sexta-feira, 18 de abril de 2014

Tablets dificultam aprendizado das crianças. Alfabetização de crianças na Era das Tecnologias Digitais. O alfabeto para crianças de hoje. Os 21 anos da World Wide Web (www)

"Temo o dia que  a tecnologia vai se sobrepor à interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas".  Albert Einstein
Criada no final da década de 60 para fins militares, a Internet completa 21 anos. No dia 30 de abril de 1993, aconteceu algo que revolucionou completamente o mundo digital: o CERN publicou uma declaração dizendo  que disponibilizara a tecnologia  que dá acesso à World Wide Web  (www)  para qualquer pessoa, livre do pagamento de royalties.  A decisão de não cobrar royalties pelo uso da internet foi primordial para seu crescimento, e mudou drasticamente a forma  como nos comunicamos.

A partir daí, muitas foram  as transformações:  o mundo ficou pequeno e  virou uma "aldeia global". Era o início da Revolução Digital, que mudara a atual civilização humana.  É graças à web livre que podemos compartilhar fotos,  pensamentos e opiniões nas  redes sociais, baixar música, assistir  vídeos, ler textos...   

Nesta linha do tempo da Internet traçamos um pouco da sua  história, relatando  como ela surgiu e a revolução  que fez na forma como as pessoas aprendem,  ensinam, se comunicam, se relacionam, se divertem. E a escola ? como deverá lidar com as crianças e os jovens desta Era ? E o alfabeto, como deve ser ensinado a esta  geração de Cybernéticos, 100% imagéticos? Como alfabetizar as crianças da Era Digital? Veja as imagens a seguir, leia os textos que seguem e forme seu juízo. Boas reflexões ! 
Tablet 
    Tablets dificultam aprendizado das crianças
É o que afirma Associação de Professores e Acadêmicos do Reino Unido. A instituição diz que o uso intensivo de tablets dificulta o desenvolvimento motor.  Veja as imagens a seguir, leia os textos que seguem.
Antes, conheça um pouco da rotina dos Nativos Digitais, assistindo ao vídeo de quatro minutos. https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gy6ifj9oUEE#!
2014


Uma autêntica Nativa Digital 
Ladrões invadem a casa, roubam tudo, vão embora, mas Madame não viu nada. Está navegando na Internet 
Procura-se alguém para bater uma bolinha ! 
Crianças da Etiópia, um país muito pobre do Nordeste  da
África,  divertem -se  com o tablet

Crianças usando tablets como aliados de ensino numa escola infantil 
de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do Brasil.

“Temo o dia que a tecnologia vai se sobrepor à interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas.”
                                                                  Albert Einstein

               O dia que Albert Einstein tanto temia finalmente chegou...
Um dia na praia.
Torcendo pelo time favorito.
Num Jantar com os amigos
Casal  no restaurante. 
Num encontro  com a melhor amiga.
Visita ao  museu com amigas 
Passeio de carro para curtir a paisagem com amigos e  familiares. 

                            Tablets dificultam aprendizado das crianças
"Temos visto crianças com conhecimentos ótimos em computação, mas isso acaba descompensado pela falta de prática com atividades com papel e lápis. Como estão acostumados com a internet, eles confiam sempre na ajuda instantânea proporcionada pela rede", afirmou. 

Além da falta de habilidade em atividades escolares, o "vício" em eletrônicos tem afetado a saúde das crianças, segundo a associação. Há as que chegam cansadas por jogarem a noite toda, as que não fazem nenhum tipo de atividade física e as que desenvolvem LER (lesão por esforço repetitivo)".
Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/16/vicio-em-tablet-tem-dificultado-aprendizado-de-criancas-alerta-associacao.htm#fotoNav=10
Incentivar  as crianças a usar tablets precocemente,  tem afetado o aprendizado dos pequenos, assegurou a Associação de Professores e acadêmicos do Reino Unido (ATL), durante conferência dos profissionais de Educação realizada em Manchester (Reino Unido). A instituição diz que o uso intensivo de tablets dificulta o desenvolvimento motor, o que tem atrapalhado em tarefas como a escrita, por exemplo.  De acordo com pesquisa feita pela associação, a "onipresença" desse eletrônico está ligado ao baixo desempenho Escolar, alta irritabilidade e falta de interesse em outras atividades que não estejam relacionadas com a internet. 

Membros da associação aconselharam pais e Professores a restringirem o acesso desenfreado a tablets. "Tenho conversado com Professoras de Pré-Escola e elas têm mostrado preocupação com o crescente número de crianças que sabem mexer em um tablet, mas têm pouca ou nenhuma coordenação motora para brincar com blocos montáveis", disse Colin Kinney, representante da ATL na Irlanda do Norte. Kinney disse que é comum alguns pais se orgulharem sobre a habilidade dos filhos com tablets.  No entanto, essas crianças não conseguem socializar com os outros colegas. Também é comum que os Alunos apresentem problemas em decorar textos para peças teatrais e na realização de atividades escritas". 

Veja também:

O Telefone Celular e as Gerações Baby Boomers , X, Y e Z. Quem escapa da nova droga do século XXI?

Referências (sites pesquisados)
Uol Noticias. Vício em tablets dificulta aprendizado de crianças, alerta associação. 16/04/14. 
Jornal Bem Paraná (PR). Tablets dificultam aprendizado das crianças. 15 de abril de 201