Os Índios já viviam aqui, quando chegaram europeus e depois os africanos. |
"Eu tenho um sonho. O sonho de
ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele."
Martin
Luther King em Washington, capital dos Estados Unidos, em 28 de
agosto de 1963, ao final de uma marcha em prol dos direitos civis das
minorias, no seu famoso discurso: “I have a dream”( eu tenho um
sonho...)
A História e a complexidade dos
povos indígenas e da população negra são reduzidas ao Descobrimento do Brasil
em 22 de Abril de 1500, a recepção a Pedro Álvares Cabral e sua frota pelos
nativos, e o período da Escravidão Negra. Daí em diante a nossa propalada diversidade
étnico-racial é ignorada nos bancos escolares, predominando a tentativa de se homogeneizar
a cultura brasileira aos parâmetros do eurocentrismo.
Folclore português. Os europeus presentes na cultura do Brasil |
Na
tentativa de mudar essa realidade foi aprovada em Janeiro de 2003 a Lei 10.639, que
altera a Lei das
Diretrizes e Bases da Educação (LDB), inserindo a história e
cultura afro-brasileira e africana como conteúdos obrigatórios da Rede de Ensino.
Em Março de 2008 foi publicada a Lei 11.645, que alterou a 10.639 para incluir o estudo dos povos indígenas no currículo oficial da Rede de Ensino, tornando obrigatória a temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”.
Além de combater o racismo essas leis permitem o enriquecimento do currículo escolar e o acesso a um mundo cultural rico e ainda desconhecido dos alunos, resultando no reconhecimento e valorização do povo afroindígena.
Trata-se de uma ação pedagógica, com o objetivo de conscientizar as crianças, os jovens e os adultos sobre a valorização e respeito às diferenças e à diversidade humana e brasileira. Que a cor da pele não é critério para avaliar o caráter de uma pessoa. Podemos trabalhar Mitologia e Lendas desses povos, considerando a tradição oral de ambos, com poucas fontes históricas.
Vamos conhecer as duas leis: a 10.639 e a 11.645, para entender porque os indígenas e os negros merecem ter sua cultura e história conhecidas e valorizadas pelos brasileiros de todas as idades.
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências
O
PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu
sanciono a seguinte Lei:
Em Março de 2008 foi publicada a Lei 11.645, que alterou a 10.639 para incluir o estudo dos povos indígenas no currículo oficial da Rede de Ensino, tornando obrigatória a temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”.
Além de combater o racismo essas leis permitem o enriquecimento do currículo escolar e o acesso a um mundo cultural rico e ainda desconhecido dos alunos, resultando no reconhecimento e valorização do povo afroindígena.
Trata-se de uma ação pedagógica, com o objetivo de conscientizar as crianças, os jovens e os adultos sobre a valorização e respeito às diferenças e à diversidade humana e brasileira. Que a cor da pele não é critério para avaliar o caráter de uma pessoa. Podemos trabalhar Mitologia e Lendas desses povos, considerando a tradição oral de ambos, com poucas fontes históricas.
Vamos conhecer as duas leis: a 10.639 e a 11.645, para entender porque os indígenas e os negros merecem ter sua cultura e história conhecidas e valorizadas pelos brasileiros de todas as idades.
LEI No 10.639,
DE 9 DE JANEIRO DE 2003. "História e Cultura Afro-Brasileira"
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências
Africanos em trajes típicos |
Artigo 1o - A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar
acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:
"Artigo 26-A. Nos estabelecimentos
de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o
ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§
1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo
incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no
Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional,
resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política
pertinentes à História do Brasil.
§
2o - Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão
ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de
Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
§
3o (VETADO)"
"Artigo 79-A. (VETADO)"
"Art.
79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da
Consciência Negra’."
Art.
2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília,
9 de janeiro de 2003; 182o da Independência e 115o da República.
VIVA A DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL DO BRASIL! |
A Lei 10.639 foi um marco inicial muito importante e histórico, marcando o início de Políticas Afirmativas para os negros, como as Cotas. Os nossos nativos foram contemplados seis anos
depois, em Março de 2008, com a Lei 11.645, que foi mais abrangente, corrigindo a lacuna na Lei anterior.
A lei incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”, numa ação abrangente e e democrática, valorizando as contribuições desses povos.
Essas Leis são muito positivas e podem ter efeito multiplicador, favorecendo mudanças na formação dos professores e na produção de materiais didáticos que garantam sua eficácia. Vamos conhecer o texto completo da Lei 11.645:
A lei incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”, numa ação abrangente e e democrática, valorizando as contribuições desses povos.
Essas Leis são muito positivas e podem ter efeito multiplicador, favorecendo mudanças na formação dos professores e na produção de materiais didáticos que garantam sua eficácia. Vamos conhecer o texto completo da Lei 11.645:
LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008 - “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”
Diversidade étnico-cultural do Brasil. Todos juntos e unidos formamos um só povo |
Altera a Lei no 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003,
que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no
currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e
Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA -
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte
Lei:
Artigo 1o - O art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
passa a vigorar com a seguinte redação:
“Artigo 26-A. Nos estabelecimentos de
ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório
o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§
1o - O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos
aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população
brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história
da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a
cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da
sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social,
econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§
2o - Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos
povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo
escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história
brasileiras." *(NR)
Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e 120o da República.
