As antigas sabedorias dos povos africanos vêm sendo
contadas de boca em boca por sucessivas gerações, percorrendo as diferentes
paisagens do continente ou cantadas em praça pública, contribuindo para
conservar e transmitir a memória oral ensinadas
como lições de vida às gerações mais novas. São histórias de caçadores e agricultores,
bruxas e feiticeiros, reis e princesas, heróis que atravessam a mata para
cumprir seus destinos.
É com o propósito de destacar a importância de se transmitir aos mais jovens valores fundamentais de respeito aos antepassados, à natureza, aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, como pregavam os revolucionários da França de 1789 (Revolução Francesa), que apresentamos algumas lendas africanas e a força dos tambores que cruzaram o Oceano Atlântico e chegaram ao Brasil.
Cada país, cada povo, cada região tem suas tradições, seus costumes, sua cultura. As histórias, lendas, danças, artes e maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular.
Cada país, cada povo, cada região tem suas tradições, seus costumes, sua cultura. As histórias, lendas, danças, artes e maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular.
“Cultura popular são as manifestações dos costumes, crenças e atividades artísticas produzidas pelo povo e passadas livremente de geração a geração." A cultura brasileira é muito rica, porque tem a influência de vários povos que contribuíram para a nossa formação, como os portugueses, os indígenas e os africanos.
Iremos contar um pouco da força da mitologia e a riqueza cultural da África e de seus povos, destacando contos e lendas sobre instrumentos musicais de origem africana e lendas dos Orixás, Deuses da África.
Iremos contar um pouco da força da mitologia e a riqueza cultural da África e de seus povos, destacando contos e lendas sobre instrumentos musicais de origem africana e lendas dos Orixás, Deuses da África.
Para melhor compreensão do que iremos estudar, vamos primeiro tentar entender os gêneros textuais: mito, fábula, conto
e lenda. Eles fazem parte da literatura popular, a qual é transmitida
oralmente, de geração a geração. Os mitos, histórias, lendas, provérbios e adivinhações fazem parte da literatura popular,que é tão apreciada no mundo inteiro, por diferentes povos. Vamos conhecer esses gêneros:
1) Mito - não é o mesmo que fábula, conto de
fada ou lenda. Mitos - são narrativas utilizadas pelos
povos antigos para explicar fatos da vida real e fenômenos da natureza
que não eram compreendidos por eles, a exemplo do Mito da Criação do Mundo
(Cosmologia).
Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses, semi-deuses e heróis para explicar a origem das coisas. Está relacionado com uma dada cultura e/ou religião e procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de criaturas sobrenaturais, como: deuses, semi-deuses e heróis.
Um dos objetivos do mito, portanto, é explicar pela imaginação e pela fantasia, fatos que a ciência não explica. Todos os povos possuem seus mitos. Alguns assuntos como a criação do mundo, deram origem a vários outros, fazendo com que os vários povos da Terra tenham a sua própria explicação para a origem do mundo.
Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses, semi-deuses e heróis para explicar a origem das coisas. Está relacionado com uma dada cultura e/ou religião e procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de criaturas sobrenaturais, como: deuses, semi-deuses e heróis.
Um dos objetivos do mito, portanto, é explicar pela imaginação e pela fantasia, fatos que a ciência não explica. Todos os povos possuem seus mitos. Alguns assuntos como a criação do mundo, deram origem a vários outros, fazendo com que os vários povos da Terra tenham a sua própria explicação para a origem do mundo.
Mitologia é o estudo e interpretação do mito e
do conjunto de mitos de uma determinada cultura. Exemplos: mitologia grega, mitologia romana,
mitologia africana e mitologia egípcia (do Egito - país situado no Norte
da África).
2) Fábula - é uma narrativa curta que traz uma reflexão sobre os valores humanos, onde
os animais são os personagens principais e os seres humanos podem não estar
presentes na história. Na fábula os animais falam, pensam e agem como seres humanos. O objetivo da fábula é transmitir um ensinamento, criticar uma determinada maneira de agir e de se comportar com o outro. Por isso, a fábula sempre termina com uma lição de moral.
