação motora para
brincar com blocos montáveis", disse Colin Kinney, representante da ATL na
Irlanda do Norte. Kinney disse que é comum alguns pais se orgulharem sobre a
habilidade dos filhos com tablets. No entanto, essas crianças não
conseguem socializar com os outros colegas. Também é comum que os Alunos
apresentem problemas em decorar textos para peças teatrais e na realização de
atividades escritas".
Veja também:
O Telefone Celular e as Gerações Baby Boomers , X, Y e Z. Quem escapa da nova droga do século XXI?
Referências (sites pesquisados)
Uol Noticias. Vício em tablets dificulta aprendizado de crianças, alerta associação. 16/04/14.
Jornal Bem Paraná (PR). Tablets dificultam aprendizado das crianças. 15 de abril de 201