sábado, 3 de outubro de 2015

Cultura Africana. O Mito da Criação do Mundo na Mitologia Iorubá. Significados de Mito e Mitologia. Dados Políticos e Geográficos da África. Atividades

Esculturas -  Orixás 

Todos os povos e civilizações buscam conhecer como surgiu o Universo e tudo que nele há. Por isso, todas as sociedades humanas têm seus mitos sobre a criação do mundo e do Ser humano. 

O estudo da origem do Universo   é chamado  cosmogonia.  Para nós professores  é uma boa estratégia para  mostrar aos alunos a importância de respeitar as diferenças religiosas e culturais dos diferentes povos da terra, estudando as semelhanças e diferenças  entre  as várias  mitologias.

A  África é um continente muito grande, marcado por diversidades humanas, geográficas, econômicas e culturais.  Como ocorre com todos os povos e civilizações da Terra, os mitos dos povos africanos tentam   explicar a origem do mundo, do homem, da mulher, dos animais e de todas as coisas. 

Estes mitos são  influenciados pelas tradições ancestrais das tribos e povos africanos, como podemos constatar ao estudar a mitologia  egípcia (o Egito fica no Norte da África),  a mitologia iorubá etc.  Portanto, não se pode falar em mitologia africana no singular, mas mitologias africanas, pois o continente é plural em todos os aspectos.  

Aspectos  políticos, sociais  e culturais da África 

A organização  social na África varia de uma região para outra.  Seus sistemas sociais vão de sociedades estratificadas, onde algumas ainda praticam  a escravidão, até comunidades sem classes sociais, tal como ocorria na Pré-história. 
Algumas  sociedades dividem-se em patriarcal (o homem é o chefe da família) e outras em  matriarcal (a mulher é a chefe da família).   
Aantigas  tribos conservam suas crenças   ancestrais. A  prática do politeísmo (crença em vários deuses) une a maioria dos africanos no  culto aos antepassados e divindades  como os orixás.  

A tradição oral passada de geração  geração rege as crenças,  costumes,  condutas e comportamentos. Na África também se pratica religiões monoteístas (crença num só Deus),  a exemplos do Cristianismo e do Islamismo.

O povo yoruba  formavam dois reinos:  Ife  e  Oyo, situadas no sul da  atual Nigeria. O reino  Oyo adquiriu  um vasto territorio, tornando-se Império, no l século XVII. 
Os dois  reinos foram os responsáveis pela  homogeneidade linguística e cultural  de suas comunidades, além do  reconhecimento de seus antepassados  fundadores. 

Cada rei  lutava para  deixar a  seu sucessor um  reino mais extenso, mas, praticavam uma política  de tolerância que favorecia um clima de  trocas, enriquecendo-o culturalmente, resultando unidade da civilização  yoruba, por meio da aceitação das diferenças de seus povos

Significados de  Mito e Mitologia


Segundo o dicionário do Aurélio (1985, p.1143),  a palavra  mito vem do grego mythos, 'fábula' pelo latim mythu.  É uma forma de pensamento oposta à do pensamento lógico e científico. Na ausência de uma explicação científica para entender os fenômenos da natureza,  ocorre a  representação  exagerada  de fatos ou personagens reais., que  se  propaga por meio da oralidade, dando origem aos mitos.  

Prosseguindo, Aurélio  diz que a  palavra  mitologia vem do  grego mythología, e significa história fabulosa dos deuses, semideuses e heróis da antiguidade greco-romana; é o conjunto dos mitos próprios de um povo, de uma civilização, de uma religião: mitologia hindu; mitologia grega. 

Ciência, estudo ou tratado  acerca das origens,  desenvolvimento e significação 
dos mitos.  Resumindo, Mito é uma narrativa tradicional de caráter religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. 

O Mito da Criação do Universo na Cosmogonia Iorubá

Orixás dançando 

Os diferentes povos africanos, assim como os indígenas e outros,  têm seus próprios mitos para explicar os fenômenos da natureza. 

Destacaremos a mitologia do povo iorubá, habitantes da atual Nigéria, cujo deus supremo é Olorun, também  conhecido como Olodumaré, o deus  criador de tudo o que existe.  

Olorun criou o mundo, todas as águas e terras e todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e animais de todas as cores e tamanhos. Olorun não aceita oferendas, pois tudo o que existe na Terra  já lhe pertence. 

O Mito da Criação do Homem na Mitologia Iorubá 

Depois de criar todas as coisas, Olorun  ordenou a Oxalá que criasse o homem. Oxalá criou o homem a partir do ferro e depois da madeira, mas ambos eram rígidos demais. 

Criou o homem de pedra - era muito frio. Tentou a água, mas o ser não tomava forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se consumiu no próprio fogo. Fez um ser de ar que depois de pronto retornou ao que era, ou seja,  apenas ar. Tentou, ainda, o azeite e o vinho sem êxito.