Veja no exemplo da fábula a raposa e as uvas, animal que é sempre mostrado
como muito esperto. Veja também o leão e o rato.
A Raposa e as Uvas
Uma raposa faminta entrou num terreno onde havia uma parreira cheia de uvas maduras, cujos cachos se penduravam muito alto, bem acima de sua cabeça. A raposa não resistiu à tentação de chupar aquelas uvas mas, por mais que pulasse, não conseguia abocanhá-las. Cansada de tanto pular, olhou mais uma vez os apetitosos cachos de uvas e disse: ESTÃO VERDES ...
Moral da história: é fácil desdenhar daquilo que não se alcança.
O Leão e o Rato
Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou
correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para
matá-lo, quando o Rato suplicou:
- Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia
retribuir sua bondade.
Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo. Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada
por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia
mexer-se. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até
deixá-lo livre. Então disse:
- O senhor riu da ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca
esperava receber de mim qualquer favor
em troca do seu. Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir
um favor a um poderoso Leão.
Moral da história: Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados.
“Quem conta um conto, aumenta um ponto.”, diz o dito popular.
3) Conto - é uma
narração breve de um acontecimento. Em geral, não apresenta divisão em
capítulos. O conto é curto e direto. Tem estrutura fechada e um número reduzido
de personagens. As características a seguir, servem para nos ajudar a identificar esse gênero literário, tão popular.
O conto é uma forma de contar e passar adiante
nossas histórias. Narra um fato inusitado, ou seja, que não é comum, mas que pode ocorrer na vida das pessoas. Por isso
atrai leitores de todas as idades e níveis intelectuais. Sua linguagem é simples,
direta, acessível e dinâmica.
É uma narrativa linear e curta no tamanho e no tempo. As ações se passam em um só espaço, tem um único eixo temático e um conflito. Todas as ações se encaminham direto para o desfecho final. O primeiro grande contista brasileiro foi Machado de Assis, que se revela no início do Realismo, e seu nome se tornaria consagrado pelo brilhantismo com que dominava as palavras.
Alguns autores falam de contos alegóricos, os contos fantásticos, os contos satíricos, os contos de fadas, entre outros.
O
conto de fada é uma história fictícia, ou seja, não é real, que traz elementos ou criaturas mágicas (era uma vez...). Os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. É comum o uso de príncipes e princesas. A linguagem é simples e
direta possuindo apenas um clímax. Exs:
O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio, A Lenda do Tambor Africano - O Sonho dos Macaquinhos, que você vai ler aqui, entre tantos outros que existem. É uma narrativa linear e curta no tamanho e no tempo. As ações se passam em um só espaço, tem um único eixo temático e um conflito. Todas as ações se encaminham direto para o desfecho final. O primeiro grande contista brasileiro foi Machado de Assis, que se revela no início do Realismo, e seu nome se tornaria consagrado pelo brilhantismo com que dominava as palavras.
Tipos de contos
Alguns autores falam de contos alegóricos, os contos fantásticos, os contos satíricos, os contos de fadas, entre outros.
4) Lenda- é uma narrativa de caráter fantasioso transmitida pela tradição oral de geração a geração, através dos tempos. Na maioria das vezes, as lendas surgem a partir de acontecimentos verdadeiros, que procuram explicar pela imaginação fatos que os seres humanos não conseguem explicar pela razão.
As personagens das lendas nem sempre são seres humanos. Existem elementos da flora (animais), da fauna (plantas) , seres mágicos, monstros, pessoas e seres fantásticos. A principal característica da lenda é ser oral. Não se conhece o autor dessas narrativas. É cultura popular. Isso explica o porquê de existir várias versões para uma mesma história contada em lugares diferentes.
No Brasil, de norte a sul, há muitas lendas, cada qual com sua tônica regional. São lendas de origem africana, indígena e portuguesa. Assim, os costumes, valores e cultura de um povo, podem ser estudados através da análise de suas lendas. Com base nessas leituras, podemos conhecer diferentes visões de mundo que mantém viva a tradição dos povos.
