quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Conheça os 12 felinos mais populares do mundo: gato doméstico, tigre, leão, onça-pintada, leopardo-das-neves, lince-ibérico, serval e jaguatirica. Atividades

Gatos: os preferidos da Internet
Quem não ama um bom felino? Quem não  se impressiona com  a ferocidade e a beleza dos tigres ? Os felídeos 
constituem uma  família  de animais mamíferos da ordem dos carnívoros.    A espécie mais comum  no mundo inteiro é o gato doméstico, que já convive com os seres humanos  há mais de  10 mil anos. Existem muitas outras espécies selvagens, como os tigres, leões, onças-pintadas, leopardos, Guepardos, onças-suçuaranas,  linces e jaguatiricas. Vamos conhecer estes felinos ? Veja como são belos !
Gato-vermelho-de-bornéu 
Gato doméstico


 Gato Preto 


JAGUATIRICA - também conhecida como gato-açu ou  gato-do-mato-grande ou simplesmente gato-do-mato é um mamífero carnívoro da família Felidae e do  gênero dos Leopardus.


LEÃOOs leões são conhecidos como  rei dos animais. Essa espécie temerosa de felino é atualmente encontrada na África subsaariana e na Ásia.




TIGRE    Os tigres são conhecidos por sua força e poder. 
 As espécies que sobreviveram estão distribuídas pela Ásia.


ONÇA-PINTADAA onça-pintada é um felino que vive no continente americano (do sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina). No Brasil é encontrada  na Amazônia e no Pantanal, mas está ameaçada de extinção.

Também conhecida como jaguar, a onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo, atrás do tigre e do leão. Ela tem mandíbulas tão fortes que suas mordidas podem quebrar até mesmo ossos e cascos de tartaruga. A mordida da onça-pintada é duas vezes mais poderosa do que a de um leão!
GUEPARDO O guepardo é considerado o mais rápido dos felinos. É encontrado em sua maioria na África, em savanas, e pode alcançar velocidades de 100 quilômetros por hora (km/h).


 Apesar de serem rápidos, os guepardos, também conhecidos como chitas, não costumam correr grandes distâncias. 

 LINCE-IBÉRICO O lince-ibérico é atualmente o felino mais ameaçado do mundo. Graças a um conjunto crescente de projetos que visam a sua conservação, parece estar se recuperando. Ele vive apenas na Península Ibérica (PORTUGAL E ESPANHA, AO SUL DA EUROPA), onde habita zonas que combinam áreas ricas em arbustos, para abrigo, e áreas mais abertas, que lhe proporcionam alimento.

SERVAL - Os SERVAIS  habitam áreas pouco arborizadas em savanas, na proximidade de água, na África subsaariana. Parente próximo do leão e do guepardo, o serval pode saltar até 3 metros e apanhar aves em voo.



Fonte: Post adaptado do texto da jornalista brasileiraa Natasha Romanzoti publicado pelo site HipeScience. Disponível em:  

Atividades

1. Quais os felinos citados no texto ? 
2. Alguns felinos vivem nas casas das pessoas. Qual o felino mais popular do mundo nos dias atuais  ?
3. Qual o felino que mais lhe impressionou ? Porque?
4. Crie uma historinha baseada nas imagens que você vê neste post. Boa sorte !