(* NR significa "nova redação" quando está entre parênteses no final de sentenças em textos de leis).
Assista ao discurso de Luther King, com legenda:
https://www.culturagenial.com/discurso-i-have-a-dream-de-martin-luther-king/
CONCLUSÕES
ATIVIDADES
1. Você já conhecia a Lei 11.645, que trata da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”? O que você achou? Escreva um texto de até seis linhas falando sobre os benefícios dessa lei para a convivência em paz, harmonia e respeito entre todos os brasileiros;
2. Antes da Lei 11.645 foi publicada a Lei 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Comente.
3. Leia o "Art. 79-B da LEI 10.639, que trata da inclusão no calendário escolar do Dia 20 de Novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’." Comente.
4. O que você pensa do Racismo? A cor da nossa pele nos torna diferentes? Comente.
5. Faça uma pesquisa sobre a biografia do Pastor Martin Luther King, ativista norteamericano pelos direitos civis e dos negros daquele país (EUA).
Amplie seus conhecimentos. Clique no link abaixo e veja também:
Assista ao discurso de Luther King, com legenda:
https://www.culturagenial.com/discurso-i-have-a-dream-de-martin-luther-king/
CONCLUSÕES
Os
indígenas formam uma das etnias que marcaram a formação do povo A população
brasileira é muito miscigenada, ou seja, misturada. Temos os indígenas, os
brancos e os negros. Imigrantes europeus, asiáticos e africanos de vários
países, sul-americanos e muitos outros, que contribuíram para a formação étnica-cultural
do Brasil.
Existem
diversos grupos indígenas no país, entre os principais estão: Karajá, Bororo,
Kaigang e Yanomani. No passado, a população desses índios era de quase 2
milhões de pessoas, hoje muito reduzida.
Muitos
povos africanos foram escravizados e trazidos contra a vontade, entre os
séculos XVI e XIX, e trabalharam principalmente no cultivo da cana-de-açúcar e
do café. Os primeiros europeus que chegaram ao Brasil foram os portugueses. A partir
do século XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de
imigrantes europeus (italianos, alemães e outros) e asiáticos, como os
japoneses, os sírios e os libaneses.
Tendo
em vista essa diversidade de raças, culturas e etnias, o resultado só poderia
ser uma miscigenação, a qual promoveu uma grande riqueza cultural. Por esse
motivo, encontramos inúmeras manifestações culturais, costumes, pratos típicos,
entre outros aspectos.
ATIVIDADES
1. Você já conhecia a Lei 11.645, que trata da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”? O que você achou? Escreva um texto de até seis linhas falando sobre os benefícios dessa lei para a convivência em paz, harmonia e respeito entre todos os brasileiros;
2. Antes da Lei 11.645 foi publicada a Lei 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Comente.
3. Leia o "Art. 79-B da LEI 10.639, que trata da inclusão no calendário escolar do Dia 20 de Novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’." Comente.
4. O que você pensa do Racismo? A cor da nossa pele nos torna diferentes? Comente.
5. Faça uma pesquisa sobre a biografia do Pastor Martin Luther King, ativista norteamericano pelos direitos civis e dos negros daquele país (EUA).
Amplie seus conhecimentos. Clique no link abaixo e veja também:
Cultura Indígena. Músicas Tu Tu Tupi e Todo Dia Era Dia de Índio. Mural: Falamos Tupi-Guarani! Atividades
Sites consultados
Lei 11.645
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm
Lei 10.639
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm
Revista Educação
http://www.revistaeducacao.com.br/ensino-de-cultura-e-historia-afro-e-indigena-ainda-enfrenta-obstaculos-no-brasil/
Sobre os índios
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/lei-11645-08-em-acao-sugestoes-para-se-trabalhar-em-sala-de-aula-texto-1/52663
Educação indígena
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/lei-11645-08-em-acao-sugestoes-para-sala-de-aula-texto-8/52973
https://www.geledes.org.br/diversidade-cultural-da-sociedade-brasileira/http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm
Lei 10.639
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm
Revista Educação
http://www.revistaeducacao.com.br/ensino-de-cultura-e-historia-afro-e-indigena-ainda-enfrenta-obstaculos-no-brasil/
Sobre os índios
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/lei-11645-08-em-acao-sugestoes-para-se-trabalhar-em-sala-de-aula-texto-1/52663
Educação indígena
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/lei-11645-08-em-acao-sugestoes-para-sala-de-aula-texto-8/52973
Biografia de Martin Luther King
https://educacao.uol.com.br/biografias/martin-luther-king.htm
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/04/03/Quem-foi-Martin-Luther-King-em-5-momentos-e-5-frases
discurso de Luther King
https://www.culturagenial.com/discurso-i-have-a-dream-de-martin-luther-king/
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