Vamos agora conhecer um pouco da cultura oral africana, através de seus contos e de suas lendas. Bons estudos !
As personagens das lendas nem sempre são seres humanos. Existem elementos da flora (animais), da fauna (plantas) , seres mágicos, monstros, pessoas e seres fantásticos. A principal característica da lenda é ser oral. Não se conhece o autor dessas narrativas. É cultura popular. Isso explica o porquê de existir várias versões para uma mesma história contada em lugares diferentes.
No Brasil, de norte a sul, há muitas lendas, cada qual com sua tônica regional. São lendas de origem africana, indígena e portuguesa. Assim, os costumes, valores e cultura de um povo, podem ser estudados através da análise de suas lendas. Com base nessas leituras, podemos conhecer diferentes visões de mundo que mantém viva a tradição dos povos.
Vamos agora conhecer um pouco da cultura oral africana, através de seus contos e de suas lendas. Bons estudos !
Contos e Instrumentos Musicais de Origem Africana
Os
instrumentos de origem africana têm uma
alegria pulsante em sua batida.
Muitas são as
lendas africanas sobre a origem dos seus instrumentos musicais, que quando tocam nos fazem sentir seu som
vibrando em todas
as partes de
nosso corpo. Vamos conhecer
alguns desses instrumentos, começando pelo tambor.
O tambor é um instrumento musical de percussão, que é formado por um tipo de caixa arredondada vazia, coberta por uma espécie de pele. Quando batemos sobre a pele, produzimos um som interessante, por causa da vibração que a pele faz ao receber a batida. O conto abaixo, chamado “a origem do tambor”, vem de um país africano chamado Guiné Bissau e vai nos contar como esse instrumento surgiu.
A Lenda do Tambor Africano: o sonho dos macaquinhos. Conto africano que vem da Guiné Bissau
Dizem na Guiné que
a primeira viagem
à lua foi
feita pelo macaquinho
de nariz branco. Segundo contam as pessoas, certo
dia, os macaquinhos
de nariz branco
resolveram fazer uma
viagem à lua
para trazê-la até
a terra. Tentaram
de todas as
formas subir até
a lua, mas
não tinham sucesso,
até que um deles, o menor de todos, teve a ideia de
subirem uns por cima dos outros para tentar chegar à Lua.
Porém, a pilha de macacos desmoronou e todos
caíram, menos o menor, que ficou pendurado na Lua. Esta lhe deu a mão e o
ajudou a subir. A Lua gostou tanto dele que lhe ofereceu, como presente, um
tamborinho.
O macaquinho foi ficando por lá, até que começou a sentir saudades de casa e resolveu pedir à Lua que o deixasse voltar.
O macaquinho foi ficando por lá, até que começou a sentir saudades de casa e resolveu pedir à Lua que o deixasse voltar.
A Lua o amarrou ao tamborinho para descê-lo pela
corda, pedindo a ele que não tocasse antes de chegar à Terra e, assim que
chegasse, tocasse bem forte para que ela cortasse o fio.
O Macaquinho foi descendo feliz da vida, mas na metade do caminho, não resistiu e tocou o tamborinho. Ao ouvir o som do tambor a Lua pensou que o Macaquinho houvesse chegado à Terra e cortou a corda.
O Macaquinho foi descendo feliz da vida, mas na metade do caminho, não resistiu e tocou o tamborinho. Ao ouvir o som do tambor a Lua pensou que o Macaquinho houvesse chegado à Terra e cortou a corda.
O Macaquinho
caiu e, antes de morrer, ainda pode dizer a uma moça que o encontrou, que
aquilo que ele tinha era um tamborinho, que deveria ser entregue aos homens do
seu país. A moça foi logo contar a todos sobre o ocorrido. Vieram pessoas
de todo o país e, naquela terra africana, ouviam-se os primeiros sons de
tambor.
Conheça outros instrumentos musicais de origem afro-brasileira
AGOGÔ
Instrumento musical de percussão de
origem africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um cone
metálico em cada uma das pontas.