Triste pelas suas tentativas fracassadas, Oxalá sentou-se à beira do rio, de onde Nanã emergiu indagando-o sobre a sua preocupação. Oxalá fala sobre o seu insucesso. 
Nanã mergulha e retorna da profundeza do rio e lhe entrega lama. Mergulha novamente e lhe traz mais lama. Oxalá, então, cria o homem e percebe que ele é flexível, capaz de mover os olhos, os braços, as pernas e, então, sopra-lhe a vida.
Orixá Ogum
Principais Orixás (Divindades Africanas)

Exu, orixá guardião dos templos, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos.
Ogum, orixá do ferro, guerra, e tecnologia.
Oxóssi, orixá da caça e da fartura.
Oxalá - é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana.
Logunedé, orixá jovem da caça e da pesca
Xangô, orixá do fogo e trovão, protetor da justiça.
Oxumarê, orixá da chuva e do arco-íris.
Ossaim, orixá das ervas medicinais e seus segredos curativos.
Oyá ou Iansã, orixá feminino dos ventos, relâmpagos, tempestade, e do Rio Níger
Oxum, orixá feminino dos rios, do ouro e amor.
Iemanjá ou Yemanjá, orixá feminino dos lagos, mares e fertilidade, mãe de todos os Orixás de origem yorubana.
Nanã, orixá feminino das águas das chuvas, dos pântanos e da morte, mãe de Obaluaiyê, Iroko, Oxumarê e Ewá, orixás de origem daomeana.
Obá, orixá feminino do rio Oba, uma das esposas de Xangô juntamente com Oxum e Iansã.

Dados Políticos e Geográficos da África

A África é o terceiro maior continente da Terra, depois da Ásia e da América. Ocupa uma área de 30 milhões de km2, cobrindo 20,3% da área total de terra firme do Planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra, depois da Ásia. 

Possui mais de 800 milhões de habitantes distribuídos em 54 países. A exemplo do Brasil, alguns países da África, também foram colonizados por Portugal, e por isso falam português. São eles: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e  as ilhas de São Tomé e Príncipe, além da Guiné Equatorial.  Observe o mapa múndi. Localize a África.

Países  da África e  suas Capitais


Dos 54 países independentes que a África possui, 48 são continentais e 6 são insulares (ilhas). Conheça os países  independentes da África e suas respectivas capitais. Os países em marrom foram colônias de Portugal, portanto, falam português, como nós brasileiros
Países Continentais  África do Sul (Cidade do Cabo)
 Angola (Luanda) 
 Argélia (Argel)
 Benin (Porto Novo)
 Botsuana (Gaborone)
 Burquina Fasso (Uagadugu)
 Burundi (Bujumbura)
 Camarões (Iaundê)
 Chade (Ndjamena)
 Congo, ex-Zaire (Kinshasa)
 Congo, República (Brazzaville)
 Costa do Marfim (Abidjan)
 Djibuti (Djibouti)
 Egito (Cairo)
 Eritréia (Asmará)
 Etiópia (Addis Abeba)
 Gabão (Libreville)
 Gâmbia (Banjul)
 Gana (Acra)
 Guiné (Conacri)
 Guiné-Bissau (Bissau) 
 Guiné Equatorial (Malabo)
 Lesoto (Maseru)
 Libéria (Monróvia)
 Líbia (Trípoli)
 Malauí (Lilongüe)
 Mali (Bamaco)
 Marrocos (Rabá)
 Mauritânia (Nuakchott)
 Moçambique (Maputo) 
 Namíbia (Windhoek)
 Níger (Niamei)
 Nigéria (Abuja)
 Quênia (Nairóbi)
 República Centro-Africana (Bangui)
 Ruanda (Kigali)
 Saara Ocidental (El Aain)
 Senegal (Dacar)
 Serra Leoa (Freetown)
 Somália (Mogadíscio)
 Suazilândia (Lobamba)
 Sudão (Cartum)
 Tanzânia (Dodoma)
 Togo (Lomé)
 Tunísia (Túnis)
 Uganda (Campala)
 Zâmbia (Lusaka)
 Zimbábue (Harare)


Países Insulares (ilhas)

 Ilha de Madagascar (Antananarivo)
 Ilhas de Cabo Verde (Cidade de Praia) 
 Ilhas de Comores (Moroni)
 Ilhas Maurício (Port Louis)
 Ilhas São Tomé e Príncipe (São Tomé)
 Ilhas Seychelles (Vitória)
Fonte: http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Africa/

MAPA POLÍTICO  DA ÁFRICA   ATUAL 



ATIVIDADES  

1. Você sabia que os gregos antigos tinham tantos deuses, que por medo de desagradar algum, tinham um altar dedicado ao deus desconhecido ?  
Quais as mitologias que você já estudou? Você já conhecia a mitologia africana? Acha importante seu estudo. Qual a sua opinião? 

2. Você sabia que o Egito fica n Norte da África ? Observe no mapa. Cite os países que ficam no norte da África. 
3. Quais os países da África que falam o português? Porquê? 
4. Você conhece a mitologia judaico-cristã ? Pesquise-a para responder como os cristãos e os judeus explicam a origem do mundo. 
5. Como são chamadas as divindades  adoradas pelo povo iorubá, habitantes da atual Nigéria?  Cite nomes de quatro.  Localize a Nigéria no mapa da África. 
6. Faça um resumo do mito iorubá sobre a criação do mundo e do homem.  

Sites consultados
http://ahduvido.com.br/a-criacao-e-o-fim-do-mundo-em-diversas-culturas
http://www.buala.org/pt/a-ler/bijagos-sociedade-matriarcal
http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Africa/
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2547-8.pdf
http://super.abril.com.br/historia/a-criacao-do-mundo
http://www.infoescola.com/mitologia/o-que-e-mitologia/
http://arquivo.geledes.org.br/patrimonio-cultural/artistico-esportivo/artes/um-outro-olhar/21471-outro-olhar-o-que-voce-sabe-sobre-mitologia-africana?fb_locale=pt_PT
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/musica-e-cultura-todo-povo-tem-a-sua-musica.htm
Todas as imagens são do Google