Estes cones são de tamanhos diferentes, portanto
produzindo sons diferentes que também são produzidos com o auxílio de um
ferrinho que é batido nos cones. Também faz parte da "BATERIA" da roda de
capoeira. O termo agogô pertence a língua nagô e vem do vocábulo agogô, que
quer dizer sino.
O Bongô Africano Artesanal - é um instrumento musical do tipo membra-fone composto por dois pequenos tambores unidos entre si. Em sua forma moderna, no final do século XIX chegou a Cuba, sendo tocado nos bailes de salsa.
GANZÁ (reco-reco do Brasil)
O ganzá é um dos instrumentos mais conhecidos de origem africana. geralmente o chamamos de chocalho. Ele é super fácil de fazer e tem um som bem gostoso.
O CAXIXI
O caxixi é
um instrumento idiofone (o som é
provocado pela vibração) do tipo chocalho, originário
da Região do Congo-Angola, África. Tem o formato de um pequeno cesto de
palha trançada, em forma de campânula.
Pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo
ou triplo. A abertura é fechada por uma rodela de cabaça. Tem uma alça no vértice. Possui pedaços de
acrílico, arroz ou sementes secas na parte interna para emitir os sons. É usado
principalmente como complemento do berimbau.
Desafio dos instrumentos
musicais: faça você mesmo o seu instrumento musical
Ganzá: vamos fazer um ? Mãos à obra !
MATERIAL: 2 latas vazias; grãos de milho; fitas adesivas coloridas.
COMO FAZER
SEU GANZÁ (Instruções):
Lave as latas e retire os rótulos; seque-as bem e coloque os grãos de milho dentro de uma das latas; junte a outra lata e prenda as duas com fita adesiva; passe fitas adesivas coloridas por todo o seu ganzá, para que ele fique bem bonito e bem alegre. Agora é só chacoalhar o seu ganzá - e o corpo também! Vamos lá !
OSSAIN, o Senhor das Folhas
Xangô, cujo temperamento é impaciente, guerreiro e imperioso, irritado por esta
Lave as latas e retire os rótulos; seque-as bem e coloque os grãos de milho dentro de uma das latas; junte a outra lata e prenda as duas com fita adesiva; passe fitas adesivas coloridas por todo o seu ganzá, para que ele fique bem bonito e bem alegre. Agora é só chacoalhar o seu ganzá - e o corpo também! Vamos lá !
Lendas Africanas dos Orixás, Deuses da África
As
lendas aqui citadas foram catalogadas pelo fotógrafo francês Pierre
Verger, que viveu durante muitos anos na
Bahia e viajou por dezessete anos pela África Ocidental. Você poderá ler e conhecer essas lendas no link que iremos disponibilizar.
Há muitas lendas africanas que contam as histórias e as aventuras dos Orixás, os deuses da África, como acontece com as aventuras contadas na mitologia grega e romana sobre os deuses daqueles povos antigos, que você estuda nos livros de história.
A história de Oxum, as lendas de Oxossi e de Oxaguian, de Ogum, o deus do ferro. As origens de Xangô, de Iemanjá e de Obaluaê, enfim.
Conheça agora a lenda de OSSAIN, o senhor das virtudes das folhas, plantas medicinais e litúrgicas.
Ossaniyn, Ossaim, Ossãe, Ossain (como se escreve habitualmente) é o Vodun da caça e das florestas e conhece os segredos das folhas. É filho de Nanã com Oxalá. Comanda as folhas medicinais e litúrgicas chamadas de folhas sagradas, usadas nos ritos do candomblé que são utilizadas numa mistura especial de nome abô.
Cada Orixá tem a sua folha, mas só Ossaim detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há axé. Portanto, sem ela nenhuma cerimônia religiosa é possível. Vamos conhecer agora a lenda desse Orixá, deus africano das folhas - Ossain.
Há muitas lendas africanas que contam as histórias e as aventuras dos Orixás, os deuses da África, como acontece com as aventuras contadas na mitologia grega e romana sobre os deuses daqueles povos antigos, que você estuda nos livros de história.
A história de Oxum, as lendas de Oxossi e de Oxaguian, de Ogum, o deus do ferro. As origens de Xangô, de Iemanjá e de Obaluaê, enfim.
Conheça agora a lenda de OSSAIN, o senhor das virtudes das folhas, plantas medicinais e litúrgicas.
Ossaniyn, Ossaim, Ossãe, Ossain (como se escreve habitualmente) é o Vodun da caça e das florestas e conhece os segredos das folhas. É filho de Nanã com Oxalá. Comanda as folhas medicinais e litúrgicas chamadas de folhas sagradas, usadas nos ritos do candomblé que são utilizadas numa mistura especial de nome abô.
Cada Orixá tem a sua folha, mas só Ossaim detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há axé. Portanto, sem ela nenhuma cerimônia religiosa é possível. Vamos conhecer agora a lenda desse Orixá, deus africano das folhas - Ossain.
OSSAIN, o Senhor das Folhas
Ossain
receberá de Olodumaré o segredo das folhas.
Ele
sabia que algumas delas traziam a calma ou o vigor.
Outras,
a sorte, a glória, as honras ou ainda, a miséria, as doenças e os acidentes.
Eles
dependiam de Ossain para manter sua saúde ou para o sucesso de suas
iniciativas.
Xangô, cujo temperamento é impaciente, guerreiro e imperioso, irritado por esta
desvantagem,
usou de um ardil para tentar usurpar a Ossain a propriedade das folhas.
Falou
dos planos à sua esposa Iansã, a senhora dos ventos. Explicou-lhe que, em
certos dias
Ossain pendurava, num galho de Iroko, uma cabeça contendo suas filhas mais poderosas.
Desencadeie
uma tempestade bem forte num desses dias”, disse-lhe Xangô.
Iansã
aceitou a missão com muito gosto.
O vento
soprou as grandes rajadas,
Levando
o telhado das casas,
Arrancando
as árvores,
Quebrando
tudo por onde passava e,
O fim
desejado, soltando a cabaça do galho onde estava pendurada.
A cabaça
rolou para longe e todas as folhas voaram.
Os
orixás se apoderaram de todas.
Cada um
tornou-se dono de algumas delas,
Mas,
Ossain permaneceu senhor do segredo de suas virtudes
E das
palavras que devem ser pronunciadas
Para
provocar sua ação.
E,
assim, continuou a reinar sobre as plantas
Como
senhor absoluto.
Graças ao poder (axé) que possui sobre elas.
Conheça neste blog as Lendas Indígenas. Clique no link abaixo:
19 de Abril é o dia nacional do Índio. A Lei 11. 645 e o ensino da cultura indígena e Afro-brasileira nas Escolas. Lendas Indígenas
Cite os principais Orixás africanos.
Referências. A principal fonte de pesquisa foi o Google. Desativei alguns links que não estavam respondendo, em 22/05/2023 Osanyin ou Ossaim. Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osanyin
GRANATIC , Branca; ALMEIDA, Vera. Linguagens em sintonia, língua portuguesa. Ed scipione, 5ª série/6º ano., páginas 70 a
74.
Todas as Imagens são do Google, bem como a maior parte das pesquisas do presente conteúdo. Última atualização em 22/05/2023, ás 11:56 da manhã, quando apaguei vários links pesquisados, pois não estavam mais disponíveis. Pesquisei tudo pelo google, quando postei à época. Sou Professora de Cultura Afroindígena, da Rede Pública Estadual da Bahia. Qualquer contestação dos conteúdos aqui trabalhados, estou às ordens. Obrigada. |
CARLOS DE ASSUMPÇÃO – O maior poeta negro da historia do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência Negra Afro-brasileira, em celebração completou 87 anos de vida. CARLOS DE ASSUMPÇÃO nasceu 23 de maio de 1927 em Tiete- SP completando 87 anos de vida com sua família e amigos na cidade de Franca/SP onde nasceu (Abdias do Nascimento (14 de março de 1914 — Rio de Janeiro, 24 de maio de 2011 ) e nós da ORGANIZAÇÃO NEGRA NACIONAL QUILOMBO O. N. N. Q. FUNDADO 20/11/1970 (E diversas entidades e admiradores parabenizam o aniversario de 87 anos do mestre poeta negro Carlos Assumpção) tivemos a honra orgulho e satisfação de ligar para a histórica pessoa desejando felicidades, saúde e agradecer a Carlos de Assunpção pela sua obra gigante, em especial o poema o Protesto que para muitos é o maior e o mais significante poema dos afros brasileiros o Hino Nacional dos negros. “O Protesto” é o poema mais emblemático dos Afros Brasileiros e uns das América Negra, a escravidão em sua dor e as cicatrizes contemporâneas da inconsciência pragmática da alta sociedade permanente perversa no Poema “O Protesto” foi lançado 1958, na alegria do Brasil campeão de futebol, mas havia impropriedades e povo brasileiro era mal condicionado e hoje na Copa Mundial de Futebol no Brasil 2014 o poema “O Protesto” de Carlos de Assunpção está mais vivo com o povo na revolução para (Queda da Bas. Brasil.tilha) as manifestações reivindicatórias por justiça social econômica do povo brasileiro que desperta na reflexão do vivo protesto.
ResponderExcluirO mestre Milton Santos dizia os versos do Protesto e o discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. «I have a Dream» (Eu tenho um sonho) foram os dois maiores clamores pela liberdade, direitos, paz e justiça dos afros americanos. São centenas de jornalistas, críticos e intelectuais do Brasil e de todo mundo que elogia a (O Protesto) (Manifestação que é negra essência poderosa na transformação dos ideais do povo) obra enaltece com eloquência o divisor de águas inquestionável do racismo e cordialidade vigente do Brasil Mas a ditadura e o monopólio da mídia e manipulação das elites que dominam o Brasil censuram o poema Protesto de Carlos de Assunpção que é nosso protesto histórico e renasce e manifesta e congregam os negros e todos os oprimidos, injustiçados desta nação que faz a Copa do Mundo gastando bilhões para uma ilusão de um mês que poderá ser triste ou alegre para o povo brasileiro este mesmo que às vezes não tem ou economiza centavos para as necessidades básicas e até para sua sobrevivência e dos seus. No Brasil
.
.
ResponderExcluirPoema. Protesto de CARLOS DE ASSUMPÇÃO
Mesmo que voltem as costas
Às minhas palavras de fogo
Não pararei de gritar
Não pararei
Não pararei de gritar
Senhores
Eu fui enviado ao mundo
Para protestar
Mentiras ouropéis nada
Nada me fará calar
Senhores
Atrás do muro da noite
Sem que ninguém o perceba
Muitos dos meus ancestrais
Já mortos há muito tempo
Reúnem-se em minha casa
E nos pomos a conversar
Sobre coisas amargas
Sobre grilhões e correntes
Que no passado eram visíveis
Sobre grilhões e correntes
Que no presente são invisíveis
Invisíveis mas existentes
Nos braços no pensamento
Nos passos nos sonhos na vida
De cada um dos que vivem
Juntos comigo enjeitados da Pátria
Senhores
O sangue dos meus avós
Que corre nas minhas veias
São gritos de rebeldia
Um dia talvez alguém perguntará
Comovido ante meu sofrimento
Quem é que esta gritando
Quem é que lamenta assim
Quem é
E eu responderei
Sou eu irmão
Irmão tu me desconheces
Sou eu aquele que se tornara
Vitima dos homens
Sou eu aquele que sendo homem
Foi vendido pelos homens
Em leilões em praça pública
Que foi vendido ou trocado
Como instrumento qualquer
Sou eu aquele que plantara
Os canaviais e cafezais
E os regou com suor e sangue
Aquele que sustentou
Sobre os ombros negros e fortes
O progresso do País
O que sofrera mil torturas
O que chorara inutilmente
O que dera tudo o que tinha
E hoje em dia não tem nada
Mas hoje grito não é
Pelo que já se passou
Que se passou é passado
Meu coração já perdoou
Hoje grito meu irmão
É porque depois de tudo
A justiça não chegou
Sou eu quem grita sou eu
O enganado no passado
Preterido no presente
Sou eu quem grita sou eu
Sou eu meu irmão aquele
Que viveu na prisão
Que trabalhou na prisão
Que sofreu na prisão
Para que fosse construído
O alicerce da nação
O alicerce da nação
Tem as pedras dos meus braços
Tem a cal das minhas lágrima
Por isso a nação é triste
É muito grande mas triste
É entre tanta gente triste
Irmão sou eu o mais triste
A minha história é contada
Com tintas de amargura
Um dia sob ovações e rosas de alegria
Jogaram-me de repente
Da prisão em que me achava
Para uma prisão mais ampla
Foi um cavalo de Tróia
A liberdade que me deram
Havia serpentes futuras
Sob o manto do entusiasmo
Um dia jogaram-me de repente
Como bagaços de cana
Como palhas de café
Como coisa imprestável
Que não servia mais pra nada
Um dia jogaram-me de repente
Nas sarjetas da rua do desamparo
Sob ovações e rosas de alegria
Sempre sonhara com a liberdade
Mas a liberdade que me deram
Foi mais ilusão que liberdade
Irmão sou eu quem grita
Eu tenho fortes razões
Irmão sou eu quem grita
Tenho mais necessidade
De gritar que de respirar
Mas irmão fica sabendo
Piedade não é o que eu quero
Piedade não me interessa
Os fracos pedem piedade
Eu quero coisa melhor
Eu não quero mais viver
No porão da sociedade
Não quero ser marginal
Quero entrar em toda parte
Quero ser bem recebido
Basta de humilhações
Minh'alma já está cansada
Eu quero o sol que é de todos
Ou alcanço tudo o que eu quero
Ou gritarei a noite inteira
Como gritam os vulcões
Como gritam os vendavais
Como grita o mar
E nem a morte terá força
Para me fazer calar.
Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 –
quilombonnq@bol.com.br
gente você podem me dizer o que e contos africanos
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirconteúdo muito interessante
ResponderExcluirnota 1000
ResponderExcluirObrigada, anônimo. Adorei sua nota 1000 . kkkkkkk. Obrigada. Volte sempre!
Excluirpoderia melhorar
ResponderExcluirObrigada, anônimo. Qual a sua sugestão? Diga o que gostou e não gostou. Volte semrpe!
ExcluirObrigada. Volte sempre!
ExcluirObrigada, Fabiana Almeida. Volte sempre!
ExcluirNós gostamos muito do blog e principalmente a postagem sobre os orixás, que ate vamos apresenta sobre um especifico. Janine, Vanessa, Adriano Junior, Gabriela 1B vespertino
ResponderExcluirObrigada, Janine e sua equipe. Desejo que façam uma apresentação brilhante da oportuna temática sobre os Orixás, deuses da África, a Pátria Amada de mais da metade da população brasileira. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os negros representam 56% da população brasileira (11/08/2020).
Excluir.
]https://www12.senado.leg.br/noticias/videos/2020/08/negros-representam-56-da-populacao-brasileira-mas-representatividade-em-cargos-de-decisao-e-baixa#:~:text=Os%20negros%20representam%20a%20maioria,que%20re%C3%BAne%20pretos%20e%20pardos.
Fonte: Agência Senado
gostamos muito do conteúdo, bem informativo e será muito útil para o trabalho
ResponderExcluirGrupo: Cauê, Erick, Ellias, Júlio e Douglas 1B Véspertino, Colégio SerraValle
Obrigada, queridos alunos da equipe do líder Cauê! Boa Sorte, na apresentação!
ExcluirMuito bom o blog <3 grupo: YurI, Thalita,Ìcaro,Bianca,Joao 1b Vérspertino
ResponderExcluirObrigaga, queridos alunos do grupo 3, liderados por Yuri. Boa Sorte, na apresentaação!
Excluirgostamos muito do blog e o que foi abordado nele ,aprendemos muito e tirou todas as nossas duvidas. grupo: yasmin, carol, maria eduarda, ticiane e sirlane
ResponderExcluirObrigada, turma do grupo de Yasmin. Sucesso na apresentação!
Excluir